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Ônibus “Frescão” de BH circula com metade da capacidade de passageiros

domingo, 5 de maio de 2013

Voltar para casa após um dia de trabalho cansativo em um transporte coletivo confortável, sem precisar esperar muito tempo, com direito a ar condicionado e até internet durante a viagem parece ser o sonho do morador de qualquer cidade grande. Em Belo Horizonte, no entanto, a proposta ainda não "emplacou". 

Nas ruas desde setembro de 2012, o ônibus executivo, apelidado de “frescão”, ainda tenta encontrar seus passageiros na capital mineira. Com capacidade para 43 pessoas sentadas e um máximo de seis em pé (um total de 49 por viagem), o coletivo circula com menos da metade desse número.

Segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), em fevereiro, o ônibus que faz a linha Buritis/Savassi teve média de 22 passageiros por viagem. O ônibus executivo 01, que vai da Savassi, na região centro-sul, até a Cidade Administrativa, em Vespasiano, na Grande BH, teve ainda menos passageiros: foram 14, durante o mesmo período. 

Para Adilson Eupídio, supervisor de estudos tarifários e regulação da empresa, o frescão já está “consolidado” na capital. Tanto que o plano é aumentar o número de trajetos a partir de junho. 

— Ao todo serão cinco linhas executivas na cidade. Além das duas que já existem, os ônibus atenderão o Belvedere, o Sion e o Barro Preto, na região centro-sul.

A ideia de trazer o “frescão”, criado no Rio de Janeiro durante a década de 1970, para Belo Horizonte surgiu há cerca de dois anos durante um projeto da BHTrans para tentar estimular os moradores a usar o transporte coletivo e deixar o carro em casa. 

— Pesquisas identificaram a vontade das pessoas de mudar para o serviço, caso os ônibus fossem do tipo executivo. 

De acordo com Eupídio, as duas primeiras linhas foram criadas com objetivos bastante claros: a Savassi/Cidade Administrativa deveria atender os funcionários da sede do Governo do Estado de Minas Gerais. Já a Buritis/Savassi surgiu para “tirar os carros da rua” e tentar ajudar a solucionar o problema do trânsito na região.

No bolso 

Com bancos estofados e apoio de braço, ar condicionado, internet wi-fi e televisão a bordo, os ônibus executivos custam, em média, 20% a mais que um veículo convencional da BHTrans. A diferença é repassada para os passageiros: as tarifas custam R$ 5,30 para a linha 01 e R$ 4,25 para a linha 02, acima dos R$ 2,80 cobrados nas viagens regulares. 

Mas quem usa não parece se importar. O coordenador acadêmico Rodrigo Lopes, de 28 anos, volta para casa de “frescão” pelo menos uma vez por semana. Funcionário de uma empresa na Savassi e morador do Buritis, ele considera o preço “justo”. 

— Se pudesse usava todo dia. 

O trabalho impede que Lopes deixe o carro em casa nos outros quatro dias da semana, mas o coordenador garante que prefere o coletivo. 

— Sempre tem alguma reunião, algum projeto para levar, por isso fica difícil não vir de carro. Mas o ônibus é confortável, não demora. Para mim é o ideal. 

A estudante Fernanda Souza, 21, usa o ônibus executivo como “segunda opção”. Ela cursa Educação Física em um centro universitário do Buritis e pega o "frescão" "quando precisa". 

— Não é a minha primeira opção porque outros ônibus que passam aqui fazem o mesmo trajeto. 

A jovem, que trabalha em um prédio na avenida Raja Gabáglia, no Estoril, região oeste de BH, acaba usando o executivo por dois motivos: 

—  Ele passa mais rápido e nunca está lotado. 

De acordo com a BHTrans, no horário de pico, quando Fernanda usa o "frescão", as viagens têm intervalos de 20 minutos. O plano é diminiur ainda mais, conforme o representante da empresa.

— Houve um crescimento de 35% no número de usuários nos últimos meses. A linha Buritis começou com média de 16 passageiros por viagem e hoje já tem quase 30. A tendência realmente é ampliar o atendimento.

por Felipe Rezende, do R7 MG

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São Paulo ganha novo trecho de faixa exclusiva para ônibus na segunda

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a SPTrans implantam nesta segunda-feira mais uma faixa exclusiva para ônibus à esquerda na avenida Santo Amaro, na capital paulista. Desta vez, o trecho será entre a rua São Benedito e a rua da Paz, uma continuidade à já existente na via. Com isso, os outros veículos passam a contar com apenas uma faixa transitável no período de restrição. 

A mudança operacional ocorre devido às obras de execução da estação Borba Gato do Metrô. Com os trabalhos no local, está sendo realizada a interdição da rua da Paz, entre a rua do Estilo Barroco e avenida Santo Amaro, e entre a avenida Santo Amaro e a avenida Adolfo Pinheiro.

Além disso, a rua Antonio das Chagas, entre a rua Estilo Barroco e rua Francisco de Morais, passa a ter mão única de circulação no sentido da rua Estilo Barroco para a rua Francisco de Morais. Não haverá alteração de circulação no transporte coletivo.

Alternativas
Os veículos que chegam da avenida Santo Amaro no sentido bairro serão orientados por meio de placas e faixas de vinil a adentrarem a rua São Sebastião, rua do Estilo Barroco, até a praça Rui de Amorim Cortez, à esquerda, retornando à avenida Santo Amaro. Haverá também orientação aos veículos que desejarem atingir à avenida Vereador José Diniz e o Alto da Boa Vista.

Os veículos provenientes da rua Américo Brasiliense e da rua da Paz, sentido avenida Nações Unidas/avenida Santo Amaro, deverão utilizar os seguintes itinerários: veículos com destino ao Alto da Boa Vista/avenida Vereador José Diniz serão orientados a utilizar a rua Inácio Borba, rua da Paz, rua Tomás Deloney e rua Bela Vista para atingir a avenida Vereador José Diniz e Alto da Boa Vista; veículos com destino ao largo Treze de Maio e avenida João Dias serão orientados a utilizar a rua da Paz, rua Estilo Barroco, rua Antonio das Chagas e avenida Santo Amaro. Equipes da engenharia de campo da CET estarão monitorando e operacionalizando o local. 

Informações: Portal Terra

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Curitiba é a primeira cidade a produzir ônibus elétrico

sábado, 4 de maio de 2013

A capital do Paraná, Curitiba, foi pioneira no país na produção de ônibus elétricos para transporte coletivo. No município já estão em operação 30 veículos hibribus, ônibus movidos por dois motores, um deles abastecido por energia elétrica e outro, por biodiesel. Esse é o primeiro ônibus híbrido produzido pela Volvo no Brasil, por encomenda da prefeitura de Curitiba. O investimento, porém, foi feito pelas empresas privadas do setor de transporte urbano.

A operação desses veículos começou em setembro do ano passado em linhas alimentadoras, que têm muitas paradas. Segundo informou à Agência Brasil a assessoria da empresa Urbs-Urbanização de Curitiba, responsável pelas ações estratégicas de planejamento, operação e fiscalização que envolvem o serviço de transporte público na capital paranaense, o ônibus híbrido é mais eficiente quanto maior for o número de paradas, porque a cada frenagem ele recarrega a bateria.

Além de ser menos poluente, o ônibus elétrico é silencioso, porque o motor elétrico é usado no arranque, etapa que provoca mais barulho nos ônibus convencionais. O silêncio é uma das vantagens que o ônibus elétrico apresenta em relação aos veículos convencionais, além do conforto que oferece ao motorista e aos passageiros, ressaltou o condutor José Osnir, da Auto Viação Marechal, que dirige um desses ônibus. “É bem melhor que os outros ônibus (convencionais) porque o sistema de câmbio é automatizado. É silencioso e confortável. Cansa menos. E o pessoal (passageiros) está gostando”, disse à Agência Brasil.

O motor a biodiesel entra em funcionamento em velocidades superiores a 20 quilômetros por hora, e é desligado quando o veículo está parado. O ônibus consome 35% menos combustível e mostra redução de 35% na emissão de gás carbônico, em relação a veículos com motores Euro 3 (norma europeia para controle da poluição emitida por veículos motores). Oferece também redução de 80% de óxido de nitrogênio (NOx) e de 89% de material particulado (fumaça).

O hibribus foi lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012 no Rio. Atualmente, os 30 ônibus híbridos percorrem cinco linhas, uma circular e quatro convencionais, bairro a bairro, que cortam toda a cidade. Essas linhas juntas transportam cerca de 20 mil passageiros/dia. Os ônibus elétricos têm capacidade para 85 passageiros cada.

No Rio de Janeiro, foi publicado no Diário Oficial do dia 16 de abril decreto criando o GT Veículos Elétricos. Trata-se de um grupo de trabalho que irá avaliar a implantação de uma fábrica de veículos elétricos no estado. O GT será coordenado pelo Programa Rio Capital da Energia, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeis). A próxima reunião do grupo está programada para a primeira semana de maio.

Por Alana Gandra, da Agência Brasil
Informações: Exame Abril

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Em Salvador, Setps tenta impedir fraudes em ônibus

Cerca de 40 milhões de pessoas por mês utilizam ônibus coletivos como meio de transporte em Salvador. Do total, 6,8 milhões entram pela porta de desembarque, gratuitamente. Mas, de acordo com informações do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), 20% deste número correspondem a fraude.

Com o intuito de diminuir a quantidade desses casos, a partir da próxima segunda-feira, 125 monitores estarão nas ruas, se intercalando entre uma linha e outra, para orientar os passageiros que tentarem entrar nos veículos indevidamente.
“Será um processo extremamente educativo. É uma coisa nova e acreditamos que a população vai entender a importância disso e vai nos dar resultados”, comentou o diretor executivo de transportes da Transalvador, Eládio Gomes. O órgão da prefeitura foi o responsável pelo treinamento dos monitores, que foram selecionados pela Setps. O grupo, que se capacitou para a função entre os dias 15 e 27 de abril, foi apresentado nessa quinta-feira (2/5).

Os monitores deverão se deparar com cartões de gratuidade falsificados, utilização indevida do benefício e caronas dos motoristas, que, segundo o Setps, são os três principais casos de acesso indevido ao ônibus.

De acordo com o superintendente do Setps, Horácio Brasil, os 27,2 milhões de passageiros que pagam a passagem são os principais atingidos com essas situações. “A população arca com um prejuízo de cerca de R$ 8 milhões por mês. Isso porque, se não houvesse as fraudes, consequentemente a passagem seria mais barata”, justificou.

O superintendente explicou que o pagamento da passagem de ônibus em Salvador é como uma conta de condomínio, em que as despesas são somadas e divididas entre os moradores. “Então, se alguns desses moradores decidem que não vão pagar a parte deles, o valor fica maior para aqueles que querem pagar. É a mesma coisa com o valor da passagem, que já tem inclusas as despesas com combustível, acessórios, gastos administrativos e salários”, comparou Horácio Brasil.

Ele acredita que a má educação é o principal motivo para que tantas pessoas tentem burlar a lei. “O maior problema está na questão da educação. Assim, o indivíduo comete uma fraude no sistema de transporte, depois em uma farmácia e até na própria casa. Por isso acredito que a importância desta ação está na busca pela moralização do transporte público”, opinou.

Os monitores recém-formados tentarão dar conta dos 2.700 ônibus da capital baiana, que fazem 496 linhas. Se o resultado for positivo, novas turmas deverão ser formadas para aumentar a fiscalização. “Ainda não dá para dizer. Vamos esperar. Mas, se tudo correr bem, deveremos contratar mais pessoas”, informou Eládio Gomes. O diretor da Transalvador salientou que, apesar de se tratar de uma ação de cunho educativo, os fiscais vão contar com o apoio da Polícia Militar (PM) caso haja reação truculenta por parte de algum passageiro. 

por Gabriel Serravalle
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Bilhete único em SP vai valer para uso de bicicletas

A partir de segunda-feira, 6, será possível usar o bilhete único para pegar emprestadas as bicicletas do projeto Bike Sampa. No início, 100 pessoas já inscritas no serviço poderão participar do teste. Outros interessados devem atualizar seu cadastro no Bike Sampa. Os leitores de bilhete único foram instalados em três estações de empréstimo de bicicletas: Parque Trianon, Shopping Eldorado e Shopping Santa Cruz, todos na zona sul.

Atualmente, há 1.000 bikes disponíveis para empréstimo. Elas podem ser utilizadas por 30 minutos e devolvidas em qualquer outra das 100 estações do projeto - todas na zona sul. Ao longo das próximas quatro semanas, a Secretaria Municipal dos Transportes pretende monitorar os locais e horários de retirada e devolução das bicicletas. A SPTrans afirma que as três primeiras estações foram escolhidas por estarem interligadas a terminais de ônibus e estações de Metrô.

Em junho, a Prefeitura e os parceiros privados que patrocinam o projeto pretendem começar a instalar mais 100 estações - todas com leitor de bilhete único e em bairros da região central. A expansão colocará mais mil bikes à disposição. Em 2014, a pretensão é construir mais 100 estações, com 10 bicicletas cada. O Bike Sampa foi inaugurado em 24 de maio de 2012. Foram contabilizadas 220 mil viagens e 140 mil usuários cadastrados, segundo a SPTrans.

Uma avaliação dos usuários do empréstimo de bicicleta feita pela Prefeitura mostra que 70% das viagens são realizadas em dias úteis e duram até 15 minutos. Além disso, 60% das bicicletas são utilizadas nos horários de pico. Quase metade dos ciclistas (45%) também são usuários do transporte público.

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Metrô de BH registra novo recorde diário de cerca de 273 mil passageiros

Na última terça-feira (30), o metrô de Belo Horizonte registrou um novo recorde de passageiros: segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), foram transportadas 273.011 pessoas. O número representa cerca de 3.100 usuários a mais do que registrado anteriormente. 

Ainda de acordo com a CBTU, a quantidade mensal de embarques também cresceu, passando de 5,2 milhões em abril de 2012 para 5,7 milhões no mesmo período deste ano.

No detalhamento da demanda por estações, a Eldorado é a que tem o maior número de embarques em 2013, atendendo cerca de 934 mil usuários/Mês. Logo em seguida, vem a Estação Vilarinho, com quase 672 mil embarques; O aumento foi observado em todas as estações, em proporções diluídas. Em 2012, a CBTU transportou cerca de 58 milhões de passageiros no acumulado do ano.

Informações: R7.com

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