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No Recife, Novos terminais integrados devem ser entregues à população ainda este ano

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Meses após ficar pronto, entrou em funcionamento o Terminal Integrado Tancredo Neves, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Ele atenderá 64 mil pessoas, por meio de 25 linhas de ônibus interligadas ao ramal Sul do metrô. Ainda este ano devem ser entregues à população outros terminais, como Cosme e Damião, TIP, Xambá e a primeira etapa da reforma no terminal do Barro, previstos para o mês de maio. Já no segundo semestre, deve entrar em operação o novo TI da Joana Bezerra e os de Prazeres, Largo da Paz e Santa Luzia.

No caso do Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, concluído desde o ano passado, o funcionamento ainda depende de ajustes na avenida Presidente Kennedy, principal via por onde circularão os ônibus da benfeitoria. O terminal, por onde já deveria estar sendo usado por 70 mil pessoas por dia, atualmente, conta apenas com um funcionário vigiando o lugar para evitar depredações.
TI do Xambá a espera do problemático corredor de ônibus da Presidente Kennedy
Quem passa pela Presidente Kennedy facilmente observa ações de carga e descarga irregular, bem como estacionamento em local indevido, além de outras irregularidades. “Uma via paralela, a Agamenon Magalhães, deverá ser usada como alternativa para melhorar a circulação de veículos na Presidente Kennedy. A Secretaria das Cidades se comprometeu a fazer a pavimentação da via.

Por nota, a Prefeitura de Olinda informa que várias medidas serão executadas para o reordenamento da avenida Presidente Kennedy, entre elas, fechamento do canteiro central, implantação de semáforos, conclusão dos loops de quadra e ações de controle urbano. “Essas ações, que envolvem várias secretarias municipais e estaduais, têm como prazo de conclusão o final de maio”, garante em documento.

Wellington Silva, da Folha de Pernambuco
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Prefeitura de Santos adia fim da cobrança em dinheiro nos coletivos

A Prefeitura prorrogou por 30 dias o fim da cobrança de passagens em dinheiro nos coletivos de Santos. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) na tarde desta segunda-feira, um dia antes do início da nova medida entrar em vigor. 

Segundo o prefeito, o adiamento do sistema, que prevê o ingresso nos ônibus das linhas municipais apenas com o uso de cartão-transporte, teria sido motivado pelo descumprimento das propostas de melhorias solicitadas pela Prefeitura à Viação Piracicabana, empresa responsável pelo transporte coletivo na Cidade. A mesma será multada em R$ 14.500,00. 

Conforme Paulo Alexandre, para acabar com a dupla função de motorista, a Prefeitura teria solicitado à Piracicabana que triplicasse os pontos de venda do cartão. No entanto, a Administração informou ter verificado que algumas regiões do Município não teriam sido contempladas. 

Em janeiro, quando a medida foi anunciada, o Município continha oito postos próprios e outros 32 terceirizados. Hoje, há 140 pontos de venda instalados em bancas de jornal, lotéricas e lanchonetes.

Com isso, a partir desta terça-feira, quem andar de ônibus em Santos poderá efetuar o pagamento da passagem com dinheiro. No entanto, os motoristas serão orientados e entregar a estes passageiros um formulário para a aquisição dos cartões-transporte, com a lista de postos de venda para a adquirir o mesmo. 

O prefeito de Santos assegurou ainda que, enquanto as medidas solicitadas pela Prefeitura não forem adotadas pela Viação Piracicabana, o valor da tarifa do transporte não será reajustado. 

Além dos 140 pontos para emissão da primeira via e compra de créditos eletrônicos, o cartão-transporte também pode ser requisitado gratuitamente pela internet. Basta ter RG e CPF em mãos e entrar no site www.santosonibus.com.br . A Piracicabana promete entregá-lo na casa do usuário até 24h após o pedido.

Informações: A Tribuna

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Contrato para metrô Salvador-Lauro de Freitas é assinado

O contrato que prevê a realização do Programa de Viabilização do Metrô foi assinado nesta segunda-feira, 22, pelo governador Jaques Wagner e os prefeitos Antonio Carlos Magalhães Neto (Salvador) e Marcio Paiva (Lauro de Freitas), no Salão de Atos, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

No acordo, fica determinado que o Estado viabilizará a conclusão da Linha 1 do metrô (Lapa a Pirajá) e a implantação da Linha 2 do metrô (Paralela a Lauro de Freitas), além de definir as regras de administração. A tarifa de integração entre o metrô e o sistema de ônibus de Salvador será de R$ 1,10.

Também foi assinada a transferência para o Governo da Bahia a administração da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), responsável pelos trens do subúrbio.

Ainda segundo o contrato, a administração da Estação Pirajá ficará sob a responsabilidade do governo estadual, enquanto a Estação da Lapa será administrada pela prefeitura.

A previsão é que o Edital de Licitação do metrô seja publicado em 20 dias, segundo o governador Jaques Wagner. O modelo de gestão adotado é de Parceria Público Privada (PPP).

Informações: A Tarde Online

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Estado define licitações de trem Campinas-SP-Santos

domingo, 21 de abril de 2013

O governo do Estado anunciou ontem que abrirá licitação em outubro para escolher o projeto do Trem Intercidades que será implantado em sistema de parceria público-privada (PPP). Serão dois corredores, com 430 quilômetros de extensão, um deles cortando a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e chegando a Santos. Segundo o vice-governador Guilherme Afif Domingos, que preside o Comitê Gestor de PPP, o trem poderá atingir 160 quilômetros por hora, com previsão de começar a circular em 2016.
Trem de passageiros em Jundiaí, onde há uma ligação até a Capital: sistema intercidades prevê transporte ferroviário em Campinas - Foto: Edu Fortes/AAN
O montante a ser investido é de R$ 18 bilhões, no esquema PPPs, sendo cerca de R$ 4 bilhões do governo do Estado. Treze grupos empresariais estão interessados na implantação de uma rede integrada de duas linhas ferroviárias passando pelas cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba. 

Os corredores se conectarão a uma estação central em São Paulo. Esses grupos apresentaram, em fevereiro, manifestação de interesse privado para desenvolver estudos dentro da PPP.

“A expectativa é fechar a concorrência pública em outubro, para começarmos as obras no ano que vem”, disse Guilherme Afif. Segundo ele, os R$ 4 bilhões provenientes dos cofres do governo paulista já estão previstos no Orçamento.

O banco de investimentos BTG-Pactual e a Estação da Luz Participações (EDLP) formaram um consórcio para realizar estudos de viabilidade de um sistema de trens intercidades, composto por dois corredores de passageiros. Estimado em R$ 18 bilhões, é o maior empreendimento privado em estudo no País.

O aval para o início dos estudos foi dado no ano passado pelo Conselho Gestor de PPPs do Estado de São Paulo, que aprovou a Manifestação de Interesse Privado (MIP), apresentada pelo consórcio.

A MIP é mecanismo já adotado pela União e previsto em regiões como Minas Gerais, Bahia e Goiás. Por ela, a iniciativa privada pode trabalhar na estruturação de projetos de infraestrutura, em suas modelagens, englobando, além do desenvolvimento do projeto, a apresentação de estudos técnicos, econômico-financeiros, jurídicos e outros documentos próprios à licitação. Regulamentada no ano passado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), a MIP permite que não apenas o governo, mas especialmente a iniciativa privada proponha novos projetos em infraestrutura no Programa de Parcerias Público-Privadas.

Antes, a iniciativa de montar uma parceria público-privada cabia ao Estado, que identificava as áreas necessitadas, fazia os projetos e abria licitação para contratar as empresas. Com a formalização da MIP, o campo privado é incentivado a montar seus próprios projetos e apresentá-los ao governo. Caso o poder público estadual considere o projeto válido, preparará licitação a fim de contratar a companhia.

Segundo Afif, a ideia é voltar a estimular o transporte de passageiros sobre trilhos e criar uma alternativa para concorrer com os automóveis, que estão superlotando as rodovias estaduais. “É uma região (as cidades interligadas pelo projeto) muito importante, onde está 25% do PIB do País.” O vice-governador afirmou ainda que a estimativa é que as tarifas cheguem a, no máximo, R$ 15,00 por trecho. “Muito vantajoso se considerarmos a questão do custo do pedágio, gasolina, etc.”

Afif destacou também que o Trem Intercidades não compete com o Trem de Alta Velocidade do governo federal, até porque os dois projetos devem se interligar: “O TAV concorre com o avião, que é um meio para distâncias maiores”. Quintella também reforça a tese, afirmando que o projeto foi concebido com o objetivo de se associar ao TAV. “A ideia é agregar e gerar valor para os dois lados.”

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Linha de ônibus de Ponta Negra, em Natal, vai atender campus da UFRN

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob) alterou o itinerário da linha 54 A, que atende o bairro de Ponta Negra, na zona Sul da cidade. Os ônibus agora passam pelo campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo a Semob, o itinerário na ida será realizado pelas ruas: da Lagosta (Terminal), Francisco Simplício, Alto da Boa Vista, Floresta, Nossa Senhora de Fátima, 31 de março, Vereador Manoel Lemos, Av. Roberto Freire, Rotatória Rota do Sol, Av. Deputado Antônio Florêncio, Avenida Praia de Búzios, Praia de Jacumã, Av. Praia de Tibau, Av. Praia de Muriú, Rua Historiador Francisco Fausto, Rua Vicente Egberto Cavalcante, Rua Walter Pereira, Rua Valter Fernandes, Av. Engenheiro Roberto Freire, Av. Odilon Gomes de Lima e Anel Viário do Campus.

A volta será pela Av. Cel. João Medeiros, Túnel da UFRN, Av. Salgado Filho, Av. Engenheiro Roberto Freire, Rua Valter Fernandes, Walter Pereira, Vicente Egberto Cavalcante, Historiador Francisco Fausto de Souza, Av. Praia de Muriú, Praia de Tibau, Praia de Itamaracá, Praia de Cotovelo, Praia de Búzios, Av. Deputado Antônio Florêncio, Av. Engenheiro Roberto Freire, Rua Vereador Manoel Lemos, Rua 31 de Março, Nossa Senhora de Fátima, Floreta, Alto da Boa Vista, Francisco Simplício e Rua da Lagosta (Praça – Terminal).

O serviço funcionará de segunda a sábado com sete veículos e disponibilizará outros destinos para os usuários como Conjunto Village dos Mares e Conjunto dos Professores.

Informações: G1 RN

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No Recife, TI Tancredo Neves trás diversas formas de locomoção para os usuários

Tudo mudou e espera-se que seja para melhor, e é neste pensamento que muitos estão apostando com relação ao terminal integrado Tancredo Neves. Algumas novidades começaram a operar como por exemplo a linha 060*CDU/Shopping, na qual passou a se chamar 060*TI Tancredo Neves/Macaxeira com mais atendimentos ao IFPE, UFPE e UFRPE visando beneficiar milhares de estudantes. A linha 020*Candeias Dois Irmãos que agora é Candeias/Tancredo Neves teve sua tarifa reduzida de R$ 3.45 para R$ 2,25 e o usuário complementa sua viagem na linha Tancredo/Macaxeira de forma integrada.

Outra novidade foi a soma de mais uma linha radial para o centro da cidade, e com esta nova mudança, o usuário terá agora quatro opções para chegar ao centro, pois além do Metrô, três linhas de ônibus sendo elas: TI Tancredo Neves/Cde da Boa Vista, IMIP e Principe também vão ao centro do Recife.
Atendimento aos 03 Shoppings da Zona Sul
Outro ganho para os usuários é a linha 024*Circular/Boa Viagem que fará atendimento ao Shopping Rio Mar e na volta atendendo ao usuários e trabalhadores do Shopping Recife, com esta linha, serão beneficiados não só quem precisa ir ao Shopping, mas também ao Pina nas imediações da policlínica. A Linha 023*TI Aeroporto/TI Tancredo Neves é outra linha que atende ao Shopping Recife e as imediações da avenida Barão de Souza Leão.
O Shopping Guararapes será atendido pela linha 020*Candeias/TI Tancredo Neves.

As duas linhas que vão para o bairro de Boa Viagem atendem ao Shopping Recife, ou seja, os usuários poderão pegar o ônibus e chegar ao terminal de Tancredo neves em menos de 10 minutos.

Outros benefícios é o atendimento a muitos usuários que trabalham nas imediações do Geraldão e também de muitos centros comerciais na Mascarenhas de Moraes.

Com relação as linhas do Ibura que antes tinham o centro como destino, espera-se um ajustamento durante esta primeira semana e o desafio maior será o alargamento da avenida dois rios, na qual fora prometido pela Prefeitura do Recife o inicio das obras num prazo máximo de 30 dias. Além desta conquista, a Avenida Mascarenhas de Moraes poderá ganhar o primeiro corredor BRS do Recife, na qual foi uma reivindicação dos usuários e lideranças junto ao Governo do Estado.

Metrô Linha Sul
A Partir desta segunda-feira, a linha Sul do Metrô vai ganhar 02 novas composições, ou seja, serão 08 trens na qual irar diminuir o interva-lo entre os trens para cerca de 06min.

08 minutos
- É o tempo gasto da Estação Tancredo Neves até o Centro do Recife

As linhas que atendem este terminal:

Linhas Alimentadoras
123 Três Carneiros Baixo (Monte Verde) / Tancredo Neves
124 Vila do SESI / Tancredo Neves
125 Córrego da Gameleira / Tancredo Neves
126 UR-03 (Pantanal) / Tancredo Neves
132 UR-02/Ibura / Tancredo Neves
133 Três Carneiros / Tancredo Neves
134 Lagoa Encantada / Tancredo Neves
135 UR-10 / Tancredo Neves
136 UR-05 / Tancredo Neves
137 UR-11 / Tancredo Neves
138 Zumbi do Pacheco / Tancredo Neves
141 Jardim Monte Verde / Tancredo Neves
142 Alto Dois Carneiros / Tancredo Neves
143 UR-06 / Tancredo Neves
144 UR-04 / Tancredo Neves
020 Candeias / Tancredo Neves

Linhas Interbairros
Dois Rios/Jordão
Ibura/Ipsep
Dois Carneiros/Ipsep
UR-11/Ipsep

Linhas Circulares
Tancredo Neves/Boa Viagem
Tancredo Neves/Aeroporto

Linhas Interterminais
Tancredo Neves/Macaxeira

Linhas Troncais
Tancredo Neves/Conde da Boa Vista
Tancredo Neves/IMIP
Tancredo Neves/Príncipe

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Linha 060*TI Tancredo Neves/TI Macaxeira, uma novidade no novo terminal integrado
Linha 020* Candeias/TI Tancredo Neves foi uma das beneficiadas, antes os usuários desta linha pagavam R$ 3,45 e agora pagam a tarifa A R$ 2,25.
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