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Motoristas de ônibus do Rio entram em greve a partir de meia-noite

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Motoristas e cobradores de ônibus do município do Rio de Janeiro decidiram, em assembleia realizada na noite desta quinta-feira, entrar em greve a partir do primeiro minuto de sexta-feira. Segundo o sindicato da categoria (Sintraturb-Rio), cerca de três mil trabalhadores se reuniram no Guadalupe Country Clube para deliberar. 

A paralisação tem duração de 24 horas, mas pode ser suspensa antes do prazo dependendo das negociações com o Rio Ônibus. Nesta sexta-feira, ao meio-dia, o sindicato realizará uma nova reunião, também no Country Clube de Guadalupe. Ainda de acordo com o Sintraturb-Rio, os funcionários não aceitaram a proposta de reajuste de 8% oferecida pelo Rio Ônibus, da qual só teriam ficado sabendo pela imprensa.

O Rio Ônibus anuncia que solicitará reforço de segurança à Polícia Militar nas garagens da empresas para os rodoviários e que apresentará uma liminar de manhã à Justiça para que a greve seja declarada ilegal. Para o sindicato dos empresários, não houve o aviso prévio obrigatório de 48 horas para a população.

O Metrô Rio montou uma operação para que seus funcionários essenciais, como maquinistas, bilheteiros e operadores, não faltem ao serviço na sexta-feira. Vans irão buscá-los em casa para levá-los para trabalhar. A concessionária irá rodar com todos os seus 40 trens.
Já as linhas de ônibus que operam em integração com o metrô, inclusive a Metrô na Superfície, poderão ser afetadas pela greve dos rodoviários, já que a operação é executada pelas viações.

A SuperVia não informou se haverá um esquema especial para dar conta da demanda de passageiros.

Diariamente, 8.800 ônibus trafegam na capital, dando transporte a 3,2 milhões de passageiros.

Metrô terá esquema especial
Após o anúncio da greve dos rodoviários, pevista para ter início no primeiro minuto de sexta-feira, o Metrô Rio realizará um esquema especial a partir das 5h. O objetivo é absorver o provável aumento do número de passageiros nas estações, estimado em 15%. A concessionária informou que 46 promotores estarão no trabalho em pontos estratégicos das 35 estações. Nas plataformas, mais de 400 agentes farão o controle de fluxo dos usuários nas Linhas 1 e 2.

De acordo com a concessionária, toda a frota de trens estará disponível para atender aos passageiros, com a extensão dos horários de pico. A operação será mantida até o final da greve. Para reforçar a informação aos usuários dos ônibus de integração, haverá cartazes nas bilheterias e mezaninos, além de comunicações sonoras nas estações e vagões.

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Integração do Bilhete Único de Campinas agora com duas horas

O prefeito Jonas Donizette e o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi, assinaram nesta quinta-feira (28) o decreto que amplia a integração do Bilhete Único para duas horas. O evento aconteceu no gabinete itinerante da Prefeitura instalado no Terminal Central, dentro do Viaduto Miguel Vicente Cury.  O benefício passa a valer a partir da zero hora desta sexta-feira, 1º. de março, com a atualização do sistema de validação das catracas eletrônicas e a publicação no Diário Oficial do Município.  

O novo tempo de integração passa a valer, automaticamente, para todos os cartões do Bilhete Único, ou seja, vale-transporte, escolar, comum e gratuito. “Duas horas é um tempo que dá para as pessoas se locomoverem e não onera a Prefeitura nem o cidadão. Com os benefícios que oferecemos no Bilhete Único, como o vale-transporte, estudante, Idoso e Gratuito, e agora a integração de duas horas, vamos valorizando o transporte público, que queremos que tenha tal qualidade que as pessoas que tem carro também usem ônibus”, avalia o prefeito.

Este é um compromisso de Jonas Donizette firmado com a população durante a eleição que está sendo cumprido antes do prazo de 100 dias de governo. O governo quer trazer um novo tempo para Campinas, com atenção especial para a população que mais necessita, por isso começa dando mais tempo no Bilhete Único, porque beneficiará os trabalhadores, os estudantes e a população em geral diariamente. A mudança de uma hora e meia para duas horas na integração vale para todos os dias da semana.

O benefício atingirá de imediato cerca de 485 mil passageiros que utilizam diariamente o
 Bilhete Único no transporte público de Campinas para ir trabalhar, estudar ou fazer suas atividades, contando as integrações e gratuidades. Este número equivale a quase 80% das 620 mil viagens feitas no Sistema Intercamp em média/diária nos últimos 12 meses. 

Para o secretário de Transportes, este benefício deve ser ampliado para uma fatia maior de passageiros. A Administração lança juntamente com a Integração de duas horas uma campanha para incentivar os usuários a aderirem cada vez mais ao Bilhete Único, que é a forma mais segura, mais ágil e mais econômica de andar de ônibus. “Este é um novo tempo na Administração, que é simbolizado com mais tempo para o cidadão utilizar o transporte público, com mais segurança e conforto. Vamos estimular a utilização do Bilhete Único e tornar cada vez mais simples a adesão ao sistema”, afirma Benassi.

Recentemente, o presidente da Emdec publicou a resolução 10/2013, que mudou as regras para aquisição da segunda via do Bilhete Único, reduzindo o valor mínimo de carga para o de apenas duas passagens, ou seja, R$ 6,60, facilitando ainda mais o acesso. 

Participação popular
O evento contou com uma expressiva presença da Câmara Municipal. Prestigiaram a assinatura do decreto os vereadores Artur Orsi, André Von Zubem, Carlinhos Camelô, Vermelho, Edson Ribeiro, Jorge da Farmácia, Marcos Bernardelli, Cidão Santos, Gustavo Petta, Luis Lauro Filho, Pastor Elias e o líder de governo, Rafa Zimbaldi.

O vereador Orsi, que falou em nomes de seus pares, parabenizou o secretário de Transportes e a equipe da Emdec e destacou que a Câmara Municipal se sente contemplada com o compromisso cumprido pelo  prefeito antes do prazo de 100 dias de governo. “Com pouco mais de dois meses de governo, a Administração cumpre esta promessa em compatibilidade com as condições financeiras da cidade, mostrando que o prefeito é um homem de responsabilidade. A Câmara se sente prestigiada quando a população é atendida”, afirmou. 

Muitos cidadãos que estavam no Terminal Central participaram da cerimônia com o prefeito Jonas Donizette. Ele foi recebido com muito carinho pelos usuários de ônibus, que aprovaram o aumento da integração do Bilhete Único para duas horas. Caso da dona Sônia Nunes Rodrigues, de 39 anos, que usa a integração diariamente porque mora no Jardim Satélite Íris 3 de trabalha no Jardim Nova Europa. “Uso Bilhete Único todo dia e duas horas na  a integração vai ajudar muito, porque algumas vezes, principalmente para ir embora, não dava tempo com um hora e meia”, afirmou.

O porteiro Osvaldo Ferraz, de 57 anos, mora na Vila União e trabalha no Cambuí. “Aumentar meia hora é muitosignificante e a gente ganha tempo para fazer mais coisas. É muito bom”, avalia. 

Campanha
Paralelamente ao lançamento do Bilhete Único de duas horas, a Prefeitura inicia uma intensa campanha de valorização e adesão dos usuários ao sistema, que traz mais conforto, agilidade e economia. Durante o evento desta manhã, uma equipe da Emdec distribuía panfletos aos usuários de ônibus no Terminal Central com as informações do Bilhete Único de 2 horas. 

Dentro das peças promocionais estão previstos panfletos, que serão distribuídos nos 11 terminais da cidade; cartazes, que serão colocados dentro dos 1.244 ônibus em circulação; faixas, busdoor, banners e inserções nos meios de comunicação.

O objetivo é atingir o máximo de usuários possíveis, distribuindo principalmente dentro dos terminais. 

Informações: Emdec
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Prefeito de Belém diz que vai romper com empresa que conduz obras do BRT

O prefeito de Belém, Zenado Coutinho, afirmou na última quarta-feira (27), em Belém, durante audiência pública na qual se discutiu questões relacionadas ao sistema "Bus rapid transit" (BRT), que irá romper o contrato com a construtora Andrade Gutierrez, responsável pelas obras do BRT. Com isso, será iniciado a um novo processo licitatório que irá permitir a participação de todas as empresas interessadas, inclusive da construtura dispensada.

De acordo com Coutinho, as obras serão retomadas em março, em parceria do governo do Estado, e as primeiras providências serão a conclusão dos elevados do Entroncamento e as adequações na avenida Almirante Barroso em um período de quatro meses. Iniciadas durante a gestão do ex-prefeito Duciomar Costa, as obras estavam paralisadas desde outubro de 2012.

“Pretendemos garantir o mais breve possível os subsídios para a conclusão da primeira fase das obras, e, posteriormente, no mês de julho, iniciar as obras na avenida Augusto Montenegro e de São Brás ao centro da cidade”, disse o prefeito.

Durante a audiência pública, Zenaldo esclareceu que o projeto enfrenta entraves de natureza legal que surgiram desde o início do processo licitatório, como inadequações técnicas, que dizem respeito aos estudos do projeto desde sua concepção, além de impedimentos financeiros, devido a necessidade do pagamento de dívidas, cerca de R$ 56 milhões, e empenho para a aquisição dos recursos federais, que totalizam R$ 414 milhões.

Garantia
Em recente entrevista, o prefeito assegurou que o governo do Estado já garantiu recursos na ordem de R$ 50 milhões para a quitação de débitos e execução das obras. Já a Prefeitura de Belém tenta junto com a Caixa Econômica Federal (CEF) o montante de R$ 314 milhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e R$ 100 milhões do Orçamento Geral da União (OGU), além de entrar com a contrapartida de R$ 82 milhões.

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Em Uberlândia, Sistema de radiofrequência em ônibus de transporte coletivo poderá auxiliar cegos

Uberlândia pode se tornar o próximo município a instalar nos ônibus de transporte coletivo o sistema de radiofrequência que auxilia pessoas cegas a embarcar nos veículos com total autonomia. Até agora, dois municípios de São Paulo, Limeira e Jaú, e Araucária, no Paraná, implantaram o sistema denominado DPS 2000.

O superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana de Uberlândia, José Antônio Leandro, esteve em Belo Horizonte ontem para se reunir com o diretor da empresa que fornece o sistema, Adriano Assis, e discutir a possibilidade de implantação de um projeto piloto em Uberlândia. “Depois dessa reunião irei apresentar o projeto para a secretária de Governo de Uberlândia no mais tardar até amanhã e, a partir daí, iremos marcar uma reunião com o prefeito”, disse José Antônio.

Segundo ele, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, já sabe do projeto, que será implantado assim que o prefeito aprove o sistema. Entre as discussões está a parte financeira de instalação. O sistema trabalha com dois aparelhos, um transmissor que fica de posse do cego e custa R$ 400 e um receptor no valor de R$ 1 mil, que deve ser instalado em todos os ônibus do transporte público. Nas três cidades em que o sistema está implantado, as prefeituras custearam tudo.

Como funciona

Através de som, o transmissor emite as linhas e opções disponíveis e o cego vai controlando, por uma tecla móvel, qual opção escolher. Quando o usuário informa a linha, o receptor instalado no veículo recebe o sinal e avisa ao motorista que uma pessoa cega está no próximo ponto e quando o ônibus para, um alto-falante instalado na porta de embarque avisa à pessoa que o ônibus já está no local.

O DPS 2000 ganhou, em dezembro de 2012, uma atualização que permite também o seu uso por cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, para solicitar embarque em ônibus com elevador.

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Haddad anuncia R$ 1,4 bi para corredores e obras viárias

O resultado das licitações foi publicado no Diário Oficial de hoje. Obras abrangem os 17km de corredor de ônibus na Radial Leste, 12km de corredor no sistema Capão Redondo-Campo Limpo-Vila Sônia, a reforma de 14km de corredor na Inajar de Souza, e a construção do Terminal Jardim Ângela e o complexo viário de acesso ao terminal.

O prefeito Fernando Haddad anunciou a finalização de seis licitações de corredores de ônibus e obras viárias, no valor total de cerca de R$ 1,4 bilhão. O resultado foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (26). 

As obras contemplam os corredores Leste Radial 1 (12km) e Radial 2 (5km), o corredor do sistema viário Capão Redondo-Campo Limpo-Vila Sônia (12,1km) e a reforma do corredor da Inajar de Souza (14km). Também estão no pacote o Complexo Viário de Acesso ao Terminal Jardim Ângela (1,5km de obras) e o Terminal Jardim Ângela (74 mil m²). 

 “Já abrimos os envelopes de propostas, já temos as empresas vencedoras e agora há o prazo para contestação”, explicou Haddad. O inicio das obras depende do andamento das eventuais desapropriações.  

Os investimentos fazem parte do programa de mobilidade urbana da administração, que inclui a recuperação dos corredores já existentes, a construção de 150km de novos corredores e a criação de 150km de faixas exclusivas para ônibus.  

De acordo com o prefeito, a meta é concluir o primeiro ano de governo com 66km licitados e 84 km com projeto para licitação. 

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Alemanha leva às ruas ônibus elétricos que dispensam tomadas

Pouco a pouco, sustentabilidade e energia limpa deixam de ser verbete de manuais e ganham as ruas, não só pelo avanço tecnológico que reduz preços de equipamentos, mas por ganharem escala ao serem adotados no dia a dia das pessoas, até quando elas menos desconfiam.

Este é caso da experiência da cidade alemã de Mannheim (a 482 km de Berlim), de 310 mil habitantes, que começa a tirar do papel um projeto de ônibus elétricos que carregam a bateria de forma autônoma com ajuda da própria rua, enquanto passageiros sobem e descem.
Ônibus elétrico vai percorrer uma linha de 200 km na cidade de Mannheim.

Saem os postes, a fiação e todo o aparato que polui o ambiente urbano e entra em cena a tecnologia de indução, que usa placas tanto na pista como sob o chassi do veículo para transmitir energia com ajuda de campos magnéticos em pontos estratégicos (como subidas de ruas) e em paradas ao longo da linha do ônibus.

Funciona como um ônibus comum, que carrega e descarrega passageiros e também eletricidade”, explica Luiz Ramos, diretor de Relações Institucionais da Bombardier, empresa desenvolvedora do projeto. “Em 15 segundos parado sobre uma placa, já acontece uma recarga significativa”.

Placas nos pontos fornecem energia ao ônibus
O executivo da empresa canadense diz que a evolução no armazenamento de energia tem papel-chave para o projeto. “Antes, as baterias eram pesadas, demoravam para serem recarregadas, além do que o ônibus tinha que ficar parado por quatro ou cinco horas ligado na tomada”, diz. A tecnologia, chamada de PRIMOVE, promete produzir energia suficiente para um itinerário completo sem sacrificar o tempo de vida das baterias.

O projeto contou com parcerias de desenvolvimento e pesquisa de universidades germânicas e belgas, além € 3,3 milhões provenientes do governo Angela Merkel. Segundo a Bombardier, o projeto deve estar em pleno funcionamento e chegar a toda a frota da cidade no segundo semestre de 2014.

Por Vinicius Oliveira
Informações: Portal IG.com.br


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