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No Recife, Dois novos Terminais de Integração começam a ser erguidos na Av. Caxangá

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Com investimento de R$ 18 milhões, os dois equipamentos fazem parte das obras do Corredor de Transporte Rápido por Ônibus do Corredor Leste/Oeste e, juntos, vão beneficiar mais de 90 mil passageiros/dia. 

A Avenida Caxangá vai ganhar dois novos Terminais de Integração. As Ordens de Serviços para o início da construção dos equipamentos (TI’s da III e da IV Perimetral) serão assinadas segunda-feira, 04, às 10h, pelo Governador, Eduardo Campos e pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral. A cerimônia será realizada no estacionamento da Concessionária Caxangá Veículos, onde será erguido o TI da IV Perimetral, localizado no final da Avenida Caxangá,  no cruzamento com a BR-101. 

Os dois equipamentos fazem parte do Corredor de Transporte Rápido por Ônibus (TRO) do eixo Leste/Oeste, cuja obra está em andamento, com a construção de 22 estações e substituição da pavimentação da via onde vão passar os veículos de TRO. Esses dois TIsse somarão ao TI da Caxangá e ao de Camaragibe, totalizando quatro Terminais em todo o Corredor Leste/Oeste (12,3 km de extensão). 

Segundo o Secretário das Cidades, Danilo Cabral, os usuários do transporte coletivo que circulam pela Avenida Caxangá passarão a ter uma rotina mais rápida e uma ampliação na possibilidade de descolamentos. “Os TIs vão beneficiar bastante os usuários de ônibus do Cordeiro, Iputinga, Madelena, Prado, Engenho do Meio e Torrões, que a partir de agora vão pagar somente uma passagem para cruzar o Recife e seguir para toda a RMR”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral. 
Terminal Integrado da IV Perimetral – Severino Luiz Nunes Pereira:receberá uma demanda de 53 mil passageiros/dia. Operando com 11 linhas, sendo oito alimentadoras, uma interterminal (que liga um terminal a outro) e duas troncais, beneficiando os bairros de Cidade Universitária, Brasilit, Jardim Primavera, Tabatinga, UR -07, Loteamento Cosme e Damião e Timbi. 
Homenagem: sugerido pelo governado Eduardo Campos, o TI da IV Perimetral será batizado com o nome de Severino Luiz Nunes Pereira, fundador da primeira concessionária de veículos na via, a Caxangá Veículos. De origem humilde, Severino Luiz Nunes Pereira, mais conhecido como Severino Belo, nasceu em 1928, em Ribeiro de Pedra, distrito de Vicência, zona da Mata pernambucana. Em 1968 foi morar no Recife e fundou a primeira loja de veículos na Avenida Caxangá, a Caxangá veículos. Em 1980, ganhou o título de melhor vendedor na loja que foi a primeira no ranking de filiais que mais vendeu carros da marca Chevrolet no País. Severino morreu aos 84 anos no Recife, vítima de câncer nos pulmões. 

Terminal Integrado da III Perimetral: terá uma área construída de 2 mil m², plataformas de embarque e desembarque para os veículos de TRO e para os ônibus convencionais, guaritas de segurança, banheiros públicos, bilheteria com controle de acesso e saída, acessibilidade plena e bicicletário para 40 bikes. Terá ainda toda estrutura administrativa operando com refeitório, cozinha e vestiário para os funcionários, além de uma Central de Atendimento ao Cliente. 

Este Terminal vai operar com 11 linhas de ônibus, beneficiando 40 mil passageiros/dia que vão poder integrar no TI e se dirigir aos bairros de San Martin, Av. do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões, Monsenhor Fabrício, Engenho do Meio, Barbalho e Torre. 

EXPANSÃO DO SEI: Atualmente, 15 TIs estão em funcionamento da RMR, atendendo cerca de 800 mil passageiros/dia. A ampliação do SEI (Sistema Estrutural Integrado) é um esforço do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, visando que em até março de 2014, estejam operando na RMR 25 Terminais, dobrando a demanda de atendimento aos usuários e oferecendo um melhor serviço à população, uma vez que além de construir novos equipamentos, um conjunto de obras de recuperação e ampliação dos TIs também está em andamento. Esse conjunto de obras (reforma, ampliação e construção) tem investimento de R$ 82 milhões. 

Atualmente, cinco novos TIs estão sendo construídos, com entregas até setembro deste ano. São eles: 

TI Largo da Paz,TI TIP, TI Abreu e Lima, TI Cosme e Damião e TI Santa Luzia. Outros dois estão sendo reconstruídos: TI Barro (1ª etapa com entrega em abril); TI Joana Bezerra (entrega em outubro). Já o TI Prazeres teve sua ordem de serviço assinada em Janeiro. 

CORREDOR LESTE/OESTE: Em andamento desde o ano passado, as obras de implantação do corredor de TRO do eixo Leste/Oeste é um compromisso do Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014. Por esse corredor, passarão veículos do modelo TRO, mais seguros e confortáveis, com paradas em nível com as estações de embarque e desembarque que estão sendo construídas. Por estarem em um corredor exclusivo (via expressa), os veículos articulados (maiores e mais modernos), chegarão mais rápido ao destino dos passageiros. “Para quem vai sair de Camaragibe para o Derby, pelo Corredor Exclusivo, o ganho será de meia hora em cada viagem”, disse o secretário Danilo Cabral. 

O Leste/Oeste tem 12,3 km de extensão e um investimento de R$ 145 milhões. A obra conta com a construção de 22 estações de embarque e desembarque, um túnel nas imediações do Museu do Estado e um viaduto na Caxangá, nas proximidades do Bom Pastor. A obra vai beneficiar cerca de 126 mil passageiros/dia quando estiver totalmente concluída, o que deve acontecer em fevereiro de 2014.

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EMTU/SP reabre a licitação para a concessão do transporte metropolitano na Região Metropolitana de Campinas

Nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, foi publicada no Diário Oficial do Estado a reabertura da concorrência nº 003/2012 que trata da concessão do transporte intermunicipal na Região Metropolitana de Campinas. A nova data da sessão pública para a entrega da documentação está marcada para o dia 21/03/2013, na unidade de São Bernardo do Campo da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP.

Em agosto do ano passado o poder público decidiu por suspender a licitação por conta de impugnações e representações que foram julgadas improcedentes pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Estudos de modificações no edital foram submetidos e aprovados pelo Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização, conforme Decreto Estadual nº 58.853 de 23/01/2012 e Resolução nº 09 de 31/01/2013.
A principal modificação no edital foi em relação à exigência do vencedor do certame constituir Sociedade de Propósito Específico (SPE) para assinatura do contrato. O Conselho analisou e aprovou a flexibilização da forma de contratação, com a admissão de que a vencedora da concorrência poderá assinar o novo contrato como empresa isolada, consórcio de empresas e caso opte, sob a forma de SPE, ampliando a possibilidade de participação de eventuais interessados na concorrência pública.

Licitação

A concessão será onerosa, em área única de operação com prazo de contrato de 15 anos. O critério de julgamento será pelo maior valor de outorga. A idade média da frota exigida será de cinco anos e o concessionário será responsável pela implantação de sistema único de bilhetagem eletrônica, central de controle operacional e monitoramento da frota via GPS.

O vencedor do processo licitatório será conhecido após a análise técnicos da EMTU/SP da documentação entregue pelos concorrentes. A previsão é de que o contrato com o vencedor do certame seja assinado em junho deste ano.

Modelo proposto com a concessão

Desde 2000, quando foi criada a Região Metropolitana de Campinas, a operação do sistema de transporte metropolitano por ônibus se fundamenta no modelo de permissões a título precário que comprometem o gerenciamento e a qualidade do serviço, pois nos contratos atuais os direitos e obrigações das partes não estão definidos de forma clara.

Na concessão, por área de operação e não por linha como é atualmente, a prestação do serviço deverá ser conforme as regras estabelecidas pelo poder concedente, por conta e risco da concessionária.

O contrato de concessão é o meio de delegação de serviço público mais indicado quando estão envolvidos grandes investimentos por parte do setor privado. Também propicia mais estabilidade nas relações entre o poder concedente e o concessionário, além da garantia do equilíbrio econômico-financeiro do contrato, cujo valor estimado para o sistema da RMC é de R$ 2,1 bilhões.

Situação atual – Permissão precária

Ordenamento jurídico defasado
Não estabelece limite de idade máxima para os veículos
Não permite estabelecer nível de serviço
Utilização de infraestrutura sem contrapartida
Delegação do serviço a título precário
Falta de instrumento contratual entre poder público e empresa operadora
Situação futura – Concessão

Obrigações com critérios rigorosos estabelecidos no contrato
Padrão de nível de serviço definido
Maior segurança jurídica
Operação e manutenção da infraestrutura pela concessionária
Frota renovada: idade média da frota de 5 anos
Acessibilidade para atender às pessoas com deficiência
Redução da emissão de poluentes conforme legislação ambiental
Investimento em tecnologia – segurança e monitoramento via CCO
Características do sistema de Transporte Metropolitano da RMC

19 municípios
Média de 5 milhões de passageiros transportados por mês
10 Permissionárias
Idade Média da Frota de 7 anos
108 Operadores Autônomos (ORCA)
165 Linhas Intermunicipais
461 Ônibus

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No Grande Recife, Trecho da PE-15 terá interdição por 4 dias para instalação das vigas do Viaduto Ouro Preto

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Um trecho da PE-15 na área urbana de Olinda vai ficar interditado por quatro dias para a instalação de 12 das 24 vigas do Viaduto Ouro Preto, que promete eliminar um dos cruzamentos mais movimentados da via. A interdição acontece entre a Faculdade de Ciências Humanos (Facho) e a entrada do Morro do Peludo. O fechamento começa às 7h da segunda-feira(4) e vai até às 14h da quinta-feira (7). O viaduto faz parte das obras do corredor Norte/Sul, por onde circularão os coletivos do sistema de Transporte Rápido por Ônibus (TRO), também conhecido pela sigla BRT. A expectativa da Secretaria das Cidades é que o Norte/Sul seja concluído até dezembro deste ano. A próxima interdição, para a instalação das outras 12 vigas, está prevista para o mês de março.

“Teremos 15 educadores e profissionais de trânsito orientando os motoristas em relação às mudanças”, explicou o secretário-executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo. Segundo ele, o viaduto será concluído em abril.

Para os motoristas que precisarem passar pela rodovia no trecho interditado, há três rotas alternativas. Os condutores que vêm de Paulista para o Recife pela PE-15 devem pegar a Avenida Senador Nilo Coelho, virar à esquerda na Avenida Antônio da Costa Azevedo e novamente à esquerda na Avenida Presidente Kennedy, para seguir até o Complexo de Salgadinho.

A segunda rota é destinada às linhas de ônibus e ao tráfego local. Os motoristas que vêm de Paulista para o Recife poderão entrar na Rua Ema, dobrar à esquerda na Rua Esquilo e seguir até a Rua Quati, onde haverá a opção de virar à esquerda até chegar na Rua Peixe Agulha. Depois disso, o condutor deve voltar para a PE-15.

Já os motoristas que vêm do município de Abreu e Lima e querem seguir para o Recife podem optar pelo desvio na BR-101 (em frente à fábrica da Bombril), seguir até o Terminal Integrado da Macaxeira pela Avenida Norte ou continuar pela BR-101 no sentido Casa Forte ou Boa Viagem.

Para ajudar no ordenamento do tráfego, serão implantados dois semáforos – o primeiro na Avenida Senador Nilo Coelho, nas imediações da Antônio da Costa Azevedo, e o segundo na esquina da Rua Quati com a Rua Peixe Agulha. As rotas alternativas serão sinalizadas com placas e faixas de advertência. A interdição também modificou o itinerário de 21 linhas de ônibus, que passam a trafegar pelas ruas Esquilo, Quati e Peixe Agulha.

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Linha 6-Laranja do Metrô-SP deverá ficar pronta em 2020, prevê Alckmin

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

As obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, que vai ligar a Brasilândia, na Zona Norte, até a estação São Joaquim, na região central, devem começar no início do próximo ano e ficar prontas somente em 2020. A expectativa inicial do governo era que as obras fossem iniciadas neste ano. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante o lançamento do edital da concorrência internacional das obras de implantação, operação e manutenção da Linha 6, no final da manhã desta quarta-feira (30), na capital.

As propostas das empresas ou consórcios interessados em participar do edital devem ser entregues em 90 dias e o contrato deve ser assinado até o mês de julho. “O prazo contratual é de seis anos, mas achamos que podem ser feitas em quatro anos. As estações serão entregues e vão operar assim que ficarem prontas”, disse Alckmin.

Nesta terça-feira (29), o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou por unanimidade o estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) do empreendimento e concedeu a licença ambiental.

O vice-governador, Guilherme Afif Domingos, viajou a Londres nesta semana para se encontrar com empresários e tentar atrair parceiros. A Linha 6-Laranja será construída por meio de uma PPP (parceria público-privada), que é um contrato de prestação de serviços ou obras. As empresas são pagas diretamente pelo governo para realizar uma tarefa, no caso, construir a linha de metrô. Podem ainda obter parte de seu retorno financeiro explorando o serviço - no caso do Metrô, ficam com parte do dinheiro pago pelos usuários.

Serão desembolsados R$ 700 milhões com desapropriações de imóveis para a construção da linha. Os proprietários de 406 imóveis da Freguesia do Ó, Lapa, Barra Funda, Perdizes, Consolação, Bela Vista e Liberdade, já foram notificados sobre as desapropriações, que serão feitas pela consórcio vencedor da licitação.

O investimento previsto para a linha é de R$ 7,8 bilhões - metade disso sairá dos cofres do estado, e a outra metade, das empresas que firmarem a PPP.

Trajeto
Na sua primeira fase, a Linha 6-Laranja ligará a estação São Joaquim, já existente na Linha 1-Azul, à futura estação a ser construída no bairro de Vila Brasilândia. A linha passará por bairros como Sumaré e Higienópolis - uma estação que ficaria na Avenida Angélica encontrou resistência dos moradores locais.

O trajeto terá 15,9 km incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba - Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica - Pacaembu, Higienópolis - Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O governo projeta que 29 trens irão atuar ao longo do percurso. Ela fará conexão com outras linhas da CPTM e do Metrô, com a Linha 4-Amarela.

A intenção do Metrô é, posteriormente, aumentar em linha a partir da Estação São Joaquim em direção à Zona Leste, passando por estações como a Mooca, da CPTM, e chegando até o bairro de Cidade Líder. A outra ponta, que inicialmente vai até a Brasilândia, também será estendida até a região da Rodovia dos Bandeirantes, passando pelo futuro centro de convenções de Pirituba, o Piritubão.



Por Tatiana Santiago
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Aplicativo para transporte público, chega a 15.000 usuários em São Paulo

O Moovit, aplicativo gratuito para usuários de transporte público, conquistou em apenas seis semanas após seu lançamento 15.000 usuários em São Paulo! O aplicativo foi lançado em meados de dezembro em São Paulo e logo deve expandir seu serviço gratuito a outras cidades brasileiras.

 “Além do crescimento acelerado no número de novos usuários, o uso do Moovit tem crescido diariamente de modo impressionante”, diz Nir Erez, CEO do Moovit. “A crescente contribuição dos dados de passageiros sobre suas viagens beneficia todos os usuários do Moovit em São Paulo”, conclui Nir, acrescentando que o Moovit espera alcançar 500.000 usuários no Brasil ao final deste ano.

Sobre o Moovit

O Moovit é um aplicativo móvel gratuito que revoluciona o modo com que as pessoas lidam com o transporte público. Ao combinar dados em tempo real originários do crowdsourcing com horários disponíveis de transporte, o Moovit dá aos viajantes, a cada minuto, um panorama de como será sua viagem. O Moovit é um projeto cooperativo, liderado pela comunidade. Basta andar com o aplicativo ligado que os usuários já estarão contribuindo com dados ao vivo para a comunidade, e enviando relatórios sobre a lotação, competência do motorista e motivos para atrasos. Quanto mais pessoas usarem o Moovit, mais dados em tempo real sobre ônibus, metrôs e trens surgirão. Esses dados, fornecem a todos melhores estimativas do horário de chegada e planos de rota!

O Moovit foi fundado em 2011 em Israel por três renomados experts em tecnologia, engenharia e transporte público. Desde seu lançamento, em 2012, o aplicativo  já conquistou cerca de 500 mil usuários  tornando-se uma referência internacional em proporcionar viagens na cidade,  livres de aborrecimento e mais prazerosas. Atualmente o Moovit está disponível em 25 cidades e regiões do mundo, incluindo Roma, Madri, Países Baixos, Nova York, São Francisco, Chicago e Boston. O primeiro lançamento do Moovit na América Latina foi em São Paulo, Brasil, onde ele já reuniu mais de 15 mil usuários em seis semanas! O Rio de Janeiro será o próximo local de lançamento do Moovit no país. Para mais informações: http://www.moovitapp.com/pt-br/


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Em BH, Terminais metropolitanos serão integrados ao sistema BRT na capital

Imagine gastar, de ônibus, 30 minutos de Contagem ou Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, até o Centro da capital, e também tirar 160 ônibus de circulação do Hipercentro em horário de pico. Isso é o que promete o governo do estado, que anunciou ontem a construção e reforma de 13 terminais de ônibus na Grande BH. Além dos três municípios, haverá estações em Vespasiano, Ribeirão das Neves, Ibirité e Sarzedo. A previsão é de que o novo sistema de transporte metropolitano, que vai custar R$ 187 milhões, comece a operar no início do ano que vem e esteja concluído até o fim de 2014. O projeto, na capital, prevê a reforma dos terminais de integração Vilarinho, São Gabriel e da atual rodoviária e a construção do terminal Bernardo Monteiro, na região hospitalar.

Em vez de ir de ônibus direto dos bairros para o Centro de BH, os passageiros vão, com linhas convencionais, até os terminais metropolitanos de integração. Lá, eles vão embarcar em linhas especiais que podem ou ir direto até o Centro da capital, em linhas expressas, ou parar ao longo do caminho, em linhas semiexpressas. Sete dessas estações vão ser integradas ao sistema do BRT (transporte rápido por ônibus) da capital mineira, em implantação nos corredores das avenidas Antônio Carlos e Pedro I e Cristiano Machado, exclusivos para os coletivos.

Mas, mesmo aqueles terminais que não forem vinculados ao BRT já adotarão características desse sistema, como o pagamento da passagem antes de usar o transporte, além do embarque em nível – sem que seja necessário subir degraus para entrar no veículo. As estações vão contar  com painéis informatizados, atualizados com os horários de chegada e partida de cada linha. Os terminais integrados ao BRT contarão ainda com ônibus articulados, com maior capacidade de passageiros. “A conurbação metropolitana que se espalha sem controle apresenta uma nova realidade. Com a licitação e as obras de 13 terminais de ônibus, vamos permitir uma mobilidade urbana melhor”, afirmou o governador Antonio Anastasia.

Fluidez

Atualmente, a rede metropolitana de transporte conta com 740 linhas e 3 mil ônibus. A estimativa é de nos horários de pico 1 mil ônibus metropolitanos circulem no Centro de BH. Com as mudanças, esse número deve cair 16%, passando para 840 veículos, de acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop). Outra vantagem do sistema, que vai atender uma média diária de 700 mil usuários, é que haverá linhas que ligarão um terminal a outro. Quem sai de Contagem, por esemplo, poderá chegar ao terminal São Gabriel sem a necessidade de trocar de ônibus no Centro de BH

O sistema vai permitir encurtar os percursos dos municípios do entorno até a capital, ganhando agilidade. Sem as linhas antigas que vinham para BH, a previsão  é de aumentar em cinco vezes a oferta de ônibus dentro das cidades da RMBH. O prefeito de Santa Luzia, Carlos Alberto Calixto, recebeu com animação a notícia da construção dos terminais. “Mais de 70 linhas saem hoje de Santa Luzia e causam grande transtorno na Linha Verde. São pelo menos dois quilômetros de coletivos apenas de Santa Luzia. Durante o dia, essas linhas funcionam ociosas”, disse.

O projeto dos terminais metropolitanos de integração prevê também o investimento de R$ 200 milhões pelas empresas concessionárias de ônibus para a compra de ônibus adequados às novas estações. Serão adquiridos 150 veículos, todos com ar-condicionado, GPS, painéis informativos e avisos sonoros para orientar passageiros sobre as paradas. De acordo com o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, por enquanto as estações metropolitanas serão separadas das linhas municipais. “Enquanto não houver a integração tarifária não podemos unificar as passagens”, explicou.

As novas estações

BH
» São Gabriel*
» Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip)*
» Bernardo Monteiro*

Contagem
» Darcy Ribeiro
» Cidade Industrial
» São Joaquim

Vespasiano
» Morro Alto*

Santa Luzia
» São Benedito*

Ribeirão das Neves
» Jardim Colonial*
» Justinópolis*

Ibirité
» Ibirité

Sarzedo
» Sarzedo

* Terminais vinculados ao BRT

Enquanto isso, consulta prorrogada

Foi prorrogada até 5 de março a consulta pública aberta em dezembro para ouvir a comunidade e os interessados na parceria público-privada (PPP) para a construção do metrô. O processo estava previsto para ser encerrado em janeiro. Ontem, o governador Antonio Anastasia disse acreditar que a PPP terá muitos interessados e que, pelo cronograma, parte da operação do metrô já se daria talvez no início do ano que vem. Com a prorrogação da consulta, no entanto, os atrasos se propagam na abertura da licitação e no início das obras das três linhas, orçadas em R$ 3,1 bilhões. Sobre o trecho da Linha 3 (Savassi/Lagoinha), o governador foi mais realista com o cronograma. “A linha subterrânea, que vai passar sob  Centro da cidade, essa, até pela dimensão, vai demorar um pouco mais”, afirmou o governador. Comentários e sugestões para a consulta pública podem ser enviados para  metrormbh@transportes.mg.gov.br.

Informações: Estado de Minas

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