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No Recife, Consórcio reforça 12 linhas para a Exposição Nordestina de Animais

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Para transportar os usuários que forem acompanhar a 71ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, que vai até o próximo domingo (25), o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou as viagens de 12 linhas, que atendem o Parque de Exposição do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. 

Durante os últimos quatro dias do evento (22 a 25), as linhas farão 1419 viagens em 185 ônibus, o que significa 88 viagens a mais nesses dias. Dessas linhas, sete são bacuraus e as outras cinco tradicionais. 

Para saber outras informações sobre o itinerário das linhas, ou consulte a Central de Atendimento ao Cliente, através do número 0800.081.0158, ou o site www.granderecife.pe.gov.br. 

Lista de linhas reforçadas: 

131 - UR-02 (BACURAU) 
146 - UR-11 (BACURAU) 
063 - JARDIM PIEDADE (BACURAU) 
330 - CASA AMARELA/TRT 
423 - ENGENHO DO MEIO 
427 - MONSENHOR FABRÍCIO (BACURAU) 
432 - CDU (VÁRZEA) 
435 - CDU/ VÁRZEA (BACURAU) 
440 - CDU/CAXANGÁ/BOA VIAGEM 
457 - SÃO LOURENÇO (BACURAU) 
462 - LOTEAMENTO SANTOS COSME E DAMIÃO (BACURAU) 
920 - RIO DOCE/ CDU 

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Terminais de ônibus de Piracicaba (SP) estão em condições precárias

Dois terminais de ônibus de Piracicaba (SP) estão em condições precárias. A equipe da EPTV esteve nas unidades da Pauliceia e Piracicamirim nesta quinta-feira (10) e flagrou paredes sujas, cabines com vidros quebrados, caixa de combate a incêndio destruída e sem mangueira, além de pichação, telhas despedaçadas e iluminação ruim. Usuários reclamam das más condições dos locais e também de vários pontos de ônibus abandonados.
“A passagem aumentou e o transporte está péssimo. Na Pauliceia, as paredes estão sujas, com várias goteiras, não tem rampa de acesso aos ônibus”, disse a vendedora Valquíria dos Santos Vieira. Recentemente, as empresas que administram o transporte público do município subiram o valor da passagem de R$ 2,60 para R$ 3.

Outros usuários reclamam dos pontos de ônibus, que é de responsabilidade da Prefeitura, e que também estão abandonados. “É uma palhaçada, porque os pontos não têm coberturas. Quando chove não tem onde se proteger. Quem não é morador não sabe do ponto e fica perdido. Só sobe o preço da passagem e não há melhorias”, relatou a vendedora Angélica Cristina Garibaldi.

Para a lojista Maria Nunes da Silva Garibaldi, o aumento da tarifa não corresponde com o serviço oferecido. “Não tem área específica para a parada de ônibus, o que é um perigo. Também não tem proteção nenhuma de sol ou chuva. Nem a identificação do ponto de ônibus existe. O preço da passagem deixa e muito a desejar.”

Para o porteiro Mussa Mustafa, a situação é ainda pior, pois ele tem um filho deficiente. “Meu filho precisa ter mais tempo para subir no ônibus, o que fica difícil. Como não tem área, como um acostamento para o ônibus, e ele precisa entrar rápido. Caso contrário, o ônibus fica parado no meio da avenida, impedindo a passagem dos carros, o que é perigoso”, relatou.
Resposta da Prefeitura
O diretor de transportes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran) de Piracicaba, Vanderlei Quartarolo, disse que todos terminais passam por manutenção. “É um processo continuado.” Sobre pontos de ônibus, ele informou que todos serão cobertos.
“Desde 2005 estamos fazendo mapeamento dos pontos e colocando as coberturas conforme as necessidades. Na cidade, existem aproximadamente 2,5 mil pontos de ônibus e todos estão sendo avaliados, mas este é um processo demorado”, informou Quartarolo.

O diretor ainda relatou que o problema nos terminais, muitas vezes, deve-se aos vândalos. “Não é o secretário, não é o prefeito, mas os vândalos que fazem isso nos terminais.” Ainda informou que não tem prazo para serem consertados.

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Contrato do transporte coletivo de Ponta Grossa será investigado pelo Ministério Público

O promotor público Honorino Tremea instaurou na última terça-feira, dia 8, um inquérito civil público, solicitando investigações a respeito da prorrogação do contrato da empresa Viação Campos Gerais (VCG) com a Prefeitura de Ponta Grossa, na concessão do serviço de transporte público da cidade. O objetivo é verificar em que circunstâncias se deu a assinatura da prorrogação, pelo então prefeito Pedro Wosgrau Filho, em seus últimos dias de mandato.

Conforme Tremea, o inquérito se mostrou pertinente em função das notícias e boatos que dominaram a cidade, em especial no final de dezembro de 2012, a respeito de possíveis irregularidades na assinatura do contrato.

“Só ao final [do inquérito] será possível analisar se existe, ou não, irregularidade. Um dos requisitos [para a assinatura] era que a empresa atingisse 98% de eficiência no serviço prestado. Queremos verificar se foi comprovada essa eficiência, e entender o porquê da rapidez dessa renovação, sendo que há mais seis meses para o fim do prazo”, diz Tremea.

Informações: JM News

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Em Santos, Corredores exclusivos voltam a funcionar segunda-feira

Os corredores de ônibus voltam a vigorar a partir de segunda-feira (14). Na faixa exclusiva da avenida Ana Costa, ficam proibidos a circulação e o estacionamento de veículos das 6h às 9h, no sentido praia/Centro, e das 17h às 20h na direção oposta. Nos corredores preferenciais das avenidas Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos (canal 2), retorna a proibição de estacionamento no sentido Centro/praia, das 17h às 20h. 

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) solicita a obediência à sinalização e que se conceda a preferência de passagem ao transporte coletivo. As regras valem de segunda a sexta-feira.

A cidade possui 9,6 quilômetros de faixas para circulação de ônibus. Elas têm o objetivo de melhorar a fluidez viária e favorecer, em especial, os passageiros de ônibus. Nas três vias onde os corredores foram implantados houve redução média de 20% no tempo de percurso dos ônibus. 

A diferença entre faixa exclusiva e preferencial é que a primeira proíbe o estacionamento e a circulação de veículos no seu trecho de abrangência. A parada de veículos é permitida apenas se for feita de forma rápida, para operações de embarque e desembarque de pessoas. Já a faixa preferencial proíbe o estacionamento e permite a circulação dos demais veículos dentro do corredor, desde que respeitada a preferência de passagem ao transporte coletivo.

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VLT pode gerar economia de até R$ 410 milhões ao ano no Rio

O sistema de bondes que a prefeitura quer ver operando no Centro do Rio antes dos Jogos Olímpicos de 2016 tem potencial para gerar uma economia de até R$ 410 milhões ao ano para o bolso dos cariocas e para os cofres públicos. Os números são resultado de um cálculo financeiro que leva em conta o tempo de deslocamento nos transportes público e individual, o gasto com combustíveis, as emissões de carbono dos veículos que deixarão de circular na região, a redução do número de acidentes de trânsito e até mesmo gastos com a saúde da população. Os dados fazem parte do estudo da viabilidade técnico-econômica do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) encomendado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) para o edital de licitação do sistema, publicado em dezembro.


— O objetivo era avaliar o VLT nos aspectos técnicos, operacionais, econômicos e financeiros. Nesse contexto, o estudo detalhou os impactos na economia. A aposta da prefeitura é que o VLT vai racionalizar o transporte. No fim, o ganho será dos passageiros, que ficarão menos tempo na rua e gastarão menos combustível, e do poder público, que gastará menos com a conservação de ruas e com despesas em saúde — explica o presidente da Cdurp, Alberto Silva.

Como se propõe a tirar o maior número possível de ônibus e veículos particulares das ruas, o VLT ajudaria a enxugar o tempo de deslocamento de quem circula no Centro. Essa economia, segundo a Cdurp, seria de R$ 235 milhões ao ano.

209 mil veículos por dia

Já a economia com combustíveis seria de R$ 108 milhões ao ano. Dinheiro que deixaria de ser gasto pelo carioca preso no trânsito e pelas empresas de ônibus e transporte de carga e de serviços nas vias mais disputadas e congestionadas da cidade. Dados da CET-Rio mostram que a Avenida Presidente Vargas recebe entre 50 mil a 209 mil veículos por dia, dependendo do trecho. Cerca de 104 mil veículos por dia disputam espaço na congestionada Avenida Francisco Bicalho, que fica na área de influência do VLT. Coração do Centro, a Rio Branco recebe quase 37 mil veículos diariamente.

Os passageiros, por sua vez, esperam que a reorganização do transporte no Centro traga também mais qualidade para o serviço. Evitando, por exemplo, situações como de Magali Jordão, funcionária da Transpetro que anda com um rolo de fita adesiva na bolsa para se proteger das saídas de ar-condicionado dos ônibus que pega para chegar em casa.

— Não é só uma questão do tempo de viagem, que pode chegar a três horas. Os ônibus são velhos. As saídas de ar não têm mais a proteção que direciona o vento. Aí é preciso tapar com fita, que fica permanentemente na minha bolsa. Os ônibus também não respeitam horário — diz Magali, ao embarcar num coletivo.

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Reajuste na tarifa de ônibus em Cuiabá gera protestos

Um grupo de usuários do transporte coletivo de Cuiabá se reuniu na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá, nesta quarta-feira (9) para protestar contra o reajuste de 13,43% na tarifa de ônibus. A passagem aumentou de R$ 2,70 para R$ 2,95 a partir do dia 28 de dezembro de 2012.

De acordo com um dos representantes do movimento, Eduardo Matos, 60 entidades de classe participaram do protesto e as mobilizações começaram pelas redes sociais. "Queremos uma resposta do atual prefeito de Cuiabá sobre o reajuste e tentar buscar solução apesar dele já ter descartado qualquer possibilidade de revogar a medida", disse.
Foto: Rayane Alves/G1
Ele afirmou que a intenção é fazer com que o valor da tarifa volte a ser o mesmo de antes. “Estamos pedindo revogação imediata do aumento da tarifa do transporte público para voltar ao valor anterior. Também queremos um transporte de qualidade para os usuários, além do fim da sobrecarga de trabalho dos motoristas”, comentou em uma entrevista ao G1.

A assessoria da Prefeitura de Cuiabá informou ao G1 que os secretários de Trânsito e Transporte Urbano e de Governo do município, Antenor Figueiredo Neto e Flávio Garcia, conversaram com os líderes do movimento e garantiram que será feita análise da planilha de contrato e, se for identificado quaisquer indícios de irregularidades, a administração municipal vai acionar o Ministério Público Estadual (MPE). No entanto, caso não haja nenhuma falha, a tarifa será mantida.


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Abaixo-assinado
Os manifestantes também começaram um abaixo-assinado para protocolar uma ação civil pública contra os responsáveis pela autorização da tarifa unificada dos coletivos de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital.

Segundo o militante, Luis Barril, responsável por colher as assinaturas, 1.086 usuários já assinaram o documento pedindo a melhoria dos serviços prestados pelas empresas. Ele reclamou que os ônibus não têm horários fixos para circular e estão sucateados.

No documento, ainda há críticas em relação à ausência dos cobradores nos ônibus municipais, o que faz com que os passageiros utilizem somente o cartão-transporte. “As empresas reduziram seus custos demitindo os cobradores e acabaram trazendo mais transtornos para os usuários”, alegou.

Na manifestação, os usuários levaram auto-falantes, pandeiros, cartazes e faixas. O movimento reuniu cerca de 150 estudantes e militantes de movimentos sindicais. segundo a Polícia Militar, que acompanhou a movimentação.

Informações: G1 MT
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