Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Governador Alckmin autoriza a compra de 22 VLTs que vão operar na Baixada Santista

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta sexta-feira, 21, em Santos, a compra de 22 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) para a Baixada Santista. A previsão é de que o primeiro veículo comece a operar em maio de 2014 no trecho de 11km entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos. 

Os VLTs fazem parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), empreendimento do Governo do Estado que é gerenciado pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos. A concorrência para o fornecimento dos veículos foi vencida pelo Consórcio Tremvia Santos, formado pelas empresas Trans Sistema de Transportes S.A e Vossloh España S.A, no valor de R$ 251.887.649,31, cerca de R$ 33 milhões a menos do que o valor previsto no edital. A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015. 

As principais características dos VLTs são: 2,65m de largura por 44m de comprimento; capacidade para 400 usuários; sete módulos; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

Obras e sinalização
O primeiro trecho do VLT, de 11km, entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos, tem previsão de publicação do edital para execução de obras ainda em dezembro de 2012, com início das obras previsto para o começo de 2013. 

Também em dezembro está prevista a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação referente à compra dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros.
O trecho Conselheiro Nébias-Valongo tem previsão de publicação do edital de obras em março de 2013 e o início das obras em agosto de 2013. A conclusão dos dois trechos está prevista para 2014.

Informações: EMTU SP

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RMTC informa planilha de férias em 65 linhas do sistema

A RMTC informa que, devido ao período de férias, 65 linhas do sistema entraram em regime especial, nesta segunda-feira (24). Para checar a nova tabela de freqüência, basta acessar o site (www.rmtcgoiania.com.br), digitar o número da linha em interesse no quadro “Visualize sua linha” e depois clicar no ícone “Tabela de freqüência”. Se preferir, o cliente poderá também esclarecer suas dúvidas através do perfil @rmtcgoiania, no Twitter. Confira na relação abaixo a situação de cada linha. 

9 linhas com data de término da planilha de férias para 07/01/2013

105 T. Pça “A” / PC Campus – Via B. Sayão
132 PC Campus / Itanhangá
263 T. da Bíblia / PC Campus
266 T. da Bíblia / Pça Boaventura – Via Bro. Feliz
722 PC Campus / Nossa Morada
725 PC Campus / Circular Campus
31 linhas com data de término da planilha de férias para 04/02/2013

2 Pq. Atheneu / Centro / Rodoviária
8 T. Veiga Jd. / Rodoviária – Eixo 85
10 T. Veiga Jd. / Campinas – Eixo Mutirão
13 T. Rec. Bosque / Centro – Eixo Norte
14 Pq. Atheneu / Campinas
16 T. Cruzeiro / St. Aeroporto – Eixo T – 8
17 T. Cruzeiro / Centro – Eixo T – 10
18 T. Araguaia / Centro Gyn – Via BR – 153
19 T. Cruzeiro / T. da Bíblia
26 T. Bandeiras / Flamboyant – Via T – 10
27 T. Bandeiras / T.da Bíblia – Via T – 7
28 T. Bandeiras / T.da Bíblia – Via T – 9
36 T. Pe. Pelágio / T. Rec. Bosque
37 T. Pe. Pelágio / Pç. do Violeiro – Via Perimetral Norte
42 T. Pe. Pelágio / Finsocial / Centro
134 T. Pe. Pelágio / Jd. Curitiba
136 T. Pe. Pelágio / Novo Planalto
144 T. Pe. Pelágio / Solar Ville
150 T. Pe. Pelágio / St. Palmares
157 T. Pe. Pelágio / São Domingos
158 T. Pe. Pelágio / B. Vitória – Via Vl. Mutirão
170 T. Rec. Bosque / Centro / St. Universitário – Via Balneário
171 T. Cruzeiro / T. Pça “A”
178 Jd. Curitiba / T. Pça “A”
187 T. Pq. Oeste / Centro – Via Detran
280 Jd. Guanabara III / Centro – Via Av. Nazareth
305 T. Rec. Bosque / Campinas
307 T. Vera Cruz / T. Gyn Viva / T. Dergo
407 T. Bandeiras / T. Cruzeiro
717 T. Pe. Pelágio / Bro. Jd. Vitória

25 linhas com data de término da planilha de férias para 14/02/2013

4 T. Garavelo / Centro – Eixo T – 9
5 T. Bandeiras / Campinas – Eixo Pio XII
22 T. Bandeiras / Campinas – Eixo União
52 Vera Cruz / Campinas / Centro
107 T. Vl. Brasília / T. Cruzeiro
160 T. Pça “A” / Sta. Helena / Centro
167 T. Pq. Oeste / Centro / St. Universitário
168 Campinas / Fama / Centro
169 Morada Nova / Centro
174 Campinas / Fama / Campus
175 Pq. Anhanguera / Centro – Via T – 63
193 Alto da Glória / Centro – Via Flamboyant
210 T. Vl. Brasília / Vila Maria
211 T. Vl. Brasília / T. Cruzeiro – Via Vl. Alzira
253 Aruanã III / Riviera / Centro
255 T. N. Mundo / T. Sen. Canedo
257 Aruanã II / St. Universitário / Centro
259 T. N. Mundo / Sonho Verde
261 Aruanã III / Centro – Via Bro. Água Branca
268 Campus / Centro – Via Criméia Leste
270 Campus / Centro – Via Criméia Oeste
302 Campus / Marista
308 T. Pq. Oeste / T. Dergo / Campinas
312 T. Vl. Brasília / Res. Cândido Queiroz
504 T. Vl. Brasília / Jd. dos Buritis
600 Santa Luzia / Centro
604 T. Bandeiras / Jd. Itaipu
608 T. Bandeiras / Alto Paraíso
715 PC Progresso / Sevene

Informações: RMTC
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Prefeito do Rio inaugura novo trecho do BRT Transoeste em Paciência

sábado, 22 de dezembro de 2012

O prefeito Eduardo Paes inaugurou hoje, dia 22/12, o trecho Paciência X Santa Cruz do BRT da Transoeste, que passa pela Avenida Cesário de Melo e possui quatro novas estações: Cesarão I, Cesarão II, Cesarão III e Santa Eugênia, que funcionarão das 5h à 1h. Acompanhado do secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, do secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, do secretário de Conservação, Marcus Belchior e do subsecretário de Transportes, Alexandre Sansão, o prefeito percorreu as novas estações e falou sobre a importância do novo trecho para a população da Zona Oeste:

"Cada vez que a gente amplia a área de abrangência do BRT mudamos também a vida das pessoas. Hoje estamos inaugurando mais um importante trecho do BRT, que vai até Paciência e em breve vamos chegar até Campo Grande. Além disso, a gente tem mais três BRTs para entregar nos próximos 4 anos e dois deles vão impactar diretamente a Zona Oeste", disse o prefeito.
O trecho inaugurado tem aproximadamente 4,5 Km, liga os bairros de Santa Cruz e Paciência, na Zona Oeste, e se integra à estação de trem de Paciência, que fica ao lado do BRT Santa Eugênia. Com a extensão será possível ir de Paciência direto para o Recreio porque, além das novas estações, a nova linha de BRT atenderá as Estações Expressas/Paradoras do Mato Alto, Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende.

A Avenida Cesário de Melo, entre Campo Grande e Santa Cruz, tem um corredor central exclusivo para ônibus e segregado do tráfego geral, com estações de embarque. O passageiro poderá efetuar a travessia através das faixas de pedestres. Todas as estações aceitam o Bilhete Único Carioca e RioCard. O passageiro que quiser fazer o transbordo para os Ônibus Paradores do BRT TransOeste deverão, preferencialmente, trocar de ônibus em qualquer uma das estações Expressas/Paradoras situadas no bairro do Recreio dos Bandeirantes (Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende).

Em janeiro, mais quatro estações da Transoeste serão abertas nesse trecho Paciência X Santa Cruz: Vila Paciência, Três Pontes, Cesarinho e 31 de Outubro.

Obra de expansão até Campo Grande em andamento

O cronograma de obras do trecho Santa Cruz - Campo Grande foi dividido em duas etapas e executado em um semestre. A primeira fase, que será inaugurada neste sábado, concentrou o trajeto de Santa Cruz até Paciência, com oito estações, por onde o BRT trafegará em faixa exclusiva ao longo da Avenida Cesário de Melo. A segunda, prevista para o primeiro trimestre de 2013, abrange 11 quilômetros e mais 15 estações, chegando a Campo Grande. Neste percurso, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou duplicando o trecho de um quilômetro entre o cemitério de Campo Grande e o viaduto Alim Pedro. Também estão sendo feitas readequações no centro do bairro para receber o sistema BRT, com obras para alterações geométricas e na circulação viária.

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Queda no uso de ônibus aumenta trânsito e encarece passagens

Uma pesquisa mostra que o brasileiro vem usando menos o ônibus como meio de transporte nas grandes cidades.

Se tivesse escolha, muita gente não estaria esperando o ônibus, e quem está de carro não troca. Uma pesquisa realizada em nove capitais mostra que o número de passageiros transportados por ônibus tem caído desde meados da década de 1990.

Em abril de 1995, a média era de 2,59 passageiros por quilômetro. Em outubro de 2011, caiu para 1,63, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, uma diferença de 37%.

Enquanto isso, no mesmo período, o aumento no número de carros licenciados foi de 88%, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

“Com os incentivos de redução de impostos, o IPI, facilidade de financiamento, as pessoas migraram para o seu sonho de consumo, que é o automóvel, em detrimento do transporte público”, diz Otávio Cunha, presidente da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos).

Um indicativo da eficiência do transporte público é a velocidade dos ônibus. Nos corredores exclusivos, como os que existem em São Paulo, eles não podem ficar parando o tempo todo, porque, se isso acontece, menos viagens são feitas e menos passageiros são transportados. O valor da passagem sobe para cobrir os custos do sistema.

O especialista em transportes Sérgio Ejzenberg diz que essa realidade precisa mudar. “É necessário melhorar o funcionamento dos ônibus como corredores, de tal forma que eles sejam menos caros, mais eficientes, a tarifa menor, ou menor é o subsídio, e as pessoas perdem menos tempo. Substitui o ciclo vicioso pelo ciclo virtuoso, onde todos vão ganhar”, afirma.

Por Janaína Lepri
Informações: G1.globo.com

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No Recife, Entrevista com a futura presidente da CTTU

O  comando da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) está mais uma vez nas mãos de uma mulher. A engenheira de trânsito, Taciana Ferreira, funcionária da CTTU,  estava  desde de 2007 trabalhando na diretoria de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. Ela aproveita a experiência na área do transporte público, uma visão já idealizada pelo futuro secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, que defende um olhar mais atento ao transporte urbano. Confira alguns trechos da entrevista com a futura presidente da CTTU.

1- Como está a expectativa para assumir um órgão como a CTTU, responsável pela gestão do trânsito da cidade?
R- A expectativa é bastante positiva. Pretendo conhecer primeiro os projetos existentes e conversar com a equipe técnica para encontrarmos caminhos para melhorar a fluidez do trânsito e do transporte público, que é uma das preocupações do secretário João Braga.

2- A sua experiência na diretoria de operações do Grande Recife, onde há uma visão metropolitana do transporte, irá ajudar a entender a participação do Recife no sentido de contribuir pela melhoria do transporte?
R- Acredito que sim. Até porque o Recife é integrante do Consórcio Grande Recife. Mas além disso é preciso também olhar a operação do trânsito. O crescimento da frota é uma preocupação constante e os problemas são muitos.

3 – Uma das grandes críticas da operação de trânsito do Recife é a deficiência na engenharia de tráfego. Haverá algum foco nesse sentido?
R- Na verdade não existe um único problema de engenharia. São diversos fatores, que exigem um conjunto de medidas. Mas é preciso primeiro conhecer o quadro atual.

4- Já existe uma discussão sobre a necessidade de se descentralizar as operações da CTTU. Ou seja, criar centrais em outros pontos da cidade. Há alguma possibilidade disso ocorrer na sua gestão?
R- A descentralização pode ser um caminho. Mas acho que ainda é muito cedo para dizer que tipo de ação será feita. Vamos verificar o que precisa avançar.

Por Tânia Passos / Blog Mobilidade Urbana


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Bilhete Único intermunicipal ficará mais caro em fevereiro, passando para R$ 5,20

O Bilhete Único intermunicipal ficará mais caro em 2013. O governador Sérgio Cabral autorizou o reajuste do valor da integração, passando-o de R$ 4,95 para R$ 5,20. De acordo com a Casa Civil, a medida será publicada na próxima segunda-feira no Diário Oficial do Estado.

O novo valor do Bilhete Único foi calculado em cima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE e utilizado desde 2010 pelo governo como base para os reajustes das tarifas de ônibus intermunicipais — cujas passagens têm peso maior no cálculo do benefício. Assim, o percentual de aumento autorizado é de 5,534%.

De acordo com a Casa Civil, as regras para utilização do BU permanecem iguais. O cartão continua valendo para duas viagens consecutivas, sendo a baldeação obrigatoriamente num meio de transporte intermunicipal. O benefício vale para trens, barcas, metrô, ônibus e vans legalizadas (e com aparelho de validador eletrônico).

Hoje, o período de utilização do Bilhete Único é de duas horas e meia contadas a partir do primeiro embarque. Segundo o governo, não há previsão de mudanças nessa regra. Os chamados frescões não estão incluídos no BU, válido para toda a Região Metropolitana (Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Rio, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá).

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