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Monotrilho levará aos terminais passageiros que vierem de trem ao aeroporto de Guarulhos

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Os passageiros que utilizarem o futuro trem da CPTM para chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, terão monotrilhos para levá-los aos terminais de embarque e desembarque do local conforme projeto da Concessionária do Aeroporto Internacional. O monotrilho deverá ser implantado entre o terminal 4 (ponto final da futura linha da CPTM), que hoje é usado pela Webjet, conectando-o aos outros terminais com um trajeto de cerca de 1 km. A intenção do Governo Estadual é de que a linha de trem esteja pronta para a copa do mundo em 2014 e, o monotrilho do aeroporto, também está projetado para a copa.
Foto: Ivanildo Porto
Atualmente, o trajeto entre os terminais pode ser feito por um ônibus gratuito, mas ainda não foi definido como será a ligação entre a estação da CPTM com o aeroporto, já que a distância entre o Terminal 4 e a estação de trem será de apenas 300 metros. A solução mais provável conforme o aeroporto, será uma esteira rolante que fará o traslado dos usuários entre a linha férrea e o maior aeroporto da América Latina.

Na semana passada, começaram as obras do novo edifício-garagem que está previsto para ficar pronto em março de 2013. O novo edifício-garagem terá capacidade para 2.386 vagas.

Quando ficar pronto e mais a reforma do pátio atual, que deve ser concluída até o fim deste ano, outras 500 vagas devem ser criadas. A reestruturação inclui melhorias na sinalização, instalação de câmeras de segurança e pintura de faixas.

CPTM - A nova linha de trens chamada de ‘Expresso Guarulhos terá cerca de 12 quilômetros de trilhos, saindo da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12 (Brás-Calmon Viana), em direção a Guarulhos, com duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos, além da reconstrução de Engenheiro Goulart, ponto de transferência entre as linhas 12 e 13. O projeto está estimado em R$ 1,2 bilhão e incluiu a aquisição de oito trens.

Informações: Guarulhos Web

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Tarifa do transporte coletivo em Poços de Caldas pode chegar a R$ 3


A tarifa cobrada pela Circullare, empresa de transporte coletivo em Poços de Caldas (MG) pode chegar a R$ 3 a partir de novembro. Na última segunda-feira (22) o diretor da empresa, Flávio Cançado, formalizou o pedido para que a passagem passe dos atuais R$ 2,50 para R$ 3, o que equivale a um aumento de 20%.

O prefeito da cidade, Paulo César Silva anunciou uma coletiva de imprensa para as 15h desta quinta-feira (25) para falar sobre o reajuste da tarifa.

Anualmente, a concessionária envia para a prefeitura o relatório financeiro. A partir daí, a Comissão Municipal de Transportes tem um prazo de 30 dias para analisar o pedido e definir qual será o valor da passagem, que deve ser publicado nos atos oficiais do município por meio de decreto.

Do G1 Sul de Minas

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Três empresas seguem na licitação do transporte público do Distrito Federal

O resultado do processo de licitação do novo modelo do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC), que inclui a renovação da frota de ônibus do DF, foi divulgado na tarde desta quinta- feira (25/10). Três empresas de ônibus tiveram a documentação aprovada pela Comissão de Licitação do Governo do Distrito Federal e seguem na concorrência. São elas: Cidade Brasília, Pioneira e São José.

A Comissão encerrou a etapa de habilitação das empresas que entregaram suas propostas e documentação no dia 14 de setembro de 2012.

A partir da publicação do resultado as concorrentes terão cinco dias para fazer apelação à Comissão, mais cinco dias para contra-argumentação. Em seguida haverá a publicação dos resultados dos recursos e as empresas terão mais cinco dias para para apelar ao Secretário de Transportes. Por fim será feita a publicação da decisão do Secretário de Transportes e a abertura das propostas financeiras.

Confira abaixo como ficou a situação de cada empresa: 

Concorrente 
Cidade Brasília
Situação
Habilitada
Razão
Documentação OK
Bacias Pretendidas
1,3 e 4

Concorrente 
Pioneira
Situação
Habilitada
Razão
Documentação OK
Bacias Pretendidas
1,2,3,4 e 5

Concorrente 
Consórcio Brasília
Situação
Inabilitada
Razão
Certidão de Débitos cancelada pela Receita Federal
Bacias Pretendidas
1,3 e 4

Concorrente 
Consórcio DF
Situação
Inabilitada
Razão
Balanço em desacordo com o edital
Bacias Pretendidas
3

Concorrente 
Viplan
Situação
Inabilitada
Razão
Falta de certidões
Bacias Pretendidas
1,2,3,4 e 5

Concorrente 
Santos &Pradela
Situação
Inabilitada
Razão
Atestado técnico não homologado
Bacias Pretendidas
1,2,3,4 e 5

Concorrente 
São José
Situação
Habilitada
Razão
Documentação OK
Concorrente 
Vera Cruz
Situação
Inabilitada

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Começa a integração de metrô e ônibus na cidade de Canoas

Desde de ontem, os canoenses contam com mais uma opção de integração intermodal no município. Com o termo de cooperação técnica assinado, na sala Edgar Braga da Fontoura, no Paço Municipal, os usuários dos ônibus de Canoas e da Trensurb poderão contar com o benefício de integração ônibus-trem.
De acordo com a Trensurb e a Metroplan, a redução no valor da passagem chega a 35,85%. O usuário que pagava os R$ 4,35 - a soma dos R$ 2,65 da passagem urbana mais R$ 1,70 do bilhete da Trensurb - passará a pagar R$ 3,50 com esta unificação - e terá uma economia de R$ 0,85. Os usuários poderão realizar a integração entre as linhas de ônibus municipais e o metrô utilizando o cartão TEU.
Durante a reunião de assinatura do termo, o prefeito municipal Jairo Jorge lembrou que, em 2009, os municípios da região e a Trensurb firmaram termo em busca da integração.’’ As melhorias em mobilidade no município iniciaram em março de 2009. O bilhete único é questão essencial, e a experiência iniciada em Canoas a partir de agora será um bom laboratório para se dar os primeiros passos rumo à implantação de um sistema tarifário que integre todos os modais da região’’, disse Jairo Jorge.

Unificação tarifária

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, afirmou que o processo dá continuidade a uma série de ações para a integração do transporte na região metropolitana, e que a empresa metroviária busca integrar à sua operação os grandes sistemas de bilhetagem da região, TEU e TRI (de Porto Alegre). Segundo Kasper, a integração em Canoas é um passo rumo a solução definitiva e, a médio prazo, caminha-se para a unificação tarifária como já ocorre entre o metrô e as linhas rodoviárias da Capital.

Passo para integração total

Mais economia, mais conforto, pensando sempre no usuário. Assim o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado, Luiz Carlos Busato, resumiu o resultado do trabalho integrado pelas esferas municipal, estadual e federal. Ele também reforçou que a integração implantada em Canoas é mais um passo para integração total na região metropolitana.”

Crescimento e inovação

Diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher afirmou aos presentes que ‘‘sem integração não crescemos como rede de cidades, não crescemos na inovação tecnológica’’. Presentes ao ato de assinatura o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato; presidente da Trensurb, Humberto Kasper; secretário municipal de Transporte e Mobilidade, Fábio Cannas; diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher; diretor da Sogal, Osório Biazus; diretor da Associação de Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), Sérgio Tadeu.

Informações: Diário de Canoas

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No Recife, Linha Brasilit terá itinerário alterado visando ganho de tempo aos usuários


A linha 433 – Brasilit terá o seu itinerário alterado, a partir de sábado (27/10), para evitar os engarrafamentos próximos à ponte na Avenida Caxangá.  Com as mudanças, no sentido cidade/subúrbio, os usuários ganharão tempo de viagem e mais passageiros serão atendidos. 

Dois pontos de embarque e desembarque serão implantados ao longo do novo itinerário da linha. Os usuários poderão pegar os ônibus em uma nova parada fixada na Rua Abatiá e outro na Avenida Barão de Bonito. 

A 433 - Brasilit deixará de atender a Avenida Caxangá nos trechos da Rua General Polidoro até o retorno Avenida Afonso Olindese e à Rua Padre Ferreira; e do referido retorno até o cruzamento com a Rua Engenheiro Vasconcelos Bitencourt. Também deixará três paradas na Caxangá e uma no início da Rua Barão de Bonito. 

Os usuários serão informados das mudanças através de cartazes nos ônibus e nas paradas. Para quaisquer informações, o Consórcio está à disposição, através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo número 0800.081.0158. 

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BNDES aprova financiamento a mais três estados no valor de R$ 2,7 bilhões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou nesta quarta-feira (24), por meio do Programa de Apoio ao Investimentos dos Estados e Distrito Federal (Proinveste), três novas operações de financiamento no valor total de R$ 2,76 bilhões. Os investimentos aprovados beneficiarão os estados de São Paulo, do Ceará e do Tocantins.

Com essas operações, o Programa Proinveste contabiliza um total de R$ 5 bilhões em financiamentos aprovados a seis estados. Anteriormente haviam sido beneficiados os estados de Santa Catarina, do Maranhão e de Minas Gerais.

O BNDES Proinveste, lançado em junho deste ano, tem por objetivo ampliar a capacidade de investimentos realizados pelo setor público. Com prazo total de 240 meses, a operação terá custo financeiro de Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP - atualmente em 5,5% ao ano) mais remuneração do BNDES de 1,1% ao ano, de acordo com as regras do Proinveste.

Segundo nota divulgada pelo BNDES, do montante aprovado, caberá ao estado de São Paulo R$ 1,95 bilhão para execução de projeto de mobilidade urbana, logística e transporte; para o Tocantins serão destinados R$ 553 milhões, voltado para implementação de programas de desenvolvimento integrado constantes no Plano Plurianual de Investimentos do Estado para o período 2012/2015; e para o Ceará foram aprovados R$ 250 milhões para refinanciamento de operações contratadas no Programa Emergencial de Financiamento (PEF), criado em 2009 para compensar a diminuição de arrecadação dos estados.

O BNDES esclareceu que os limites dos valores das operações por estado foram definidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com base na Resolução nº 4.109, de 5 de julho de 2012.

O projeto de São Paulo contempla dois programas do Plano Plurianual do Estado: ampliação, recuperação e modernização da malha rodoviária e expansão, modernização e operação do transporte metroviário.

No transporte metroviário, a operação de financiamento destina-se à expansão da Linha 5 do metrô de São Paulo, no sentido nordeste, ligando a Estação Largo Treze de Maio, no centro do bairro de Santo Amaro, à Estação Chácara Klabin, no mesmo bairro, onde se dará a integração com a Linha 2 (Verde).

No transporte rodoviário, os recursos serão aplicados na implantação do projeto Nova Tamoios, que tem por objetivo ampliar a capacidade de tráfego da principal via de ligação entre a região do Vale do Paraíba e o Litoral Norte do estado, além de desviar o tráfego rodoviário do interior do perímetro urbano central de São Sebastião e Caraguatatuba.

A estimativa de empregos diretos gerados com os empreendimentos é cerca de 9,5 mil na fase de implantação do projeto e de 880 na operação da Linha 5 do Metrô em 2013. Também serão criados em torno de 11 mil empregos indiretos na fase de implantação e operação.

O financiamento aprovado para o Tocantins tem por objetivo a implementação de projetos de infraestrutura de transporte, com a pavimentação e duplicação de rodovias, capaz de integrar as regiões do estado e elevar a capacidade de escoamento de produtos. O projeto inclui ainda investimentos em infraestrutura de saúde, com a implantação de nova unidade hospitalar de média e alta complexidade, incluindo a oferta de tratamento oncológico.

Já no Ceará os R$ 250 milhões aprovados serão utilizados para refinanciar, em condições mais favoráveis, os recursos tomados no âmbito do Programa Emergencial de Financiamento. Com isso, o estado terá maior fôlego em suas finanças para a realização de novos investimentos.

Informações: DCI




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