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Empresários pensam em reduzir a frota de ônibus em Natal

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Donos de empresas de transporte público de Natal e Secretaria de Mobilidade Urbana ainda discutem a anulação do reajuste da passagem de ônibus na cidade. A polêmica agora é sobre o que será necessário para manter o valor em R$ 2,20.

Segundo mostrou reportagem da Inter TV Cabugi, durante o Bom Dia RN desta quarta-feira (12), os empresários estudam a possibilidade de reduzir a frota de ônibus e modificações no serviço de integração. A medida seria tomada até sair a decisão da Justiça sobre a ação do Sindicato das Empresas de Transporte (Seturn) para validar o preço de R$ 2,40.

Augusto Maranhão, diretor de Comunicação do Seturn, afirma que somente 10% da população da capital utiliza a integração - e as medidas relacionadas ao serviço não prejudicariam uma grande quantidade de usuários.

Uma usuária do transporte público que concedeu entrevista ao Bom Dia RN afirmou que pega seis ônibus por dia e seria muito prejudicada com a redução da frota, porque passaria mais tempo nas paradas.

O secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Márcio Sá, defende que a tarifa deve ser de R$ 2,40, sob a justificativa de que o valor equilibra economicamente a atividade. Ele disse ainda que o Município não tem recursos para subsidiar o serviço, por estar em "situação econômica e financeira difícil".

Informações: G1 Natal

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SMTU Manaus anuncia reformas em terminais e mudança de local do T2

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, localizada na Avenida Recife, bairro Flores, zona centro-oeste de Manaus, apresentou na manhã desta quarta-feira, 12, projeto de reformas imediatas em três terminais da cidade e mudança de local do Terminal 2, na Cachoeirinha. Atualmente, a cidade conta com cinco terminais: T1 (Avenida Constantino Nery), T2 (Cachoeirinha), T3 (Cidade Nova), T4 (Jorge Teixeira) e T5  (São José).

Segundo o superintendente adjunto da SMTU, Antônio Norte, foi realizado um estudo para a reforma e revitalização dos terminais de transporte coletivo, e ainda a possibilidade de desativação do T1, que foi descartada após a conclusão da avaliação, que durou um mês. “Eficiência, segurança, e conforto são os objetivos da SMTU após as reformas dos terminais. A população tem por direito desfrutar de um serviço de qualidade, podendo estar num espaço limpo e decente para ir ao trabalho, a escola, e outros lugares de que necessite.” destacou Norte.

O T3, T4, e T5 irão passar por pequenas reformas,ainda esse ano, como pavimentação, reforma nos banheiros, troca de piso, de torneiras, colocação de lixeiras e sinalização. O superintendente adjunto explicou que em função das obras do Monotrilho e do BRT, os três terminais, no momento irão receber reformas mínimas, porém, urgentes.

O T2 será transferido para outra localização no bairro Cachoeirinha. Segundo Antônio Norte, o terminal é muito pequeno para a quantidade de ônibus que passam pelo local diariamente. Sobre o T1, um dos mais antigos da capital, o superintendente explicou que foi cogitada a desativação, mas depois a ideia foi revista.

“ O T1 é o que tem a estrutura mais deplorável, mas optamos pela permanência por se tratar de um terminal culturalmente utilizado pela população manauense para ir até o Centro da cidade. “ disse Norte.

A analista de planejamento de transporte da SMTU, Ivanilde Oliveira, informou que os principais problemas nos terminais são de abastecimento de água, banheiros depredados, pavimentação, falta de sinalização, e principalmente, a ocupação de ambulantes na maior parte dos espaços. “Nos cinco terminais da cidade existem 413 ambulantes, além de ocuparem o espaço público, utilizam também os bancos para colocarem os isopores, deixando a população sem assentos“, destacou a analista.

A previsão é que até 2014 os dois principais terminais (T1 e T2) já tenham sido reformados. Á princípio o investimento será de R$ 1,5 milhão. “ Nós temos um evento importante se aproximando, que é a Copa do Mundo de 2014, e, do ponto de vista urbanístico, é muito importante a reforma dos terminais para o transporte público“, concluiu Antonio.

Informações: D24am.com

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"DJs de busão" atacam até no transporte público do Japão

Se você acha que pessoas inconvenientes — para dizer o mínimo — ouvem música alta apenas no transporte público das cidades brasileiras, você está muito enganado. O problema da falta de educação e práticas que não condizem com a situação em ônibus e metrôs é endêmico também no Japão, país famoso pela polidez dos seus habitantes.

Em resposta a isso, a administração do metrô de Tóquio preparou uma campanha muito bem-humorada e está afixando cartazes pelos vagões da cidade desde 2008, a fim de acabar com os famosos “DJ de busão” e outros tipos de mal-educados.

Em alguns dos exemplos, podemos ver que os cartazes sugerem que as pessoas pratiquem determinadas atitudes em casa ou fora do metrô. Ouvir música alta, ocupar lugares preferenciais e tomar mais espaço do que o necessário são alguns costumes que a campanha condena, entre outros.

Confira logo abaixo alguns exemplos de cartazes do metrô da capital japonesa. A galeria foi selecionada pelo site Gakuranman e traz modelos que circularam pela cidade entre 2008 e 2010.

Informações: tecmundo.com.br

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São Paulo: Monotrilho da Zona Leste de SP agora é Linha 15-Prata

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


O monotrilho da zona leste ainda vai demorar para ser entregue, mas seu nome já foi trocado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Em construção desde 2009 na Vila Prudente, a linha deixou de ser chamada 2-Verde. Agora, oficialmente, virou 15-Prata.

A mudança de cor e número, que vinha sendo especulada há meses, foi anunciada na semana passada pelo presidente da empresa, Peter Walker, em um comunicado interno. De acordo com a empresa, a alteração ocorreu porque a futura extensão da Linha 2-Verde - que hoje liga a Vila Madalena, na zona oeste, à Vila Prudente, na leste - até as imediações da Via Dutra "funcionará nos mesmos moldes e sistemas" atuais a partir da Vila Prudente. Portanto, esse "rabicho" também será Linha 2. Anteriormente, no entanto, esse trecho havia sido identificado como Linha 15-Branca pelo Metrô.

Informações: O Estado de São Paulo

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Em Fortaleza, Novas faixas prioritárias começam a funcionar segunda

As famosas listras azuis já estão lá, demarcando o futuro espaço destinado ao transporte coletivo, nas avenidas Tristão Gonçalves e do Imperador. A partir da próxima segunda-feira (17), começa a funcionar o Bus Rapid System (BRS) - Sistema Rápido de Ônibus - nas duas vias, concluindo o corredor que vai ligar o Terminal do Antônio Bezerra ao Centro de Fortaleza. Já estão em funcionamento as faixas prioritárias da avenida Bezerra de Menezes.

Segundo a diretora técnica da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Calina Bertini, para que o corredor possa funcionar ainda faltam as sinalizações horizontais e verticais, além da instalação de novos abrigos nas paradas de ônibus. Serão seis abrigos novos na Avenida do Imperador e três na Tristão Gonçalves. A previsão inicial era de que o sistema fosse implantado no local no dia 3 de setembro.

Na Avenida do Imperador, serão reservadas as duas faixas mais à direita para o transporte público. A vantagem, com relação à avenida Bezerra de Menezes, é que o canteiro central vai separar o transporte coletivo do individual, dificultando o desrespeito ao BRS. Já na avenida Tristão Gonçalves, o corredor vai funcionar apenas na faixa da direita.

Os usuários de transporte público estão ansiosos pela mudança. “Fica excelente e bem organizado. Melhora até para os passageiros nas paradas, porque, muitas vezes, acontece de o ônibus passar direto por causa da confusão no trânsito”, comenta o camelô Antônio Costa.

“A tendência é melhorar, porque terá menos congestionamento”, avalia o comerciante Edivar Ribeiro, 60. A dona de casa Ana Paula Rodrigues, 29, diz que o BRS tem facilitado a vida dos passageiros. “Lá na (avenida) Bezerra de Menezes, eu passei de topic e achei bem mais rápido”, informa.

Funcionamento

Os corredores do Centro vão seguir as mesmas regras das faixas prioritárias da avenida Bezerra de Menezes. Podem circular neles os ônibus, vans, táxis e transporte escolar. Os demais veículos só poderão trafegar por 100 metros na faixa, para acessar estacionamentos ou fazer conversões à direita.

As linhas não serão divididas em grupos, como ocorre na avenida Bezerra de Menezes. Boa parte das paradas serão comuns. Nas paradas seletivas, haverá a sinalização do nome das linhas que podem fazer o embarque e desembarque no local. As faixas prioritárias também serão implantadas nas ruas Meton de Alencar e Padre Ibiapina.

ENTENDA A NOTÍCIA

A partir de segunda-feira (17), começam a funcionar as faixas prioritárias para transporte coletivo nas avenidas Tristão Gonçalves e do Imperador, que serão interligadas ao Bus Rapid System (BRS) - Sistema Rápido de Ônibus - da avenida Bezerra de Menezes.

Saiba mais

Ainda não estão sendo aplicadas multas para quem desrespeita as faixas preferenciais para transporte coletivo.

Segundo a diretora técnica da Etufor, Calina Bertini, a fiscalização tem sido mais rigorosa “no estacionamento irregular e fila dupla”. Está sendo estudada a possibilidade de ampliar o trecho permitido para circulação de veículos individuais, que hoje é de 100 metros.

A aquisição dos aparelhos que vão fiscalizar o funcionamento do BRS está em fase de licitação e não tem data para começar a operar.

Informações: O Povo Online

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Sistema BRT (Bus Rapid Transit) será implantado a partir de janeiro em Feira de Santana

O projeto de transporte coletivo BRT (Bus Rapid Transit), também denominado Via Exclusiva para Ônibus, já foi acatado pelo Ministério das Cidades e será implantado a partir de janeiro de 2013 em Feira de Santana. A proposta do Governo Municipal é disponibilizar um sistema de transporte moderno, com ônibus rápido e articulado.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, José Marcone de Souza, o projeto consiste na implantação de duas linhas exclusivas de transporte coletivo nas avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro, cortando a avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno).

“O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. O novo sistema controla eletronicamente o tempo de cada estação, com o uso de ônibus modernos e articulados”, explica o secretário de Planejamento.


Ele acrescenta que inicialmente foi encaminhado o projeto da proposta para o Ministério das Cidades e, depois disso, o projeto construtivo. Como o material foi encaminhado dentro do prazo, foi possível que o Governo Federal o acatasse. A iniciativa representa um investimento total de R$ 94 milhões.

Várias cidades do Brasil e do mundo como Curitiba, Goiânia, Bogotá, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema de metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT). O primeiro BRT foi implantado em 1979, na cidade de Curitiba. As informações são da Secom.

Informações: Acorda Cidade

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