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São Paulo vai ganhar mais 12,4 km de faixas exclusivas de ônibus a partir de segunda-feira

sábado, 25 de agosto de 2012

A cidade de São Paulo vai ganhar mais 12,4 km de faixas exclusivas de ônibus a partir de segunda-feira (27) nas avenidas Itaquera e Líder, na Zona Leste. Segundo a São Paulo Transportes (SPTrans), as novas faixas serão implantadas para aumentar a velocidade dos coletivos e diminuir o tempo da viagem.
Os novos trechos estão localizados na Avenida Itaquera, entre a Avenida Aricanduva e Rua Serra das Divisões, seguindo na Avenida Francisco Munhoz Filho e Rua Harry Dannemberg; e na Avenida Líder, entre a Rua Serra das Divisões e a Avenida Francisco Munhoz Filho. As faixas exclusivas funcionarão de segunda a sexta-feira, entre 6h e 20h, em ambos os sentidos.

As novas faixas fazem parte de um pacote da implantação de mais de 100 km de faixas exclusivas de ônibus à direita, em toda a cidade, que pretende aumentar em 15% a velocidade dos coletivos até o fim deste ano. Com os novos trechos nas avenidas Líder e Itaquera, a cidade soma 62,5 km de faixas entregues, segundo a Prefeitura.

De acordo com a SPTrans, a Radial Leste, que teve a faixa exclusiva implantada em setembro de 2011, a redução no tempo de viagem foi de 38,4% no sentido centro e de 31,7%, no sentido bairro, em novembro de 2011 comparado ao mesmo período de 2010.
MultaOs carros que usarem as faixas para trafegar em horários proibidos serão penalizados com quatro pontos na carteira e em R$ 85,13. Os táxis poderão utilizá-las, desde que com passageiros, assim como nos corredores de ônibus.
 
Fonte: G1 SP
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Mobilidade para o espaço: Governo estuda manter redução do IPI dos carros

O governo deve manter a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos, que venceria na próxima sexta-feira (dia 31), por pelo menos mais dois meses, informa o jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira. A estratégia do Palácio do Planalto é manter o incentivo ao setor para garantir os primeiros sinais de crescimento da indústria brasileira.

A prorrogação, de acordo com a reportagem, deve ser anunciada na próxima semana, no último dia de validade da atual redução do IPI. Em maio, o governo reduziu o IPI de carros nacionais de motor 1.0 de 7% para zero. Dos veículos com motor flex até 2.0, o imposto caiu de 11% para 5,5%. Nos veículos utilitários, o corte foi de 4% para 1%.

Reunião – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai se reunir na próxima semana com representantes do segmento para avaliar dados que subsidiarão a decisão do governo sobre o IPI para automóveis. Segundo apurou a Agência Estado, o ministro deve receber informações sobre o período de vigência do benefício fiscal. De acordo com fontes, a análise do ministro levará em conta o repasse do incentivo para os preços, dados de emprego e de produção.

Como está às vésperas do final do prazo da redução do IPI e, nesse período, há um aumento das vendas com os feirões de automóveis espalhados por todo o país, integrantes da equipe econômica mantêm muita cautela em relação às informações sobre a possibilidade de prorrogação do incentivo que podem comprometer esse esforço final de vendas. As montadoras estão fazendo feirões e preveem o melhor mês de vendas da história.

Há integrantes do governo que defendem a prorrogação como necessária para estimular e acelerar a atividade econômica nos últimos meses do ano. A assessoria do ministério da Fazenda, no entanto, informou que não há definição, até o momento, sobre a questão.

Informações: Veja Abril



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Na Grande Vitória, Ceturb-GV e empresas de transporte coletivo assinam adesão ao Prêmio ANTP de Qualidade 2013

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e outras sete empresas operadoras de transporte assinaram nesta quinta (16) o Termo de Adesão ao Prêmio ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) de Qualidade 2013. A Ceturb-GV ganhou por duas vezes consecutivas (2009 e 2011) o prêmio, que tem abrangência nacional e é bienal. O objetivo do prêmio é incentivar a melhoria da eficiência da gestão dos transportes públicos e trânsito.

A adesão ao prêmio durante o I Encontro de Lideranças, organizado pela ANTP, no auditório do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes). O diretor presidente da Ceturb-GV, Léo Carlos Cruz, disse que a participação da empresa no prêmio é importante porque significa a busca constante da qualidade do serviço oferecido para a população.“Nós prestamos um dos melhores serviços do país. A Ceturb ganhou dois ciclos, o que mostra nosso entendimento de que é preciso ter foco na qualidade da gestão”.

A presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Simone Chieppe, disse que a busca pela qualidade, hoje, é um caminho sem volta. “Hoje nós não temos usuários do sistema, temos clientes. Por isso precisamos ter a qualidade em foco. Até as instituições financeiras, antes de liberarem financiamentos, querem saber como estamos investindo em qualidade, por isso, a grande maioria da empresas operadoras do Transcol já oferece serviço dentro dos padrões adequados”.

Na opinião da coordenadora do Prêmio ANTP de Qualidade, Denise Cadete, o que todos esperam é resultado. “A população espera ser bem servida; os funcionários das empresas esperam ser bem tratados e valorizados; os fornecedores esperam ter parceria nos negócios com as empresas; os acionistas esperam números positivos. Por isso o prêmio é importante: porque leva todos os envolvidos a trabalharem para melhorar a gestão da organização como um todo, com foco nas pessoas, processos e sociedade”.

O prêmio

Esse é o 9º Ciclo do Prêmio ANTP de Qualidade (cada ciclo é de dois anos) e já acontece há 18 anos. A Ceturb-GV concorrerá ao Prêmio Referencial de
Excelência, tendo em vista já ter sido vencedora de dois prêmios da ANTP. Para participar, as organizações de transporte público e trânsito podem se beneficiar de duas formas: adesão ao programa ou candidatura ao prêmio. A adesão consiste no estabelecimento de um compromisso formal de melhoria, acompanhado de uma autoavaliação em relação aos critérios do prêmio e da elaboração de planos de ação. A adesão não obriga a empresa a candidatar-se.

Já a candidatura implica na elaboração de um relatório sobre o sistema de gestão da empresa e os resultados. Esse relatório será submetido à avaliação de uma banca examinadora independente. Um dos resultados do processo de candidatura é o relatório de realimentação, contendo uma avaliação do grau de aderência do sistema de gestão da empresa aos critérios do prêmio e suas principais oportunidades de melhoria.

Adesão

Além da Ceturb-GV, também assinaram ao Termo de Adesão as empresas Praia Sol, Vereda, Viação Serrana, Tabuazeiro, Metropolitana, Unimar e Viação Flecha. Ao todo, quinze empresas estiveram presentes ao evento e se comprometeram a assinar a adesão posteriormente.

A data limite para a inscrição ao prêmio é o dia 29 de março de 2013. Entre abril e maio do ano que vem será feita a análise dos relatórios de inscrição e em junho serão realizadas as reuniões de consenso. Já entre julho e agosto serão feitas as visitas técnicas às empresas e a avaliação final acontecerá em setembro. A cerimônia de entrega do prêmio à empresa vencedora acontecerá em outubro de 2013, durante o 19º Congresso da ANTP.


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Sistema de transporte opcional de Natal está literalmente falido

A exemplo da empresa Riograndense, que cerrou definitivamente as portas no último dia 12, o sistema de transporte opcional de Natal também está literalmente falido e dificilmente terá fôlego para concorrer no edital de licitação do transporte público que há vários meses aguarda uma lei autorizativa da Câmara Municipal de Natal (CMN) para ser publicado. O temor é dos próprios permissionários dos opcionais que, através de números, mostram que o sistema pode estar com os dias contados, devido principalmente à incapacidade de renovação da frota, à escassez de passageiros nos itinerários impostos pela Semob, às multas freqüentes impostas aos motoristas e ao sistema de bilhetagem eletrônica, que só favoreceria o sistema convencional de transporte urbano.
Das 180 permissões existentes, pouco mais de 90 ainda estariam operando, mas 66 permissionários desistiram do serviço. Foto: Fotos: Fábio Cortez/DN/D.A Press
O resultado de todos esses problemas é o afundamento do sistema nos últimos anos. Das 180 permissões existentes, hoje só estão em atividade pouco mais de 90, sendo que destes 66 já devolveram a permissão. Bairros como Felipe Camarão que contavam com nove veículos hoje só tem um. Quando foi licitado, Parque dos Coqueiros era a melhor linha de Natal com 10 carros, hoje também só conta com um. O mesmo se repete no Bairro Nordeste que caiu de seis para um. Pior no Gramaré: não restou nenhum dos oito veículos. Com a desistência dos permissionários, o sistema que empregava diretamente 800 funcionários, despencou para 230 trabalhadores. Cada carro empregava pelo menos quatro pessoas, hoje caiu para dois ou até um funcionário que na maioria das vezes é o próprio permissionário.
Atualmente, as linhas de Ponta Negra, Parque das Dunas e Nova Natal que eram consideradas as melhores, não conseguem ultrapassar a casa dos 200 passageiros nas seis viagens diárias. Antes elas chegavam a 500 passageiros, enquanto que as linhas de percurso menor chegavam a 350 passagens. Segundo dados da Coppetur, para colocar um carro para rodar, um permissionário gasta aproximadamente R$ 18 mil por mês. Como o sistema não está correspondendo, os carros estão envelhecendo e os problemas vão se acumulando. "A maioria dos permissionários está acumulando prejuízos e tirando do próprio bolso para poder rodar", informa Edileusa Queiroz, presidente da Transcoop Natal.
"Estamos a todo instante esperando a última pá de cal que sepulte vez o sistema de transporte alternativo. É só o que falta acontecer. Descapitalizados como estamos, como vamos poder concorrer numa licitação pública?", questiona o permissionário Franklin Alves. Ele é o único sobrevivente dos seis opcionais que faziam a linha do Bairro Nordeste e só não parou porque dá emprego a três pessoas da própria família. Franklin também dirige o opcional. Diz que a situação está insustentável e, se não houver mudanças rápidas, poderá também parar com a atividade.
Bilhetagem
A principal reclamação dos permissionários é a redução drástica no número de passageiros, decorrente da falta de uma bilhetagem eletrônica unificada que dê o direito ao passageiro de poder escolher o próprio destino e como usar seus créditos. "O chip com duas janelas não correspondeu, a parceria foi uma tentativa já desesperada de fazer sobreviver o sistema e só firmamos porque já estávamos falidos. Para se ter um ideia, recebemos um repasse do Seturn de cerca de R$ 83 mil para dividir com 97 associados, o que dá em torno de R$ 850 para cada um. Hoje não é mais vantagem ter o equipamento. Se nada acontecer a tendência da categoria é retirar o equipamento passando a rodar como era antes", disse Edileusa Queiroz. A bilhetagem dos opcionais é feita pela Fijitec, a mesma do transporte convencional, sendo que os ônibus transportam diariamente cerca de mil passageiros, enquanto o alternativo não leva 200, mas paga o mesmo valor de R$ 230 pelo uso do equipamento.
Além disso, o permissionário Franklin Alves diz que o sistema de bilhetagem é uma verdadeira caixa preta, direcionada para favorecer ao Seturn. "Um trabalhador normal que recebe o Natal Card já vem creditados valores para serem usados apenas nos ônibus. Para mudar e colocar também o opcional tem que enfrentar uma burocracia muito grande que normalmente faz desistir. Se ele pedir um extrato de sua utilização é também outra via crucis, exigem um login e uma senha que só quem tem acesso é a empresa e, normalmente, não se consegue. É só fazer um teste e verificar", disse ele.
Fonte: Diário de Natal
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Música alta dentro de ônibus pode ser proibida em Belo Horizonte

Quem fica incomodado com som alto dentro do transporte coletivo pode ficar satisfeito com um projeto de lei discutido na Câmara Municipal de Belo Horizonte. A proposta, aprovada em primeiro turno nesta semana, prevê o veto aos aparelhos sonoros e musicais em volume elevado dentro de veículos como ônibus e metrôs. Segundo o texto do projeto apresentado em 2009, de autoria do vereador Léo Burguês (PSDB), a recomendação é usar fones de ouvido.

Pela proposta, aqueles que descumprirem a norma seriam convidados a sair e estariam sujeitos a multas entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. Também está prevista a afixação de cartazes informativos nos veículos. Caso não receba emendas e seja aprovado no segundo turno, o projeto de lei ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Marcio Lacerda.

Campinas Os ônibus de Campinas, no interior paulista, já estão menos barulhentos. Quem insistir em escutar música com celulares ou tocadores de MP3 sem fone de ouvido será expulso dos veículos. Se for necessário, os motoristas da cidade podem até chamar a polícia.
A medida está prevista na Lei 14.350/12 e vale para todas as linhas urbanas.A regra entra em vigor a partir de outubro.
Fonte: O Tempo


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Em Curitiba, Passagem de ônibus interestaduais pode ser comprada pela internet

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Comprar passagem com antecedência e chegar pelo menos meia hora antes do embarque são atitudes importantes para quem viaja de ônibus e quer embarcar com tranqüilidade. Quem pretende viajar no feriado prolongado de 7 de Setembro, por exemplo, pode comprar passagem pela internet, evitando o deslocamento até a Rodoviária.
 
Os endereços das empresas de ônibus na internet podem ser acessados no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) clicando aqui.

Neste espaço estão elencados também os serviços disponíveis na Rodo, endereços dos órgãos fiscalizadores, links de interesse dos usuários, como do Juizado de Menores e Polícia Federal, e orientações ao passageiro, como exigências legais para embarque de menores ou para transporte de animais em ônibus rodoviário. A recomendação básica para quem vai viajar é ter a passagem, o cartão de identificação devidamente preenchido e documento de identidade em mãos na hora do embarque.
 
Obras - Apesar das obras em andamento na Rodoviária, não há alteração nas plataformas de embarques, mas os usuários precisam ficar atentos à sinalização das obras e orientações em placas, banners e faixas espalhados em todo o espaço. Horários e locais de embarque e desembarque são informados em telas de LCD, como as que existem em aeroportos.

Em funcionamento desde 1972, a Rodoviária de Curitiba está passando por obras que vão garantir mais conforto e segurança aos usuários. A obra inclui a criação de salas de embarque, esteiras rolantes. A Rodo vai ganhar novos sanitários, nova área de embarque, praça de alimentação climatizada, restaurante, novos estacionamentos, salas de espera climatizadas, adequação do sistema viário do entorno, elevadores, escadas rolantes e nova passarela com plataforma elevatória para uso de pessoas com deficiência.

Também será feita revitalização do paisagismo; reforma das instalações elétrica e hidráulica, modernização tecnológica do sistema de controle e operação do terminal, nova comunicação visual e ampliação do monitoramento de segurança. Entre as obras também está prevista a implantação de área exclusiva de desembarque, com 10 novas plataformas; e faixa de acumulação com 300 metros de extensão para estacionamento dos ônibus. A faixa existente hoje tem 30 metros de extensão.

As obras foram iniciadas em junho com um cronograma de trabalho voltado a causar o menor impacto possível no dia a dia do terminal. Nesta etapa, estão sendo feitas obras em áreas dos fundos, onde antes funcionavam unidades da Urbs, transferidas para um prédio ao lado; e em partes da área externa na ala interestadual. Neste lado, foram desativadas as plataformas de desembarque. Por enquanto todos os desembarques – de linhas estaduais, nacionais e internacionais – são feitos na ala estadual.

Feriado – A Urbs, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e as empresas de ônibus vão adotar medidas especiais para atender o melhor possível quem vai viajar de ônibus no feriado prolongado de Sete de Setembro. O usuário pode colaborar comprando sua passagem com antecedência, chegando mais cedo para o embarque e se possível utilizando transporte coletivo para chegar á Rodoviária.
 
Além de reforço na fiscalização e ordenamento do tráfego no entorno da Rodoviária, serão adotadas medidas para facilitar o deslocamento dos ônibus e paradas para embarque e desembarque de carros particulares.
 
Informações: URBS
 
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