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Belém terá 500 mil carros até o fim do ano

domingo, 17 de junho de 2012

Dirigir pelas ruas de Belém não é tarefa fácil. Engarrafamentos, poluição, falta de sinalização. São diversos os fatores que contribuem para os transtornos no trânsito. E a situação pode ficar ainda pior. Até o final do ano, a Região Metropolitana de Belém terá uma frota de 500 mil veículos, segundo dados apresentados pela Unidade Central de Planejamento do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).

A estimativa é que, só em Belém, sejam 350 mil veículos em circulação. Número que assusta quem precisa enfrentar o trânsito diariamente. “Já acho que tem carro demais agora, imagina aumentando. A sensação é que a gente perde tempo demais todos os dias por causa do trânsito”, opina a universitária Márcia Monteiro.

O crescimento da frota de veículos é uma realidade à nível nacional. Todas as grandes capitais já registram o aumento do fluxo de veículos. “Comparado com a realidade de outras capitais, o número de veículos aqui não é tão alarmante, mas eles têm um sistema de transporte melhor. Em muitos lugares não precisam tanto dos veículos para viagens rotineiras. Belém está em desvantagem porque nunca foi feito um investimento maciço no setor de transporte”, afirma a engenheira Patrícia Bittencourt, especialista em engenharia de transportes.

Os transtornos causados pelo grande aumento do número de veículos já são conhecidos pela população. Mas devem ser intensificados, caso não haja alternativas para melhorar o trânsito. “Serão todas as externalidades negativas do uso do automóvel, como mais acidentes, congestionamentos, poluição sonora e visual”, enumera Patrícia.

Essas consequências estão entre as maiores reclamações para quem precisa enfrentar o trânsito. Francisco Candeira encara turnos de 24h no trânsito e ainda não se habituou ao estresse do dia a dia. Taxista há 10 anos, ele afirma que a situação parece piorar com o tempo. “É um engarrafamento imenso e ninguém faz nada. A gente perde tempo, dinheiro, gasolina. Com o BRT ainda fecharam as transversais, o que piora tudo. Quando estou de folga, a última coisa que eu quero é estar no trânsito”, diz.

TRANSPORTE
Para a engenheira, Belém deveria investir mais em alternativas para melhorar o sistema de transporte. “Uma das saídas é investir em transporte público de qualidade, fazer com que as pessoas deixem seus veículos e usem o transporte público ou sigam à pé ou de bicicleta. A mobilidade urbana precisa ser tratada como uma política pública, não pode ser uma coisa eleitoreira”.

O sistema de transporte hidroviário também seria uma possível solução para aliviar os congestionamentos. “Explorando o sistema hidroviário conseguiríamos desafogar em até 20% corredores como a Augusto Montenegro e a Almirante Barroso. Toda cidade que tem esse potencial aquaviário deveria recorrer a ele e aqui acontece o contrário”, diz.

Dirigir pelas ruas de Belém não é tarefa fácil. Engarrafamentos, poluição, falta de sinalização. São diversos os fatores que contribuem para os transtornos no trânsito. E a situação pode ficar ainda pior. Até o final do ano, a Região Metropolitana de Belém terá uma frota de 500 mil veículos, segundo dados apresentados pela Unidade Central de Planejamento do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).

A estimativa é que, só em Belém, sejam 350 mil veículos em circulação. Número que assusta quem precisa enfrentar o trânsito diariamente. “Já acho que tem carro demais agora, imagina aumentando. A sensação é que a gente perde tempo demais todos os dias por causa do trânsito”, opina a universitária Márcia Monteiro.

O crescimento da frota de veículos é uma realidade à nível nacional. Todas as grandes capitais já registram o aumento do fluxo de veículos. “Comparado com a realidade de outras capitais, o número de veículos aqui não é tão alarmante, mas eles têm um sistema de transporte melhor. Em muitos lugares não precisam tanto dos veículos para viagens rotineiras. Belém está em desvantagem porque nunca foi feito um investimento maciço no setor de transporte”, afirma a engenheira Patrícia Bittencourt, especialista em engenharia de transportes.

Os transtornos causados pelo grande aumento do número de veículos já são conhecidos pela população. Mas devem ser intensificados, caso não haja alternativas para melhorar o trânsito. “Serão todas as externalidades negativas do uso do automóvel, como mais acidentes, congestionamentos, poluição sonora e visual”, enumera Patrícia.

Essas consequências estão entre as maiores reclamações para quem precisa enfrentar o trânsito. Francisco Candeira encara turnos de 24h no trânsito e ainda não se habituou ao estresse do dia a dia. Taxista há 10 anos, ele afirma que a situação parece piorar com o tempo. “É um engarrafamento imenso e ninguém faz nada. A gente perde tempo, dinheiro, gasolina. Com o BRT ainda fecharam as transversais, o que piora tudo. Quando estou de folga, a última coisa que eu quero é estar no trânsito”, diz.

TRANSPORTE
Para a engenheira, Belém deveria investir mais em alternativas para melhorar o sistema de transporte. “Uma das saídas é investir em transporte público de qualidade, fazer com que as pessoas deixem seus veículos e usem o transporte público ou sigam à pé ou de bicicleta. A mobilidade urbana precisa ser tratada como uma política pública, não pode ser uma coisa eleitoreira”.

O sistema de transporte hidroviário também seria uma possível solução para aliviar os congestionamentos. “Explorando o sistema hidroviário conseguiríamos desafogar em até 20% corredores como a Augusto Montenegro e a Almirante Barroso. Toda cidade que tem esse potencial aquaviário deveria recorrer a ele e aqui acontece o contrário”, diz.

Sistema de rodízio não resolve a questão
A implantação de um sistema de rodízio para circulação de veículos foi discutida na Câmara Municipal de Belém como uma alternativa para desafogar o trânsito. Segundo a engenheira, essa não seria ainda a melhor saída para Belém. “Essa é uma ação que só deve ser implementada quando há um sistema de transporte de qualidade. Acredito que apenas São Paulo possui esse sistema e isso não resolveu o problema deles”.

Para a especialista, o sistema poderia até acarretar outros problemas. “Lá em São Paulo as pessoas começaram a adquirir outros veículos, com terminações diferentes nas placas e mais velhos. O rodízio exige ainda uma fiscalização muito grande”.

Outras etapas também devem ser levadas em consideração antes de cogitar a implantação do sistema de rodízio. “Tem outras etapas que ainda não foram ‘queimadas’, como fiscalizar a fila dupla, estacionamento irregular, regulamentar carga e descarga de mercadorias, rever os estacionamentos ao longo da rua. Essas medidas já aliviam muito o trânsito”, enumera.

FACILIDADES
Um dos motivos que pode m contribuir para o aumento da frota de veículos são as facilidades em adquirir um carro ou uma moto atualmente. Maior número de parcelas e taxas menores geraram uma intensa procura nas concessionárias. “O governo fechou um acordo com as montadoras, reduziu os juros e o imposto sobre o IOF, os bancos facilitaram o crédito. Ficou muito mais vantajoso”, diz Evaldo Sena, gerente de vendas de uma concessionária em Belém.

A redução das taxas e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) trouxe descontos significativos nos preços dos veículos. “Houve uma redução de R$2 mil a R$4 mil reais no valor dos carros. Um aumento de quase 80% no fluxo das vendas. Acho que vamos conseguir voltar a ter uma média de 300 carros vendidos por mês”.


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Cidade de Natal terá menos ônibus nas ruas com a licitação do transporte coletivo

Haverá uma mudança no sistema de transporte coletivo de Natal até o final do ano. Só que não vai ser uma mudança brusca e repentina, perceptível de um dia pro outro pelos usuários. Uma licitação vai aperfeiçoar o sistema. Mudança administrativa que, obviamente, se refletirá nas ruas. Novas linhas podem ser criadas, outras extintas, algumas rotas aumentadas. O que é certo é que haverá menos ônibus. Hoje são 834. Após licitado o sistema, serão 772, uma queda de 7,5%. Isso pode acarretar problemas no futuro se aumentar o número de usuários, tendo em vista o crescimento populacional registrado pelo IBGE. Entre 2000 e 2010, por exemplo, a população cresceu 12,8%. Só que nos últimos dez anos, houve redução no número de usuários da ordem de 1,48%.

Diminuir a quantidade de ônibus nas ruas da capital é apenas uma das várias mudanças feitas na licitação do transporte. Só saberemos a dimensão real do novo realinhado do sistema após apresentação das propostas na concorrência, que é pública. A prefeitura pretende consolidar a forma de gestão do sistema de ônibus e o do transporte alternativo da capital, agora denominado "complementar". O edital da licitação do transporte coletivo está em fase final e deve ser publicado até o final do mês de junho.

Após a publicação, será dado um prazo de 45 dias corridos para análise das empresas ou consórcios que desejem operar o sistema. Então, haverá a abertura das propostas. Em 15 dias, se não houver impugnações das concorrentes e nenhum outro imbróglio, o resultado será publicado no Diário Oficial do Município e já poderá ter o contrato assinado. Daí, serão mais 120 dias para ser implantado. O que a população espera é que haja melhorias significativas, especialmente nos quesitos mais deficitários do sistema: superlotação, insegurança, regularidade das viagens, profissionalismo e eficiência. Além disso, outra polêmica é o preço (e o reajuste) da tarifa inteira, que hoje custa R$ 2,20.

Outro porém para que o certame seja deflagrado éque ainda é preciso a aprovação de uma Lei Autorizativa, que já foi enviada pelo Executivo à Câmara Municipal e tramita nas comissões daquela casa Legislativa. Mas o que parece tão distante de acontecer até o final do ano pode ser considerado rápido se for levado em conta que a licitação do transporte de Natal vem sendo adiada há pelo menos nove anos, quando venceu o primeiro prazo para concessão das linhas de ônibus às sete empresas que operam até hoje: Guanabara, Santa Maria, Reunidas, Cidade do Natal, ViaSul, Conceição e Riograndense. Na época, o município prorrogou as permissões por mais sete anos, prazo que terminou em 27 de junho de 2010. Houve nova prorrogação no ano passado, embora a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público tenha requisitado à justiça, em abril de 2011, a deflagração da concorrência pública.

A prefeita Micarla de Sousa (PV), declarou que a licitação será um divisor de águas. A apresentação das propostas elaboradas pela administração municipal irá nortear e definir o procedimento delicitação para concessão do serviço de transporte coletivo de passageiros no município.

Vencerá a licitação a empresa ou consórcio que apresentar menor preço de outorga onerosa, considerando os quesitos técnicos e preço oferecido pelo sistema. O município já estabeleceu um valor mínimo de 0,5%, ou seja, uma parte dos lucros do sistema, que terá que ser investido na melhoria da mobilidade urbana de Natal. "Vencerá a empresa que melhor comprove capacidade técnica, o preço e ofereça um percentual maior de lucro ao município", diz Haroldo Maia, secretário-adjunto de transportes de Natal e presidente da comissão técnica de acompanhamento da licitação.

MudançasSerão licitados três lotes: um com viagens originadas na Zona Norte, outro na Zona Sul (que abrangerá as Zonas Leste e Oeste), e um terceiro lote chamado "Complementar", que substituiria o atual sistema opcional/alternativo. Esse sistema operaria nas regiões limítrofes, onde circulam poucas linhas, e como alimentadores das rotas mais utilizadas. "Haverá 692 ônibus convencionais e 80 microônibus. Só que a redução não é ruim para o sistema. Isso poderá ser estabelecido com aumento no número de viagens, ônibus no estilo sanfonado. Tudo foi feito com base nos estudos de equilíbrio econômico-financeiro", garante Haroldo Maia, responsável pelo processo licitatório.

Algumas regras do novo jogo já foram apresentadas em audiência pública realizada no dia 25 de maio. Também através de licitação, a Semob contratou uma consultoria de São Paulo (Oficina Consultores Associados) para fazer os estudos de demanda, estatísticas e o desenho do novo sistema. A empresa especializada traçou o que considerou como a real situação dos transportes públicos, com informações precisas das principais demandas em cada bairro. Das mudanças, a maior polêmica surgiu em torno do transporte opcional/alternativo. Haverá redução no número de linhas, de 177 para 80, e eles não poderão circular em vários bairros como Quintas, Tirol, Alecrim, Petrópolis e Cidade Alta.

Contudo, apesar da polêmica, omunicípio garante que os usuários serão beneficiados. "A nova proposta estabelece uma rede única do sistema, com cartão único e a opção do transporte complementar operado por microônibus. Alguns trechos pouco utilizados serão redesenhados. Natal passará de 125km2 de cobertura para 134 km2 de cobertura. Vamos otimizar o sistema", diz Haroldo Maia.

Fonte: Diário de Natal
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Horários dos ônibus em Curitiba e Região Metropolitana, Confira:

sábado, 16 de junho de 2012

A URBS Curitiba fornece aos usuários de ônibus da Região Metropolitana de Curitiba os horários e itinerários das linhas que compõem o sistema de transporte, para isso o usuário basta clicar no link a seguir, Fazer Consulta Aqui, isso faz com que os usuários possam se programar quanto a sua saída de casa e também do trabalho por exemplo, para os usuários do sistema isso é de fundamental importância, pois sair de casa sem saber o intervalo dos coletivos faz com que muitas pessoas fiquem esperando muito em paradas de ônibus muitas vezes sem boas estruturas, vale lembrar que devido ao fluxo do trânsito, esses horários muitas vezes não podem ser cumpridos rigorosamente, este serviço também é ofertado em outras cidades do Brasil.

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Linhas do transporte coletivo sofrem alterações em São José do Rio Preto

Começa a funcionar neste sábado (16),  a primeira etapa de mudanças nas linhas do sistema de transporte coletivo de São José do Rio Preto (SP), no bairro Vila Elmaz e intermediações. A mudança é resultado do estudo para atender melhor a demanda da cidade. Toda alteração está sendo informada diretamente aos usuários, dentro dos ônibus, com distribuição de folder com a tabela dos novos horários.

As novas linhas passam a ser identificadas por números. A Vila Elmaz será número 115. Antes, os ônibus passavam a cada 20 minutos entre 6h e 7h e a cada 30 minutos entre 7h e 8h. Nos entrepicos havia transporte apenas a cada 40 minutos. Agora, o local passará a ter três linhas e 10,5 viagens na hora de pico da manhã. No entrepico, serão seis viagens por hora. O objetivo é oferecer ônibus a cada 14 minutos nos horários de pico. A linha foi desmembrada e passa a ter três ônibus com diferentes percursos para atender bairros adjacentes.

Outra linhas serão mudadas a partir do próximo sábado (23). Serão alteradas as linhas dos bairros Residencial Rio Preto 1, Castelinho, Jardim do Lago, Jaguaré, Cavalari, Distrito Industrial Carlos de Arnaldo e Talhados. A principal mudança será na linha do bairro Cavalari, que será desmembrada em duas e passará a ter ônibus exclusivo para os moradores do bairro Santa Clara.

Uma segunda etapa de mudanças será implantada a partir de 30 de junho e vai alterar linhas da Vila Ideal, São Deocleciano, Parque da Liberdade, Jardim Iolanda; Dahmas, Vila Toninho e Engenheiro Shmidtt.

Um dos bairros mais carentes de transporte atualmente, o Parque da Liberdade, vai passar a ter um ônibus a cada 30 minutos nos horários de pico. Na Vila Ideal, os ônibus vão passar a cada 23 minutos (a partir de 30 de junho) nos horários de pico. As linhas vão ser atendidas por miniônibus e midiônibus em todos os trajetos

Os usuários podem obter mais informações e apresentar sugestões na Ouvidoria do sistema de transporte coletivo, através do telefone (17) 3222-3702, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte: G1 SP

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Tarifa de integração entre ônibus e trensurb passa a ser de R$ 2,65 em Canoas

Um acordo entre a Metroplan e a prefeitura de Canoas reduz o valor da passagem de integração para R$ 2,65. A fundação confirmou nesta sexta-feira que os ônibus da Vicasa terão a nova tarifa a partir da meia-noite de sábado para domingo, mesmo para quem utilizar apenas o trajeto urbano.

Os usuários do cartão SIM terão descontados mais R$ 0,45 na Trensurb, completando os R$ 3,10 pagos antes da extinção dos tíquetes em papel. A medida segue enquanto os órgãos negociam a integração com o cartão TEU, utilizado pelos moradores da Região Metropolitana.

Desde abril, quando as catracas da Trensurb deixaram de aceitar o bilhete de integração, o canoense paga R$ 3,10 pelo ônibus e mais R$ 1,70 pela bilhete unitário do metrô. Como muitos passageiros trocaram as linhas Vicasa para as linhas da Sogal, houve superlotação no sistema urbano. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade de Canoas, as negociações seguem na próxima semana.

Fonte Zero Hora

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No Rio, BRT Transoeste agora vai funcionar até as 19 horas

A Secretaria Municipal de Transportes decidiu ampliar o horário de operação do BRT Transoeste até as 19h. A mudança vale a partir deste sábado. Dessa forma, o corredor, ainda em fase de teste, passa a operar das 9h às 19h, de segunda a domingo. Na quarta-feira, o horário de funcionamento do BRT Transoeste já havia sido ampliado e o corredor operava das 9h às 16h, uma semana depois de entrar em operação de 10h às 15h.

A prefeitura também anunciou que, a partir de domingo, o BRT contará com mais uma estação, em Ilha de Guaratiba. Segundo a secretaria, a abertura da estação foi antecipada para ampliar a oferta de linhas, que foi reduzida depois que os ônibus convencionais passaram a circular pelo Túnel da Grota Funda. Com isso, já são 15 estações inauguradas, cinco delas somente nesta quinta-feira. Mais 31 do eixo entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada devem entrar em operação nos próximos dias. Já estão em funcionamento as estações Pingo D'Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Barra Sul, Pedra de Itaúna, Interlagos, Riomar, Santa Mônica Jardins, América Park, Novo Leblon, Bosque da Barra e o Terminal Alvorada. Em agosto, todas as estações estarão operando, com a inauguração do trecho Santa Cruz-Campo Grande, que terá 20 paradas.

Em nove dias de operação, corredor expresso já apresenta problemas
Inaugurado pelo prefeito Eduardo Paes, o BRT Transoeste foi alvo de críticas dos usuários no primeiro dia de funcionamento. No feriado de Corpus Christi, não havia bilhetes suficientes na Estação Alvorada. Apenas 50 haviam sido separados para venda. No Túnel da Grota Funda, motoristas eram obrigados a desviar de um grande buraco, com cerca de meio metro de diâmetro e 15 centímetros de profundidade, na pista da esquerda, destinada aos veículos de passeio, no sentido Recreio dos Bandeirantes.

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras confirmou o problema e alegou que “houve um desprendimento da capa asfáltica neste local, após o vazamento de óleo hidráulico de um equipamento”. Segundo o órgão, uma equipe vai providenciar o reparo ainda esta semana. A secretaria defendeu o tipo de asfalto utilizado, o SMA (Stone Mastic Asphalt), “uma mistura morna que garante melhor acabamento”.

O BRT Transoeste é o primeiro dos quatro corredores expressos projetados para a cidade do Rio até 2016.


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