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Prefeito de Campinas visita sistema de transportes da Colômbia

sábado, 5 de maio de 2012

O prefeito Pedro Serafim realiza uma visita técnica ao sistema de transporte público coletivo de duas cidades da Colômbia. Acompanhado pelo secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), André Aranha Ribeiro, o prefeito irá conhecer o sistema de Bus Rapid Transit (BRT, na sigla em Inglês) de Santa Fé de Bogotá, capital do país; e, também, de Santiago de Cáli, situada entre as cordilheiras ocidental e central do Andes.

Na comitiva do prefeito também estará o prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini. Eles estarão acompanhados por técnicos da empresa Volvo. A visita começa na próxima segunda-feira, dia 7 de maio; e segue até quarta, dia 9.

O prefeito irá conhecer de perto o funcionamento do Transmilênio Bogotá. O sistema é referência mundial do conceito de BRT. Atualmente é o que há de mais avançado em termos de tecnologia, capacidade de transporte, desempenho e, principalmente, segurança. O BRT de Bogotá chega a transportar 80 mil passageiros por hora pico, sendo 40 mil por sentido.

A comitiva do prefeito irá conhecer os veículos que operam no sistema, visitar o Centro de Controle Operacional, as garagens e áreas de manutenção, as estações e toda a infraestrutura física necessária para a operação do BRT.

O principal objetivo da visita técnica à Colômbia é conhecer de perto o sistema BRT e avaliar o que pode ser implantado aqui, com a futura implantação dos corredores do Campo Grande e do Ouro Verde.
Bogotá e CáliSanta Fé de Bogotá é a capital da Colômbia e o principal centro financeiro, cultural e administrativo do país. Bogotá possui aproximadamente 8,5 milhões de habitantes. A cidade possui clima de montanha devido a sua altitude de 2.640 metros, que oscila entre 7º C e os 20º C.

Já Santiago de Cáli é a maior cidade do departamento do Vale do Cauca, situada as margens do rio Cauca. A cidade tem cerca de 2,3 milhões de habitantes; e um sistema de BRT mais novo e integrado à todo o sistema de transporte público coletivo da cidade.
BRT TransmilênioO sistema Transmilênio tornou-se símbolo da cidade de Bogotá e referência mundial como sistema eficiente de transporte. Iniciou sua operação em 2001, elevando o conceito do Bus Rapid Transit (BRT) a um novo patamar. Seu trecho de maior demanda é o da Avenida Caracas, onde são transportados 48 mil passageiros por sentido na hora pico.

Atualmente, são mais de 100 km de pistas exclusivas que transportam cerca de 2 milhões de passageiros por dia. Para atender essa demanda, operam 1,3 mil ônibus articulados e algumas dezenas de biarticulados. A maioria absoluta desta frota é de Articulados Volvo.

A operação é realizada por sete empresas privadas que foram as vencedoras dos processos licitatórios. O projeto já contempla um pátio de estacionamento e centro de manutenção para cada empresa, localizado no final da sua área de atuação.

Ao todo, são sete terminais e 107 estações de embarque, todas com passarelas para garantir a segurança do embarque dos passageiros. Toda a operação é coordenada a partir de um Centro de Controle operado pelo próprio Transmilênio.
BRT CampinasOs projetos previstos para Campinas na área dos Transportes, por meio do Programa da Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC 2), vão totalizar um aporte de R$ 339 milhões nos próximos três anos, que deverá gerar na cidade o avançado conceito de Mobilidade Urbana: o sistema Bus Rapid Transit (BRT).

O PAC 2 vai destinar R$ 295 milhões via Governo Federal, sendo R$ 98 milhões repassados diretamente do Orçamento Geral da União e R$ 197 milhões através de financiamento a juros baixos. O município de Campinas deverá investir R$ 44 milhões como contrapartida.

O projeto de Transportes para Campinas é de implantação deste conceito BRT integrado na cidade. O secretário de Transportes, André Aranha Ribeiro, explica que o BRT é um modo de transporte público sobre pneus, extremamente veloz e flexível, que combina estações, veículos, serviços, vias e elementos de sistema inteligente de transporte.

“É um transporte público de alta qualidade, focado no usuário e nas pessoas, que passam a ter mobilidade urbana rápida, confortável e de custo eficiente”, afirmou o secretário.

A eficiência é obtida através de uma infraestrutura segregada, com prioridade de passagem aos ônibus, operação rápida e freqüente.  O sistema inclui também um serviço de excelência aos usuários.

O BRT, basicamente, imita as características de desempenho e conforto dos modernos sistemas de transporte sobre trilhos, mas com custos bem inferiores”, disse o secretário.

Um sistema destes, por exemplo, tem um custo entre 4 a 20 vezes menos que um sistema de bondes ou de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Comparado ao sistema de metrô, o BRT custa entre 10 e 100 vezes menos.

Entre as características do sistema BRT estão incluídas vias de ônibus segregadas, que formam corredores exclusivos para o transporte público. Estas vias formam uma rede integrada de corredores e linhas. Nesta rede ficam instaladas estações modernas que apresentam instalações de amenidade e conveniência, conforto, segurança e abrigo contra intempéries do tempo.

As estações devem permitir acesso em nível ao veículo, com plataforma na mesma altura, sem degraus para os passageiros. Os terminais e as estações devem ser também especiais e facilitar a integração física entre as linhas tronco e os serviços alimentadores.

Os serviços de operação do sistema devem ser rápidos e freqüentes entre as principais origens e destinos, garantindo ampla capacidade para demanda de passageiros ao longo do corredor. Para isso estão projetados também neste sistema embarques e desembarques rápidos, com cobrança e controle de pagamento antes do embarque (como é no sistema de metrô).

A integração tarifária entre as linhas, corredores e serviços alimentadores são fundamentais também no sistema BRT, assim como a prioridade semafórica para os veículos do sistema de transporte.

Integram também o sistema BRT a aplicação de tecnologias veiculares de baixa emissão de poluentes e tecnologias de baixos ruídos. O sistema de cobrança e verificação de tarifas deve ser também automatizado.

O BRT prevê também a instalação de sistemas de gerenciamento por controle centralizado, aplicações de sistemas de tráfego inteligente e localização automática de veículos.
Como será em CampinasO Plano de Mobilidade Urbana de Campinas prevê a implantação de dois corredores de ônibus exclusivos à esquerda para a operação do sistema BRT nos eixos Ouro Verde e Campo Grande.

O sistema vai operar com ônibus biarticulados e haverá interligações fechadas entre os corredores. Além disto, estão previstas as reformas do Terminal Ouro Verde e do Viaduto Miguel Vicente Cury.

Para o Ouro Verde, estão previstos 17,3 km de corredor exclusivo à esquerda, com cobrança desembarcada e sistema de guiagem ótica ou magnética, que funcionará como um “trilho virtual”, ampliando o controle e confiabilidade da operação do transporte. O Corredor ligará o Centro ao Ouro Verde, até o Aeroporto de Viracopos.

Já o Corredor Campo Grande, de acordo com o Plano, contará com 17,8 km, também com corredor exclusivo à esquerda.
A estimativa é que os dois corredores juntos transportem, em 2014, cerca de 30 mil passageiros por hora nos períodos de pico; podendo chegar a 40 mil, nos próximos 30 anos.

Além dos dois corredores exclusivos, os recursos serão voltados para duas grandes intervenções: ampla reforma do Terminal Ouro Verde, para adaptação ao sistema BRT; e a reforma e o alargamento do Viaduto Cury, para atendimento à nova realidade de corredores e integração com o Corredor Central.

Também está definido no Plano, um corredor exclusivo à esquerda, uma interligação perimetral para reduzir o percurso negativo e diminuir a demanda nos corredores principais. A interligação será a construção de uma nova via no leito desativado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no trecho entre o Campos Elíseos e a Vila Aurocan.

Fonte: EMDEC
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Em Natal, Obras de mobilidade urbana estão longe de sair do papel

Apesar de já ter sido publicada a nova matriz de responsabilidades da Copa, no Diário Oficial da União do último dia 26, definindo participação de recursos da União, Estado e município, o Governo do Estado ainda não tem previsão de quando serão iniciadas as obras de mobilidade na avenida Roberto Freire, o Complexo Viário na BR-101 que dá acesso à Prudente de Morais e construção dos acessos do novo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. As obras de infraestrutura consideradas prioritárias e imprescindíveis para a realização da Copa de 2014, devido a mudanças no projeto original, ainda dependem de muita burocracia para serem iniciadas, embora os recursos de R$ 320 milhões já estejam praticamente assegurados.

O Governo do Estado aguarda o "sinal verde" da Caixa Econômica Federal que, por sua vez, depende de uma Resolução que será publicada pelo Ministério das Cidades. Como a matriz foi autorizada como empréstimo, até que o Governo do Estado dê entrada nas últimas documentações junto à CEF e a Secretaria de Planejamento se habilite ao empréstimo deverá levar pelo menos mais quatro semanas. Segundo a secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, os projetos serão desenvolvidos através de parceria com o Governo Federal, principalmente na questão do financiamento. O governo federal dá apoio e agilidade, mas as obras são tocadas pelos estados, com recursos a fundo perdido. Além de aguardar a liberação pela CEF, a Secretária está conversando com o Idema e Prefeitura sobre licenciamento ambiental.

"Quanto ao projeto, não existe nenhum questionamento, mas as etapas burocráticas têm que ser cumpridas. Estávamos dependendo da publicação da matriz de responsabilidades da Copa, agora o Governo do Estado vai cair em campo para obter logo a aprovação da caixa", disse a secretária. O valor de R$ 320 milhões correspondem às três intervenções de competência do Governo do Estado. A maior parte do valor estabelecido para essas obras de mobilidade será destinado para a avenida Roberto Freire, que terá garantidos R$ 220 milhões.
Informações: Diário de Natal

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Greve de ônibus em Teresina será decidida neste sábado

Motoristas, cobradores e outros trabalhadores de empresas de ônibus voltam a se reunir neste sábado (5) para decidir se entram mesmo em greve a partir de 0h da próxima segunda-feira (7). O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina - Setut - apresentou nova proposta de reajuste salarial para a categoria.
 
Ontem, os sindicalistas ratificaram a greve por tempo indeterminado, alegando que a entidade patronal pretendia apenas conceder o percentual da inflação. Em reunião nesta sexta-feira (4), o Setut ofereceu uma nova proposta. O Cidadeverde.com apurou que as empresas de ônibus agora pretendem dar 10% de aumento, além de mais benefícios no tíquete alimentação e plano de saúde. Nenhum dos sindicatos falou em percentuais.

A assembleia dos motoristas e cobradores de ônibus está marcada para 9h da manhã, na sede do sindicato. O pedido inicial da categoria foi de reajuste salarial de 15%, com piso de R$ 1.270,36 para motoristas e R$ 825,73 para cobrador, além de tíquete alimentação de R$ 404,53, entre outras reivindicações. 

Fábio Lima / cidadeverde.com
 
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Recife, Linhas circulares já sentem o efeito negativo dos novos terminais de integração

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Enormes filas e  pouca oferta de ônibus / Foto: Blog Meu Transporte
Os usuários de ônibus da linha circular estão sendo prejudicados com a baixa oferta de ônibus nos horários de pico, pois com o fim de algumas linhas para a Cde da Boa Vista, os usuários estão tendo que baldear no terminal integrado de Joana Bezerra para irem ao trabalho, pois muitos dos usuários antes pegavam apenas um ônibus para chegar a este itinerário.
Um grande exemplo disso são os moradores do Jordão, que agora tem que baldear em três transportes sendo ônibus/metrô/ônibus, e quando chegam ao terminal de ônibus da Joana Bezerra, se deparam com uma enorme fila, muitas vezes sem fiscalização dos orientadores de filas.
O Blog Meu Transporte esteve no local está semana, onde ficou constatada grandes filas, pouca ou nenhuma fiscalização, poucos ônibus, no qual saem todos lotados.
Também ficou evidente que esta linha precisa de ônibus articulados, pois os que são ofertados hoje são do tipo convencionais, ou seja, não atende a grande demanda de passageiros que descem do metrô.
E a situação tende a piorar ainda mais, pois está prevista ainda este mês a inauguração de mais dois terminais de ônibus, na qual vai aumentar e muito a quantidade de novos usuários destas linhas.
Faltou planejamento do governo, pois era para resolver primeiro a situação dos terminais centrais.
Com a implantação destes terminais, fica uma preocupação, pois a Governo do Estado está colocando todo mundo nos terminais de ônibus, porém a lógica é que estes terminais que recebem estes passageiros já estivessem prontos, é uma troca de prioridades, pois estão deixando os principais terminais de integração como o da Joana Bezerra (que hoje funciona de maneira improvisada) e o de Recife (sem estruturas) para receberem essa grande demanda. Por essa causa é que as comunidades não estão aprovando este plano do governo, onde somente as linhas dos subúrbios estão sendo integradas.

Blog Meu Transporte

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No Rio, Obras do BRT Transoeste estão em fase de conclusão

O esquema é de força-tarefa. Quase dois mil funcionários trabalham em três turnos para dar conta da conclusão da primeira etapa das obras do Bus Rapid Transit (BRT) Transoeste até o final deste mês. Postes para câmeras de segurança foram instalados ao lado das estações, as faixas contínuas amarelas da pista estão sendo trocadas por brancas, já que as vias passarão a ser de mão única, o asfalto está sendo recapeado, as muretas que separam o corredor exclusivo recebem reforços... Quem circula pela Avenida das Américas diariamente acompanha as mudanças na velocidade da luz.

Natália Boere - O Globo
E já há luz em algumas estações. Lâmpadas de LED foram instaladas na cobertura e em trechos das plataformas de parada dos ônibus. De acordo com o engenheiro Eduardo Fagundes, gerente de Obras em Vias Especiais da Secretaria municipal de Obras (SMO), além de contribuírem para a iluminação das estações, esse tipo de lâmpada funcionará como indicador para os motoristas dos coletivos:
— Eles têm que saber exatamente onde parar.
As cadeiras também jestão sendo colocadas. Serão 18 em cada estação simples — as dos ônibus paradores — e 36 nas duplas — aquelas expressas, onde só pararão os ônibus ligeirões. O tamanho de cada uma vai variar de 50 a 170 metros, a depender da demanda. Das 64 estações previstas, 31 serão entregues nesta primeira fase, cobrindo o trecho Terminal Alvorada-Santa Cruz. Segundo a subprefeitura da Barra, as demais ficarão prontas ainda neste semestre. Seis delas serão expressas: Salvador Allende, Glaucio Gil, Recreio Shopping, Estrada da Matriz, Santa Cruz e Campo Grande.
— O tempo de viagem na linha expressa Santa Cruz-Alvorada, que tem 56 quilômetros de extensão, será de uma hora. O mesmo trecho hoje é feito em duas — compara Fagundes.

O tempo de espera nas estações também será reduzido. Cerca de cem ônibus articulados farão a rota do BRT Transoeste, para que os passageiros aguardem, no máximo, cinco minutos nos horários de pico. Para encurtar o tempo de embarque, os bilhetes serão vendidos antecipadamente.

Estima-se que 220 mil pessoas circularão pelo corredor expresso diariamente. Quem partir do Terminal Alvorada, perceberá mudanças. O local ganhará uma cobertura e uma plataforma exclusiva para o BRT, capaz de receber até 14 ônibus simultaneamente. A primeira estação após o Alvorada é na altura do Bosque da Barra. Mas a intenção é seguir com o BRT até a estação Jardim Oceânico do metrô até 2016.
— Construiremos mais uma faixa e mais uma ponte na altura do Downtown, para ligar as avenidas das Américas e Armando Lombardi e dar acesso ao metrô — planeja Fagundes.

O itinerário da Transoeste já conta com três viadutos e uma ponte: sobre a Avenida Salvador Allende, sobre o Canal da Sernambetiba, sobre a Estrada do Pontal e em Guaratiba. As obras do BRT custaram R$ 900 milhões.
BRT, um novo e polêmico caminho
A fase de conclusão das obras do BRT Transoeste provocam engarrafamentos em alguns trechos da Avenida das Américas, mas os motoristas têm sido compreensivos.
— O trânsito, às vezes, fica lento, mas sei que isso é temporário e por um bom motivo. O tempo de trajeto da minha casa, na Barra, até o meu trabalho, em Santa Cruz, já diminuiu de uma hora para 40 minutos — reconhece o advogado Wagner de Oliveira.
Segundo ele, a melhoria é percebida desde dezembro do ano passado.
— Assim que finalizamos a duplicação da pista da Avenida Salvador Allende até a Estrada do Pontal, liberamos para os motoristas. Agora eles dispõem de oito faixas, quatro por sentido. E há ainda outras duas para o BRT — explica o engenheiro da SMO Eduardo Fagundes.

O corretor de imóveis André Leal, morador da Freguesia, também se diz satisfeito com as intervenções. Em especial, com a construção do Túnel da Grota Funda, que liga o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba.
— Por causa da minha profissão, transito bastante pela Zona Oeste e reparei que a circulação melhorou muito. O túnel da Grota Funda facilitou as minhas idas a Campo Grande — ilustra Leal.
No entanto, algumas pessoas estão desconfiadas. Morador da Barra, o leitor Roberto Bilate questiona a construção de um meio-fio para separar a faixa exclusiva do BRT:
— Se um ônibus quebrar no corredor, como os outros passarão? O trânsito vai parar? Se for necessário o uso de um reboque, como ele chegará ali?
Tiago Mohamed, subprefeito da Barra, do Recreio e de Jacarepaguá, informa que os corredores expressos de ônibus terão um esquema de apoio, com carros e reboques à disposição e aptos a fazer o socorro na via em até seis minutos.
— E também deixamos cruzamentos sem muretas, para permitir a saída de um ônibus com problemas da faixa exclusiva para uma das faixas centrais — esclarece Mohamed.
Já o leitor Laudgilson Fernandes, que mora em Pedra de Guaratiba, reclama que foram somados ao trajeto de 24 quilômetros, para quem vai de Pedra de Guaratiba para Campo Grande, outros dez quilômetros.
— O mesmo ocorreu na Estrada do Magarça, em Guaratiba, onde os motoristas terão que se deslocar por mais de seis quilômetros para atravessar um trecho de apenas 40 metros — acrescenta Fernandes.
O engenheiro Eduardo Fagundes explica que tais intervenções ocorreram por falta de espaço:
— Na transversal, há uma reserva ambiental que impede entrar no lado direito de quem vai para a Barra da Tijuca. Na longitudinal, há uma estação com quase 200 metros e uma saída de quem vem da Estrada do Magarça e vai para a Barra — detalha Fagundes. — Mas, com a velocidade permitida de 80 km/h, os motoristas levarão pouco mais de cinco minutos para cumprir o trajeto extra.
Outro questionamento, este do leitor Sílvio Conti, que mora no Recreio e trabalha em Campo Grande, é em relação à curta distância entre as estações:
— Acho a obra fantástica. Sinto-me inclusive contemplado, mas considero espantoso o número de estações e a proximidade entre elas.
A prefeitura afirma que a distância entre as estações varia de 600 metros a um quilômetro, de acordo com a densidade populacional da região.
— Para quem está no ônibus, a reclamação é que são muitas paradas. Para quem quer saltar em um local que não tem ponto, faltam paradas. Fica difícil agradar a gregos e troianos — diz Mohamed.

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Linha Turismo de Porto Alegre tem mais ônibus, horários e paradas nos passeios

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O city tour Linha Turismo oferece uma maneira especial de descobrir e conhecer Porto Alegre. Ao embarcar nos ônibus de 4 metros de altura com o segundo andar aberto, o visitante terá oportunidade de ver a cidade de outro ângulo e conhecer informações históricas e curiosas sobre personagens, ruas, bairros, praças, monumentos e atrativos dos roteiros oferecidos.
A Linha oferece dois roteiros, o Centro Histórico que contempla atrativos históricos e culturais, com destaque para Parque da Redenção, Mercado Público e Fundação Iberê Camargo, com possibilidade de embarque e desembarque em cinco pontos durante o trajeto. E o tour Zona Sul, que destaca em um trajeto sem paradas, as paisagens naturais da Cidade, sendo os pontos altos a Praia de Ipanema, algumas propriedades dos Caminhos Rurais e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, com uma vista de 360° da cidade. 

Serviço pioneiro no país, o Linha Turismo entrou em circulação em janeiro de 2003 e recebeu seu primeiro investimento em 2012.  Neste período, o city tour, até agora operado por um único ônibus, transportou 477 mil pessoas, entre turistas e porto-alegrenses. O objetivo da inovação é qualificar e ampliar o serviço, visando a maior demanda durante a Copa do Mundo de 2014.

Veículos - Os novos ônibus seguem o modelo do veículo atual, de dois andares, porém trazem inovações como sistema de áudio informatizado e em três idiomas, fones de ouvido individuais para passageiros falantes em inglês e espanhol, e climatização no primeiro piso. Os veículos contam com acessibilidade universal, porta volumes no andar inferior e capacidade para transportar 72 passageiros, sendo 15 no primeiro piso e 57 no andar superior.

Mais horários e paradas - Os ônibus novos atendem unicamente o roteiro Centro Histórico. As oito saídas diárias, de terças a domingos, ocorrem entre 9h e 16h30, a partir do terminal de embarque em frente à sede da SMTUR, na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa. A grande novidade é que o roteiro deixou de ser circular, como ocorria até então. Agora, os passageiros têm a opção de embarque e desembarque em cinco pontos da cidade. Neste novo sistema, o roteiro completo ficou com duração média de duas horas. Como a passagem vale por um dia, os passageiros que descerem numa das paradas podem embarcar no próximo ônibus, que passa pelo mesmo local uma hora depois. Outra novidade é que, para assegurar o reembarque aos passageiros, os ônibus circulam mesmo em dias de chuva. 

Todos os pontos de parada dos ônibus Linha Turismo contam com placas de sinalização exclusivas. Elas estão localizadas na avenida 24 de Outubro, na altura da rua Comendador Caminha, próximo ao Parcão; na avenida Borges de Medeiros, em frente ao Largo Glênio Peres, próximo ao Mercado Público; em frente ao Museu da Fundação Iberê Camargo junto à parada de ônibus convencional existente no local; e no atual terminal localizado em frente à sede da SMTUR. Aos sábados e domingos, os ônibus fazem paradas também na avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Mercado do Bom Fim, no Parque da Redenção, junto ao ponto de embarque dos passeios Domingo no Campo.

Pontos de venda - As inovações não alteraram o preço do bilhete para o city tour, que permanece em R$ 15 e pode ser adquirido em mais pontos de venda. Além da Central de Passagens localizada na sede da SMTUR, as passagens para o roteiro Centro Histórico podem ser compradas em outros locais estratégicos, próximos às paradas do roteiro: Café do Brique (no Mercado do Bom Fim, loja 1, junto ao Parque da Redenção), Saúde no Copo (na Av. 24 de Outubro, 742 , em frente ao Parcão); Café do Mercado (no térreo do Mercado Público, ao lado do Centro de Informações Turísticas) e Loja do Museu da Fundação Iberê Camargo. Outro ponto de venda será na agência Bonete Turismo (na Av. Borges de Medeiros, 915, térreo, próximo ao Viaduto Otávio Rocha).

Zona Sul - Neste novo modelo operacional, o ônibus de dois andares que até então realizava todos os passeios agora circula principalmente no roteiro Zona Sul, com uma saída diária, de terças a sextas, às 14h, e duas saídas aos sábados e domingos, às 10h30 e às 14h. Nesta opção de passeio permanece o sistema circular, sem paradas durante o trajeto. Tendo em vista os danos causados pelo temporal ocorrido em 21 de abril, com danos à arborização de ruas e avenidas que fazem parte do roteiro, o city tour Zona Sul está temporariamente suspenso. O roteiro deve ser retomado em15 de maio, após a operação de poda nas árvores atingidas.
Para o roteiro Zona Sul, as passagens são vendidas apenas na Central Linha Turismo que funciona na sede da SMTUR. O mesmo ônibus será empregado para atender as agendas de passeios no roteiro Centro Histórico oferecidos a alunos da rede municipal de ensino e participantes dos workshops de qualificação promovidos pela Escola Social de Turismo, da SMTUR. 
O city tour Linha Turismo é operado pela SMTUR em parceria com a Carris, que fizeram um investimento conjunto de R$ 1,4 milhão para a compra dos novos ônibus. A origem dos recursos é a própria receita gerada pelo serviço.

Tabela de horários Linha Turismo
SAÍDA
ROTEIRO
RETORNO TERMINAL TRAVESSA DO CARMO
9h
Centro Histórico
11h
10h
Centro Histórico
12h
11h
Centro Histórico
13h
12h
Centro Histórico
14h
13h30
Centro Histórico
15h30
14h30
Centro Histórico
16h30
15h30
Centro Histórico
17h30
16h30
Centro Histórico
18h30
10h30
(sábados e domingos)
Zona Sul
12h
14h
(terças a domingos)
Zona Sul
15h30


Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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