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Greve de ônibus em São Luís prevista para está quinta-feira é cancelada

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Foi cancelada nesta quarta-feira (25), a paralisação anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA), que interromperia os serviços de transporte público em São Luís durante algumas horas desta quinta-feira (26).

Segundo o STTREMA, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) propôs uma reunião entre os dois sindicatos, onde as exigências da categoria dos trabalhadores possam ser discutidas, visando um acordo.

A reunião acontecerá nesta quinta-feira (26), às 15h, e seu resultado definirá se o STTREMA paralisará ou não seus serviços mais uma vez.

Na última segunda-feira (23), a cidade de São Luís amanheceu sem transporte coletivo urbano. No mesmo dia, o Sindicato dos Rodoviários de São Luís foi notificado pela Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA), que pediu a manutenção mínima de 30% do serviço de transporte coletivo durante as paralisações.

Fonte: G1 Maranhão

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São Paulo: Projeto prevê ônibus expressos entre estações do Metrô e da CPTM

A cidade de São Paulo deve ter linhas expressas de ônibus entre estações de Metrô e trem para aliviar a lotação nos trechos mais críticos. O projeto foi anunciado nesta terça-feira (24) pelo novo presidente do Metrô, Peter Walker, e está sendo estudado por técnicos de quatro empresas de transporte: Metrô, SPTrans, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Foto: Letícia Macedo/G1
A ideia é que os ônibus expressos só façam paradas entre o ponto de embarque e o de destino. Um dos exemplos dados pelo governo de São Paulo é uma rota direta entre as estações Vila Matilde e Sé, da Linha 3-Vermelha do Metrô. A linha é campeã em lotação no Metrô, com 1,4 milhão de passageiros por dia. Passageiros já formam filas do lado de fora de estações nos horários mais críticos, segundo reportagem do G1 publicada no início de de abril.

Outra linha expressa de ônibus deve ligar as estações da CPTM de Santo Amaro, na Zona Sul, e Pinheiros, na Zona Oeste. A ideia é que a rota alivie o número de passageiros na Linha 9-Esmeralda.

No caso da Linha 7-Rubi, também da CPTM, ônibus expressos devem ser colocados no trecho entre a cidade de Caieiras e o bairro da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo.

O projeto está em andamento a pedido da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Ele deve ser apresentado ao Conselho Diretor de Transporte Integrado quando estiver pronto. A SPTrans afirma que aguarda um estudo do Metrô com os pontos mais críticos do trajeto da Linha 3- Vermelha para dar continuidade ao projeto, chamado de "reforço de ônibus" pela empresa.

Alívio
Nesta terça-feira (24), o novo presidente do Metrô, Peter Walker, deu entrevista na qual relatou que o sistema de linhas expressas de ônibus deve permitir aliviar a demanda de passageiros no sistema metroviário.

Walker diz que o aumento na demanda contribui para as falhas ocorridas nas linhas – apenas em 2012, foram 67 problemas, segundo balanço da TV Globo. Nesta manhã, a circulação na Linha 3-Vermelha foi interrompida após outra falha de tração em trem.

“De imediato nós temos um trabalho junto com a Prefeitura, criando um sistema de linhas expressas de ônibus para que as pessoas diminuam um pouquinho o carregamento no sistema de Metrô e da CPTM”, disse o novo presidente do Metrô.

O reportagem mostrou que número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu 40% em cinco anos. A quantidade representa quase 1 milhão a mais de pessoas por dia nas estações. No período, a companhia diz ter aumentado o número de trens, inaugurado novas estações e reduzido o intervalo entre composições. Entretanto, entre 2010 e 2011, balanços oficiais da companhia indicam que o investimento em novas estruturas e na rede atual diminuiu.
Fonte: G1 SP

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No Recife, CREA-PE é contra a construção de viadutos na Agamenon Magalhães

O CREA-PE  volta se posicionar contra o projeto dos quatro viadutos da Agamenon Magalhães. Mesmo com o edital nas ruas. os posicionamentos contrários ao projeto se intensificam. Confira a nota

Nota oficial do Crea-PE:
O Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), em decisão tomada por aclamação durante a primeira sessão de 2012 – Plenária nº 1.760, em 03 de fevereiro de 2012 –, decidiu contestar o processo de condução do Governo do Estado de Pernambuco no tocante às intervenções propostas para a Avenida Agamenon Magalhães, bem como a solução apresentada. Na deliberação, os conselheiros do Crea-PE aprovaram o envio de ofício ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) manifestando a posição do Conselho, o que colaborou para a realização de audiência pública no último dia 30 de março.

O Plenário do Crea-PE reitera publicamente a necessidade de uma discussão ampla com a sociedade, não somente por ser esta a beneficiária principal de tal intervenção, mas, principalmente, por entender que a solução técnica apresentada não é a mais adequada. Alguns aspectos importantes do projeto ainda não foram devidamente esclarecidos ou apresentados, como a questão da travessia de pedestres ao longo de toda a extensão da Avenida Agamenon Magalhães, a ausência dos estudos de impactos nas vizinhanças e nos corredores de tráfego no entorno daquela via, a ausência de estudos de viabilidade econômica, financeira, social e ambiental e o fato de que investimentos de grande porte (no caso, os viadutos) seriam destinados ao transporte individual e não ao transporte coletivo.

A implantação do Corredor Norte-Sul pode prescindir da construção desses viadutos, os quais, longe de resolver o problema da mobilidade na nossa cidade, ainda constituir-se-ão em pontos de degradação urbanística e ambiental. / A Diretoria do Crea-PE

Informações do Blog Mobilidade Urbana


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Sergipe é excluído do PAC da Mobilidade Urbana

O Estado de Sergipe ficou de fora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que contempla projetos direcionados para a mobilidade urbana. O Governo Federal restringiu os recursos para municípios com população inferior a 700 mil habitantes.

Após a publicação da seleção de propostas no Diário Oficial da União, os estados e municípios proponentes terão até 18 meses para entregar os projetos finalizados.

Com as restrições impostas pelo Governo Federal, apenas 17 Estados mais o Distrito Federal foram contemplados com o PAC da Mobilidade Urbana. Entre os Estados selecionados estão Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas, Goiás, Maranhão, Pará, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal.

Com informações da Agência Brasil
Fonte: Infonet
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Belo Horizonte vai receber R$ 3,1 bilhões para metrô e terminais de ônibus

A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta terça-feira, R$ 3,1 bilhões - R$ 1 bilhão virá do Orçamento Geral da União (OGU), R$ 1,1 bilhão de financiamento e mais cerca de R$ 1 bilhão dos governos estadual, municipal e iniciativa privada -, para obras de infraestrutura viária em Belo Horizonte, previstos no PAC da Mobilidade. A verba será empregada na implantação da rede de metrô na Região Metropolitana, para o Complexo da Lagoinha e para a implantação de Terminais Metropolitanos de Integração, segundo o Ministério das Cidades.

Ainda de acordo com a pasta, o governo vai liberar, ao todo, R$ 32 bilhões para 19 estados do país, para obras de metrô, corredores de ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), especialmente nas capitais. No entanto, será preciso que os estados e municípios beneficiados apresentem projetos à União e, depois de aprovados, o prazo de entrega será de até 18 meses. “Uma das grandes contribuições do PAC Mobilidade foi que nós reaprendemos a atuar em parceria de forma republicana, nos relacionando como líderes que foram escolhidos pelo povo brasileiro para resolver os grandes problemas do país”, disse Dilma.

O governador de Minas, Antônio Anastasia (PSDB) e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), acompanharam o anúncio dos recursos pela presidente Dilma. Durante a solenidade, Anastasia ressaltou que o metrô é um “sonho” para os mineiros. “Esse é mais um passo importante para ampliação e modernização do metrô da nossa capital. É um resgate histórico com a Região Metropolitana de Belo Horizonte, que carece cada vez mais de um transporte coletivo eficiente e que atenda às demandas do cidadão. Essa parceria vai garantir um transporte coletivo de mais qualidade e o metrô tão sonhado pelos mineiros”, disse.

Conforme o Ministério das Cidades, o programa vai atender os municípios com mais de 700 mil habitantes, em 18 estados,  melhorando as condições de transporte. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, disse nesta terça-feira que os recursos para os projetos do PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades vão reduzir em um mês por ano o tempo que os brasileiros perdem no trânsito, nas localidades contempladas. "Vamos reduzir o trajeto de quatro horas para uma hora: são 3 horas a menos por dia, 15 horas por semana, quase três dias a menos de trânsito por mês. O programa vai devolver um mês por ano de vida (fora do trânsito) ao cidadão", disse durante discurso na cerimônia do PAC 2 Mobilidade, que ocorre no Palácio do Planalto.

Além do ministro Aguinaldo Ribeiro, participaram do evento a presidente Dilma Rousseff; o vice-presidente Michel Temer; a presidente em exercício do Senado, Marta Suplicy (PT-SP); o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), em as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e do Planejamento, Miriam Belchior, além do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda e do governador de Minas, Antônio Anastasia.

Com informações do Estado de Minas

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Transporte de Curitiba entre as melhores práticas na América Latina

O transporte coletivo de Curitiba foi tema, na tarde desta quarta-feira (25), do II Congresso sobre As Melhores Práticas de Sistemas Integrados e BRT (Bus Rapid Transit) na América Latina. O Congresso, na cidade de Leon, no México, reúne 29 agências gestoras de transporte coletivo que, juntas, atendem 19 milhões de passageiros por dia. O encontro é promovido pela SIBRT, a Associação de Sistema Integrados e Bus Rapid Transit.

O sistema curitibano foi apresentado pelo presidente da Urbs, Marcos Isfer, que mostrou a trajetória da Rede Integrada de Transporte (RIT) até a operação do Ligeirão, ônibus expresso que faz menor número de paradas reduzindo o tempo de viagem no deslocamento entre bairro e centro.

Para implantar o Ligeirão, contou Isfer durante a apresentação, Curitiba apenas alterou em alguns metros a disposição das estações ao longo dos eixos, criando espaço para implantação de uma faixa de ultrapassagem nas canaletas. Uma medida, explicou, que reforça a tradição da cidade de buscar soluções soluções simples e eficazes. A ultrapassagem nas canaletas, afirmou, permitiu ampliar a capacidade dos eixos, implantar linhas diretas entre o centro e os bairros e agregar à frota o maior ônibus em operação no mundo – biarticulados com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros.

Isfer apresentou de forma detalhada os cálculos e itens que compõem a tarifa do transporte curitibano e o funcionamento do sistema integrado que permite ao cidadão usar quantos ônibus forem necessários, sem limite de tempo, pagando apenas uma passagem.

Boas práticas - O presidente da Urbs destacou, entre as boas práticas da cidade a integração na operação do trânsito e do transporte na cidade. Ele mostrou o funcionamento, iniciado no mês passado do Centro de Controle Operacional (CCO) que reúne no mesmo espaço agentes, técnicos, engenheiros e fiscais do transporte e do trânsito, com monitoramento em tempo real dos ônibus e das ruas.

O CCO está operando atualmente com cinco câmeras, número que subirá para 21 até junho, instaladas em ruas do anel viário – sistema que permite deslocamento entre bairros sem passar pelo centro – e com monitoramento em tempo real dos ônibus Expresso. Até o fim do ano toda a frota de ônibus será incluída no monitoramento on line e, até 2014, a cidade terá 711 câmeras instaladas em pontos estratégicos das principais ruas e avenidas.

RIT - Ao apresentar a Rede Integrada de Transporte, Isfer destacou que a cidade se prepara para implantar seu primeiro trecho de metrô que, no caso curitibano, será mais um modal do mesmo sistema integrado.

O Congresso sobre as melhores práticas no transporte coletivo da América Latina também conta com participação de cidades da Colômbia, Chile, Peru, Equador, Paraguai e do México, que sedia o encontro. Também participam representantes do Banco Mundial e especialistas em transporte coletivo dos Estados Unidos e Europa. Do Brasil também participa a empresa que gerencia o transporte coletivo de Belo Horizonte (MG), a BHTrans que também implantou o BRT. O Bus Rapid Transit é, na prática, o Expresso curitibano – ônibus que trafegam em vias segregadas, no caso de Curitiba, as canaletas, desde 1974.

Canaletas exclusivas - Curitiba tem atualmente 81 quilômetros de canaletas por onde trafegam os ônisbus do sistema Expresso – na cor vermelha, o Expresso convencional que pára em todas as estações tubo do eixo e, na cor azul, o Expresso Ligeirão que faz a ligação mais rápida entre os bairros e o centro.

Implantado em 2010, com ônibus articulados (170 passageiros) o Ligeirão ganhou a cor azul e biarticulados modernos (250 passageiros) em março do ano passado. Nestes dois anos, Curitiba já ganhou duas linhas de Ligeirão, fazendo a ligação com o centro dos bairros Boqueirão e Pinheirinho. No mês passado foram iniciadas as obras para implantação de mais um Ligeirão, desta vez fazendo a ligação do bairro Santa Cândida com a Praça do Japão.

A Rede Integrada de Curitiba atende, além da capital, 13 municípios da Região Metropolitana, com uma tarifa única. São 1915 ônibus na frota operante que percorrem por dia 490 mil quilômetros em 21 mil viagens. Por dia, são 2,3 milhões de passageiros transportados.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

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