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No Rio, Ònibus com ar-condicionado não aceitam bilhete único

domingo, 15 de abril de 2012

O verão acabou, o calor foi infernal, mas ar-condicionado nos ônibus urbanos não foi um dos modismos que marcaram a estação mais quente do ano. Apenas 11% da frota urbana da cidade (848 veículos) oferecem o conforto. Se por um lado há casos de linhas inteiras rodando como “quentões”, existem também aquelas que, à margem das regras estabelecidas no contrato de concessão, decidiram circular com a frota toda ou praticamente toda com ar-condicionado. Esta medida seria ótima, não fosse por um detalhe: o Bilhete Único Carioca não é aceito em ônibus com tarifas mais altas.

As duas situações mostram que as concessionárias agem praticamente com carta branca. Embora dentro da legalidade, a maior parte das empresas, por exemplo, decidiu radicalizar uma regra do contrato de concessão pela qual só podem ter até 20% da frota oferecendo serviços como o ar-condicionado, cobrando, por isso, tarifas mais altas. Não existe um mínimo. Por isso, nos terminais de ônibus, não é difícil ouvir despachantes e motoristas falando que, em suas linhas, não existe sequer um ônibus com ar. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, o limite foi uma forma de garantir aos passageiros o uso do bilhete único, já que o cartão não é aceito em tarifas superiores a R$ 2,75.
— Minha empresa tem 19 linhas. São 251 ônibus. Nenhuma dessas linhas tem ar. Todas aceitam o bilhete único — diz o empresário Paulo Valente.
Outras empresas desafiam a aparente frágil fiscalização da Secretaria municipal de Transportes. No último dia 12, o EXTRA acompanhou o tráfego na Central do Brasil. Em duas horas, contabilizou dez ônibus da linha 154 (Central- Ipanema) saindo do terminal. Todas com ar. Despachantes contaram que a empresa não dá opção “sem ar” no 154. A secretaria explicou que essa linha já tinha 100% dos veículos refrigerados antes da licitação (em 2010). Por isso, 80% dos carros deveriam cobrar a tarifa do bilhete único (R$ 2,75). Mas o EXTRA verificou que todos cobravam R$ 3,10.

Meta
Faltando quatro anos para 2016, meta estabelecida pelo prefeito Eduardo Paes para que toda a frota do Rio tenha ar, as empresas continuam colocando em circulação ônibus novinhos em folha sem o sistema de refrigeração.
Este ano, duas concenssionárias jogaram às ruas 150 modelos conhecidos como “Mega BRS”. São veículos comprados para circular nos corredores expressos já criados na cidade. De acordo com a secretaria, o motivo de eles serem sem ar é exatamente para poderem aceitar o bilhete único.
Segundo um representante da Neobus, que fabricou as carrocerias, o custo de se instalar ar em ônibus que já circula é de R$ 50 mil.

A Fetranspor não respondeu se fará a adequação desejada por Paes até 2016 e nem como fará isso. Afirmou ainda que “os compromissos presentes no edital de licitação não contemplam substituição da frota por veículos com ar-condicionado”.

A Secretaria de Transportes informou que iniciou um amplo levantamento de problemas operacionais das linhas que circulam no município. Com base nesse relatório, as irregularidades encontradas serão objeto de multas contratuais.

Fonte: Extra Globo

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No Recife, Usuários ganham nova linha no TI Aeroporto

A partir da próxima segunda-feira (16/04), o Grande Recife Consórcio de Transporte inaugura mais uma linha no Terminal Integrado do Aeroporto. A linha 023 – TI Aeroporto/ Tancredo Neves será uma opção para os usuários que desejam deslocar-se do TI Aeroporto com destino ao Shopping Center Recife, além de fornecer mais quatro pontos de parada, sendo duas na Rua Ernesto de Paula Santos e outras duas na Rua Ribeiro de Brito.

A nova linha contará com uma frota composta de 10 ônibus. Já nos dias úteis (de segunda à sexta) serão quatro ônibus que farão 73 viagens, nos horários de pico, com intervalos de 12 minutos. Aos sábados e domingos serão três ônibus, em cada dia, distribuídos em 57 viagens, nos horários de pico, em intervalos de 15 minutos.

Com a criação da linha 023 – TI Aeroporto / Tancredo Neves, a linha 021- Q.G. Aeronáutica terá sua operação suspensa. Sendo assim, os usuários do Jordão que faziam uso dessa linha para chegar ao Centro do Recife terão, agora, que pegar a linha 152-Jordão Baixo / TI Aeroporto e, do TI Aeroporto, terão a opção de utilizar a integração via ônibus ou metrô.

Para aqueles que utilizam a linha 021- Q.G. Aeronáutica para deslocar-se para a Avenida Antônio Falcão terão que ao chegar no TI Aeroporto, pegar a nova linha. Os usuários estão sendo informados por meio de cartazes em todos os ônibus da linha 021 e nas paradas das Avenidas Mascarenhas de Morais, Maria Irene e Conselheiro Aguiar. Uma equipe de divulgadores já está nas ruas, distribuindo panfletos nos seguintes locais: terminais integrados do Aeroporto e Afogados, no Terminal Urbano de Santa Rita, dentro do Shopping Recife (Parada 02) e no miniterminal da linha 021 - Q.G Aeronáutica.

Outras dúvidas, sugestões e reclamações também podem ser esclarecidas pelo telefone 0800.081.0158 ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br.


Itinerário completo da linha:

Terminal/Ponto de retorno

• Terminal Integrado Aeroporto;
• Rua Dez de Julho;
• Rua Vinte de Janeiro;
• Rua Barão de Souza Leão;
• Avenida Marechal Mascarenhas de Morais;
• Alça Ascendente do Viaduto Tancredo Neves;
• Viaduto Tancredo Neves;
• Rua Ernesto de Paula Santos;
• Rua Visconde de Jequitinhonha;
• Pátio do Shopping Center Recife (parada dois);

Ponto de Retorno/Terminal

• Rua Tenente Domingos Brito;
• Rua Ribeiro de Brito;
• Alça Descendente do Viaduto Tancredo Neves;
• Avenida Marechal Mascarenhas de Morais;
• Rua Joaquim Bandeira;
• Rua Alfredo Marcondes;
• Rua Antonio Torres Galvão;
• Rua Pedro Paes Mendonça;
• Rua Félix de Brito Melo;
• Avenida Conselheiro Aguiar;
• Rua Antônio Falcão;
• Avenida General Mac Arthur;
• Avenida Marechal Mascarenhas de Morais;
• Rua Dez de Julho;
• Terminal Integrado Aeroporto.

Com Informações do GRCT

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São Paulo: Linha 6 do Metrô terá 3 terminais e garagem

Um estacionamento subterrâneo, três terminais de ônibus, muitas escadas rolantes e grandes claraboias. Esses são alguns dos elementos que os passageiros encontrarão nas estações da futura Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. Desenhos do projeto preliminar de arquitetura revelam os diferenciais das paradas, que devem começar a abrir em 2016 - a previsão de início da obra é 2013. O ramal terá 15 estações.

A Estação Perdizes, na zona oeste, deverá ter até lugar para guardar carros. O projeto indica a construção de uma garagem subterrânea com quatro pavimentos. O Metrô não informou qual será a capacidade do estacionamento. As saídas serão pela Avenida Sumaré e pela Rua Apinajés. Também se estuda o plantio de várias árvores sobre a estação, que ficará bem ao lado do Hospital Albert Einstein.

O engenheiro José Geraldo Baião, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), explica que garagens assim, ligadas ao transporte coletivo, tiram carros das ruas. "Não é só pensar em integração do metrô com trem ou ônibus. É preciso ligar o carro à rede de transporte coletivo."

Os ônibus também terão vez nas futuras estações. Na extremidade norte da Linha 6, as paradas Brasilândia e Vila Cardoso terão terminais para os coletivos, segundo o estudo de impacto ambiental da obra. A Estação João Paulo I igualmente terá um terminal. Outra característica marcante dessa estação é a sua cobertura, uma enorme claraboia sobre o mezanino e a parte central da plataforma, que ficará quatro níveis mais para baixo.

Na Estação Pompeia, situada na esquina da Avenida Pompeia com a Rua Venâncio Aires, zona oeste, terão prioridade, segundo o projeto, "os espaços de circulação de pedestres, haja vista a existência de um bom número de polos atratores" nas redondezas. A parada, que também pode ter uma claraboia, será construída no mesmo quarteirão do Sesc Pompeia e ficará perto dos Shoppings Bourbon e West Plaza.

Profundidade. A Linha 6-Laranja terá algumas das paradas mais profundas do Metrô. A Estação Cardoso de Almeida, na zona oeste, deverá ter 58 metros de profundidade e 20 escadas rolantes. O número de equipamentos deverá ser ainda maior na Estação São Joaquim, na zona sul, que se conectará à Linha 1-Azul. Ali, serão 32 desses aparelhos.

Esteiras rolantes, como as que existem na conexão entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela, estão previstas para ligar a Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 6 com a sua homônima da Linha 4. A distância entre o centro das duas será de 280 metros. A Linha 6, com 15,9 km de extensão, deverá custar R$ 12 bilhões e ser totalmente entregue em 2020. Segundo o relatório de impacto ambiental, R$ 570 milhões devem ser gastos com desapropriações.

Fonte: Estadão

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Linhas do transporte coletivo sofrerão mudanças em Maringá

A Secretaria dos Transportes (Setran) de Maringá dará início na próxima segunda-feira (16) a segunda fase de instalação do novo modelo de transporte coletivo. Com isso, algumas linhas da região sul da cidade sofrerão mudanças de horários.

As alterações envolverão as linhas: 220 (Jardim São Clemente); 324 (Conjuntos Thais e Porto Seguro); 334 (Conjunto Cidade Canção); 335 (Vila Operária/Madri); 414 (Hospital Municipal); 415 (Conjunto Cidade Alta); 416 (Conjunto Cidade Alta - Avenida Brasil) e 427 (Cerro Azul).

Os novos horários podem ser checados a partir das 18 horas de sexta-feira (13) no portal da Setran e no site do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC). As mudanças não afetarão as linhas do Jardim Universo 458 e 459, que permanecem sem alteração de horário.

Segundo o gerente de Transporte Coletivo da Setran, Mauro Menegazzo, além da mudança nos horários das linhas, algumas terão alteração de trajeto e outras ganharão um carro extra. “Todas essas adequações foram estudadas e planejadas para oferecer ao usuário um transporte público de qualidade. Por isso, solicitamos a compreensão dos usuários neste primeiro momento de adequações, quando técnicos estarão monitorando os veículos para fazer as correções necessárias”, declarou em entrevista ao site da Prefeitura.

Linhas da região sul ganharão 1,2 mil novos lugares

A instalação do novo modelo de transporte coletivo em Maringá será feita em cinco etapas. Nesta fase que será iniciada na próxima semana, as linhas da região sul ganharão 1,2 mil novos lugares. No período da manhã, (entre as 6h e as 8 horas) o número de viagens será aumentado de 72 para 80, com uma oferta adicional de 640 lugares. No período da tarde (entre 17h e 19 horas) o número de viagens passará de 68 para 75, adicionando 560 lugares.

Ainda segundo o gerente do transporte coletivo, a Setran procurou fazer as alterações mexendo o mínimo possível nos horários das linhas. “A cobertura dos serviços foi ajustada para melhorar o atendimento da expansão dos bairros da região sul. As alterações em alguns itinerários foram discutidas e aprovadas em reuniões com os presidentes de bairros da região sul”, disse.


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MP recomenda Transalvador a determinar retirada de adesivos publicitários nos ônibus

Os adesivos publicitários colocados nos vidros traseiros dos ônibus coletivos que circulam em Salvador deverão ser retirados. Recomendação nesse sentido foi expedida na terça-feira, dia 10, pelo Ministério Público estadual à Transalvador, órgão que foi orientado a determinar a imediata retirada dos informes, que, segundo as promotoras de Justiça Célia Boaventura e Rita Tourinho, estão sendo afixados nos vidros sem que haja qualquer respaldo normativo.

“As mensagens publicitárias estão sendo expostas ilegalmente nos vidros traseiros dos ônibus”, sinalizam as promotoras de Justiça, destacando que o próprio dirigente da Superintendência de Ordenamento e Uso do Solo (Sucom), Cláudio Souza da Silva, afirmou em Termo de Declarações que ‘ “não há licença expedida para colocação de publicidade nos vidros traseiros dos ônibus, uma vez que tal publicidade não é regulamentada” ’. Ele mesmo pontuou que a competência da fiscalização é da Transalvador, lembram Célia Boaventura e Rita Tourinho, acrescentando ainda que as mensagens divulgadas “não vêm sendo computadas como fonte de receita alternativa, o que gera prejuízo ao Município, uma vez que as empresas que exploram transportes coletivos em Salvador alegam o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato”.

Fonte: Tribuna da Bahia

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Em Porto Alegre, Prefeitura e governo do Estado discutem solução para o metrô

A prefeitura e o governo do Estado buscam uma solução conjunta para a modelagem financeira de viabilização do metrô de Porto Alegre. Em reunião na tarde desta quinta-feira (12),  o secretário municipal de Gestão, Urbano Schimitt, analisou alternativas para minimizar os impactos da nova proposta de repasses de recursos apresentada pela União.

Com repasses federais inicialmente previstos para ocorrer durante a realização da obra, a proposta determina que as verbas federais sejam repassadas apenas após o início da operação do serviço, o que geraria variação no valor total do projeto. De acordo com Schimitt, estão sendo estudados diversos cenários, que serão detalhados nos próximos dias e apresentados em reunião com o Ministério do Planejamento na próxima segunda-feira (16).

"Estamos confiantes que juntos, prefeitura, Estado e União, encontraremos a melhor forma de viabilizar esta importante obra para a cidade e região metropolitana", destacou em nota divulgada pela assessoria de imprensa. Entre as possibilidades que serão aprofundadas está a antecipação de investimentos e a busca de isenções federais.

Fonte: Jornal do Comércio

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