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Em Fortaleza, Metrofor inicia testes com VLTs

sábado, 24 de março de 2012

Andar pela cidade com conforto, rapidez e segurança sem enfrentar trânsito soa como um sonho distante para quem enfrenta as vias de Fortaleza. No entanto, para alguns usuários, o transporte ferroviário continua sendo a melhor opção para fugir de engarrafamentos e economizar um pouco. Ainda mais com a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que devem substituir todas as antigas locomotivas com carros de passageiros do sistema ferroviário metropolitano.

A utilização do VLT em Fortaleza e Região Metropolitana começou sua fase de teste no início deste mês. Dois veículos transitam na linha oeste, com trajetos de ida e volta entre a Estação João Felipe e Caucaia. Ao todo, os veículos fazem 12 viagens diariamente em horários alternativos. Segundo Antônio Chalita, gerente de controle e tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), em breve o VLT também será testado em horários de pico. “A gente vai implantar gradativamente para saber a resposta do trem, do público e dos funcionários”, explica.

Conforme Chalita, os usuários mostraram-se satisfeitos com a novidade. “É um upgrade que a gente fez para a população. O impacto tem sido muito positivo”, conta. Para Chalita, além da melhoria no conforto visual e sonoro, o VLT traz melhor climatização e distribuição de assentos. Ele explica que o veículo é mais leve por não possuir locomotiva, sendo, assim, mais rápido. São quatro carros, dois motores e dois geradores em cada veículo. “O VLT usa diesel hidráulico, que é mais suave do que o diesel elétrico, usado nas locomotivas”.

O equipamento também possui sistema de telecomunicações, de travamento de portas e de alerta de chegada às estações de embarque e desembarque, com sonorização e letreiro luminoso. Outra novidade é o livre trânsito dos usuários entre veículos durante as viagens. Cada um comporta 208 pessoas sentadas e 558 em pé, além de dois lugares para cadeirantes. Segundo Chalita, os operadores de VLT passam por treinamento teórico e acompanhamento de campo. “A gente está em operação assistida, nós operamos e o fornecedor assiste. Caso o equipamento apresente algum problema, eles solucionam”.

Para Chalita, os únicos problemas para a implantação de VLTs são externos. “Vândalos jogam pedras para atingir o trem. Mesmo nos veículos novos, já temos vidros quebrados”. Segundo ele, os pontos mais críticos são o Álvaro Weyne, a favela do Sossego, próximo ao Antônio Bezerra, e a Curva da Vassoura, próximo ao Araturi. Para evitar a depredação, Chalita explica que existe um sistema de segurança. “Em cada veículo ficam quatro seguranças, um em cada carro, além de dois nas estações. Tem também a equipe externa com duas viaturas e duas motos”, informa.

ENTENDA A NOTÍCIA

As antigas locomotivas devem ser substituídas por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Os testes iniciaram este mês na linha oeste e os usuários já aprovaram a mudança. Cada veículo comporta quatro carros e um total de 766 passageiros.
Saiba mais

19,5 quilômetros em dez estações

A linha oeste do sistema ferroviário de Fortaleza liga o Centro da Capital ao centro de Caucaia. Ao todo, são 19,5 quilômetros de extensão divididos em dez estações de embarque e desembarque: João Felipe, Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi e Caucaia. Mais de 10 mil usuários transitam pela linha oeste diariamente.
Serviço

Os testes dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) são realizados diariamente na linha oeste

Horários

Sentido João Felipe/Caucaia: 10h05min, 10h50min, 11h35min, 12h20min, 13h05min e 13h50min.

Sentido Caucaia/João Felipe:
10h50min, 11h35min, 12h20min, 13h05min, 13h50min e 14h35min

Fonte: O Povo Online

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São Paulo: Ônibus vão atender usuários da linha 9 da CPTM

A SPTrans informa que vai implantar o Plano de Apoio Entre Empresas de Transporte Frente a Situações de Emergência ( PAESE) domingo, dia 25 de março, a partir das 4h00 com 40 ônibus para atender os passageiros da linha 9 Esmeralda da CPTM. As saídas estão programadas em 3 estações conforme o cronograma abaixo e técnicos da SPTrans estarão acompanhando a operação.

Estações:
Grajaú - Santo Amaro
Frota: 15 ônibus articulados
Intervalos entre partidas: 5 minutos
Tempo de ciclo previsto: 70 minutos
Horário de Funcionamento: das 04h00 às 24h00
Sentido - Grajaú - Santo Amaro (Letreiro: CPTM SANTO AMARO)
Terminal Grajaú, Av. Da. Belmira Marin, Av. Sen. Teotônio Vilela, Av. Atlântica, Lgo. do Socorro, Ponte do Socorro, Rua Vicentina Gomes, Rua Dr. Mazini Bueno, Av. das Nações Unidas , Av. Pe. José Maria e Estação Santo Amaro.
Sentido - Santo Amaro - Grajaú (Letreiro: CPTM GRAJAÚ)
Estação Santo Amaro, Av. Pe. José Maria, Rua Br. Do Rio Branco, Rua Suzana Rodrigues, Alameda Santo Amaro, Av. Vitor Manzini, Ponte do Socorro, Lgo. do Socorro, Av. Atlântica, Av. Sen. Teotônio Vilela, Av. da. Belmira Marin e Terminal Grajaú.
Nota: Não será realizado atendimento específico às Estações Primavera-Interlagos, Autódromo, Jurubatuba e Socorro.
Santo Amaro - Pinheiros
Frota: 17 ônibus articulados
Intervalos entre partidas: 6 minutos
Tempo de ciclo previsto: 110 minutos
Horário de Funcionamento: das 04h00 às 24h00
Sentido - Santo Amaro - Pinheiros (Letreiro: CPTM PINHEIROS)
Estação Santo Amaro, Av. Pe. José Maria, Av. das Nações Unidas e Estação Pinheiros
Sentido - Pinheiros - Santo Amaro (Letreiro: CPTM SANTO AMARO)
Estação Pinheiros, Av. Das Nações Unidas, Av. Prof. Frederico Herman Júnior, Av. Pedroso de Moraes, Av. Brig. Faria Lima, Rua Elvira Ferraz, Rua das Fiandeiras, Rua Olimpíadas, Rua Gomes de Carvalho, Rua Funchal, Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, Rua Dr. Chucri Zaidan, Ponte do Morumbi, acesso a, Av. Marginal do Rio Pinheiros, Av. Guido Caloi, Ponte Transamérica, Rua Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, Rua Adele, Rua Eng. Francisco Pita, Av. Pe. José Maria e Estação Santo Amaro.
Nota: No sentido Santo Amaro - Pinheiros deverá parar para embarque e desembarque na Estação Berrini da CPTM.
No sentido Pinheiros - Santo Amaro o atendimento à Estação Berrini será realizado na Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, próximo à Pça. Gen. Gentil Falcão.
Pinheiros - Imperatriz Leopoldina
Frota: 8 ônibus Padron
Intervalos entre partidas: 7 minutos
Tempo de ciclo previsto: 60 minutos
Horário de Funcionamento: das 04h00 às 24h00
Sentido - Pinheiros - Imperatriz Leopoldina (Letreiro: CPTM LEOPOLDINA)
Estação Pinheiros, Av. das Nações Unidas, Av. Mofarrej (esquina com a Av. Imperatriz Leopoldina)
Sentido - Imperatriz Leopoldina - Pinheiros (Letreiro: CPTM PINHEIROS)
Av. Mofarrej (Esquina com a Av. Imperatriz Leopoldina), Av. Imperatriz Leopoldina, Av. Queiróz Filho, Av. Gonçalo Madeira, Av. General Vidal, Marginal Pinheiros / Eng. Billings, Rua Bento Frias, Ponte Eusébio Matoso, Marginal Pinheiros e Estação Pinheiros.
Assessoria de Imprensa - SPTrans
 
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Transporte coletivo de Porto Alegre contará com 16 novos ônibus

A Carris apresentou nesta sexta-feira 16 novos ônibus que passarão a integrar sua frota em Porto Alegre. Todos os veículos possuem elevadores para acessibilidade de cadeirantes. Sete deles são articulados, com capacidade para 63 passageiros sentados, e nove possuem ar-condicionado e comportam 44 pessoas sentadas. Outros 11 coletivos devem ser entregues pela empresa até abril.

A Carris detém 27 linhas e é a empresa com a maior frota da Capital: responde por um quarto do total de passageiros transportados na cidade, o equivalente a 270 mil pessoas diariamente.
Fonte: Correio do Povo

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Obras viárias do Capibaribe Melhor ligarão Zona Norte e Oeste do Recife

Zona Norte e Oeste do Recife vão receber, dentro de 18 meses, uma série de obras viárias do programa Capibaribe Melhor. Dentre as obras que visam melhorias na mobilidade urbana, a elevação da Ponte Semiperimetral e três subsistemas viários ao redor. O total de investimento será de R$ 43 milhões. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (23) pelo prefeito João da Costa, em coletiva de imprensa na sede da Prefeitura do Recife (PCR).

Com os novos sistemas, o trânsito de muitos bairros do Recife melhorará, a exemplo de Monteiro, Iputinga, Parnamirim e Casa Forte. Algumas vias da cidade também serão beneficiadas, segundo o prefeito. Avenida Agamenon Magalhães, Rui Barbosa, Real da Torre e Conde do Irajá são as principais. "Garantiremos a mobilidade e até mesmo a auto-estima das pessoas que não têm acesso fácil à muitos lugares", afirmou João da Costa.

A Ponte Semiperimetral será o eixo principal de ligação entre as duas regiões da cidade, construída sobre o Rio Capibaribe e com extensão de 280 metros e 20 metros de largura. O elevado contará com duas faixas no sentido Monteiro-Iputinga e outras duas no sentido inverso. Na parte Norte, a ponte terminará na Rua Pinto Campos. Já na área oeste, na Rua Maria de Fátima Soares. Todo o projeto será realizado no trecho da bacia do Rio Capibaribe, entre a BR-101 e a Avenida Agamenon Magalhães.

O marco inicial da intervenção é a pavimentação da Rua Jornalista Possidônio Cavalcante, na Iputinga. A via faz parte de um dos subsistemas viários criados (A, B e C). Dividido em três partes, os subsistemas ligam a nova ponte aos bairros próximoss, dos dois lados do Rio Capibaribe. Os sistemas serão importantes para a criação de outros percursos. "As obras interessarão àqueles que precisam criar uma rota alternativa entre a zona norte e zona oeste", ressaltou o prefeito. Para João da Costa, as obras viárias também trarão benefícios para a Copa 2014. A ideia é ligar algum dos sistemas ao Corredor Leste-Oeste, na Caxangá, fazendo o trajeto para o Terminal Integrado de Camaragibe.

Outras intervenções serão feitas paralelas à construção dos sistemas viários. Ações de drenagem, iluminação e pavimentação estão no projeto. Além da construção de três parques, com obras já em andamento, com o objetivo de criar uma estrutura de parque linear, ao longo das margens do Rio Capibaribe. O bairro de Apipucos, Caiara e Santana serão os contemplados. De acordo com a presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Débora Mendes, uma ciclovia também será construída. "Ao entorno dos sistemas, a ciclovia será construída, também visando melhorar a infraestrutura de acesso ao rio".

Os serviços do Projeto Capibaribe Melhor receberam recursos da Prefeitura do Recife e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). No total, foram investidos 46 milhões de dólares. Do montante, quase R$ 30 milhões já foram usados. Os recursos do PAC Drenagem (R$ 23 milhões), PAC 2 (R$ 198,7 milhões) também farão parte do orçamento, para a urbanização de assentamentos precários.

Do NE10

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Absurdo, Veradores de Cuiabá pedem o fim de faixa exclusiva para ônibus

Cerca de 50 comerciantes instalados na Avenida Morangueira compareceram à sessão de ontem (22) e deixaram a Câmara Municipal de Maringá satisfeitos. Um requerimento assinado por todos os vereadores e aprovado por unanimidade pede que a prefeitura reveja a implantação de corredores exclusivos para ônibus na via, em horários de pico.

Desde 15 de fevereiro, um trecho de 3,2 km da Avenida Morangueira, entre as avenidas Colombo e Alexandre Rasgulaeff, tornou-se o primeiro corredor exclusivo para ônibus em Maringá. A chamada “faixa amarela” funciona das 6 às 9 horas no sentido bairro-centro, e das 15 às 19 horas no sentido inverso. Nestes horários, estacionar no sentido da avenida onde a faixa está funcionando é proibido.

Há 30 anos com uma mecânica na Morangueira, Grimaldo Dalben diz que a faixa amarela está prejudicando pelo menos 315 comerciantes, que assinaram um abaixo-assinado pedindo solução para o problema. “Os clientes acham que não dá para estacionar mais na Morangueira, porque as letras nas placas, informando o horário da proibição, ficaram pequenas”, critica.

No requerimento, os vereadores sugerem a diminuição do canteiro central da Avenida Morangueira para a abertura de faixas exclusivas para os ônibus, eliminando as faixas amarelas e preservando os estacionamentos. No plenário, 10 vereadores pediram que a prefeitura abandone o projeto das faixas exclusivas imediatamente, enquanto não elabora nova proposta.

Fonte: O Diário

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No Rio, Fetranspor quer tecnologia sustentável como combustíveis verdes para os ônibus

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) divulgará na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, os resultados preliminares do projeto “Diesel de Cana – Rumo a 2016″, que usa tecnologia sustentável desenvolvida pela empresa Amyris Brasil.

Lançado em julho de 2011, o projeto iniciou, em janeiro deste ano, os testes relativos à adição, ao diesel fóssil, de 30% de diesel obtido a partir da cana-de-açúcar. Os testes foram feitos em 20 ônibus, que já estão rodando nas ruas da capital fluminense. A ideia é elevar esse número para 30 ônibus em 2012.

As avaliações iniciais do projeto serão feitas até a Rio+20 por pesquisadores da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). “Tem análise de combustível, de quilometragem, de consumo, de manutenção, de percepção de performance, de emissões. Tudo isso está sendo olhado”, disse o gerente da Fetranspor, Guilherme Wilson.

A perspectiva é diminuir a emissão de gases de efeito estufa até 90%, porque o combustível é feito a partir de biomassa renovável, no caso a cana-de-açúcar. Os testes determinarão também se haverá redução de custos para as empresas de ônibus. Segundo a Fetranspor, a utilização do diesel de cana não implicará em alteração mecânica nos motores dos ônibus, o que elimina a necessidade de investimentos adicionais para fazer a substituição do diesel fóssil.

As informações são da Agência Brasil

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