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Estação Brás será ponto final para trens da CPTM

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A volta da estação da Luz como ponto final de trens da Linha 10 – Turquesa é impossível. A mudança na continuará irreversível, segundo presidente da CPTM (Companhia Paulista de trens Metropolitanos), Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira. O posicionamento da concessionária foi novamente informado no fim da tarde ontem durante uma reunião com o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Mário Reali.

Foto: Diego Silva
As argumentações da companhia dão conta de que não será possível reverter o caso devido ao número de pessoas que usam a estação Luz para fazer baldeação. Com a inauguração da  estação do metrô da Linha Amarela, o local passou a receber mais usuários do que poderia colocando em risco a estrutura do lugar. “Não tem solução segundo a CPTM. O Brás continuará sendo a estação final para essa linha. O problema é que as pessoas estão se sentindo prejudicadas”, explicou Reali.

De acordo com o representante do Consórcio, a solução só aparecerá em médio prazo com o início da operação do Expresso ABC, que tem inauguração prevista apenas para 2014. “Mesmo assim nós teremos que esperar muito e a estação da Luz não voltará a ser usada. O ponto final do Expresso será numa estação no Bom Retiro, entre a Luz e a Barra Funda. Cobramos prazos, mas deixaram claro que em curto período não há o que fazer.”

Reali ainda disse que pediu para que a CPTM divulgue os dados que explicam o porque a situação não mudará. “Queremos que isso se torne público para quem usa os trens.”

O que pensam os usuários
Discordância“Ficou um lixo. Demora demais para fazer a baldeação e o metrô é muito lotado. Discordo totalmente dessa mudança e quero que volte tudo como era.”, Helton Neconi, analista de sistemas
 

Tempo
“Complicou bastante a baldeação. Toma muito mais tempo na Luz. Demoro 20 minutos esperando o outro trem. Do outro jeito já estaria em São Caetano.”, Wanderson Silva, montador de eventos
 

Rotina
“Está horrível. Trabalho na Água Branca às vezes e para chegar lá tenho que fazer duas baldeações. Perco 20 minutos por dia. No fim do mês é muito tempo.”, Celso Bernardes, auxiliar de enfermagem
 

Audiência pública
Ô Consórcio Intermunicipal Grande ABC agendou uma audiência pública com a CPTM para o dia 27 de fevereiro. O lugar ainda não foi definido. A proposta é que a companhia torne os dados da mudança públicos. “Eles nos disseram que é tecnicamente impossível voltar o que era antes. O problema são as pessoas prejudicadas”, afirmou o deputado estadual Donisete Braga, que esteve na reunião.




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Prefeitura de Porto Alegre adotará projeto de identificação de ônibus nas paradas

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) definiu nesta terça-feira (7) que adotará a sugestão de grupo de publicitários para a identificação das linhas de ônibus nas paradas da cidade. A iniciativa foi tomada após um grupo, batizado de Shoot the Shit, ter aplicado em algumas paradas da cidade adesivos convidando as pessoas a informar quais linhas circulavam pelos pontos.

“Não podemos aceitar a adesivagem pois é irregular, mas iremos aceitar a ideia”, enfatizou o diretor-presidente em exercício da EPTC, Carlos Pires, lembrando que embora salutar, a iniciativa poderia trazer transtornos aos usuários caso informações equivocadas fossem publicadas. “O que faremos é oficializar a ação, adequando às normas e regras existentes e garantindo que todo e qualquer dado informado seja fiel à realidade”, complementou em nota divulgada pela assessoria de imprensa. Os criadores da ideia serão convidados pela prefeitura para discutir a melhor forma para exibição das informações.

Atualmente, a prefeitura, em conjunto com a EPTC e diversas secretarias, está licitando o mobiliário urbano da cidade, incluindo as paradas e os abrigos de ônibus, o que vai ampliar e qualificar as informações aos usuários. O projeto inclui painéis de informação variável nos principais pontos da cidade, demonstrando as linhas que passam no local e o tempo que ela chegará.

Enquanto as ações não saem do papel, quem utiliza transporte público em Porto Alegre pode contar com o fone 156, Fala Poa, e 118, da EPTC, para se informar sobre detalhes do transporte coletivo, 24h por dia. Além desses canais, existem os sites  www.eptc.com.br e www.poatransporte.com.br. Neles podem ser consultados os itinerários dos ônibus e lotações, assim como tabelas horárias e os pontos de táxi da Capital.

Informações: Jornal do Comércio



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Ônibus superlotados e os constantes atrasos são as principais reclamações dos usuários em Montes Claros

E os velhos problemas relacionados ao transporte coletivo urbano persistem em 2012. Ônibus superlotados e os constantes atrasos são as principais reclamações de quem depende deste tipo de transporte para se dirigir ao trabalho, escola, e faculdades por exemplo.


A aposentada Maria Conceição Silva, reside no grande Independência, como de costume vai sempre ao centro da cidade para resolver algum problema bancário ou mesmo, realizar compras em lojas. Mas o que deveria ser feito em poucos minutos demora horas, em virtude dos atrasos que, geralmente, acontece no lotação, linha 4601 Sest Senat/Rodoviária - Via Monte Carmelo. Ela cobra das autoridades de trânsito do município providências no sentido de resolver a situação que tem provocado vários transtornos, especialmente para quem precisa utilizar esta linha de ônibus.

- Além de convivermos com uma passagem cara, o serviço oferecido pelas empresas é de péssima qualidade, frisa.
O autônomo Carlos Henrique Soares mora no Maracanã e também reclama da qualidade do transporte coletivo disponibilizado para a população. Segundo ele, o que muda mesmo, sempre, é a passagem que ele considerada de valor elevado (R$2,10) diante da precariedade do serviço. Ele cobra da McTrans e da ATCMC- Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano soluções para problemas como atrasos, superlotação e a relação – usuário motorista e cobrador muitas vezes conflituosa, segundo ele.

Ronaldo Ruas Silva, vendedor, afirma que pela péssima qualidade do serviço disponibilizado pelas empresas à população, o valor justo da passagem deveria ser de R$ 1,50.

- Ônibus completamente lotados, demora de até quarenta minutos nos pontos, estes são alguns dos problemas que enfrentamos. Como presente de grego, corremos risco todo inicio de ano de ganharmos um aumento, que se vier a acontecer, será mais uma vergonha - desabafa.

Quem também reclama da demora dos ônibus é o estudante Lucas Santos Mendes. De acordo com ele, é um problema que acontece há anos, sem que nenhuma providência seja tomada pelo poder público municipal.

Já para a dona de casa Maria José Gomes Pereira, residente no bairro Olga Benário, a passagem poderia até ser R$ 2, 50, mas desde que o serviço oferecido fosse de qualidade, o que infelizmente não acontece. Nos pontos de ônibus, à noite, ela conta que o perigo é constante, pois são poucas as pessoas à espera do transporte coletivo e a espera é longa, em função dos atrasos dos ônibus.

- A população fica de pés e mãos atadas, pois os problemas enfrentados dentro dos ônibus e fora deles são os mesmos todos os anos, e não vemos qualquer iniciativa para resolvê-los. Os ônibus superlotados então, principalmente em horário de grande movimento, é um verdadeiro tormento, pois alguns ficam como lata de sardinha, e o usuário que paga R$ 2,10 para se assentar fica se espremendo no interior dos coletivos, o que é um completo absurdo, desabafa.

Márcia Soares Barbosa, dona de casa, reclama da falta de cobertura nos pontos onde tanto no sol como no período chuvoso o usuário do transporte fica em demasia prejudicado. Ela espera que este problema também seja solucionado, uma vez que, a população está cansada de promessas de melhora e estudo para resolver os problemas e tudo fica somente no papel e na conversa. 
   
Várias tentativas de contato foram feitas na manhã de ontem  com a McTrans, para saber deste órgão, a posição quanto às reclamações dos moradores, mas não houve êxito. Já na ATCM, Associação das Empresas de Transporte Coletivo, a gerente executiva, Jaqueline Camelo, garantiu que nesta quinta-feira (09), falará ao O Norte sobre os problemas levantados pela reportagem nesta edição.  




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Em Fortaleza, População é quem escolherá faixa prioritária para ônibus

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Os fortalezenses terão a oportunidade de escolher em qual via da cidade será implantado o primeiro corredor prioritário para coletivos. De acordo com o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, a consulta popular deve acontecer no fim deste mês ou no início de março.

A população terá cinco opções de faixas exclusivas, previamente selecionadas pela Etufor: Antônio Bezerra-Centro; Antônio Bezerra-Siqueira-Messejana; Lagoa-Centro e Leste-Oeste-Centro. A previsão é de que haja corredores prioritários para ônibus e vans em cada uma delas.

No entanto, conforme Ademar Gondim, todas as vias serão analisadas pela prefeita Luizianne Lins, que pode excluir faixas preestabelecidas e incluir novos corredores. A população também poderá sugerir outros vias.

"Após a implantação dos corredores prioritários, a velocidade operacional dos ônibus e das vans vai aumentar, agilizando as viagens dos fortalezenses que utilizam o transporte público diariamente", afirma. Ele informa que a expectativa é que a velocidade média dos coletivos de Fortaleza, que é de 12Km/h, suba para 24Km/h. "Isso aconteceu no Rio de Janeiro e a população foi beneficiada", diz Gondim.

Fiscalização

No que diz respeito à fiscalização, Gondim explica que os motoristas de veículos que trafegar por mais de cem metros nas faixas prioritárias serão multados. Contudo, ele informa que, para evitar transtornos entre os condutores, a Etufor realizará um grande trabalho educativo em parceria com Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC).

O presidente da Etufor lembra que, com os corredores prioritários, a Prefeitura de Fortaleza cumpre o que determina à Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. "Queremos fazer o que a lei diz, que é priorizar o transporte público coletivo".


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Transporte coletivo da Grande Florianópolis adere à bilhetagem eletrônica

A implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica Intermunicipal Fácil para as empresas de transporte coletivo da Grande Florianópolis, que deixarão de utilizar os passes de papel, começa na quinta-feira, dia 16. Até lá, as máquinas para o uso de cartão entram em operação para todas as linhas das empresas Jotur e Biguaçu.
Foto: Betina Humeres/especial / Agencia RBS
Na primeira etapa, o cartão eletrônico será disponibilizado só para quem usa vale-transporte (VT) — cerca de 80 mil pessoas. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf) assegura que, por 60 dias, os cobradores continuarão aceitando os bilhetes. Após o prazo, usuários poderão procurar o Setuf para transferir o valor de seus passes para o cartão.

Outras empresas vão aderir
As empresas Estrela e Imperatriz também vão utilizar a bilhetagem eletrônica, dentro de até 70 dias, quando os ônibus estiverem adaptados. A transição começará também com usuários de vale-transporte.

— Para evitar tumultos, decidimos fazer a mudança de forma gradativa, começando com o VT, porque o volume de usuários desse serviço é muito grande — explica o presidente do Setuf, Waldir Gomes da Silva.

Facilidade e mais segurança
A avaliação do Setuf é de que o cartão eletrônico diminui a quantidade de dinheiro nos caixas dos ônibus, o que reduz a quantidade de assaltos e proporciona maior tranquilidade para os passageiros. Segundo o órgão, o cartão também dificulta fraudes na compra de vale-transporte.

O presidente Waldir Gomes da Silva explica que os passes de papel são um problema, pois, na prática, equivalem a dinheiro e atraem golpistas e assaltantes, como tem ocorrido nos últimos dias em Florianópolis.

— Para as empresas, a mudança significa uma diminuição na demanda de trabalho, pois não será preciso entregar os passes de vale-transporte em mãos aos funcionários — considera.

Futura integração
O presidente do Setuf afirma que a tecnologia do cartão eletrônico oferece a possibilidade de realizar a integração intermunicipal, como usar um cartão de Florianópolis em um ônibus de Biguaçu, por exemplo, mas adianta que não existe prazo para implantação.

Ele explica que o Departamento de Transportes e Terminais (Deter) ainda estuda o sistema para elaborar um projeto que viabilize a integração do transporte coletivo entre os municípios da Grande Florianópolis.

De acordo com o sindicato, somente a empresa Santa Terezinha ainda não anunciou a adesão ao sistema de cartão eletrônico. Todas as outras empresas estabeleceram prazos para que a nova operação entre em vigor.

Dúvidas
::: Quais tipos de cartões serão oferecidos pelas empresas?
Vale-Transporte, Estudante, Cidadão e especiais, para portadores de deficiência e idosos. Cada empresa oferecerá os seus próprios cartões de VT, Estudante e Cidadão. Os usuários especiais utilizarão o mesmo cartão para transitar por linhas de todas as empresas.

::: Como faço para pegar o meu cartão de vale-transporte?
A entrega será realizada pelo seu empregador. Informe-se no Departamento Pessoal da empresa em que você trabalha para saber em quanto tempo terá o seu cartão em mãos.

::: Eu não utilizo vale-transporte. Já posso fazer outro tipo de cartão?
Não. O Setuf ainda não começou a cadastrar em outras categorias os usuários de empresas intermunicipais. O cartão eletrônico será liberado para usuários especiais até o final de fevereiro. Depois, começa o cadastramento de estudantes e, por fim, chega a vez dos usuários do Cartão Cidadão. Tudo será concluído ainda no primeiro semestre.

::: O preço da passagem continua o mesmo?
Sim. Nenhum valor foi alterado.

::: Quando o cadastro para outros cartões for liberado, precisarei pagar alguma taxa?
O único cartão com taxa de cadastrado é o de Estudante. O valor permanecerá R$ 2,70.

Empresas que adotarão o cartão
::: Biguaçu: 16/2
::: Jotur: 16/2
::: Estrela: em 30 a 60 dias
::: Imperatriz: em até 70 dias
::: Santa Terezinha: ainda não aderiu



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Em Curitiba, Usuários poderão acompanhar trajeto dos ônibus em tempo real

Os usuários dos ônibus que passam pelo terminal do bairro Cabral poderão conferir a partir de hoje o trajeto de 13 linhas em tempo real por um monitor de tevê. Além do trajeto, conseguirão saber em quanto tempo o veículo chegará ao terminal. O novo serviço começa a ser testado pela empresa Dataprom, que tem desenvolvido o modelo ao lado do Instituto Curitiba Informática (ICI), braço da prefeitura da capital na área de tecnologia. O tempo em que ficará em testes não foi especificado.

De acordo com o gerente de implantação da empresa Da­­ta­­prom, Antenor Simões Júnior, o teste será restrito aos 217 veículos da empresa Glória, já que esses ônibus possuem rastreadores GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicio­na­­mento Global, em português) e tecno­­logia 3G, que possibilita transmissão de dados de longas distâncias. Até o fim deste mês, serão 500 veículos da empresa que terão o sistema completo.
No teste de hoje, uma pessoa estará em uma das linhas cronometrando a viagem e monitorando o trajeto do ônibus. Ao mesmo tempo, alguém permanecerá no terminal conferindo as informações do monitor em tempo real. Simões não soube informar o custo do desenvolvimento desse modelo. Procurada pela reportagem, a empresa de economia mista Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), responsável pelas linhas de ônibus, não quis comentar o assunto porque o sistema ainda está em fase de testes.

Equipamento
Segundo Simões, o equipamento acoplado na parte elétrica dos ônibus com tecnologia 3G emitirá a posição exata de onde está o veículo para um servidor central, que abastecerá também um monitor de 42 polegadas no terminal. A tevê será protegida por um material feito de policarbonato, semelhante ao acrílico.
“Quem melhor do que a população para fiscalizar os ônibus? Isso vai incentivar a melhoria da qualidade do transporte”, afirma Si­­mões. No futuro, os tubos dos biarticulados e dos ligeirinhos devem receber os monitores. Implantá-los nos pontos de ônibus é uma etapa que ainda será estudada.

“Com a tecnologia pronta, receberemos da Urbs as tabelas de horários dos ônibus, e saberemos quais veículos não cumprem o cronograma. Será possível verificar também se o veículo saiu no horário correto”, explica.
Segundo Simões, a prefeitura deve construir uma central com os monitores controlando o trânsito em tempo real. Atualmente, a administração pública já é capaz de saber onde os ônibus estão via computador.

Botão do pânico
Simões informou que toda frota já está protegida pelo botão do pânico. Em caso de assalto ou imprevisto, o motorista pode apertar o botão e a Urbs saberá do problema na hora. No entanto, ainda não se sabe se quem receberá o alerta é a Polícia Militar ou a Guarda Municipal, e qual das duas instituições atenderá à ocorrência. Por enquanto, a Urbs será responsável por avisar as autoridades competentes.

Antes tarde do que nunca, diz especialista
Especialistas ouvidos pela re­­portagem elogiaram o desenvolvimento do projeto, mas ressaltaram que já chega tarde. Segundo o ex-diretor de Planejamento da Urbs, João Carlos Cascaes, esse sistema já existe há anos no metrô de cidades francesas. “Isso significa operação real do sistema. O que me surpreende é que só agora a Urbs está fazendo isso”, comenta. De acordo com ele, essa parte do controle pode fazer maravilhas. No entanto, ele deixa uma ressalva. “É fundamental saber quanto vai custar”, afirma.

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e professor do mestrado e doutorado em Gestão Urbana da PUCPR, Carlos Hardt, o sistema deve ser expandido também para os pontos de ônibus. De acordo com ele, o sistema será importante mesmo com os inúmeros atrasos dos ônibus. “Pior que notícia ruim é não ter notícia. O usuário poderá pegar outro ônibus ou fazer algo e voltar em seguida. Melhorará muito a relação com o usuário”, afirma.

Projeto piloto

Confira as linhas que receberão o teste no terminal do Cabral:
- Interbairros II (sentido horário)
- Interbairros II (sentido anti-horário)
- Inter 2 (horário)
- Inter 2 (anti-horário)
- Santa Cândida/Capão Raso
- Santa Cândida/Pinheirinho
- Cabral/Osório
- Solar
- São João
- Tingui
- Cabral/Cachoeira
- Cabral/Portão
- Tamandaré/Cabral



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