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São Paulo: Metrô refaz projeto para salvar prédios

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Entre a Liberdade, região central, e a Brasilândia, zona norte, são muitos os casarões, as fábricas e as escolas que ajudam a contar a história de São Paulo. Entre os dois bairros será construída a Linha 6-Laranja do Metrô e, para preservar a memória da cidade no trecho da obra, o projeto do novo ramal teve algumas alterações. A ideia é manter as características de 26 bens e áreas tombados por órgãos de preservação do patrimônio histórico. Alguns levaram até a mudanças no projeto.

É o caso das futuras estações Bela Vista e São Joaquim, na região central. Os acessos de ambas tiveram de ser repensados depois que se constatou que eles afetariam imóveis tombados. Uma dessas edificações, diz o diretor de expansão e planejamento do Metrô, Mauro Biazotti, fica no número 708 da Rua Rui Barbosa. “No projeto inicial, ele seria utilizado para a construção da Estação Bela Vista, ou seja, o imóvel seria demolido.”


Porém, depois de verificado o status da construção, o projeto da parada foi alterado, e o imóvel, poupado. A mesma estação incorporará dois imóveis antigos, que, a princípio, seriam derrubados. A mudança foi feita após recomendação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). São dois sobrados do início do século passado ocupando os números 1.512 e 1.523 da Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Eles vão virar entrada da estação e terão suas fachadas restauradas com as características originais.

“Os usuários vão entrar pelos imóveis. Em um deles, hoje há um bar”, diz Alfredo Nery Filho, gerente de concepção de arquitetura do Metrô. Segundo ele, as edificações estão descaracterizadas. “Poderíamos redesenhar o acesso e não usar esses imóveis. Mas como o Conpresp tinha interesse em recuperá-los, decidimos usá-los e restaurá-los conforme a técnica exigida pelo órgão de proteção.”

Na Estação São Joaquim, que será integrada à parada da Linha 1-Azul que já existe, um conjunto de habitações tombadas nos números 34, 36, 44 e 46 da Rua Pirapitingui fez com que o Metrô reconfigurasse a futura entrada. “Revimos o projeto do acesso e o diminuímos o máximo possível para poder preservar esses imóveis”, diz Nery Filho. Diferentemente dos sobrados na Brigadeiro, o casario não será desapropriado.

Para a elaboração do projeto da Linha 6-Laranja, que terá 15 estações e 15,9 km de comprimento, o Metrô mapeou 26 bens tombados a até 300 metros do percurso da linha. Pontos como o Cemitério da Consolação, o Instituto Mackenzie, o Estádio do Pacaembu, os edifícios antigos da PUC e o Sesc Pompeia aparecem na relação de imóveis que passaram por um diagnóstico arqueológico e de patrimônio histórico.

O estudo revelou restrições, como, por exemplo, quanto ao bloqueio da visibilidade dos bens tombados. No caso do Pacaembu, uma saída de ventilação será construída na Rua Itápolis, perto do estádio. “A edificação não poderá gerar um impacto visual que atraia a atenção”, afirma Biazotti. O Metrô fará uma pequena praça no entorno. No caso da Estação Bela Vista, houve revisão das torres de ventilação para evitar desapropriação de imóvel tombado no número 1.438 da Brigadeiro.

As obras devem começar em março de 2013. A abertura do primeiro trecho, entre Brasilândia e Água Branca, deve ocorrer em 2016. Já o resto, até São Joaquim, em 2020.

Fonte: Estadão


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Novas paradas de ônibus são instaladas em Porto Alegre

Equipes de mobiliário urbano da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) implantaram 15 novos abrigos de ônibus ao longo da avenida Wenceslau Escobar, na Zona Sul, em substituição aos antigos. A ação faz parte de um amplo projeto de revitalização que a EPTC está desenvolvendo na avenida, visando uma maior segurança aos pedestres da região. Também foram instaladas 15 novas placas indicativas de ponto de parada.

Mais acessibilidade – Além das paradas da Wenceslau Escobar, a EPTC instalou dois novos modelos de Parada Segura, a pedido da comunidade, na avenida Cristiano Fischer, em frente à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Os abrigos proporcionam mais conforto e comodidade aos usuários de transporte coletivo. Os equipamentos incluem bancos, lixeiras, iluminação protegida com grades e cobertura de aço pré-pintado, que oferece maior durabilidade. A Parada Segura atende aos requisitos técnicos de segurança da EPTC.



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Número de usuários do metrô de Teresina aumentou 62,21%

O número de usuários do metrô de Teresina aumentou 62,21%, segundo dados da Companhia Metropolitana de Transporte Público de Teresina (CMTP). O diretor administrativo da entidade, Antônio Sobral, diz que os meses de janeiro de anos anteriores registraram uma média de 9 mil passageiros por dia, mas desde que as manifestações contra o reajuste da tarifa de ônibus e a forma de como a integração das linhas está se dando, o número cresceu 62,21%.

“Como janeiro é um mês de férias, o número de passageiros fica em torno de nove mil por dia. Mas na última semana registramos para aproximadamente 14.600”, pontua Sobral. 
Segundo ele, também foram acrescentadas mais duas viagens, no período da noite para atender a demanda. “Geralmente são dez viagens (completas) por dia, mas agora aumentamos mais duas nos horários de pico, depois das 19h”, descreve o diretor. Ele informa que em dezembro o número de viagens caiu para oito.

De acordo com nota da CMTP, "o metrô de Teresina começa a circular às 5h40 da manhã, partindo da Estação Terminal do Itararé, e tinha encerramento as 18h30 na Est. Alberto Silva (Pça. da Bandeira). Com as manifestações sobre o transporte coletivo, foram aumentadas viagens no turno final, sendo a última viagem realizada no cento no horário de 19h25. Os horários durante o dia na operação são variáveis em função da estação (são nove estações), sendo o tempo médio de percurso de 36 min".  




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Em Brasília, Greve dos metroviários vai completar um mês

Em greve desde 12 de dezembro, os funcionário do metrô do Distrito Federal ainda não conseguiram nenhuma resposta do governo distrital para as reivindicações. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal, o acordo coletivo de trabalho não vem sendo cumprido pelo governo e nem pelas empresas terceirizadas.

Segundo o secretário de Relações Intersindicais do Sindmetrô-DF, Luciano Soares Costa, até o momento nem o governo nem as empresas sinalizaram por uma reunião para se estabelecer um acordo. "O coordenador do sindicato (Israel Almeida Pereira) foi ao Ministério Público para tentar que a promotora intervenha e marque uma reunião entre as partes", disse.

O sindicalista afirmou que a greve tem a adesão de 90% a 95% dos trabalhadores. “Estamos reivindicando aquilo que a empresa (terceirizada) e o governo não cumpriram em referência a cláusulas acordadas, em sua maioria financeiras. O governo alegou insuficiência de verbas por estar em início de mandato e as empresas reclamaram da falta de estrutura”, disse Costa.

O metrô do Distrito Federal existe há 21 anos, mas a malha instalada é considerada pequena e insuficiente, com aproximadamente 45 quilômetros de extensão. Os sindicalistas reclamam constantemente da terceirização de serviços, alegando irregularidades nas contratações.

Em nota divulgada na última quinta-feira (5), a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal diz que o Ministério Público sugere ação para "buscar" e não "garantir" a equalização de direitos com outras empresas públicas do Distrito Federal. "A análise das negociações deve ser feita até o final do exercício, período que ainda não foi atingido, visto que a próxima data base é em abril", diz o Metrô, que ajuizou dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Sem acordo nas audiências de conciliação, o TRT determinou um efetivo mínimo para atender a população e marcou julgamento para o próximo dia 24.




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Recife ganhará nova ponte para Zona Norte, ligado Monteiro à Iputinga


A Prefeitura do Recife iniciará em fevereiro mais uma obra para melhorar a mobilidade na capital pernambucana. Uma ponte será construída para desafogar os congestionamentos, ligando as zonas Norte e Oeste, através dos bairros do Monteiro e Iputinga. O resultado da licitação para a criação do elevado Semi-Perimetral deve sair ainda este mês e as obras devem durar 18 meses.

O empreendimento faz parte do programa Capibaribe Melhor, executado pela Empresa de Urbanização do Recife (URB). A nova ponte terá 280 metros de extensão e 20 metros de largura com quatro faixas para circulação de veículos e passeios para pedestres. Duas faixas vão funcionar no sentido Monteiro–Iputinga e outras duas, no sentido inverso. O projeto ainda prevê a construção de uma ciclovia 280 metros ao longo do trajeto.

A Semi-Perimetral vai permitir uma melhor circulação do tráfego em toda a cidade, principalmente, as zonas Norte e Oeste. “Quem estiver no Mercado de Casa Amarela e desejar seguir até a Avenida Caxangá, atualmente tem duas opções de rota. Os trajetos são pela BR 101 ou pelo bairro da Torre. Com a nova ponte, o condutor ou usuário de transporte coletivo terá uma economia de tempo, calculada em cerca de 50%”, explica o coordenador do Capibaribe Melhor, Guilherme Tavares.

A licitação das obras da ponte Semi-Perimetral ainda trarão um benefício social. Isso porque, cerca de 600 famílias que residem no entorno da área serão beneficiadas com a implantação de conjuntos habitacionais e indenizações. Desse total, 352 receberão imóveis em habitacionais e o restante com o recebimento de verba, através de indenizações. Os populares terão 11 blocos de apartamentos, sete localizados à margem esquerda, no bairro do Monteiro e os quatro restantes, situados na margem direita da Ponte, na Iputinga.
Fonte: Blog da Mobilidade Urbana


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Na Grande Porto Alegre, Começou a primeira etapa da integração do sistema TRI e SIM com os ônibus da Região Metropolitana

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Já começou a primeira etapa da integração do sistema TRI e SIM com os ônibus da região metropolitana. Desde segunda-feira, 2, é possível utilizar o cartão TRI – dos ônibus de Porto Alegre – e o SIM – da Trensurb -  nas linhas de Canoas que integram com o trem. No futuro, planeja-se que a novidade seja ampliada para outras cidades.

Com a mudança, as pessoas podem fazer o deslocamento de Canoas a Porto Alegre com um único cartão e aproveitar os descontos que a integração oferece. Quem sai de Canoas, por exemplo, pode pagar a passagem do ônibus (somente os que são integrados com o trem) com um cartão TRI ou SIM de Vale-transporte ou de Passagem Antecipada e, em seguida, acessar o trem com o mesmo cartão. Se descer em alguma das estações em Porto Alegre, pode embarcar em um ônibus da Capital com um desconto de 10% e utilizar um segundo ônibus gratuitamente. Para receber os descontos, é necessário desembarcar de um transporte e entrar no seguinte em até 30 minutos. O usuário que faz todas as viagens com o valor integral, desembolsa R$ 9,60. Com a integração, os percursos somados são realizados com um custo de R$ 5,53.   

Quem tem 65 anos ou mais e possui um TRI ou SIM de Idoso também pode utilizar o cartão nos ônibus de Canoas que integram com o trem. Já os estudantes podem colocar passagem antecipada no cartão Escolar para utilizá-lo em Canoas e no trem e usufruir os benefícios. Em função da novidade, os bilhetes de Integração com Canoas, da Trensurb, deixarão de ser utilizados. O último dia de venda desse bilhete será 30 de março e o último dia de aceitação nos ônibus e no trem será 25 de maio.

Quem não possui um TRI ou SIM pode fazer o cadastro para adquirir um cartão de Passagem Antecipada no Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC (Rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre), na ATP (Av. Protásio Alves, 3885 – Porto Alegre), no Posto Móvel da ATP e nos quiosques do SIM, localizados nas Estações São Leopoldo, Esteio, Sapucaia e Canoas/La Salle. Para facilitar a adesão dos canoenses, desde o dia 16 de dezembro também estão disponíveis postos de cadastramento nas estações Niterói/Uniritter, Fátima, Mathias Velho e São Luis/Ulbra. Os documentos necessários para solicitar o cartão são CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. Já os cartões de vale-transporte são requeridos pelo empregador através de um cadastro no site http://www.tripoa.com.br/.

Outras informações podem ser obtidas através da Central de Atendimento da Trensurb pelo telefone (51) 3363-8477 e, também, pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI/SIM no telefone (51) 3027.9959.

Fonte: Trensurb



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