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Usuários de ônibus de Porto Alegre serão estimulados a denunciar som alto

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Aprovada na Câmara de Vereadores da Capital no dia 22 de dezembro, a lei que prevê multa para quem escutar música sem utilizar fones de ouvido no interior de coletivos do transporte público deve ser sancionada antes de março. Ainda não há normatização para a lei, porém a ideia é que a fiscalização seja feita pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com a colaboração dos usuários do transporte público.

Nos ônibus de Porto Alegre, a medida ganhou a simpatia dos passageiros. A cozinheira Josiane Oliveira, que costuma pegar a linha Restinga Nova - Glória (R16), que liga o bairro Restinga ao Centro, considera insuportável o barulho de certos aparelhos de som dentro dos coletivos.

— Além dos celulares, agora existem aquelas caixinhas de som portáteis, que têm até o som mais potente. Isso para quem está voltando o trabalho, no fim da tarde, é uma tortura. Eu gosto de ouvir música, mas estou sempre de fones.

O cobrador Ricardo Bernardes revela que foram inúmeras as vezes em que teve de chamar a atenção de passageiros dentro do coletivo:

— As pessoas até se assustam quando começa aquela música alta. A maioria, na verdade, está querendo dormir no ônibus e não consegue, por causa de uma minoria — afirma.

O vereador Mario Fraga (PDT), autor do projeto, informou que, após reuniões realizadas nas últimas semanas com a EPTC e com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, acredita que a tendência seja a aprovação do Executivo.

— Agora só falta normatizar, ou seja, definir as regras sobre como será a fiscalização — diz o vereador.

Fraga ressalta que, apesar do texto da lei prever multa entre R$ 43,00 a R$ 216,00, a punição só deve ser aplicada em último caso.

— Minha intenção não é fazer com que as pessoas sejam multadas e sim, com a lei, aumentar a fiscalização e evitar este tipo de comportamento.
Como deve ser a fiscalização?
Quem se sentir incomodado deverá ligar para o 156 e fazer a denúncia, informando a linha de ônibus e a localização. A reclamação será transmitida aos azuizinhos que estiverem na rua, no ponto mais próximo ao ônibus, e que deverão abordar o coletivo.

— A denúncia é a parte mais importante para fazer valer esta lei — afirma o vereador.

Uma campanha entrará em circulação em todos os ônibus de Porto Alegre a partir de fevereiro, para incentivar os usuários a alterar seu comportamento e também a denunciar quem não cumprir a lei.

Fonte: Zero Hora



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Painéis com horários são implantados em pontos de Jundiaí

A Setransp (Secretaria de Transportes) começou a instalar painéis eletrônicos que informam quanto tempo um ônibus levará para chegar até aquele ponto. O problema é que apesar de alertar que ainda está em fase de testes, o novo sistema, sem precisão nas informações, tem confundido usuários.

Os dois painéis em operações ficam em pontos na avenida Antonio Frederico Ozanan (em frente ao Maxi Shopping) e na avenida Doutor Cavalcanti (no Complexo Argos).

Quando todo o sistema estiver em operação (ainda não há prazos), a ideia é que dê mais rapidez e conforto no transporte público de Jundiaí.
Em um dos casos acompanhado pelo BOM DIA no ponto da Vila Arens, o entregador Leandro Felício, 37 anos, embarcou 16 minutos adiantado na linha 705 (Jundiaí-Mirim) do que informava o painel.

Esta não foi a primeira vez que o painel eletrônico informou o horário errado para ele, que na semana passada disse ter embarcado em uma linha com 47 minutos de antecedência. “Por causa de meu trabalho utilizo praticamente todas as linhas em Jundiaí e os ônibus fora do horário fazem parte do meu cotidiano, por isso tento não me preocupar com o tempo”, afirma. “Pode ser que os horários tenham um tempo de tolerância para mais ou para menos”, acredita a fiscal de caixa Eliane Cristina Orlando, 37, que aprovou o novo sistema de informação, mas aguardou três minutos a mais do horário programado na linha 961 (Cecap-Bandeirantes). Ou seja, o painel erra tanto para mais quanto para menos, o que merece anteção dos usuários, além de uma dose de desconfiança.

Dados técnicos/A Setransp, por meio da assessoria de imprensa, alegou que os aparelhos ainda estão em teste, por isso as informações não estão disponibilizadas aos usuários corretamente, mas apenas para os técnicos  que estão avaliando o funcionamento da máquina. A secretaria também informou que o período de testes continuará até o momento em que “achar necessário”.  

Confusão/Apesar de aprovar o sistema implantado no ponto de ônibus da Vila Rio Branco, onde utiliza para ir trabalhar em uma das lojas no Maxi Shopping, a vendedora Juliane de Oliveira, 23 anos, diz estar confusa com as informações no novo painel eletrônico. Neste local, o BOM DIA apurou que nem todas linhas os horários estavam sendo informados. “Eu utilizo a linha 961 [Agapeama], mas desde a semana passada estou tentando entender este painel que não acerta o tempo certo do meu ônibus”.

Linhas registram demora
Nos bairros afastados, usuários continuam tendo problemas com intervalos longos entre ônibus
As linhas em bairros afastados do Centro como Castanho, Tijuco Preto, Jundiaí-Mirim, Engordadouro, apenas para citar algumas como exemplo, continuam gerando reclamações entre os usuários. É o caso do ajudante operacional Clayton Gonçalves, 26, que mora no Castanho e trabalha no Eloy Chaves, em uma fábrica de bebidas.“Se perco o horário para ir trabalhar acabo chegando atrasado, pois o próximo ônibus passa apenas 40 minutos depois”, reclama.

Ele também se queixa de que o bairro recebe as frotas de ônibus mais velhas, pois onde mora as  ruas são de terra. 

A prefeitura informa que no bairro do Jundiaí-Mirim, por exemplo, foi implantado com sucesso o sistema Ganha Tempo, que já está consolidado em diversos bairros, onde é possível trocar de ônibus sem pagar duas passagens, mas não respondeu sobre as reclamações de atrasos e de veículos mais velhos.

Pontos são os mais movimentados
Os pontos de ônibus da Vila Arens e da Vila Rio Branco foram os escolhidos para iniciar o teste e análise por apresentarem a maior concentração de usuários de ônibus em Jundiaí.  No ponto da Vila Arens passam 14 linhas e da Vila Rio Branco são quatro linhas. Não foi informado a quantidade de usuários de ambas as linhas. 

3 anos
e 7 meses é a média de idade da frota de ônibus

Cidade conta hoje  com 79 linhas

Segundo informações da prefeitura, a cidade conta atualmente com 79 linhas. São 30 ônibus articulados (sendo que três deles possuem elevadores), 21 com piso baixo e 111 com elevadores.

Medida faz parte do monitoramento por GPSO sistema dos paineis eletrônicos instalados nos pontos de ônibus da Vila Arens e Vila Rio Branco faz parte do pacote do Programa de Melhoria Contínua do Transporte Coletivo, implantado pela Setransp, que também inclui a Central de Monitoramento de Transportes (Sala do GPS) – instalada no térreo do Paço Municipal –, e o GPS on-line, que fornece pela internet os horários dos ônibus por meio do site www.jundiai.sp.gov.br.

O diretor de Transportes, Leslie Litano Tealdi, informou que desde que o GPS se transformou em ferramenta de gestão do transporte coletivo, muitas prefeituras procuraram Jundiaí para conhecer essa tecnologia.
“Já recebemos as visitas de representantes das cidades de Sorocaba, Paulínia, Diadema, Santo André e até de Contagem, que fica em Minas Gerais”, diz.

A sala do GPS mantém o monitoramento em tempo real da frota de ônibus da cidade (horários de partida, chegada, respeito às paradas nos pontos, evolução durante o percurso, velocidade etc) e tem a função de registrar as intercorrências do sistema, agilizando as soluções. Segundo a prefeitura, essa tecnologia está garantindo uma eficiência da ordem de 98% da pontualidade dos ônibus, apesar das reclamações de atrasos pelos usuários. 

O último sistema a ser implantado dentro do pacote  tecnológico será disponibilizar as mesmas informações contidas nos painéis eletrônicos nos pontos de ônibus por meio de mensagens para celular. O envio de SMS aos usuários está fase de implantação.




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CBTU de João Pessoa transportou 2,3 milhões de pessoas em 2011

A CBTU João Pessoa transportou quase R$ 2,3 milhões de passageiros durante o ano passado e estima atrair cerca de 500 mil novos usuários em 2012. A meta, de acordo com dados operacionais, é aumentar em cerca de 20% o número de passageiros transportados, já que o valor da tarifa não sofrerá reajuste e permanecerá nos atuais R$ 0,50, subsidiada pelo Governo Federal.

            Segundo o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo, com mais um reajuste no valor da passagem do ônibus urbano, o trem aparece como alternativa barata, rápida e segura. "Temos que trabalhar para manter a regularidade nas viagens e a pontualidade dos trens dentro dos padrões e atrair mais usuários para o nosso sistema", diz.

            Para isso, a CBTU João Pessoa está realizando uma série de melhoramentos, a exemplo da modernização de três carros de passageiros, que devem entrar em operação no segundo semestre deste ano; recuperação de locomotivas, implantação de rampas nas estações Jacaré, em Cabedelo e Ilha do Bispo, em João Pessoa e recuperação do prédio central, entre outras ações.

            Neste ano, a direção local da Companhia também acredita que o projeto de modernização do Trem de João Pessoa através do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) comece a dar os primeiros passos. "A gente espera que o projeto seja contemplado no PAC da Mobilidade ou que as emendas de bancadas sejam aprovadas com esse fim e assim dotar a CBTU com melhor e maior capacidade para atender às necessidades de mobilidade da população da Região Metropolitana da Capital", afirma Cartaxo.




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Citybus em Goiânia deixam usuários insatisfeitos com o serviço

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Os usuários do transporte coletivo, que haviam aderido ao Citybus, em Goiânia, estão insatisfeitos com o serviço. Segundo eles, além das linhas não atenderem nos principais locais, está difícil encontrar os bilhetes para o embarque.

O cartão e o bilhete de um dia deixaram de ser oferecidos desde a véspera do Natal. O bilhete, no valor de R$ 6, dava direito ao usuário de fazer quantas viagens quisesse nos micro-ônibus do Citybus e ainda fazer duas integrações com linha de ônibus convencionais em até duas horas.

Mas com a passagem em falta no mercado o usuário que prefere andar no micro-ônibus tem duas opções: pagar em dinheiro ou com o sit pass normal no valor de R$ 5. Mas as alternativas não agradam os usuários do Citybus. “Infelizmente vou ter que entrar num financiamento de um veículo sem querer”, diz a administradora Anna Karina Brito.

A assessoria de imprensa do Sindicato de Empresas do Transporte Coletivo Urbano e Passageiros (Setransp), informou que o bilhete Citybus de um dia e o cartão Citybus foram interrompidos por causa da baixa procura.

A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo da Grande Goiânia (RMTC) disse que não irá se pronunciar sobre, segundo ela, especulações de que o Citybus seria desativado. A RMTC informou apenas que o serviço não será interrompido.

O micro-ônibus entrou em circulação em 2009 com a proposta de oferecer um transporte mais rápido e confortável. De lá para cá, houve uma redução no número de usuários passando de 145 mil, em setembro de 2009 (cinco meses depois de sua implantação) para os 105 mil atuais.

Fonte: G1 Goiás


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No Recife: Tancredo Neves - Um terminal projetado e construído sem consultar as comunidades

Um terminal projetado e construído sem consultar as comunidades, e o resultado foi uma rejeição quase que unanime nas comunidades, e tudo que estava projetado pelo Governo do Estado agora parece que vai mudar, isso também vale para a inauguração do Terminal que antes estava prevista para Janeiro, porém as reuniões nas comunidades surtiram efeito totalmente negativo no que diz respeito ao fim de todas as linhas troncais para o centro da cidade.
Lideranças afirmam que nunca foram consultadas sobre este projeto e o fim das linhas troncais para o Centro, lideranças da UR-02 dizem que a Linha 132*UR-02/Cde Boa Vista é imexível, já as lideranças com itinerários ao IMIP não aceitam perderem suas linhas devido a muitas crianças serem atendidas neste hospital, isso sem falar na população do IPSEP, que perderia e muito com a retirada das linhas da Jean Emile Favre, pois as linhas que vem do Ibura também servem para eles irem ao centro.
O certo é que o terminal integrado de Tancredo Neves já está pronto e agora novas conversas com as lideranças acontecerão e claro novas mudanças no projeto acontecerão.
Clayton Leal / Blog Meu Transporte


Planilha do CGRT


Planilha do CGRT (Verso)

Term. Tancredo Neves / Vantagens e Desvantagens

Recife: Term. Tancredo Neves já na fase final de implantação, linhas já foram criadas

No Recife, Terminal Integrado Tancredo Neves passa por testes práticos

No Recife, Obras no Ibura alteram o itinerário de 17 linhas
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SPTrans informa linhas que atenderão à segunda fase da Fuvest

A SPTrans informa as linhas que atenderão ao evento “Vestibular FUVEST de 2012 (2ª Fase)”, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de janeiro. Todas as linhas estarão operando com pelo menos um veículo adaptado aos portadores de necessidades especiais.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas:

01 – ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES – USP LESTE
Rua Arlindo Bettio, 1000 – Ermelino Matarazzo
As linhas abaixo relacionadas atenderão às suas proximidades (R. Arlindo Bétio e Av. Dr. Assis Ribeiro):

1178/10  São Miguel – Pça. do Correio
2551/10  Term. A. E. Carvalho – Term. Pq. D. Pedro II
2582/10  Vila Nova Curuçá – Term. Pq. D. Pedro II
374M/10 CPTM Ermelino Matarazzo – Metrô Itaquera – Circular
2590/10 União de Vila Nova – Pq. D. Pedro II
2735/10 Jd. Keralux – Metrô Penha

02 – UNIP – CAMPUS TATUAPÉ
Rua Antonio Macedo, 505 – Parque São Jorge
As linhas abaixo relacionadas atenderão as imediações (Rua Antonio Macedo, Av. Cdssa. Elisabeth de Robiano e Av. Celso Garcia):

271P/10 Cangaíba – Estação da Luz
278A/10 Penha – Ceasa
271A/10 Term. Penha – Metrô Santana
172X/10 Pq. Novo Mundo – Metrô Tatuapé
2435/10 Jd. Coimbra – Pq. D. Pedro II
2583/10 Vila Curuça – Term. Pq. D. Pedro II
208V/10 Term. A. E. Carvalho – Pça. Da Sé
2363/10 Jd. Danfer – Terminal Pq. D. Pedro II
2501/10 Ermelino Matarazzo – Terminal Pq. D. Pedro II
2523/10 Vila Progresso – Terminal Princesa Isabel
2551/10 Term. A. E. Carvalho – Term. Pq. D. Pedro II
2552/10 Vila Mara – Term. Pq. D. Pedro II
2582/10 Vila Nova Curuçá – Term. Pq. D. Pedro II
2626/10 Jd. Nazaré – Term. Pq. D. Pedro II
2678/10 Oliveirinha – Term. Pq. D. Pedro II
2762/10 Ermelino Matarazzo – Metrô Tatuapé
2765/10 Vila Cisper – Metrô Tatuapé
2767/10 Cid. Pedro José Nunes – Metrô Tatuapé
2769/10 Jd. Romano – Metrô Tatuapé
3301/10 Term. São Miguel – Term. Pq. D. Pedro II
702P/10 Term. Penha – Pinheiros
1178/10 São Miguel – Pça do Correio
211V/10 Vila Paranaguá – Estação da Luz
1177/10 Term. A. E. Carvalho – Estação da Luz
2590/10 União de Vila Nova – Pq. D. Pedro II
2290/10 Term. São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II
2296/10 Jd. Marília – Term. Pq. D. Pedro II
309T/10 Cidade Tiradentes – Term. Princesa Isabel
342M/10 Term. São Mateus – Term. Penha
414P/10 Vila Industrial – Penha
473T/10 Metrô Vila Mariana – Pq. São Jorge
513L/10 Term. Sacomã – Penha

03 – UNIVERSIDADE ANHEMBI-MORUMBI – CAMPUS CENTRO
Rua Dr. Almeida Lima, 1134 – Metrô Bresser
As linhas abaixo relacionadas atenderão às suas proximidades (Av. Alcântara Machado):

3459/10 Itaim Paulista – Term. Pq. D. Pedro II
3462/10 Vila Santana – Term. Pq. D. Pedro II
3574/10 Jd. Etelvina – Term. Pq. D. Pedro II
3686/10 Jd. São Paulo – Term. Pq. D. Pedro II
2100/10 Term. Vila Carrão – Pça. Da Sé
309N/10 Jd. IV Centenário – Term. Pq. D. Pedro II
3129/10 Cj. Manoel da Nóbrega – Term. Pq. D. Pedro II
3160/10 Term. Vila Prudente – Term. Pq. D. Pedro II
3222/10 Jd. Marília – Term. Pq. D. Pedro II
3405/10 Jd. Soares – Pq. D. Pedro II
3406/10 Cohab Juscelino – Term. Pq. D. Pedro II
3407/10 Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II
3539/10 Cidade Tiradentes – Term. Pq. D. Pedro II
3539/31 Cidade Tiradentes – Term. Pq. D. Pedro II
3141/10 Term. São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II
5141/10 Term. Sapopemba/Teotônio – Term. Correio
573H/10 Hospital Sapopemba – Metrô Bresser

04 – CENTRO UNIV ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNID. BRIGADEIRO – PRÉDIO 3
Av. Brig. Luis Antonio, 917 – Bela Vista
As linhas abaixo relacionadas atenderão o local (Av. Brig. Luis Antonio):

475M/10 Jd. da Saúde - Term. Amaral Gurgel
475R/10 Jd. São Saverio - Term. Pq. D.Pedro II
5106/10 Jd Selma – Lgo. São Francisco Circular
5106/31 Jd Selma – Term. Princ. Isabel
5164/10 V. Sta. Catarina - Lgo. São Francisco Circular
5175/10 Balneário São Francisco - Pça. da Sé
5178/10 Jd. Miriam - Lgo. São Francisco
5194/10 Jd. São Jorge Até Apurá - Lgo. São Francisco
5111/10 Term. Sto. Amaro - Term. Pq.D. Pedro II
5119/10 Term. Capelinha - Lgo. São Francisco
5154/10 Term. Sto. Amaro - Est. da Luz
5185/10 Term. Guarapiranga - Parque D. Pedro II
6412/10 Paraisópolis - Term. Princ. Isabel
6418/10 Real Parque – Pça João Mendes

05 – UNIP – CAMPUS PARAÍSO

Rua Vergueiro, 1211 – Aclimação
As linhas abaixo relacionadas atenderão o local (Rua Vergueiro)

374T/10    Cid. Tiradentes – Metrô Vergueiro  
5705/10    Term. Sacomã – Metrô Vergueiro
5791/10    Eldorado – Metrô Paraís
5290/10    Div. Diadema – Pça João Mendes
         

06 – UNINOVE – VERGUEIRO
Rua Vergueiro, 235/249 – Metrô São Joaquim
As linhas abaixo relacionadas atenderão as imediações Rua Vergueiro:

5705/10 Term. Sacomã – Metrô Vergueiro
5290/10 Div. Diadema – Pça. João Mendes
5791/10 Eldorado – Metrô Paraíso
374T/10 Cidade Tiradentes – Metrô Vergueiro

07 – CENTRO UNIV. BELAS ARTES DE SÃO PAULO

Rua Dr. Álvaro Alvim, 76/90 – Vila Mariana
As linhas abaixo relacionadas atenderão a Rua Álvaro Alvim e imediações

5106/31    Jd. Selma - Term. Princ. Isabel
577T/10    Jd. Miriam - Vila Gomes  

08 – UNINOVE – CAMPUS MEMORIAL
Av. Dr. Adolfo Pinto, 109 – Água Branca
As linhas abaixo relacionadas atenderão o local as imediações (item 23 - Av. Francisco Matarazzo):

8000/10 Terminal Lapa – Praça Ramos de Azevedo
8400/10 Terminal Pirituba – Praça Ramos de Azevedo
8542/10 Brasilândia – Praça do Correio
8548/10 Jd. dos Cunhas – Praça do Correio
8549/10 Taipas – Praça do Correio
8594/10 Cidade D’Abril – Praça Ramos de Azevedo
8622/10 Morro Doce – Praça Ramos de Azevedo
8677/10 Jd. Líbano – Praça Ramos de Azevedo
8677/31 Jd. Líbano – Praça Ramos de Azevedo
8686/10 Mangalot – Largo do Paissandu
8696/10 Jaraguá – Praça Ramos de Azevedo
8696/41 Jaraguá – Praça Ramos de Azevedo
938C/10 COHAB Taipas – Term. Princesa Isabel
978J/10 VOITH – Terminal Princesa Isabel
8319/10 Pq. Continental – Pça. Ramos de Azevedo
8615/10 Pq. da Lapa – Terminal Pq. D. Pedro II

09 – FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO
Av. José Maria de Faria, 111 – Lapa
As linhas abaixo relacionadas atenderão o local e as imediações (Av. Ermano Marchetti):

8062/10 Pq. São Domingos – Lapa
8200/10 Terminal Pirituba - Terminal Lapa
8213/10 Vila Iara – Praça do Correio
8300/10 Terminal Pirituba – Terminal Lapa
8400/10 Terminal Pirituba – Pça Ramos de Azevedo
8500/10 Terminal Pirituba – Metrô Barra Funda
8600/10 Terminal Pirituba – Largo do Paissandú
847J/10 City Jaraguá – Jaguaré
847P/10 Terminal Pirituba – Itaim Bibi
8594/10 Cidade D’Abril – Praça Ramos de Azevedo
9022/10 Vila Iório – Terminal Lapa
938C/10 COHAB Taipas – Term. Princesa Isabel
938L/10 T.T.V.N. Cachoeirinha – Lapa
948A/10 Vila Zatt – Metrô Barra Funda
978J/10 VOITH – Terminal Princesa Isabel
819R/10 Perus – Terminal Lapa
9782/10 Jd. Carombé – Metrô Barra Funda
178T/10 Metrô Santana – CEASA

10 – UNIP – CAMPUS SANTANA
Rua Amazonas da Silva, 737 – Vila Guilherme
As linhas abaixo relacionadas atenderão as suas proximidades pelas  (Ruas José Bernardo Pinto, Santa Veloso e Av. Joaquina Ramalho) :
119C/10 Vila Sabrina – Terminal Princesa Isabel
119P/10 Vila Paiva – Terminal Princesa Isabel
172T/10 Vila Nova Galvão – Metrô Bras
2123/10 Vila Medeiros – Metrô Liberdade
2127/10 Jd. Brasil – Metrô Liberdade
271F/10 Metrô Belém – Shop. Center Norte
172N/10 Shop. Center Norte – Metrô Belém
971V/10 Jd. Vista Alegre – Center Norte
971D/10 Jd. Damasceno – Center Norte
1730/10 Center Norte – Santana

11 – UNIP – CHÁCARA SANTO ANTONIO
Rua Cancioneiro Popular, 210 – Chácara Santo Antonio
As linhas abaixo relacionadas atenderão as imediações do local (Ruas da Paz, Do Estilo Barroco, Henri Dunant, Bela Vista, São Sebastião e Av. Santo Amaro):

5318/10 Chácara Santana - Praça da Sé
6414/10 Socorro - Term. Bandeira
6450/10 Term. Capelinha - Term. Bandeira
675A/10 Pq. Sto. Antonio - Metro São Judas
675I/10 Terminal João Dias - Metro São Judas
736G/10 Jd. Ingá - Shopping Morumbi
756A/10 Jd. Paulo VI - Santo Amaro
7012/10 Parque do Lago – Term. Guarapiranga

12 – UNINOVE – CAMPUS SANTO AMARO
Rua Amador Bueno, 389/491 – Santo Amaro
As linhas abaixo relacionadas atenderão o local e as suas proximidades (Av. Eng. Euzébio Stevaux e Av. das Nações Unidas):

546A/41 Jd. Apura – Socorro
6030/10 Unisa-Campus 1 até vila São José - Terminal Santo Amaro
6062/51 Jd. Castro Alves - Terminal Santo Amaro
6071/10 Jd. Orion – Terminal Santo Amaro
6074/10  Jd. Gaivotas – Estação Jurubatuba
5129/10 Jd. Miriam – Terminal Guarapiranga
546L/10 Jd. Luso - Terminal Santo Amaro
6026/10 Jd. Icarai – Term. Santo Amaro
6091/10 Vargem Grande - Terminal Santo Amaro
675P/10 Shopping Sp Market - Metrô Conceição
695Y/10 Term. Parelheiros – Metrô Vila Mariana
745M/10 Campo Limpo - Shopping Sp Market

13 – USP – FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Av. da Universidade, 308 – Cidade Universitária
14 – USP – ESCOLA POLITÉCNICA – BIENIO
Av. Prof. Almeida Prado, trav. 2, 128 – Cidade Universitária
15 – USP – INSTITUTO DE PSICOLOGIA – BLOBO B
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Cidade Universitária

Em razão da restrição de acesso ao interior da Cidade Universitária aos finais de semana, as linhas relacionadas abaixo atenderão a Av. Afrânio Peixoto e Rua Alvarenga, vias lindeiras ao portão principal do Campus:

107T/10 Metrô Tucuruvi - Cidade Universitária
177H/10 Metrô Santana - Butantã /USP
177P/10 Metrô Santana - Butantã/USP
701U/10 Jaçanã - Butantã - USP
702P/42 Term. Pq. D.Pedro II - Butantã
702U/10 Butantã - USP - Term. Pq. D. Pedro II
809L/10 Campo Limpo - Lapa

16 – UMC – CAMPUS VILLA LOBOS
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 – Vila Leopoldina
As linhas abaixo relacionadas atenderão o local (Av. Imperatriz Leopoldina):

8060/10 Vila Piauí – Term. Lapa
846M/10 Vila Piaui – Shop. Ibirapuera
847J/10 City Jaragua – Jaguaré
958P/10 Jd. Nardini – Itaim Bibi
178T/10 Metrô Santana - CEASA
278A/10 Penha – CEASA
477A/10 Sacomã - CEASA
6262/10 CEASA – Term. Bandeira
7282/10 Pq. Continental – Praça Ramos de Azevedo
748R/41 Jd. Boa Vista – Lapa
748R/51 COHAB Raposo Tavares – Lapa
8038/10 Pq. Continental - Lapa

Em virtude da realização do evento, a Universidade de São Paulo solicita que no dia 08/01/2012 (Domingo) as linhas entrem no Campus com os passageiros para embarque e desembarque no horário das 10h às 18h, bem como a operação da linha 8012/10 “Metrô Butantã – Cidade Universitária” no mesmo horário.
Linhas que fazem ponto terminal dentro da USP aos finais de semana:

107T/10 Metrô Tucuruvi – Cidade Universitária
177H/10 Metrô Santana – Butantã – USP
177P/10 Metrô Santana – Butantã – USP
701U/10 Jaçanã – Butantã - USP
702U/10 Butantã – USP – Term. Pq. D. Pedro II


Fonte: SPTrans



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Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

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Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

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VLT no terminal Gentileza


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Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960