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São Paulo: Metrô faz 1º encontro de túneis da Linha 5

sábado, 17 de dezembro de 2011

O Metrô de São Paulo realizou, nesta quinta-feira, o primeiro encontro de túneis nas obras de expansão da linha 5-Lilás, no trecho entre o poço de serviço Delmiro Sampaio e o túnel de manobras já existente na estação Largo Treze, na zona su.

O encontro completou um túnel de 93 metros, num trecho que liga as estações Largo Treze e Adolfo Pinheiro, ainda em construção.


Informações: Band

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Em Curitiba, Linha Natal circula com dez ônibus extras

A Linha Natal passará a circular a partir desta terça-feira (13) com um reforço de pelo menos dez ônibus extras, número que, se necessário, poderá chegar a 15 ônibus. O objetivo é atender o maior número de curitibanos e turistas interessados em fazer a rota dos principais pontos da cidade com decoração de Natal.

A Linha Natal, uma parceria da Urbs com o Instituto Municipal de Turismo, é feita com quatro jardineiras decoradas especialmente para fazer o trajeto. A linha funciona entre as 20h e 21h30, com saídas a medida em que o ônibus for lotando. Cada jardineira transporta 36 pessoas sentadas e é proibido viajar em pé.
 
A linha, que começou a circular na sexta-feira (9), vai funcionar até o próximo dia 23, tendo como ponto de saída e chegada a praça Tiradentes, parando em frente à Catedral no mesmo ponto que, de dia, é da Linha Turismo.
 
Desde sexta-feira, cerca de 800 pessoas já fizeram o roteiro com concentração maior na noite desta segunda-feira (12), quando foi necessário incluir três ônibus extras.
 
A partir de agora, os ônibus extras vão ficar estacionados no entorno – na rua Cruz Machado e no Centro Cívico, podendo ser acionados a qualquer momento. Os ônibus extras não têm decoração de Natal, mas fazem o mesmo trajeto, com a mesma tarifa.
 
A tarifa é de R$ 10,00 sendo que crianças com menos de cinco anos não pagam passagem. Não há embarques ao longo do trajeto elaborado pelo Instituto de Turismo, ficando a operação da Linha com a Urbs.
 
O roteiro inclui, a partir da Catedral, na Praça Tiradenetes, o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná; Galeria de Luz na Rua XV de Novembro; Paço Municipal; praça Dezenove de Dezembro; setor histórico no Largo da Ordem; Palácio Avenida; Rua 24 Horas; praças Eufrásio Correia e Oswaldo Cruz; sede da Copel; praça da Espanha; Castelo do Batel; praça do Japão; e Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade.
 
Fonte: Prefeitura de Curitiba


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Pane em trem provoca tumulto e depredações em estações no Rio

Uma pane em um trem que seguia de Santa Cruz para a Central do Brasil, no Rio de Janeiro, ocasionou protestos de passageiros na manhã desta sexta-feira. De acordo com a concessionária SuperVia, por volta das 8h, um grupo ocupou a linha férrea impedindo a circulação dos ramais Japeri e Santa Cruz. O tráfego foi retomado gradativamente a partir das 10h e neste momento é normal.
Foto: Jadson Marques/Futura Press
Conforme a SuperVia, o trem prefixo US 122 teve um problema no sistema da tração e a viagem foi interrompida às 7h53. Os passageiros desembarcaram na estação Oswaldo Cruz e foram orientados a pegar o próximo trem, mas alguns iniciaram o tumulto. A manifestação se estendeu até as estações de Deodoro e Ricardo de Albuquerque.
Na estação Deodoro os passageiros invadiram cabines e depredaram algumas composições. Uma pessoa passou mal e outro caiu na linha férrea depois de descer do trem e ter de caminhar até a plataforma. O Núcleo de Polícia Ferroviária e o batalhão de polícia foram acionados para controlar a confusão.
 
Segundo a concessionária, "a partir das 10h, a circulação foi retomada gradativamente nos ramais afetados e, neste momento, já está com os intervalos normais". A SuperVia informou, ainda, que o trem que apresentou defeito nesta sexta-feira é um dos 49 que serão retirados de circulação nos próximos anos.


Com informações do JB Online.
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São Paulo e França firmam parceria para investir em transporte urbano

O governador Geraldo Alckmin e o primeiro-ministro francês, François Fillon, assinaram na quarta-feira um protocolo de intenções para o estudo e a troca de informações entre São Paulo e França a respeito de mobilidade urbana.

A parceria, entre outros benefícios, abre caminho para o estado pleitear financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento para a construção do Expresso Guarulhos, Linha 13-Jade, que ligará a rede da CPTM ao Aeroporto André Franco Montoro (Cumbica).

Pelo projeto, o Expresso Guarulhos terá um percurso de 11 km, saindo da Estação Engenheiro Goulart, na linha 12-Safira, em direção a Guarulhos. A linha terá duas paradas - no Parque Cecap Zezinho Magalhães e no próprio aeroporto internacional de Guarulhos. A partir da Estação Engenheiro Goulart, os trens da Linha 13-Jade seguirão de maneira compartilhada na Linha 12-Safira até a estação Brás, onde há integração gratuita com o Metrô.

"Nós teremos agora, no dia 20 de dezembro, a abertura do edital para contratação de projeto básico, executivo e funcional. Depois nós teremos os estudos ambientais, todos entregues e concluídos no ano que vem. Em 2012 teremos também a conclusão do projeto básico e executivo, e o lançamento dos editais de obras físicas do Expresso Guarulhos", declarou Alckmin.

Na segunda fase, pós-2014, a Linha 13-Jade compartilhará a via da Linha 12-Safira, entre as estações Engenheiro Goulart e Brás. Assim, os passageiros do aeroporto farão o trajeto Guarulhos-Brás sem transferência.

A abertura dos envelopes para contratação dos projetos básico e executivo está prevista para o dia 20 de dezembro. As obras devem começar no primeiro semestre de 2013 e o investimento será de R$ 1,2 bilhão. Segundo o documento assinado por Alckmin e Fillon, "a parceria atende à política de apoio ao crescimento econômico da Região Metropolitana de São Paulo e contribuirá para o aprimoramento da infraestrutura de transportes, na perspectiva da organização da Copa do Mundo de 2014".

"O presente Protocolo de Intenções tem por objeto a cooperação em matéria de mobilidade urbana, em especial no que tange a financiamentos de apoio às políticas de transporte que poderão ser concedidos pela AFD ao estado", informa outro trecho do acordo.


Fonte: DCI


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Capital privado investe 18,5 vezes mais que a União no setor ferroviário

Entre 1997 e 2010, as concessionárias privadas investiram R$ 24 bilhões no setor ferroviário, 18,5 vezes a mais do que o valor aplicado pela União - R$ 1,3 bilhão. Os dados são da Pesquisa CNT de Ferrovias 2011, divulgada ontem na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília. De 2009 para 2010, o investimento das concessionárias cresceu 17,7%, e o realizado pelo governo federal apresentou queda de 8,6%. Segundo o levantamento, as concessionárias investiram em melhoria das vias, aumento da segurança, aquisição de locomotivas e vagões, além da recuperação da frota sucateada - herdada do processo de concessão, ocorrido entre 1996 e 1998. O estudo aponta que a malha ferroviária brasileira carece de investimentos da ordem de R$ 151 bilhões para se modernizar.

Leilão de concessão de aeroportos é marcado para 2012
O leilão para concessão dos aeroportos internacionais de Brasília (DF), Campinas (SP)e Guarulhos (SP) foi marcado para o dia seis de fevereiro de 2012, na Bolsa de Valores de São Paulo. Os valores mínimos estipulados pelo governo foram de R$ 3,4 bilhões para Guarulhos, R$ 1,5 bilhão para Campinas e R$ 582 milhões para Brasília. Poderão participar do leilão empresas brasileiras ou estrangeiras. A concessionária de cada aeroporto deverá concluir as obras para a Copa de 2014 no prazo máximo de 18 meses. Para o aeroporto de Brasília estão previstos R$ 626 milhões em investimentos, para Campinas os investimentos são de R$ 873 milhões e em Guarulhos os investimentos são de R$ 1,3 bilhão. A Infraero continuará operando 63 aeroportos no País.

Informações: DCI

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Monotrilho divide opiniões no Morumbi

O projeto de construção de um monotrilho na região do Morumbi, na Zona Oeste, divide opiniões. Associações de moradores são contra a iniciativa, alegando que não vai melhorar a mobilidade e causará degradação na área nobre. Mas quem mora na Favela Paraisópolis, por outro lado, considera que será uma boa opção de transporte.

O monotrilho será usado para a Linha 17- Ouro do Metrô e vai ligar o Morumbi até a Estação Jabaquara da Linha 1 - Azul, passando pelo Aeroporto de Congonhas. A linha toda tem a previsão de custo em R$ 3,1 bilhões.

O trecho terá aproximadamente 18 quilômetros de extensão e 18 estações: Jabaquara, Hospital Saboia, Cidade Leonor, Vila Babilônia, Vila Paulista, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.

Na noite de quarta-feira, a Câmara Municipal aprovou em primeira votação os projetos de lei 464/2011 e 475/2011, que viabilizam a implantação do sistema monotrilho. A obra é prevista no pacote de mobilidade urbana com o objetivo de preparar a metrópole para a Copa do Mundo de 2014.

Os dois projetos ainda precisam passar por segunda votação antes de serem sancionados pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD), que foi o autor das propostas. O Projeto de Lei 464 estipula plano de melhoramentos viários no Morumbi. O Projeto de Lei 475 determina melhoramentos viários no complexo de Paraisópolis.
subterrâneo /Associação dos Moradores do Jardim Sul é contra o projeto. “Com o dinheiro que será gasto, seria melhor construir um metrô subterrâneo, sem agredir as vias da região. O monotrilho não resolverá o problema da mobilidade e deixará danos irreversíveis no aspecto urbanístico”, afirmou a presidente da entidade, a pedagoga Rosa Richiter.

A Saviah (Sociedade dos Amigos da Vila Inah) também é contrária ao projeto por vários motivos: custo de implantação superior ao projetado; tecnologia ultrapassada; não atende à alta demanda; causará degradação e danos à região.

Moradores da Favela Paraisópolis, entretanto, são favoráveis à nova modalidade de deslocamento. “Não importa se o metrô será por baixo ou por cima, o que interessa é ter mais opção de transporte público”, disse o motorista Célio dos Santos, de 29 anos. “Ficará mais rápido para ir ao Centro”, ressaltou o ajudante Paulo Silva, de 28.




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