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Em Campinas, Coletivos voltaram a circular no início da tarde

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Após uma paralisação que durou toda a manhã desta segunda-feira (12), os funcionários da empresa VB Transportes voltaram a trabalhar no início da tarde. Cerca de 294 ônibus da linha azul deixaram de operar e prejudicou 170 mil passageiros. As áreas afetadas foram: regiões do Ouro Verde, Vila União, corredor Amoreiras e região do Campo Belo. Os trabalhadores reivindicam pagamento de folgas e horas extras.

A VB informou que os funcionários que se sentiram prejudicados no cálculo das horas extras, têm dez dias para apresentarem o holerite no departamento de recursos humanos da empresa para que seja verificado se houve algum erro. Caso seja constatado alguma irregularidade, a empresa comunicou que as medidas necessárias serão tomadas.

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) informou que o sistema de transporte coletivo deve normalizar até às 18h desta segunda. A empresa comunicou também que, como muitos funcionários paralisados voltaram para casa, algumas linhas ainda podem apresentar problemas.

A VB Transportes alega que já pagou tudo e que a paralisação é uma disputa política entre sindicalistas. Durante a manhã, funcionários da VB gritavam que o sindicato deveria deixar o local e as negociações. Matuzalém de Lima, diretor do sindicato, não quis comentar o caso com a imprensa.

Paralisação
Por causa da paralisação uma operação de emergência foi colocada em funcionamento pela Emdec. Alguns ônibus operaram do lado de fora dos principais terminais atingidos, para minimizar o impacto, até que o problema seja resolvido. O trânsito ficou complicado na manhã desta segunda nas principais ruas e avenidas da cidade. Os motoristas que trafegaram pelas ruas e avenidas de maior movimento de Campinas, como Amoreiras, John Boyd Dunlop, Ruy Rodrigues, Cosmópolis e Barão de Jaguara, tiveram de ter muita paciência.


Informações: EPTV

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Diesel de cana chega ao transporte urbano de São Paulo

Há poucos anos, parecia uma ideia com pequenas chances de sair do papel. Afinal, o uso de combustíveis derivados da cana-de-açúcar no transporte público esbarrava em empecilhos de ordem econômica, logística e de tecnologia. Mas nesta segunda-feira (5/12), os problemas ficaram para trás graças a uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo (SP), a multinacional Amyris, a Viação Santa Brígida e a montadora Mercedes-Benz, que viabilizou a operação de 80 ônibus urbanos abstecidos com uma mistura de 10% de diesel de cana no óleo diesel.
 
Os veículos foram apresentados em cerimonia no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, que reuniu o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o secretário Municipal de Transportes Marcelo Branco, técnicos e diretores da São Paulo Transportes (SP Trans), lideranças sindicais, representantes de montadoras e da Amyris, que vai fornecer o diesel renovável produzido a partir de cana. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) foi representada pelo consultor em Emissões e Tecnologia, Alfred Szwarc.


“Trata-se de um marco em termos de inovação tecnológica, já que é a primeira vez que um combustível derivado de cana, que não o etanol, é utilizado em escala comercial em sistemas de transporte urbano,” avaliou Szwarc. Os 80 ônibus que participam da iniciativa pertencem à Viação Santa Brígida. Até dezembro, mais 80 veículos devem estar rodando na capital paulista, com a frota podendo ganhar mais 500 ônibus até 2012.
Segundo o secretário Marcelo Branco, a cidade de São Paulo tem um dos maiores programas ambientais do mundo na área de Transportes. "Já são quase dois mil veículos com ações ambientais. Renovamos a frota, investimos nos combustíveis álcool e biodiesel, na recuperação da rede de trólebus e renovaremos 70% dessa frota," ressalta Branco, que também preside a SPTrans.

Novos parceiros

Além da Mercedes Benz, empresas como a Scania, Volvo e MAN também avaliam a nova mistura. Os executivos da Amyris mostram-se animados com a iniciativa e as chances de aumentar em futuro próximo o teor do produto na mistura. Para o vice-presidente da Amyris, Joel Velasco, “quebramos mais uma barreira no setor sucroenergético, pois além de veículos leves a cana vai abastecer ônibus que serão usados no transporte coletivo no Brasil, o que demonstra o forte compromisso da Amyris nesta área.”
O esforço é uma continuidade do Programa Ecofrota, lançado em fevereiro deste ano, que visa reduzir progressivamente o uso de combustíveis fósseis no transporte público de São Paulo. "Essa é mais uma iniciativa para melhorar o ar de São Paulo relacionada à circulação de ônibus. Já temos outros combustíveis alternativos implantados que também têm contribuído para termos uma cidade menos poluída. A nossa expectativa é de que em poucos anos tenhamos 100% da frota movida por combustíveis menos poluentes," afirmou o prefeito Kassab.
Tecnologia avançada

O diesel produzido pela Amyris a partir do caldo de cana é considerado de alta qualidade, ou premium, pois além de oferecer boas características como combustível, pode ser utilizado sem a necessidade de adaptações no motor, explica o consultor da UNICA. Além disso, na comparação direta com o diesel convencional, o diesel de cana reduz a emissão de gases causadores do efeito estufa em até 90%.

De acordo com estudos realizados pela Mercedes-Benz, que avaliou a mistura, a presença de 10% de diesel de cana no diesel convencional diminui em cerca de 9% a emissão de partículados, sem aumentar a emissão de outros poluentes. Os particulados são apontados como principal poluente dos motores diesel convencionais, com impactos comprovados na saúde humana.


Fonte: Unica

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Em Belo Horizonte, Chegaram os ônibus executivos que darão mais conforto a usuários da capital

Começaram a chegar da fábrica os novos ônibus executivos que podem se tornar estrelas do transporte coletivo de Belo Horizonte. Na tarde desse sábado , o Estado de Minas flagrou duas unidades pertencentes à Milênio Transportes – empresa integrante do Consórcio Pampulha – trafegando pela BR-262, em Betim, na região metropolitana, vindas de Botucatu (SP), onde receberam carrocerias Caio.

Além da presença de equipamentos que garantem mais conforto aos passageiros e trabalhadores, como ar-condicionado central, poltronas totalmente estofadas e bagageiro interno, os veículos se diferenciam pela carroceria do tipo “micrão”, menor e de desempenho mais ágil. Têm ainda porta de desembarque central com elevador para cadeirantes e uma inédita pintura, de tom cinza e traços arredondados, idealizada pelo escritório especializado em ônibus Villela Design.


A idéia da BHTrans ao oferecer o novo serviço é incentivar o usuário de automóvel a deixar o carro em casa e passar a utilizar o transporte coletivo para ir ao trabalho, o que pode desafogar o caótico trânsito das principais vias da capital mineira nos horários de pico. Para isso, como atrações a mais os ônibus terão, além da refrigeração, itens como internet sem fio à disposição dos passageiros.
De início, os coletivos vão operar somente duas novas linhas – Buritis/Savassi e Cidade Administrativa/Savassi. A data de lançamento do serviço, porém, ainda não foi definida pela BHTrans. A empresa prefere fazer mistério, mas é provável que o anúncio ocorra nas próximas semanas. O certo é que a tarifa será maior que os atuais R$ 2,45 cobrados nos ônibus azuis, que circulam na maior parte dos percursos de Belo Horizonte.

Além das primeiras linhas, há planos para estender a experiência a três trajetos no ano que vem, todos tendo como uma das pontas a área hospitalar, que seria ligada ao Bairro Sion, ao Belvedere e à Estação Calafate do Metrô. São estudados ainda itinerários turísticos na Pampulha e na Região Centro-Sul.

Experiência Prévia
Esta não será a primeira vez que a capital vai contar com ônibus do tipo, que se tornaram popularmente conhecidos no Rio de Janeiro como "frescões", em uma referência ao ar-condicionado. No início da década de 1980, micro-ônibus operaram o mesmo serviço nas linhas Circular Contorno e Barreiro de Cima, mas a fraca demanda de usuários acabou por enterrar essa opção de transporte.




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Bilhete Único carioca vai dar direito a três viagens

Um dos modelos de ônibus modernos que serão usados no BRT TransOeste, que vai ligar Santa Cruz e Campo Grande a Barra da Tijuca. O Rio de Janeiro, com a escolha do BRT como sistema de transportes não só para a Copa, mas para a mobilidade em geral, sai na frente de várias outras cidades e outros modais de transportes que na relação custo-benefício não vão oferecer tantas outras mais vantagens ao cidadão, mas que serão mais caros e que ainda sequer saíram da fase de projeto funcional.

O TransOeste vai ser inaugurado já no primeiro trimestres de 2012 e pelo fato de o BRT oferecer vantagens econômicas, principalmente ao livrar o transporte público do trânsito, o passageiro ganha benefícios como maior possibilidade de integrações. Com a inauguração do TransOeste o Bilhete Único Carioca vai possibilitar o uso de três viagens em duas horas com o pagamento apenas de uma tarifa.

Pelo fato de o BRT (corredor de ônibus de trânsito rápido e segregado) deixar o sistema de transportes economicamente mais viáveis, ele oferece uma série de possibilidades para baixar o custo dos transportes para os passageiros. Afinal, os custos para os operadores e gestores também baixam.


Com isso, é possível investir mais, em melhores estações (BRT não tem apenas pontos de ônibus), em veículos mais modernos e confortáveis e também nas integrações.

Em Curitiba e Região Metropolitana, pela RIT – Rede Integrada de Transporte -, é possível andar por diversos municípios pagando apenas uma tarifa de R$ 2,50.
Claro, os ônibus não ficam gastando peças, combustível e produtividade do motorista à toa em congestionamentos. Menos ônibus também conseguem fazer mais viagens.

No Rio de Janeiro, com a inauguração do primeiro BRT real da cidade, que sai na frente nas obras de mobilidade em relação a outras cidades e modais, será possível ampliar os benefícios do BUC – Bilhete Único Carioca.

Quando for inaugurado o TransOeste, que vai ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, o Bilhete Único Carioca vai possibilitar o uso de até três viagens com o pagamento de apenas uma passagem num período de duas horas.

O benefício está no Decreto Municipal 34.337. O TransOeste está previsto para começar a operar já no primeiro trimestre de 2012. Um exemplo de implantação rápida de corredor de ônibus que vai atender uma demanda significativa. Em locais que optaram por modais mais complexos que na relação custo-benefício não vão transportar muito mais que o BRT, os projetos sequer foram concluídos no papel e as fases de licença sequer foram cumpridas.

Neste período de duas horas será possível também usar com o Bilhete Único sem o pagamento de mais de uma passagem outros modais como trens e vans, que serão integrados ao sistema de ônibus.

O BRT vai poder eliminar algumas linhas de ônibus antigas, que teriam trajetos sobrepostos e por usar veículos de maior porte transportará com mais conforto e mais velocidade nos corredores exclusivos que estas linhas convencionais que devem ser substituídas.


Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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Tarifas de ônibus metropolitanos no Ceará são reajustadas

O reajuste médio de 10% no preço das tarifas de ônibus metropolitanos entrou em vigor nesta sexta-feira (9), segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O aumento está na Resolução do Conselho de Coordenação Administrativa (CCA) 53/2011, publicada na edição desta sexta (9) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A medida não vale para a tarifa dos ônibus que circulam apenas no município de Fortaleza, onde a tarifa convencional custa R$ 2 e a meia passagem custa R$1, segundo Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
Segundo o Detran, o último reajuste havia sido concedido em setembro de 2008. Os novos valores passam a ser os seguintes:

1) Caucaia, Nova Metróple, e Araturi: R$ 2,20;
2) Maracanaú, Conjunto Timbó, Jereissati e Acaracuzinho: R$ 2,70;
3) Aquiraz: R$ 3,70;
4) Maranguape: R$ 4,90;
5) Pacatuba e Guaiúba: R$ 5,60;
6) Pacajus e São Gonçalo do Amarante: R$ 7,80.





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Consórcio Sorocaba coloca em circulação 188 ônibus novos Comil na cidade

Uma parceria entre as empresas CS Brasil e Metropolitana Transportes está revolucionando o transporte urbano de Sorocaba colocando em circulação, de forma gradativa, 188 ônibus Comil zero Km para atender 44 linhas da cidade. Toda a frota do Consórcio Sorocaba será monitorada com GPS e quatro câmeras de segurança em cada veículo. Além disso, os carros utilizarão energia limpa, o biodiesel B5.

Os novos ônibus são compostos por chassis Volkswagen e Scania sendo que todas carrocerias são da marca Comil. As câmeras vigilância foram instaladas com o objetivo de proporcionar maior segurança  a todos os usuários. Já os equipamentos de GPS de alta sensibilidade, auxiliarão no monitoramento que permite a localização precisa do veículo pelo CCO (Central de Controle de Operações).

O Consórcio Sorocaba teve início por meio da união entre as duas empresas, que ganharam a licitação do transporte público da cidade de Sorocaba no ano de 2011. A CS Brasil, integrante do Consórcio, é empresa controlada pela JSL, operadora logística com o maior portfólio de serviços e líder no segmento de logística rodoviária. Com 55 anos de história, a JSL, empresa de capital aberto, possui mais de 24 mil ativos próprios, sendo 7 mil caminhões e carretas e  900 ônibus. Entre as principais linhas de negócio estão os serviços dedicados à cadeia de suprimentos; gestão e terceirização de frotas; transporte de passageiros e transporte de carga geral.

A Metropolitana Transportes atua há quase 30 anos no segmento, sendo formada por empresas focadas no transporte coletivo de passageiros (urbano e fretamento) e de soluções em tecnologia aplicada ao transporte. Hoje, a empresa está presente nas cidades do Recife, São Paulo e Sorocaba. Por meio de iniciativas de inovação e investimento em tecnologia, a Metropolitana tem hoje na cidade de São Paulo a segunda frota de ônibus no mundo movida a etanol.

 “O Consórcio Sorocaba é um exemplo que os nossos sistemas de transportes públicos devem seguir daqui por diante, oferecendo tecnologia a favor da segurança e qualidade dos serviços. Isso mostra que a Comil está preparada par atender essa demanda cada vez mais exigente das empresas de transportes brasileiras”, afirma Dario Ferreira, diretor comercial da Comil.
 


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