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Aprovados corredores de ônibus para a região metropolitana de Porto Alegre

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Ministério das Cidades aprovou ajustes feitos no projeto dos corredores de ônibus da região metropolitana, que terá financiamento do PAC 2 – Mobilidade Grandes Cidades. Ficou definida a inclusão de Porto Alegre, o que garante acréscimo de R$ 32,2 milhões, totalizando R$ 353 milhões. Para a região, mudou o valor destinado às obras. Até a última reunião, no dia 9, eram R$ 120 milhões para o Eixo Norte, que inclui Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio. Agora, o valor é R$ 129 milhões, sendo que R$ 13 milhões são contrapartida, e o restante financiamento junto ao Estado. “A gerência do PAC concordou com a gerência orçamentária. Também apresentamos a compatibilização das propostas com as diretrizes do programa, com corredores exclusivos para ônibus ou faixas exclusivas”, explicou o secretário estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta. A aprovação foi divulgada esta segunda-feira.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

A primeira quinzena de dezembro será reservada para audiências públicas nas nove cidades contempladas com obras para os corredores de ônibus. Nessas audiências, estarão presentes integrantes do PAC, onde serão apresentadas as propostas à população, que poderá dar sugestões. “Na verdade, estamos correndo atrás, para ganhar tempo na fase dos projetos”, ressaltou o secretário João Motta. A ideia é agilizar o processo para que em janeiro de 2012 já se possa iniciar a contratação para realização dos projetos. Quanto às obras, algumas até podem começar antes do fim do próximo ano. “Em uma leitura inicial nossa, há municípios que vão ter vantagem e, provavelmente, contratarão obras antes do fim do ano. Novo Hamburgo, pelo que sabemos, já tem um projeto”, comentou.

No Município

O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, diz que o corredor vai ligar o bairro Canudos, desde a Praça Centenário, passando pela Avenida Victor Hugo Kunz, Nicolau Becker e Nações Unidas, até a Avenida Coronel Frederico Linck. “O projeto básico já está executado. Estamos aguardando tão logo conclua-se o processo de negociação, para podermos contratar o projeto executivo e depois executarmos a obra”, disse Tarcísio, sem precisar data de início da obra. “O corredor vai implantar linhas troncais, estabelecendo uma ligação mais rápida entre os bairros e o Centro. A ideia é termos conexões ônibus com ônibus para não trazermos todos para o Centro”, detalhou.

Integração

Tarcísio acrescenta que a área que será desapropriada ao lado do shopping, na Avenida Nações Unidas, entre as Ruas 5 de Abril e Marcílio Dias, servirá para o terminal de integração entre a Estação Novo Hamburgo e o transporte coletivo. “O terminal seria destinado ao transporte que permanecesse vindo dos bairros para o Centro, com conexão com o corretor”, comentou. O prefeito ressaltou ainda que o corredor é uma oportunidade muito importante para que a cidade reorganize as linhas do transporte público. O Município também terá uma linha troncal, que será de acesso preferencial aos ônibus, que seguirá pela Avenida Nações Unidas até a Estação Liberdade do trem.

NOVA PONTE SOBRE O SINOS
O corredor exclusivo de ônibus de São Leopoldo teve o acréscimo da ponte sobre o Rio dos Sinos que, na primeira avaliação dos técnicos, havia sido descartada. A quinta ponte da cidade, conforme projetos que estão sendo elaborados pela prefeitura, será na Avenida Tomaz Edson, fazendo a ligação das zonas norte e oeste da cidade em direção à Estação Unisinos, passando pelo viaduto da Unisinos.

OS PROJETOS
Novo Hamburgo: 4 km - Corredor exclusivo para ônibus na Avenida Victor Hugo Kunz - Investimento: R$ 34,8 milhões, sendo R$ 3,4 milhões de contrapartida.
São Leopoldo: 4,7 km - Corredores exclusivos para ônibus - Investimento: R$ 60,4 milhões, sendo R$ 6,04 milhões de contrapartida.

Sapucaia do Sul: 5,5 km - Melhorias no sistema de transporte público - Investimento: R$ 24,2 milhões, sendo R$ 2,4 milhões de contrapartida.

Esteio: 12 km - Faixa exclusiva de ônibus na Avenida Presidente Vargas, Padre Claret, Dom Pedro e Ruas Fernando Ferrari e Salgado Filho - Investimento: R$ 9,5 milhões, sendo R$ 951,1 mil de contrapartida.

Valores totais
Financiamento governo do Estado: R$ 317,7 milhões
Contrapartida municípios: R$ 35,3 milhões
Total: R$ 353 milhões

* Também tiveram corredores de ônibus aprovados Porto Alegre, Gravataí, Alvorada, Viamão e Caichoeirinha.

Governo faz balanço do PAC 2

O Ministério do Planejamento divulgou ontem o segundo balanço do PAC 2. Segundo os dados, até 30 de setembro deste ano foram executados 15% do que está previsto de 2011 a 2014. Entre junho e setembro deste ano houve um aumento de 66% da execução orçamentária, de R$ 86,4 bilhões para R$ 143,6 bilhões. Em 2011, o PAC 2 também alcançou volume de pagamento do Orçamento Geral da União 22% superior em comparação com o mesmo período de 2010, ano de melhor desempenho do programa. Em 2010, foram pagos R$ 17,7 bilhões e neste ano, R$ 21,6 bilhões. Os dados específicos por região, segundo a assessoria de imprensa do ministério, serão divulgados em 30 ou 40 dias, pois ainda estão em fase de fechamento pela área técnica.
*Colaborou: Bruna Kirsh


Fonte: Jornal NH

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Metrô de Sobral deve ficar pronto em 10 meses

O Governo do Estado prevê que o município de Sobral receba o metrô em setembro de 2012. A obra foi iniciada em março deste ano e R$ 71 milhões estão sendo investidos. O metrô deve transportar cinco mil pessoas por dia em cinco composições.

Ao todo, serão 64 viagens ligando diversos bairros da cidade em 12,1 km de ferrovias. Em novembro, a execução das obras chegou a 20%. O Governo do Estado está investindo R$ 50 mi na obra e a União, R$ 21,6 mi, por meio da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).

O sistema de VLT de Sobral terá dois ramais que irão passar pelas principais concentrações populacionais da cidade. Eles formam dois “U” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

Um dos ramais já existe e possui 6,4 quilômetros de extensão. Ele irá compartilhar a linha de cargas onde, hoje, é administrada pela Transnordestina Logística. O segundo ramal será implantado ligando Grendene à Cohab III, com 5,7 quilômetros, que vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes pólos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções.

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Fonte: O Povo Online

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Detro combate a pirataria na Região Metropolitana do Rio

Na manhã desta quarta-feira (23), o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) voltou a combater o transporte irregular de passageiros na Região Metropolitana. Mesmo com o tempo chuvoso, que prejudica as blitzes, entre 6h e 10h, os fiscais recolheram 12 veículos piratas, sendo cinco ônibus, quatro vans, uma kombi e dois carros de passeio flagrados fazendo lotada.

Na Capital, as apreensões ocorreram no Centro (um ônibus, um carro de passeio e duas vans), Madureira (uma van) e em Santa Cruz (quatro ônibus). As equipes ainda retiraram de circulação um carro de passeio em Nova Iguaçu, uma kombi em Itaguaí e uma van em Niterói.

Novas ações estão previstas para esta tarde. A multa por de passageiros sem autorização é de R$ 2018,30. Denúncias podem ser feitas na ouvidoria do órgão pelo telefone (21) 2332-9535.


Informaçãoes: O Reporter

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Motoristas de ônibus de Maceió podem parar em protesto a falta de corredores de ônibus

Os rodoviários das empresas de transporte público urbano de Maceió estarão reunidos no próximo sábado (26) para debater a necessidade da construção de corredores exclusivos de ônibus na principal avenida de Maceió, a Fernandes Lima, no bairro do Farol.

A solicitação é antiga e reivindicada também pelos demais maceioenses que enfrentam a trânsito caótico do local, mas deverá ser enfatizada na assembléia que está agendada para ocorrer na sede do sindicato da categoria a partir das 16h. Outro ponto que será debatido na reunião é a jornada de trabalho dos rodoviários.

Os trabalhadores pretendem traçar estratégias para cobrar do prefeito Cícero Almeida a imediata construção e reforma, também, de alguns terminais de ônibus. Em localidades como o Village Campestre, Cleto Marques Luz, Clima Bom e Mirante a população sofre há anos tendo que se submeter à chuva e sol para esperarem um transporte por não terem onde se abrigar.

De acordo com o presidente do Sinttro/AL, Écio Luiz Marques, não há justificativa plausível para retardarem ainda mais essas medidas, afinal de contas, segundo dados da própria Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), há em caixa um saldo de R$ 3 milhões oriundos do Fundo de Transporte Urbano (FTU), valores repassados mensalmente pelas empresas concessionárias do serviço, e que continuam retidos no órgão sem destinação.

Os rodoviários prometem decretar, por ocasião da assembléia, um indicativo de greve como forma de forçar o governo a viabilizar a imediata utilização dos recursos para a construção tanto do corredor quanto dos terminais. A medida, segundo Écio Luiz, “favorecerá não somente os rodoviários, mas também os demais motoristas e a população em geral que sofre andando em ônibus lotados, em percursos que duram horas em função do trânsito congestionado da capital”, completou.


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SMTU fiscalizará frota de Executivos em Manaus

Trabalhadores das cooperativas do sistema Executivo também foram convocados para reunião com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) para serem alertados sobre as fiscalizações a serem feitas pelo órgão nos veículos em circulação. De acordo com Paulo Henrique Martins, diretor de Transportes da SMTU, várias reclamações chegaram ao órgão pelos cooperados.

“Recebemos reclamações de que tem gente praticando tarifa mais baixa do que R$ 4,20, de que tem gente transportando passageiros em pé, de que tem veículos com película (insulfilme)”, disse.
Foto: Euzivaldo Queiroz
Martins ressaltou que, em outra reunião com os permissionários, já tinham sido esclarecidas essas condições para que os micro-ônibus continuem circulando e que os cooperados que insistirem em violar as regras estabelecidas pela superintendência podem perder o selo de autorização para circulação na modalidade de transporte público coletivo.

“Nós estaremos recolhendo os veículos que descumprirem ao parqueamento.”
O veículo apreendido após a comprovação de irregularidades, só poderá ser retirado do parqueamento depois que o proprietário trocar a categoria no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AM) para veículo particular.

Os itinerários também serão fiscalizados pela SMTU. O superintendente do órgão. Marcos Cavalcante convocou os presidentes das cooperativas para comparecerem à diretoria de Transportes da SMTU para adequarem os itinerários.

“Tem muitas linhas que podem ser melhoradas, adequadas ou mesmo inviabilizadas”.

Padronização visual

A poluição na aparência dos Executivos também serão proibidos pela SMTU. Todo e qualquer tipo de adesivo nos micro-ônibus deverão ser retirados pelos proprietários dos veículos, exceto os regulamentados pela Superintendência.
 




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Na Grande Vitória, Projetos de mobilidade são citados, mas sistema VLT está descartado

Os problemas que envolvem o tema da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Vitória estão fechando o ano de 2012 com indícios de novos projetos. Não tão novos se for considerado o tempo em que são prometidos, mas em relação ao ano que se aproxima. Na última terça-feira (22), a bancada capixaba aprovou 18 pedidos em seis emendas, dentre eles os que tentam pelo menos começar a resolver os problemas de mobilidade, que se tornam insustentáveis.

Os pedidos, caso aprovados pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, devem entrar no Orçamento da União de 2012 e no Plano Plurianual (2012-2015) do governo federal. Um dos pedidos é o sistema aquaviário de transportes de passageiros, orçado em R$ 100 milhões. Em 2012, o sistema completa 12 anos de desativação.

Com o mesmo valor será o investimento na BR 262, alcançando o município de Cariacica. Também serão investidos R$ 100 milhões para a implantação de um anel viário em Jacaraípe, na Serra. O esperado contorno do Mestre Álvaro, na BR-101, está previsto com investimento R$ 260 milhões. Para a execução do projeto da Quarta Ponte, que vai ligar Vitória a Cariacica, o valor é maior, de R$ 300 milhões.

O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o metrô de superfície, uma das bandeiras do prefeito João Coser (PT), não entrou na pauta da bancada federal capixaba. Há claros indícios de que o projeto, contemplado no Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Vitória, editado em 2008, ainda tenha que esperar mais. Uma rede cicloviária em toda a Grande Vitória, então, parece um tema distante.



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