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São Paulo: Monotrilho da zona leste levará os passageiros da Vila Prudente até a Cidade Tiradentes

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Daqui a dois anos, os moradores da zona São Paulo terão uma nova opção de transporte: o monotrilho. O projeto contempla levar os paulistanos da Vila Prudente, na linha 2-Verde do Metrô, até a Cidade Tiradentes.

O prazo para 2013, no entanto, corresponde apenas ao primeiro trecho, entre a Vila Prudente e Oratório. O segundo trecho, até São Mateus, deverá iniciar o funcionamento em 2014, e a chegada a Cidade Tiradentes, deve ser em 2015.

A opção do Metrô de São Paulo pelo monotrilho na ligação de Vila Prudente à Cidade Tiradentes levou em consideração o tempo menor de implantação do sistema em relação ao metrô normal, além da possibilidade de atender mais passageiros por hora/sentido.

De acordo com o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a opção pelo monotrilho também vai reduzir desapropriações na região. A extensão da linha, suspensa a uma altura de 12 a 15 metros, vai avançar ao longo das avenidas Luiz Inácio de Anhaia Melo, Sapopemba, Metalúrgicos e estrada do Iguatemi.

Segundo afirmação do gerente do empreendimento, Paulo Sérgio Meca, do Metrô, durante a 17ª Semana de Tecnologia Ferroviária, em setembro, o monotrilho será o de maior capacidade do mundo.

A linha terá capacidade para transportar 40 mil passageiros por hora, em cada sentido, e um total de 500 mil pessoas por dia. De acordo com o consultor e mestre em engenharia de transportes Sergio Ejzenberg, a capacidade dos monotrilhos ficam em torno de 30 mil passageiros por hora por sentido.

Os trens usarão tecnologia driverless (trens sem condutores) e estima-se que as estações abriguem, em média, seis passageiros por m². Atualmente, a linha Vermelha abriga 11 pessoas por m².

O primeiro trem do monotrilho, um protótipo que será fabricado em Kingston, no Canadá, e servirá de modelo para a construção no Brasil, entrará em fase de testes em março do ano que vem. Os demais carros serão fabricados em Hortolândia, no interior de São Paulo.


Fonte: R7.com

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No Recife, Consórcio reforça 12 linhas para a 70ª Exposição Nordestina de Animais

Para levar os usuários que forem visitar a 70ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, que estará acontecendo hoje e vai até o próximo domingo (13/11), o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou as viagens de 12 linhas que atendem o Parque de Exposição do Cordeiro. No total, serão 58 viagens a mais durante o final de semana em linhas convencionais e de bacurau.

Durante os três dias do final de semana, as linhas de ônibus serão reforçadas (lista abaixo), sendo 14 viagens extras na sexta-feira, 27 no sábado e 17 domingo. Ao todo, serão realizadas 1.405 viagens pelas 12 linhas, das quais são sete bacuraus e as outras cinco tradicionais.

Para saber mais sobre o itinerário das linhas, consulte o site do Grande Recife no endereço eletrônico www.granderecife.pe.gov.br. Outras informações, dúvidas ou sugestões, podem ser esclarecidas entrando em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.

Lista de linhas reforçadas:

131 - UR-02 (BACURAU)
146 - UR-11 (BACURAU)
154 - JORDÃO (BACURAU)
330 - CASA AMARELA/TRT
423 - ENGENHO DO MEIO
427 - MONSENHOR FABRÍCIO (BACURAU)
432 - CDU (VÁRZEA)
435 - CDU/ VÁRZEA (BACURAU)
440 - CDU/CAXANGÁ/BOA VIAGEM
457 - SÃO LOURENÇO (BACURAU)
462 - LOT. SANTOS COSME E DAMIÃO (BACURAU)
920 - RIO DOCE/ CDU


Informações do GRCT

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Novos ônibus BRT circulam em Manaus e Florianópolis .

A Neobus, tradicional encarroçadora de ônibus gaúcha com sede em Caxias do Sul, expande os horizontes dos ônibus BRT (Bus Rapid Transit) em âmbito nacional. Após fornecer o renomado modelo Mega BRT para Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro, a empresa amplia presença com as primeiras unidades dos ônibus articulados circulando em  Manaus e Florianópolis. A capital do Amazonas começa a receber nos próximos dias as primeiras unidades de um total de 70 unidades comercializadas. Manaus, aliás, já é a terceira frota de BRTs  do Brasil, acelerando a condição de uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Florianópolis já recebeu os primeiros ônibus BRT da Neobus e o restante do lote cumpre trâmites burocráticos de negociação. 
Produzido para circular no transporte público diretamente no chamado sistema BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por ônibus), o projeto da Neobus sintetiza a evolução do mundo do ônibus no Brasil, investindo em aerodinâmica moderna e em uma percepção visual futurista de “trem-bala”. Desta forma, os veículos da Neobus circulam com perfeição na estrutura viária de características específicas das BRTs.  Os ônibus são configurados para rápido embarque e desembarque e contam com equipamentos modernos de acessibilidade. Um computador de bordo, por exemplo, permite gerenciamento em tempo real das principais funções, indicando eventuais problemas.
Ressalte-se que o modelo Mega BRT da Neobus conta com diferenciais em relação aos antigos ônibus articulados. Os veículos possuem maior comprimento - 21 metros contra 18 metros -  e interiormente também proporcionam mais espaço para os passageiros, oferecendo altura interna de 2,20 metros e largura total de 2,60 metros. Cabe destacar que projeto Mega BRT foi agraciado este ano com o Prêmio IDEA/Brasil na categoria Prata/Transporte. Promovido pela Associação Objeto Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), o prêmio é a instância local do International Design Excellence Awards (IDEA). É a principal premiação de design dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo.

Fonte: segs.com.br

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São Paulo terá 7 bilhões para mobilidade urbana

São Paulo vai poder contratar R$ 7 bilhões em novas operações de empréstimo, após acordo assinado hoje no Palácio do Planalto. O governador do Estado, Geraldo Alckmin, disse que os novos recursos serão utilizados principalmente em projetos de mobilidade urbana, como o prolongamento de linhas de trens e ampliação da rede de metrôs.

Ele citou como exemplos a ligação férrea de Grajaú a Parelheiros e o Expresso Guarulhos. Os novos empréstimos deverão atender também a obras de saneamento básico e estradas no interior do Estado. "Estamos colhendo os frutos da responsabilidade fiscal", disse Alckmin.

Ele disse que a dívida paulista correspondia a 2,2 vezes a arrecadação anual do Estado, e hoje a relação já caiu para 1,4 vez. No total, o governo federal autorizou os Estados a contratarem novos empréstimos no valor de R$ 37 bilhões. Os novos investimentos deverão fortalecer a estratégia de manter a economia brasileira aquecida e evitar queda na taxa de crescimento.



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Programa de aluguel de bicicletas no Rio ganhará mais 8 estações

O programa de aluguel de bicicletas da cidade do Rio ganhará, no próximo domingo (13), mais oito estações com 80 bicicletas na Zona Sul do Rio. Elas ficam nos bairros do Leblon, Gávea, Jardim Botânico e Humaitá.

As novas estações ficarão no Leblon, nas ruas José Linhares e Visconde de Albuquerque; na  Gávea, no terminal de ônibus da PUC, na Praça Sibélius, no Shopping da Gávea e no Baixo Gávea; no Jardim Botânico, na Rua Pacheco Leão; e no Humaitá.

Para utilizar o serviço, o usuário precisa se cadastrar no site do programa e adquirir o passe Samba, se optar pelo pacote mensal diário. A bicicleta pode ser destravada por uma ligação ou através do aplicativo do programa para celulares.
A mensalidade custa R$ 10 ou R$ 5 por uso diário. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito. O passe vale por 60 minutos.

De acordo com a prefeitura, as estações serão alimentadas por energia solar. No total, serão 600 bicicletas. Novas travas e pinos de fixação reforçam o sistema de segurança para dificultar o furto das bicicletas.

No dia 28 de outubro, o prefeito Eduardo Paes participou do lançamento do programa, com a entrega de 11 estações em Copacabana, na Zona Sul. Elas ficam nos seguintes pontos: Posto 6, Sá Ferreira, Miguel Lemos, Cantagalo, Santa Clara, Dias da Rocha, Serzedelo Correia, Siqueira Campos, Copacabana Palace, Cardeal Arcoverde e Princesa Isabel.


Fonte: G1.com.br

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Corredores de ônibus na região de Porto Alegre e a importância de investimento em transportes metropolitanos

Porto Alegre e oito cidades da região metropolitana vão ter mais três corredores de ônibus para agilizar as viagens no sistema da cidade.
A coordenação executiva do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade, do Ministério do Planejamento liberou R$ 320 milhões para os pré-projetos para espaços exclusivos de ônibus, o que deve garantir maior velocidade operacional, mais conforto aos passageiros e benefícios ambientais, já que os ônibus vão operar com melhor desempenho e mais velocidade, emitindo uma quantidade menor de poluentes.
Dos R$ 320 milhões, R$ 20 milhões serão de contrapartida da Prefeitura de Porto Alegre e de oito cidades beneficiadas pelos sistemas mais modernos de ônibus.
A vantagem é que a região ganhará corredores metropolitanos. Hoje uma das grandes necessidades das cidades é integração com as vizinhas em transportes intermunicipais, Há no país como um todo poucos sistemas metropolitanos organizados de ônibus,.
Com as atividades econômicas mais intensas e distribuição das áreas de investimentos, a comunicação entre cidades e circulação de pessoas entre elas se tornaram maiores.
A proposta para aumento de verba foi apresentada em Brasília pelo secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, durante reunião com o coordenador do PAC no Ministério do Planejamento, Maurício Muniz.
O Ministério do Planejamento, no entanto, condicionou a liberação das verbas a alguns ajustes.
Entre estes ajustes, estão monitoramento e fiscalização maior das faixas exclusivas para o transporte coletivo.
O governo do estado também deve readequar os dois quilômetros entre Cachoeirinha e Porto Alegre e assumir o viaduto ERS 118, entre Cachoeirinha e Gravataí.
No dia 21 de novembro, haverá uma reunião entre o poder público de Porto Alegre e o Ministério das Cidades. Nesta ocasião, o poder público local vai ter apresentar os projetos já atualizados.
A rede de corredores de ônibus vai se complementar ao metrô de Porto Alegre.
A distribuição dos recursos será feita da seguinte maneira, de acordo com cada rota para corredor de ônibus:
Eixo Norte – R$ 120 milhões (Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo)
Eixo Nordeste – R$ 165 milhões (Cachoeirinha, Alvorada e Gravataí)
Eixo Sudeste – R$ 35 milhões (Viamão)


Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes



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