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No Recife, Cartões VEM contarão com máquinas de autoatendimento

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Urbana-PE vai instalar 30 máquinas para a venda e recarga do VEM no posto de atendimento e credenciará mais de 600 pontos para a recarga dos cartões
Os usuários dos cartões VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) Estudante, Trabalhador e Comum contarão, a partir de 2012, com sistema de autoatendimento que facilitará e tornará mais rápida a compra e recarga dos créditos. A Urbana-PE acaba de fechar uma parceria com a Rede Ponto Certo, empresa líder na carga e recarga do Bilhete Único em São Paulo, para a modernização do sistema e promover a descentralização do serviço de recarga.
“A ideia é possibilitar a recarrega dos cartões com dinheiro de forma moderna, ágil e segura, reduzindo-se assim o tempo de permanência na agência e as possíveis filas em períodos de pico”, explica o superintendente da Bilhetagem Eletrônica, Pedro Luiz Ferreira. Para isso, serão instaladas nos postos de atendimento do VEM, 30 máquinas de autoatendimento que funcionarão em horário estendido, trazendo mais conveniência para o usuário.

Além da solução de autoatendimento, mais de 600 pontos comerciais – lanchonetes, padarias, papelarias, entre outros – serão credenciados para a carga e recarga dos cartões VEM Comum e Estudante (a do VEM Trabalhador continua no posto e Internet). Com isto, a capilaridade aumentará sensivelmente o que facilitará ainda mais o uso dos créditos eletrônicos de transporte para a população da Região Metropolitana de Recife. A opção de recargas pela Internet também continuam.
Para o presidente da Rede Ponto Certo, Alexandre Martins, a operação no Recife representa um importante passo para a empresa que já atua no transporte público em São Paulo há mais de seis anos e começa agora a sua expansão para o território nacional. “Recife é um importante polo econômico do Nordeste e estamos muito satisfeitos em poder contribuir para a modernização do sistema de transporte da cidade”, completa Martins.


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Corredor BRS no Centro do Rio começa a funcionar em dezembro

O corredor exclusivo de ônibus BRS vai começar a funcionar no Centro do Rio em dezembro. Ele vai funcionar nas avenidas Presidente Antônio Carlos até a 1º de Março e também na Avenida Presidente Vargas.
O sistema, que já funciona na Zona Sul da cidade, está melhorando o transporte e o trânsito.

Zona Sul
O
novo corredor de ônibus rápido (BRS) na Zona Sul começou a funcionar no dia 8 de outubro na Avenida General San Martín, no Leblon, e na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema.

No corredor circulam 44 linhas que farão suas paradas em 14 pontos: 12 nos pontos do BRS1; 23 no BRS 2 e 9 no BRS3, sendo que os pontos BRS 1 e 3 estarão situados nos mesmos locais. O mapa completo com a localização dos pontos do BRS pode ser baixado na internet (em formato PDF).

Horário de funcionamento
O horário de funcionamento do corredor é o mesmo de Copacabana e do BRS Ataulfo de Paiva / Visconde de Pirajá: das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados; e não funcionam nos domingos e feriados. Nesses horários, os veículos particulares que entrarem no corredor e circularem por dois quarteirões serão multados pela Prefeitura.

A circulação da faixa à direita fica reservada aos ônibus e, parcialmente aos táxis, desde que estejam ocupados, além veículos particulares que forem acessar as garagens dos prédios. Passageiros de táxi podem embarcar no lado esquerdo e transversais das duas vias que compõem o corredor.

No dia 20 de agosto, o corredor exclusivo começou a funcionar na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema . As vias passaram a ter uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos.  O mapa completo com a localização dos pontos do BRS em Ipanema e Leblon pode ser baixado na internet (em formato PDF).

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Fonte: G1.com.br

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Em São Paulo, Empresa de ônibus Himalaia deixa consórcio na Zona Leste após a investigação de denúncias e reclamações

A Secretaria Municipal de Transportes informou na tarde desta terça-feira (18) que a empresa de ônibus Himalaia deixou o consórcio responsável pelas linhas da Zona Leste de São Paulo. A decisão ocorreu após a investigação de denúncias e reclamações contra a viação, que recebeu 5.811 multas em 2010 e outras 6.800 no 1º semestre de 2011.

O reportagem não localizou nenhum representante da Himalaia para comentar a saída. A Prefeitura havia decidido realizar uma intervenção na empresa por causa “do acúmulo de reclamações, multas e descumprimento de partidas, o que ocasionou superlotação nas linhas atendidas pela empresa”, segundo nota da secretaria.

A Himalaia operava 44 linhas de ônibus municipais e transportava, em média, 2,8 milhões de passageiros por mês. A empresa também operava e era responsável pela renovação da frota dos trólebus – atualmente 198 veículos em 11 linhas, transportando 110 mil passageiros por dia. Quem assumirá as linhas da Himalaia na Zona Leste é a Ambiental Transportes, segundo a Prefeitura.

A última licitação ocorreu em 2007 e foi vencida pelo Consórcio Leste 4, que incluía a Himalaia. O contrato definitivo tem duração de dez anos.


Fonte: G1.com.br

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Em Fortaleza, Linhas de ônibus na Borges de Melo têm percursos alterados

Em virtude da implantação do sentido duplo no trecho da avenida Borges de Melo, entre a rua Damasceno Girão e a Avenida dos Expedicionários, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) promove alterações nos percursos dos coletivos que trafegam pela via, possibilitando maior rapidez nos deslocamentos dos usuários.

A mudança, que acontece a partir de quinta-feira, 20, envolve as linhas Aguanambi I (013), Aeroporto/Benfica/Rodoviária (404), José Walter/Centro (28), Avenida Borges de Melo I (031), Parangaba/Papicu/Montese (044), Siqueira/Praia de Iracema (073), Lagoa/Aldeota/José Bastos (085), Corujão/Conjunto Ceará/Papicu/Montese (036), Conjunto Ceará/Papicu/Montese (045), Siqueira/Mucuripe (078) e Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart (099).

Os novos itinerários podem ser conferidos no portal www.fortaleza.ce.gov.br. Segundo a Etufor, a população usuária do transporte público está sendo informada através de panfletos contendo mapas das novas rotas fixados nos ônibus e vans.


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Fonte: O Povo Online

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São Paulo está com ônibus intermunicipais em situação precária

Enquanto o Governo do Estado, através da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes - e as empresas que operam as linhas intermunicipais que servem a região não chegam a um acordo, cerca de 600 mil passageiros sofrem todos os dias sendo transportados como gado no precário e antiquado sistema vigente.
Pagando uma das tarifas mais caras do país, enfrentam demora nos pontos de ônibus, superlotação e correm risco de vida nos veículos velhos com manutenção questionável.
Agora, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, parece ter acordado para a realidade. A área 5 da EMTU é a única que opera sem licitação e com permissões precárias de toda a Grande São Paulo.
Antes de retaliar as empresas, cassando os alvarás precários de funcionamento, a Secretaria de Transportes promete fazer um termo provisório até 2016 quando devem encerrar os contratos de outras regiões.
Desde 2006, foram quatro tentativas da EMTU para licitar as linhas, a maioria concedida entre os anos de 1970 e 1980, mas as empresas de ônibus locais não se apresentaram.
As outras quatro áreas operacionais da Região Metropolitana já foram licitadas nos mesmos moldes que a EMTU queria implantar na região.
A licitação resultou em organização das empresas em consórcios, renovação da frota, racionalização das linhas e fim de sobreposições de itinerários que encarecem o sistema.
Os empresários alegam que o ABC deve ser tratado de maneira diferente.
Para os donos de empresas de ônibus, alguns itens que formam os custos de operação nas cidades da região são dispendiosos, como os salários dos motoristas e cobradores.
São argumentos que servem, tão somente, para protelar a implantação da solução determinada pela Constituição Federal que exige licitações transparentes no transporte público.



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São Paulo: Passageiros reivindicam terminal de ônibus em Franco da Rocha

Milhares de pessoas usam o transporte público em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Nos pontos de ônibus, os passageiros disputam as calçadas com buracos e lojas de comércio. Os parceiros do SP Leonardo e Mariana mostraram nesta terça-feira (18) que nenhuma parada tem cobertura, nem banco para sentar.
A cidade tem mais de 120 mil habitantes, mais de 30 linhas de ônibus entre municipais e intermunicipais e nenhum terminal. Os veículos param no meio da rua para o embarque de passageiros, o que atrapalha o trânsito em Franco da Rocha. “Eu moro aqui há 22 anos e acho um absurdo não ter um terminal com tanta gente morando aqui”, reclama uma moradora.

As obras para a nova estação de trem invadiram a calçada, deixando menos espaço para os passageiros esperarem os ônibus. Alguns passageiros esperam de pé o transporte e precisam dividir o lugar com os pedestres e comerciantes. “Você paga a passagem cara e não tem nenhuma infraestrutura”, diz um passageiro.

A Prefeitura disse que não pode construir terminais de ônibus na cidade por causa das obras da nova estação de trem da CPTM, mas informou que existe um projeto que prevê a retirada dos pontos finais do Centro.

Os ônibus fariam parada na estação de trem e, de lá, seguiriam para os bairros. Isso, de acordo com a Prefeitura, vai melhorar o transporte e o trânsito na cidade. A CPTM informou que a nova estação de trem de Franco da Rocha deve ficar pronta no primeiro semestre do ano que vem.

Fonte: G1.com.br

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