Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Ipanema e Leblon ganham segundo corredor de ônibus no sábado

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os bairros do Leblon e Ipanema, na Zona Sul do Rio, vão receber o segundo corredor de ônibus rápido (BRS) a partir do próximo sábado (8). O corredor funcionará na Avenida General San Martín, no Leblon, e na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema, que passam a ter uma faixa preferencial para ônibus. As informações são da Secretaria municipal de Transportes (SMTR), que ainda não divulgou as linhas que vão operar nas duas vias e o horário de funcionamento.

No dia 20 de agosto, o corredor exclusivo começou a funcionar na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema . As vias passaram a ter uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos.  O mapa completo com a localização dos pontos do BRS em Ipanema e Leblon pode ser baixado na internet (em formato PDF).
Mapa dos pontos de ônibus com corredor exclusivo em Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação/SMTR)
Mapa dos pontos de ônibus com corredor exclusivo em Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação/SMTR)
Das 55 linhas que passavam atualmente nas avenidas, 50 permaneceram circulando no BRS e foram separadas em três grupos: o BRS1, BRS2 e BRS3.

Veja abaixo o trajeto das linhas de ônibus:

- 438 (Leblon - Vila Isabel, via Jóquei) e 439 (Vila Isabel - Leblon, via túnel Rebouças/Jóquei): Itinerário alterado para Praça Atahualpa, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico. Não passarão mais na Avenida Ataulfo de Paiva.

- 522 (São Conrado - Botafogo, via Jóquei - Circular): Itinerário alterado para Avenida Niemeyer, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico.

- 512 (Urca - Leblon, via Copacabana - Circular) e 574 (Glória - Leblon, via Copacabana - Circular): Itinerário alterado para Rua Gal. San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico. Não passarão mais pela Avenida Ataulfo de Paiva.

- 591 (São Conrado - Leme, via Copacabana - Circular) e 593 (Leme - São Conrado, via Rocinha - Circular): Itinerário alterado para Rua Gal. San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre. Não passarão mais pela Avenida Ataulfo de Paiva no sentido São Conrado (no sentido Leme vão continuar passando).

- 503 (Botafogo - Alto Leblon, via Copacabana - Circular): Itinerário alterado para Rua Gal. San Martin, Rua Rainha Guilhermina, Avenida Visconde de Albuquerque. Não passará mais pela Avenida Ataulfo de Paiva, no sentido Alto Leblon.

Horário de funcionamento
O corredor funciona das 6h às 21h. Nesse horário não é permitido que automóveis usem o corredor. Os controladores da CET-Rio vão monitorar as vias através de três câmeras e o embarque fora dos pontos não será permitido. O bairro de Copacabana, também na Zona Sul, já possui o BRS desde abril.


Fonte: G1.com.br

READ MORE - Ipanema e Leblon ganham segundo corredor de ônibus no sábado

Em Porto Alegre, Corredor de ônibus deve ser instalado na avenida Padre Cacique

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, disse que a administração municipal deve ampliar a avenida Padre Cacique, colocando um corredor de ônibus da avenida Tronco até a Borges de Medeiros. Em entrevista ao Programa Guaíba Cidades, da Rádio Guaíba, ele destacou que ninguém sairá da região e as obras serão feitas no sentido de aumentar a qualidade da mobilidade urbana nessa região da cidade.

Fortunati também anunciou a construção de mais de mil unidades habitacionais no bairro Restinga e a realização de obras de mobilidade urbana na zona Sul. Também disse que a ciclovia da avenida Ipiranga será uma via alternativa e que servirá de modelo para o País.  ^



Informações do Correio do Povo

READ MORE - Em Porto Alegre, Corredor de ônibus deve ser instalado na avenida Padre Cacique

Em Goiânia, Corredor universitário terá faixa para ônibus e ciclovia

As obras do corredor universitário serão iniciadas nesta segunda-feira (3), em Goiânia, e deverão durar cerca de 60 dias. O corredor universitário vai ter uma faixa preferencial para ônibus, num trajeto de 2,5 km. Sai da Praça Cívica, no Centro, entra na Avenida Universitária (antiga Rua 10), passa pela Praça Universitária e continua na mesma avenida. Depois, entra na Rua 261, no Setor Universitário, até a Praça da Bíblia. O trecho contará com sinalização horizontal e vertical, semáforos sincronizados e ciclovia.

Para coibir o uso da pista preferencial por carros de passeio, a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) planeja instalar câmeras de monitoramento. A dona de casa Marilene Maria da Silveira, que depende do ônibus para trabalhar, espera gastar menos tempo de deslocamento. “Espero que o carro de passeio particular respeite a sinalização, porque na Avenida Araguaia ele não respeita. Algumas vezes é possível ver de quatro a cinco carros entre os ônibus”, denuncia.

Mais de 540 abrigos para pontos de embarque e desembarque vão ser trocados, seguindo o mesmo padrão. O canteiro central da Avenida Universitária vai abrigar uma ciclovia de 2,5 km de extensão. A notícia agradou o autônomo Carlito Batista. “Para mim vai ser ótimo, pois só ando de bicicleta. Há dois meses fui atropelado, pois não há lugar par andar de bicicleta na cidade”, comenta.
A expectativa é de que o corredor facilite o acesso dos ônibus ao Terminal da Praça da Bíblia.

Melhorias

Segundo o presidente da CMTC, José Carlos Xavier, estas são obras profundas. “A cidade clama por melhoria de transporte e a resposta são corredores preferenciais como este”, diz. A prefeitura planejou 14 corredores preferenciais e a ideia é de entregar cinco desses corredores até o final de 2012.

Na Avenida Universitária a velocidade de deslocamento é de no máximo 12 km por hora. Com o corredor preferencial, espera-se aumentar a agilidade para 15 km por hora, chegando a 18 km por hora. Por outro lado, os veículos particulares só poderão usar a faixa para fazer conversões à direita. “Devido ao monitoramento com a sinalização eletrônica, o veículo que usar a faixa indevidamente será punido", explica o presidente da CMTC.

José Carlos Xavier assegura que as intervenções previstas nas faixas preferenciais permitirão que o trânsito continue fluindo normalmente. “Talvez no momento de fazer o remanejamento dos pontos de ônibus, que serão de concreto, seja necessário fazer pequenos desvios nos atuais locais dos pontos de ônibus”, observa. 



Fonte: G1.com.br


READ MORE - Em Goiânia, Corredor universitário terá faixa para ônibus e ciclovia

Em São Paulo, Governo elevará investimento com Metrô em 10%

Em 2012, a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai aumentar em 10% os investimentos no Metrô. Segundo proposta orçamentária enviada ontem à Assembleia Legislativa, o valor destinado às obras de expansão e modernização da rede vai passar dos atuais R$ 4,4 bilhões para R$ 4,9 bilhões. Mas, apesar dos números, nenhuma estação vai sair do papel no próximo ano.
 
Com a previsão de investimentos dedicados à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e os gastos com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e o funcionamento da secretaria, o orçamento dos Transportes Metropolitanos poderá chegar a R$ 6,6 bilhões. A soma inclui recursos do Tesouro estadual (arrecadação mais transferências) e recursos vindos de empréstimos.
 
Nos planos do Metrô, o Expresso Tiradentes será a prioridade do governo, com R$ 1,6 bilhão. O monotrilho em construção na zona leste da capital vai ligar a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, na zona leste. A primeira estação, Oratório, deve ser entregue no fim de 2013.
 
A Linha 5-Lilás, em obras na zona sul, será a segunda na lista de importância, caso o projeto seja aprovado pelos deputados estaduais. A previsão é gastar até R$ 1,5 bilhão na extensão do ramal desde a Estação Largo Treze, na região de Santo Amaro, até a Chácara Klabin, para integração com a Linha 2-verde.
 
Prevista para ter as obras iniciadas em, no máximo, dois meses, a Linha 17-Ouro receberá R$ 507 milhões do orçamento para ligar o Aeroporto de Congonhas à região do Morumbi.
 
O valor é semelhante ao montante reservado às obras da segunda fase da Linha 4-Amarela, com R$ 471 milhões.
 
No lado oposto da lista de prioridades, as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, as mais movimentadas do Metrô, são as que menos receberão investimentos da gestão. Ambas somam R$ 473 milhões para reforma de 24 trens e do sistema de sinalização. Apesar de completas, as duas requerem obras de modernização e de ampliação, caso da Estação Corinthians-Itaquera, na zona leste, apontada como a estação da Copa do Mundo, em função da proximidade com o futuro estádio do Corinthians, previsto para receber a inauguração do Mundial.
 
E a Linha 6-Laranja, prevista para ser construída por meio de Parceria Público-privada (PPP), é a menos contemplada na peça orçamentária. O edital ainda não foi lançado e as obras não têm previsão de início, mesmo em 2012. Na CPTM, o governo pretende gastar R$ 1 bilhão com obras de modernização de estações, No caso da Linha 8-Diamante, está prevista uma estação nova: Santa Rita, em Itapevi. Entretanto, o total investido nos trens em 2012 será quase 10% menor do que o previsto para este ano.

Rodoanel. O Trecho Norte do Rodoanel deve receber R$ 1,5 bilhão em obras no próximo ano. Já o investimento total em rodovias administradas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) vai chegar a R$ 2 bilhões, dos quais R$ 1,1 bilhão é para a duplicação, construção e obras conveniadas na malha rodoviária e R$ 873 milhões para a recuperação de estradas estaduais. No total, a previsão é de R$ 10,5 bilhões os transportes.



READ MORE - Em São Paulo, Governo elevará investimento com Metrô em 10%

Em Uberaba, Novos painéis eletrônicos serão instalados nos próximos dias

Prefeitura vai instalar 30 painéis eletrônicos em pontos espalhados pela cidade nos próximos dias. A implantação dos equipamentos a princípio será no ponto de ônibus em frente à Unidade de Atenção ao Idoso, próximo a Secretaria de Trânsito e Transporte, e na Universidade de Uberaba. A expectativa é de que até o final de outubro todos os equipamentos sejam instalados.

Segundo o diretor do Departamento de Operações de Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, além de informar ao usuário o tempo real que cada  ônibus vai demorar, o equipamento também informa, logicamente, as linhas que passam por aquele local. “O serviço é feito através de leitura por GPS e GPRS, em que é possível saber a previsão do horário que o ônibus vai passar”, afirma Claudinei.

Cinco painéis já foram instalados em Uberaba, dois no subterminal da Rodoviária, dois em frente ao Centro Administrativo e um na praça Frei Eugênio, próximo ao Shopping Manhattan. “A quantia ainda é muito pouca, precisamos investir mais nos pontos de maior movimento nas principais avenidas da cidade”, afirma o diretor, ressaltando que a Prefeitura irá cobrar da empresa contratada mais agilidade para instalar os painéis até o final do mês de outubro.

Claudinei explica, também, que o atraso para implantação dos painéis segundo a Autran - empresa de automação responsável pela implantação dos painéis -, foi por conta de uma nova elaboração dos protótipos, pois assim que foi instalado o primeiro painel em frente ao Centro Administrativo, por conta de vandalismos, foi preciso elaborar projeto mais resistente, semelhante ao que foi colocado na praça Frei Eugênio. (GS)



READ MORE - Em Uberaba, Novos painéis eletrônicos serão instalados nos próximos dias

No Recife, Ninguém agüenta mais o Terminal Integrado da Joana bezerra

Desorganização e falta de respeito com quem precisa usar o transporte público, assim podemos descrever o que as pessoas passam neste terminal todas as manhãs para pegarem a linha Joana Bezerra/Boa Viagem, a falta de ônibus e os intervalos não cumpridos fazem com que centenas de pessoas de aglomerem num pequeno espaço provocando um empurra-empurra de assustar qualquer um, a quantidade de pessoas que tentam entrar no ônibus ao mesmo tempo devido à falta de organização gera este absurdo sem tamanhos, os ônibus saem com uma superlotação que deveria ser considerado um crime do Poder Público, com umas pessoas em cima das outras literalmente, e o que mais deixa a população revoltada, é que não se vê nenhuma solução por parte do Governo do Estado em resolver o problema. O Blog Meu Transporte teve acesso aos horários dessa linha na parte da manhã na qual está previsto os ônibus saírem num intervalo de 03 em 03 minutos, porém isso não se cumpre na realidade, pois devido à desorganização e o alto numero de passageiros, o tempo de um ônibus para o outro está sendo feito por mais de 05 minutos, ou seja, será que todas as viagens determinadas pelo CGRT estão sendo cumpridas, e porque até agora não sem tomou nenhuma solução alternativa enquanto o novo terminal não é construído?

Resposta do CGRT

Em resposta à postagem intitulada “No Recife, ninguém aguenta mais o Terminal Integrado de Joana Bezerra”, publicada no Blog Meu Transporte sobre a linha 080-Joana Bezerra/Boa Viagem, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que a linha citada possui uma alta demanda de usuários (cerca de 11.000 pessoas por dia), possuindo um serviço baseado nessa demanda. Atualmente 19 ônibus realizam 222 viagens todos os dias para atender aos usuários que dependem desse itinerário.

Diariamente a fiscalização do Grande Recife está no Terminal Integrado de Joana Bezerra para fiscalizar a operação da linha, o cumprimento dos horários e o atendimento dado aos usuários pelos operadores. Nos horários de pico da manhã, o intervalo programado varia entre dois e quatro minutos. Porém, devido principalmente aos congestionamentos na Avenida Conselheiro Aguiar, as viagens não estão podendo ser cumpridas com a regularidade que o Consórcio deseja. Hoje, por exemplo, a equipe de fiscalização registrou intervalos de dois, três e cinco minutos. Entre as 6h e às 9h18, apenas duas viagens saíram desse padrão, sendo que uma delas teve intervalo de oito minutos e a outra não foi cumprida (8h58) por causa dos engarrafamentos sofridos no trajeto.

Para organizar as filas no TI de Joana Bezerra, nove apoios operacionais e mais oito vigilantes atuam diariamente no local, somando 17 pessoas trabalhando no TI. Desse total, seis trabalham apenas na fila da linha 080-Joana Bezerra/Boa Viagem. Em horários nos quais o intervalo é superior ao previsto, ocorre um acúmulo de usuários nas linhas, gerando desconforto na hora do embarque. Para minimizar os problemas, a linha 070-Candeias/Joana Bezerra entra no TI nos horários de maior demanda. Além disso, o Grande Recife está estudando a possibilidade de esta última linha passar a operar em todos os horários, para auxiliar no atendimento ao público.

Para outras informações, dúvidas ou sugestões, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou acessar o site www.granderecife.pe.gov.br
Você usa os ônibus da linha Joana Bezerra/Boa Viagem pela manhã? Comente:

Blog Meu Transporte

Mais Notícias de Pernambuco

READ MORE - No Recife, Ninguém agüenta mais o Terminal Integrado da Joana bezerra

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960