Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em São Paulo, Estações República e Luz do metrô lotam com horário ampliado

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mesmo com a ampliação do horário de funcionamento divulgada de última hora, as estações Luz e República da linha 4-amarela do metrô lotaram ontem (26).
A estimativa da ViaQuatro, que administra a linha, é que entre 100 mil e 130 mil pessoas usem as estações por dia. Elas passaram a funcionar das 4h40 à 0h durante a semana e até a 1h aos sábados. Ainda não há previsão de abertura aos domingos.
A ampliação do horário foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) pelo Twitter (rede de relacionamento na internet), na noite de sexta-feira. A data inicial de ampliação era a próxima quinta, dia 29.

Almeida Rocha/Folhapress
No trecho percorrido ontem pela Folha, a estação Paulista (centro) era a mais congestionada. Por volta das 18h45, os passageiros levavam 15 minutos para percorrer 200 m e fazer a transferência para a estação Consolação da linha verde.
Funcionários da ViaQuatro orientavam os usuários na baldeação. "Essa linha amarela sempre estressa", gritou um passageiro em meio à caminhada lenta.

Dos 50 usuários ouvidos pela reportagem, apenas seis sabiam que as estações recém-inauguradas agora funcionam em horário integral. "Meu filho, que saiu cedo para a escola, me avisou que estava funcionando", contou a ilustradora Anelise Amaral, 45, que mora na Vila Madalena (zona oeste) e trabalha perto da República (centro).

"Eu estava atrasada, usei o metrô e cheguei mais cedo ao trabalho". Ela costumava fazer o trajeto de ônibus.


Fonte: Folha.com

READ MORE - Em São Paulo, Estações República e Luz do metrô lotam com horário ampliado

No Rio, Transcarioca vai facilitar para quem vai chegar pelo Aeroporto do Galeão

A Transcarioca é um corredor expresso exclusivo para ônibus articulados que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. A via vai passar por bairros como Madureira e Penha, no subúrbio carioca, e deve reduzir em mais de 60% o tempo do percurso entre a Barra e o aeroporto.

Serão 39 km de extensão, e os ônibus que passarem por lá serão integrados ao metrô, trens e ciclovias, atendendo cerca de 400 mil passageiros por dia. Com 45 estações, a previsão é que a Transcarioca esteja pronta para a Copa de 2014, com quatro terminais de embarque e desembarque. As obras contarão ainda com 4 mergulhões, 10 viadutos, 9 pontes, projetos de urbanização de áreas vizinhas e duplicação de pistas já existentes.





READ MORE - No Rio, Transcarioca vai facilitar para quem vai chegar pelo Aeroporto do Galeão

Prefeitura de Natal promete entregar projetos de mobilidade até sexta

Faltam 988 dias para o pontapé da Copa do Mundo de 2014 e apenas dois para que as obras de mobilidade urbana, responsáveis por um dos maiores investimentos na capital potiguar, tenham seus recursos assegurados. E, após vários adiamentos, apenas nesta sexta-feira - prazo máximo estipulado pelo Ministério das Cidades para contratação das obras - a Prefeitura de Natal deverá entregar os projetos executivos das obras de mobilidade urbana do primeiro lote à Caixa Econômica Federal (CEF).

Após o recebimento, os contratos ainda serão analisados por técnicos do banco para a liberação dos recursos, que estavam travados devido às pendências cadastrais da prefeitura com o Tesouro Nacional, até o aval dado pelo Ministério da Fazenda no dia 14 deste mês.
Foto: Manu Neto
Os projetos executivos das obras de mobilidade, feitos pelo consórcio MWH Brasil e Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura (MHW Brasil/Ebei) contratado pela administração municipal apenas para este serviço, serão avaliados pelos próximos 30 dias por técnicos daCEF, que darão o parecer sobre a qualidade dos projetos.

Com a aprovação, a operação de crédito deverá ser garantida e a verba liberada para o início das obras. Em declarações recentes, a prefeita Micarla de Sousa afirmou que a expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda este ano. O custo total das intervenções para a mobilidade urbana da cidade é de aproximadamente R$ 338 milhões, dos quais R$ 293 milhões serão financiados pela Caixa Econômica e R$ 45 milhões serão dados pela prefeitura como contrapartida.

Os projetos que serão entregues à CEF são os que integram o primeiro lote, como as intervenções no corredor da Zona Oeste BR-226 (avenidas Industrial João Motta - Km 6 - e Felizardo Moura), reestruturação da avenida Capitão-mor Gouveia (implantação de plataformas de embarque e desembarque, melhorias nas calçadas e na sinalização) e complexo viário da Urbana, onde acontecerá o pontapé das obras de mobilidade em Natal. Segundo o cronograma da administração municipal, as obras devem ser concluídas noprazo de 30 meses contando do seu início. (Paulo Nascimento)

Saiba mais: Túnel de drenagem da arena

O projeto de drenagem da Arena das Dunas foi dividido em duas etapas. A primeira inicia no Centro Administrativo até o Rio Potengi, e representa o valor de R$ 126 milhões assinados entre prefeitura e Caixa Econômica Federal (CEF)

A segunda etapa, cujo orçamento gira em torno de R$ 70 milhões, irá atender outras lagoas de captação, como a Lagoa do Preá, dos Potiguares e Rua Dr. José Gonçalves. Não há contrato assinado para esta segunda etapa

Após a assinatura do contrato inicia-se o processo de licitação para escolha da empresa que executará a obra, o que deverá levar em torno de 60 dias. Outros 40 dias deverão se passar para a contratação, quando em seguida se dará efetivamente o início das obras.



READ MORE - Prefeitura de Natal promete entregar projetos de mobilidade até sexta

Em Belo Horizonte, Após Paralisação, ônibus voltam a circular normalmente na capital

Após os transtornos enfrentados na manhã desta terça-feira (28), os usuários das sete linhas de ônibus que estavam paralisadas terão uma tarde mais tranquila. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), os serviços já voltaram ao normal.
Foto: Alex de Jesus
Os motoristas e trocadores pediam pagamento de salários atrasados e horas extras, além de reclamarem sobre a transferência de multas para os motoristas e a falta da banheiros nos pontos finais. Segundo o sindicato, todas as exigências foram atendidas.
Conforme a BHTrans, as linhas 4111 e 2004 rodaram parcialmente. Já as linhas 4111, 9403, 9412, 9414 e 9250 ficaram completamente paradas. Ao todo, cerca de 40 mil usuários foram afetados.

Durante os protestos feitos durante a manhã na garagem da Viação Anchieta, no bairro Dom Cabral, na região Noroeste de Belo Horizonte, um dos manifestantes foi detido por desobediência.

Mais Notícias de Minas Gerais
Fonte: O Tempo

Share |
READ MORE - Em Belo Horizonte, Após Paralisação, ônibus voltam a circular normalmente na capital

Metrô de Salvador receberá recursos do PAC

O metrô de Salvador terá recursos da União através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades, segundo confirmou nesta segunda-feira (26) o ministro das Cidades, Mario Negromonte, durante visita a Porto Alegre, segundo o jornal "Zero Hora".

Segundo o ministro, Porto Alegre e Belo Horizonte também receberão recursos do PAC para a construção dos seus respectivos metrôs. O anúncio oficial do investimento em Porto Alegre deve ser feito no dia 14 de outubro pela presidente Dilma Rousseff, em visita ao Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre, a obra está orçada em R$ 2,46 bilhões e R$ 1 bilhão deve vir através do PAC. Não há informações sobre qual valor será repassado para Salvador.

O metrô da avenida Paralela sairá do aeroporto Luís Eduardo Magalhães até a Rótula do Abacaxi, correspondendo à linha 2 do meio de transporte - a linha 1 vai sair da Rótula com destino à Estação da Lapa.



READ MORE - Metrô de Salvador receberá recursos do PAC

Prefeitura de Manaus lança edital para obras do BRT

A cidade de Manaus vai ganhar um sistema de transporte rápido e moderno, acompanhando a tendência de mobilidade de grandes cidades do mundo. Para isso, a Prefeitura lançou o Edital de Licitação para implantação do Sistema BRT - Bus Rapid Transit. O anúncio havia sido feito pelo prefeito Amazonino Mendes no dia 16 de setembro, após receber a aprovação do projeto pela Caixa Econômica Federal e aceite de órgãos como Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União.

O edital foi publicado nos diários Oficiais do Município e da União, possibilitando que empresas de todo Brasil possam participar do certame. Apesar de ter sido aprovada a lei federal 12462/2011 para permitir que as obras da Copa 2014 tivessem um regime diferenciado, como é o caso BRT, por determinação do prefeito, essa concorrência vai seguir rigorosamente a Lei de Licitação nº 866/93 para que haja total transparência no processo de contração da obra.

Outra orientação de Amazonino é que o processo licitatório seja acompanhado diretamente pelo Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União, que foram convidados a acompanhar todas as etapas, inclusive a elaboração do Edital.

O processo licitatório deverá estar concluído até o início de novembro e a previsão para assinatura do contrato com a empresa vencedora é dezembro de 2011. Esses prazos podem sofrer alterações, caso ocorram problemas inerentes a processos licitatórios, como é o caso de nenhuma empresa se interessar em participar do certame e a sessão for deserta. A Prefeitura terá que republicar esse edital e então serão dados outros prazos.

Pelo projeto básico, o valor da obra está orçado em R$ 290 milhões e o prazo de conclusão será de 24 meses após o início das edificações.

O que é o Sistema BRT ?

O sistema BRT (Bus Rapid Transit) é uma tecnologia que utiliza veículos sobre rodas (ônibus articulados ou bi-articulados), mas se valendo de controle operacional totalmente baseado na estrutura metroviária. A tecnologia BRT é, na atualidade, o sistema de transporte público mais difundido em todo o mundo, e o que tem apresentado melhores resultados, tanto em capacidade de transporte quanto em custo de implantação, tendo em vista que a implantação de metrô tem custo extremamente elevado e extrapola qualquer condição econômica e financeira que possa ser suportada pelo município de Manaus.

É importante destacar que o projeto BRT está aliado à melhorias no trânsito que irão beneficiar veículos leves e pesados com pavimentação de vias, criação de novas pistas, viadutos e passagens de nível.

O projeto prevê a construção de 22 Km de anel viário interligando 20 estações e 3 terminais, com modais de velocidade média operacional de 25km/h, utilizando veículo articulado e bi-articulado com capacidade máxima de 270 passageiros por veículo.

O projeto do BRT apresenta desempenho e conforto semelhantes aos sistemas sobre trilhos, mas com custo de quatro a 20 vezes menor, operando por controle centralizado, o que permite viagens em velocidades constantes e elevadas.

O controle centralizado será feito por meio do Sistema de Transporte Inteligente (ITS, sigla em inglês) e prevê o planejamento moderno do uso do solo e políticas de transporte que darão suporte a novos conceitos para sistemas de trânsito rápido.

Com a implantação do BRT, a Prefeitura pretende reestruturar o trânsito saturado das áreas por onde houver a circulação e promover ampla revitalização da avenida Autaz Mirim (Grande Circular), via principal de escoamento do trânsito na zona Leste e todo o seu entorno. Eliminará também o déficit de transporte coletivo nas áreas dos bairros Japiim e Cachoeirinha fazendo inclusive a integração com os bairros Educandos e Santa Luzia, na zona Sul, para em seguida integrar-se ao Largo da Matriz, no centro da cidade.

Serão vinte e dois quilômetros de Corredor Exclusivo dotando uma grande área da Cidade de Manaus de um sistema de transporte moderno e eficiente. Por pistas exclusivas, circularão ônibus com capacidade diversa que serão utilizados conforme os horários de pico, devidamente controlados por sistema informatizado.

O valor da operação de crédito a ser contratada é de R$ 290.667.405,54 (duzentos e noventa milhões, seiscentos e sessenta e sete mil, quatrocentos e cinco reais e cinqüenta e quatro centavos.



Fonte: Amazonia Notícias

READ MORE - Prefeitura de Manaus lança edital para obras do BRT

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960