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No Recife, Terminal das linhas intermunicipais na avenida Dantas Barreto será desativado em breve

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Muitas são as polêmicas e denuncias de insatisfação referente ao terminal das linhas intermunicipais na Avenida Dantas Barreto, pois a falta de estrutura, segurança e conforto deixam os passageiros destas linhas indignados e hoje é intenção da Prefeitura do Recife através do instituto Pelópidas Silveira retirar este terminal da avenida, pois para prefeitura, não há sentido ter o TPI como terminal referencial e estas linhas estarem vindo para o centro da cidade, porém para a EPTI, este terminal não pode ser simplesmente desativado, pois se trata de um terminal importante e que precisa ser melhorado e readequado, transformando a Avenida Dantas Barreto não mais em um terminal, mas em um ponto de retorno para estas linhas, ou seja, o terminal passará a ser na cidade de origem, onde aqui em Recife ficaria apenas como ponto de retorno, e não mais com aquela estocagem de veículos na avenida, porém diferenciado devido ao tempo de embarque ser maior, pois as pessoas que usam estes ônibus usam uma carga maior de mercadorias.
Este processo está sendo discutido com o CGRT também, pois muitas das linhas realmente serão deslocadas para os terminais integrados de passageiros, porém para isso, será necessário licitar o sistema tanto da região metropolitana como do interior, para depois tomar as decisões corretas, pois segundo Dílson Peixoto, hoje não teria sentido apenas retirar linhas sem que antes haja um estudo, como por exemplo, a linha Limoeiro/Recife que tem uma grande demanda de passageiros e compostos por 25 ônibus.
Porém tudo indica que depois de todas essas implantações, este terminal realmente será desativado, ficando apenas algumas linhas, ou seja, aquelas com maiores demandas.

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GPS nos ônibus de Mauá apresenta algumas falhas

Criado em julho, o sistema de monitoramento dos ônibus municipais de Mauá em tempo real via internet apresenta falhas ao usuário. Para que os passageiros possam acompanhar o trajeto dos veículos, foi adotada a tecnologia do GPS (global positioning system). Durante toda a semana, a equipe do Diário, munida de um computador portátil, acompanhou diversos coletivos em horários variados e constatou que, apesar de útil, a ferramenta não é totalmente confiável.

O principal problema encontrado nas linhas do Lote 1, operadas pela empresa Cidade de Mauá, é que o site destinado à exibição da localização em tempo real não funcionou durante toda a semana. Prefeitura e empresa afirmaram que não tinham conhecimento do problema.
O gerente de atendimento da Viação Cidade de Mauá,Manoel Adair dos Santos, justifica que não houve falha no sistema, e sim na transmissão dos dados pela internet. "Nós utilizamos essa ferramenta para fiscalizar a operação e constatar problemas de tráfego. Isso não foi interrompido. O que pode ter ocorrido é uma falha no site, que será verificada e corrigida." A administração municipal informa que irá procurar a concessionária para saber os motivos da falha e cobrar a execução de reparos.

Já nos itinerários operados pela Leblon o acesso ao site foi normal. Mas o sistema também tem problemas, como o atraso na atualização do ponto onde o coletivo se encontra.
Para acompanhar o trajeto, a página mostra um mapa cujo percurso é destacado em duas cores: verde, para mostrar o caminho sentido bairro, e lilás, para o inverso. Ícones apontam o ponto onde, teoricamente, o veículo está. Ao passar o mouse sobre o desenho, uma aba revela o prefixo do coletivo.
Ao longo do percurso, ícones mostram pontos de parada. Ao clicar em um deles, uma janela é aberta com indicação de referência próxima ao local - supermercado ou delegacia, por exemplo.

O principal problema constatado é a lentidão na atualização, sobretudo quando o passageiro acessa o site de uma área distante do Centro. Nos bairros Zaíra e Capuava, o atraso chegou a três minutos. Dessa forma, o sistema acusa que o veículo está em um local, quando, na verdade, o coletivo já passou.

A Leblon informa que o atraso é causado pela complexidade da tecnologia, pois o sinal captado é enviado para um servidor, que trata os dados e monta a página simultaneamente, provocando a impressão de que os veículos estão parados. A companhia salienta que a demora pode ser motivada pela perda do sinal do GPS ou de telefonia móvel. Mesmo assim, a concessionária garante que os equipamentos estão configurados para enviar a localização a cada cinco segundos.
Outra falha é verificada em vias em que os ônibus da linha passam em ambos os sentidos. Um exemplo é a Avenida Castello Branco. No mapa, a via é destacada na cor verde, com pouca visibilidade para o lilás. Isso faz com que o internauta tenha dúvidas se o ônibus segue rumo ao bairro ou à região central. A companhia informa que irá rever o sistema para facilitar a compreensão.

O sistema ainda é desconhecido por parte dos 130 mil passageiros que utilizam diariamente o transporte público. Segundo a Leblon, a página teve 10.800 acessos desde o início da operação. A concessionária do Lote 1 não informou a quantidade.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, diz que a Prefeitura estuda a possibilidade de espalhar painéis mostrando a localização em tempo real. No entanto, ainda não há prazo.



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Maceió realiza desafio intermodal e Dia Mundial Sem Carro

Na próxima terça-feira, 20, Maceió entrará no circuito desafios intermodais, atividade já conhecida em diversos estados brasileiros. A iniciativa dos integrantes da Bicicletada de Maceió visa, promover o debate e buscar formas alternativas de mobilidade urbana. A ação consiste em medir o tempo gasto para se locomover com diferentes meios, bem como avaliar os custos e o impacto ambiental de cada meio de transporte.
Os participantes poderão utilizar de moto, carro, ônibus, táxi, bicicleta e até ir a pé. A largada está prevista para as 7h30, no Ibama, localizado na Gruta de Lourdes. O destino final é a Praça dos Martírios, no Centro de Maceió.
Para participar do evento basta entrar em contato pelo e-mail: bicicletadademaceio@gmail.com informando nome completo, telefone e o modal que você pretende utilizar.

Dia Sem Carro


Já na quinta-feira, 22, será realizada mais uma edição do Dia Mundial Sem Carro. A iniciativa que surgiu na cidade de La Rochelle, na França, em 1998, consegue mais adeptos a cada ano.
“O objetivo da data é incentivar os motoristas a deixarem o carro em casa por pelo menos um dia no ano, com o intuito de provocar a reflexão sobre a dependência que nós (e nossas cidades) temos do automóvel. Com isso, é necessário buscar outras alternativas, como o transporte coletivo, a bicicleta ou o próprio caminhar, para então observar como nossa cidade seria mais agradável se mais pessoas aderissem a essa iniciativa também em outros dias do ano”, diz a organização da Bicicletada.
Para marcar a data, a Bicicletada de Maceió, pretende realizar uma panfletagem, na Praça do Centenário, a partir das 6h da manhã. Os participantes seguirão do local até o evento realizado pela Prefeitura de Maceió, na Rua Cincinato Pinto, e pelo Governo do Estado, na orla marítima.


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São Paulo: CET amplia fiscalização de faixas de pedestres para toda a cidade

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começa a ampliar nesta segunda-feira (19), para toda a cidade de São Paulo, a fiscalização do Programa de Proteção a Pedestres.

Os cerca de 2.400 agentes da companhia irão reforçar a fiscalização de motoristas e motociclistas que deixarem de dar preferência aos pedestres na travessia. A companhia vai priorizar centros comerciais de bairros e corredores de ônibus, além da região central e da avenida Paulista.

De acordo com um estudo da CET, feito entre os meses de julho e agosto, houve aumento de 10% para 25% nos motoristas que respeitam os pedestres.

A partir de hoje, 633 “orientadores de trânsito” vão trabalhar na cidade. Até o fim da próxima semana, outros 136 profissionais serão integrados ao grupo. A companhia informou, no começo do mês, que esse número chegará a 1.040 “em breve”. A CET informa, ainda, que revitalizou 10,8 mil faixas de pedestres na cidade.

Deixar de dar a passagem ao pedestre ou a veículos não motorizados (como bicicletas) é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Os infratores são multados em R$ 191,54 e perdem sete pontos na carteira de habilitação.

Algumas das infrações mais comuns são não parar onde existe faixa de travessia sem semáforos e não dar preferência a quem atravessa uma rua na transversal.



Fonte: R7.com


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Acidente entre ônibus no Centro do Recife deixa três pessoas feridas

Um acidente entre dois ônibus deixou três pessoas feridas na tarde deste domingo (18). Os coletivos se chocaram no cruzamento da Avenida Dantas Barreto com a Rua Siqueira Campos. Com o impacto, um dos veículos bateu em uma das paradas construída com concreto da Dantas Barreto, que acabou caindo nas pessoas que estavam no local. Ninguém morreu.

A vítima mais grave é Antônio Gonzaga Silva Júnior, 35 anos, que foi socorrido para o Hospital da Restauração. No HR, ele passa por exames para confirmar se sofreu um traumatismo craniano. Ele está consciente e orientado e seu estado de saúde é estável.

As outras vítimas são Cecília Maria de Araújo, 52, que estava com a neta, Júlia Raquelly Macedo de Araújo, 2. A menina passa por cirurgia ortopédica na noite deste domingo no HR. Já sua avó está consciente e orientada e recebe atendimento no Hospital Getúlio Vargas.

Os ônibus envolvidos no acidente são da empresa Globo, que fazia a linha Avenida Norte/Macaxeira, e um outro da Caxangá, da linha Jardim Brasil/Cabugá. Após a colisão, o primeiro atingiu a parada da Dantas Barreto.

Os atendimentos foram realizados pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Avenida Dantas Barreto foi interditada para a realização das perícias.

Com informações do repórter Glynner Brandão - Pernambuco.com

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Prefeitura do Rio anuncia novos veículos, corredor exclusivo e Bilhete Único sem burocracia

sábado, 17 de setembro de 2011

Começa a funcionar no próximo dia 24 o terceiro corredor exclusivo de ônibus da Zona Sul. O novo BRS passará pelas ruas Prudente de Moraes (Ipanema), General San Martin (Leblon) e Avenida Princesa Isabel (Copacabana). Dois dias antes, começam a circular nos três bairros 16 ônibus da nova frota padronizada pela prefeitura. E usuários dos coletivos no município poderão contar com outro benefício: decreto publicado no Diário Oficial hoje cria o Cartão de Bilhete Único Pré-Pago, que pode ser comprado direito no caixa de agências bancárias cadastradas sem burocracia.

Para adquirir o Bilhete Único tradicional é preciso antes que o usuário faça cadastro fornecendo dados como CPF. O modelo pré-pago, não.Será vendido no Banco Itaú com valores de créditos pré-fixados: R$ 20, R$ 40 e R$ 60. “Estamos estudando disponibilizar a venda em bancas de revista. Mas isso ficará para o fim do ano. Com o pré-pago, vamos saltar de 350 mil viagens/dia de ônibus com Bilhete Único para meio milhão”, prevê o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

Os 16 novos ônibus que começam a circular dia 22, Dia Mundial Sem
Carro, terão piso baixo para facilitar embarque de cadeirantes —, suspensão especial para que sacolejem menos e mecanismo que impede a abertura da porta fora do ponto. Mas não terão ar-condicionado. A expectativa é de que, até dezembro, haja 60 deles. Os impactos do 3º BRS deverão ser sentidos no Centro e Botafogo.
Cartão não recarregável


Ao contrário do Bilhete Único (BU) tradicional, o pré-pago só poderá ser usado em conexões entre ônibus e não é recarregável. Mas a prefeitura pretende ampliar a função para o transporte alternativo.

No novo BU, valor que sobrar do crédito, mesmo sem completar uma tarifa, valerá como uma passagem, mediante a entrega do cartão no momento do embarque, não integrando com a segunda viagem do Bilhete Único. No caso de coletivo com o valor mais alto do que a tarifa modal, será necessária a complementação em dinheiro.






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