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Empresas de ônibus descumprem mudança de terminal em Florianópolis

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Apesar de anunciada para o último sábado, a mudança de algumas linhas de ônibus do Terminal do Centro (Ticen) para o Terminal Cidade, em Florianópolis, ainda não ocorreu. Por volta de 8h desta segunda-feira, as 15 linhas que deveriam ter sido transferidas continuavam partindo do Ticen. Apenas os ônibus executivos se adequaram à mudança.
O descumprimento na manhã de segunda-feira gerou dúvidas nos passageiros, que não sabiam em qual terminal deveriam embarcar.

No fim de semana, representantes das empresas afirmaram que descumpriram a mudança por conta da falta de estrutura do Terminal Cidade de Florianópolis, conhecido como "terminal velho". Ele não possui banheiro, cercas ou câmeras de vigilância. Além disso, alegaram que os motoristas terão mais dificuldades em cumprir os horários com a transferência para o local.

O secretário de transportes João Batista afirmou que as empresas que desrespeitarem a mudança serão multadas. Ele disse também que será encaminhado um relatório ao Ministério Público com as infrações cometidas pelas empresas de transporte coletivo.
Linhas que deveriam ter mudado e não mudaram
Santa Teresinha - Flor de Nápolis, Sertão do Maruim, São Pedro de Alcântara, Univali, Univali Expressa e Colônia Santana
Biguaçu - José Nitro, José Nitro Expressa, Jardim das Acácias, Bom Viver, Bom Viver Expressa, Jardim Janaína, Jardim Janaína Expressa, Dona Adélia e Dona Adélia Expressa
Linhas executivas que mudaram
Canasvieiras - Canasvieiras (1120), Jurerê (1123), Ingleses (1121), Rio Vermelho (1125), Praia Brava (1122) e Costa do Moçambique (1128)
Emflotur - Emflotur (7220)
Estrela - Abraão (6220), Bom Abrigo (6221) e Campinas VIP
Insular - Campeche (ED4122), Pântano do Sul (ED4120), Ribeirão da Ilha (4123), Aeroporto (6120), Caieira da Barra do Sul (4124).

Fonte: Diário Catarinense

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Em Blumenau, Implantação de Área Azul na rua Dois de Setembro é adiada

Devido ao grande volume de chuvas destes últimos dias, o que gerou atraso na produção da sinalização viária, a implantação do sistema área azul na rua Dois de Setembro foi transferida para o dia 12.
Nos primeiros 30 dias, a medida será educativa. Agentes de trânsito irão orientar os condutores sobre a nova medida e sinalização. A partir do dia 3 de outubro, a fiscalização será efetiva, com penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro para os motoristas que desrespeitarem a lei. Dois postos de regularização serão ativados, um será no Departamento de Trânsito, que fica localizado na rua São Paulo, 501, e o outro no Terminal Rodoviário Hercílio Deeke, que encontra-se na rua Dois de Setembro, 1222, além da rede de cooperativas Blucredi.

A rua 2 de Setembro será completamente restaurada. A primeira atividade será a revitalização dos passeios, seguida da implantação dos corredores exclusivos de ônibus. De acordo com o secretário de Obras, Alexandre Brollo, as atividades devem começar ainda na primeira quinzena de setembro.

As obras fazem parte do projeto Blumenau 2050, que visa estruturar e estabelecer um plano de diretrizes e projetos para o município, no que diz respeito ao planejamento territorial urbano, com previsão de implantação total até 2050.

Confira as ruas transversais que também terão área azul:
Avenida Lisboa- 13 vagas
Rua Leopoldo Kirsten- 19 vagas
Rua August Sutter- 20 vagas
Rua Henrique Bennetz- 32 vagas
Rua Siderópolis- 64 vagas
Rua 25 de Agôsto- 29 vagas
Rua Almirante Armin Zimmermann- 32 vagas
Rua Santa Efigênia- 36 vagas
Rua Cidade de Salvador- 23 vagas
Rua 12 de Outubro- 8 vagas
Rua 20 de Setembro- 8 vagas
Rua 10 de Janeiro- 4 vagas
Informações da Prefeitura de Blumenau

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Metrô de SP tem sua pior avaliação desde 1997, diz Datafolha

A ampliação do número de linhas e estações vem trazendo cada vez mais gente para o metrô de São Paulo. Ao mesmo tempo, o sistema vem apresentando constantes falhas, causando transtornos aos usuários, o que se reflete na avaliação do serviço.

Pesquisa Datafolha revela que nunca os paulistanos tiveram avaliação tão ruim do metrô, meio de transporte adotado por 35% dos moradores, maior taxa da história.

Desde 1997, o Datafolha pesquisa a avaliação do sistema de transporte público de São Paulo. E, pela primeira vez, menos da metade aprova a qualidade do metrô.

Agora, 47% dizem que o metrô é ótimo/bom, queda de sete pontos percentuais desde 2008. Já a reprovação aumentou seis pontos.
Foram ouvidas 1.039 pessoas de todas as classes sociais, faixas de renda e idade, sexo e escolaridade. A margem de erro é de três pontos.

O transporte coletivo de um modo geral é mal avaliado 24% aprovam e 42% desaprovam, e a situação já foi pior. Em 2007, 51% dos moradores avaliavam o sistema como ruim ou péssimo.

Os ônibus também são muito mal avaliados 27% de aprovação e 41% de reprovação, mas em 2001, os percentuais eram parecidos: 28% e 41%, respectivamente.

Os trens têm 25% de aprovação e 25% de reprovação.
Entre os mais ricos (renda familiar superior a dez salários mínimos), 57% dizem que o metrô é ótimo ou bom.

Zé Carlos Barretta/Folhapress
LOTADO
São 7h30, véspera de feriado, e a arquiteta Ananda Soares, 33, consegue entrar no primeiro trem na estação Paraíso. E senta. Hoje é um dia muito diferente, porque nunca mais sentei, conta.
Para o garçom Andrés Leite, 27, o serviço piorou porque linhas da CPTM foram integradas ao metrô. Acho que dobrou o movimento de uns dois anos para cá.

OUTROS SERVIÇOS
O Datafolha perguntou aos usuários sobre como avaliam outros serviços públicos. Saúde foi considerado o principal problema da cidade, seguido por transporte coletivo (15%) e segurança (13%).

Para 60% dos moradores, a saúde pública na cidade é ruim ou péssima apenas 12% aprovam o sistema (é a pior avaliação da história).
Entre as promessas do prefeito Gilberto Kassab (PSD) na eleição de 2008 estava construir três hospitais, que ainda não saíram do papel.

A Secretaria da Saúde disse que os investimentos da atual gestão permitiram o aumento de 67% na rede de unidades de saúde (de 545 em 2004 para 908 em 2010) e de 39% no número de consultas.
Segundo a pasta, também foram criados programas específicos de atendimento ao idoso e à gestante.

OUTRO LADO
Para o Metrô, a queda na avaliação pode ter relação com o aumento de passageiros de 3,3 milhões por dia em 2008 para 4 milhões neste ano.
Segundo a empresa, qualquer interferência, como os bloqueios das portas dos trens nos horários de pico, "acarreta atrasos significativos em todo o sistema".
A companhia ressalta que o metrô ainda é o melhor, o mais confiável e o mais barato sistema de transporte público da cidade e que funciona com intervalos entre trens que são um dos menores do mundo (105 segundos).


Fonte: Folha.com

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Faixas exclusivas de ônibus são desrespeitadas por carros e motos

Na tentativa de desafogar o trânsito, várias capitais estão investindo em corredores exclusivos, faixas exclusivas para ônibus. As pistas só para ônibus facilitam a vida dos passageiros.
“Antes era muito carregado, principalmente no horário de pico”, comenta um passageiro. “Você chega ao seu destino mais rápido. O trânsito flui legal”, lembra um senhor.

As pistas exclusivas foram criadas para melhorar o trânsito caótico das cidades grandes, como Belo Horizonte. “O objetivo é garantir ao transporte coletivo uma velocidade maior em um menor tempo de viagem, visto que 70% das pessoas se deslocam por este meio. Ou seja, tem de priorizar o que a maioria utiliza”, explica o diretor de desenvolvimento da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Daniel Marx Couto.

Essas pistas devem ser usadas apenas pelos ônibus. Já nas preferenciais, carros de passeio podem entrar antes de uma conversão. A placa avisa, mas para ganhar um tempinho muita gente desrespeita. “Eu acho que eu estou errada, mas foi sem querer”, admite uma motorista. Outro confessa: “Concordo que estou todo errado”.

Em uma avenida, nem o radar inibe os motoristas. “Às vezes a faixa está livre e não dá para andar porque eles ficam atrapalhando o caminho”, justifica o motorista de ônibus.

Em Curitiba, carros, motos e até veículos oficiais foram flagrados onde não deveriam estar. No Rio de Janeiro, motoristas estão se adaptando. Em agosto, foram criadas faixas preferenciais em Ipanema e no Leblon. Há projeto para outras 20 pistas. “O trânsito agora vai fluir bem”, disse um motorista.

Já na capital paulista, são dez corredores e 74 faixas para a maior frota de ônibus do país. Em Belo Horizonte, o número de veículos dobrou nos últimos dez anos. São mais de um 1,4 milhão de carros circulando pela cidade. As pistas exclusivas para ônibus tentam organizar a frota, mas ainda não resolvem o problema.
Em alguns pontos da capital mineira, nem as pistas exclusivas escapam dos congestionamentos. É possível ver a fila de ônibus em direção ao centro da cidade. “Deve ser o sinal, os quebra-molas”, tenta justificar um motorista de ônibus.

“Considerando que ônibus está levando de 50 a 70 pessoas, ele tem de ter preferência no trânsito. Se eu não respeito essa preferência, ninguém consegue andar. Eu, inclusive, não consigo andar no meu carro”, explica o consultor em transporte e trânsito, Osias Batista.



Fonte: Bom Dia Brasil

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Marcopolo e Mercedez Benz lançam ônibus com muita tecnologia e novidades para os usuários

São Paulo é o Estado brasileiro onde estão instaladas as principais montadoras do Brasil. São Paulo da Feira Internacional de Automóveis; da Fenatran para veículos pesados; e do Transpúblico -evento para o setor de transporte de passageiros, que inaugurou sua terceira edição dia 24 de agosto. Participaram os maiores fabricantes de motores e chassis para ônibus, como a Mercedes, que lidera o mercado, tendo registrado 45% de participação no primeiro semestre. Também esteve presente a Marcopolo, maior fabricante brasileira de carroceria de ônibus.
As duas empresas, a brasileira Marcopolo e a alemã Mercedes, convidaram a imprensa para coletiva de apresentação dos seus produtos. A alemã falou da tecnologia Blue Tec 5, que está sendo introduzida no Brasil para atender a legislação de emissão de poluentes Proconve P-7, que exige redução de 80% da emissão de poluentes particulados e 60% de óxido nitroso NOx, comparados à atual legislação. Entrará em vigor em janeiro de 2012, para veículos comerciais fabricados a partir desta data.

Os trabalhos de desenvolvimento e adequação do sistema Blue Tec 5 às características brasileiras, e da América Latina, foi pensado no biodiesel do Brasil e nas rodovias mais poeirentas existentes no continente também. Os trabalhos de adequação e aperfeiçoamento do sistema ficaram a cargo da equipe de engenheiros e técnicos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz (CT) do Brasil. Na fábrica de São Bernardo do Campo – SP, considerado o maior CT da montadora alemã, fora da Alemanha.

Com o resultado de tantas pesquisas, entre clientes, consumidores, frotistas e encarroçadores, mais as reivindicações do PROCONVE, a Mercedes oferece agora um portfólio de chassis para ônibus urbanos e rodoviários com mais de 20 modelos. Inclui microônibus, ônibus convencionais e articulados para transporte coletivo, modelos para linhas de curtas médias e longas distâncias.

A Mercedes ainda oferece assessoria especializada em transporte de passageiros, focada principalmente em sistemas BRT (Buss Rapid Transit), ônibus de transporte rápido, considerados uma solução cada vez mais adotada em grandes metrópoles. A maioria das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 já optou pelo sistema BRT, que possui a capacidade de transportar mais de 200 passageiros de uma única vez, mais as facilidades na implantação do sistema que exige apenas a construção de corredores especiais e vias asfaltadas.
Made in Brasil

A brasileira Marcopolo apresentou o ônibus BRT, montada no chassi articulado da Mercedes. O gigante, projetado para ser transporte de passageiros em grandes centros e em grande quantidade, mede 23,8 m de comprimento e ainda aparenta muita leveza por conta de suas linhas fluidas e futuristas. Tecnologia como o sistema eletrônico que manda via GPS, todas as informações instantâneas de uso do equipamento, proporcionando economia de pneus e combustível, em até 10 por cento.

Ar condicionado, TV digital, cabine exclusiva e isolada para motorista são requintes para dar mais qualidade aos passageiros durante a viagem. O que falta para o fabricante brasileiro são mais contratos fechados com estados e municípios. O que sobra é a esperança de poder transportar a seleção brasileira de futebol, em seus ônibus durante a Copa de 2014. E para enfrentar chineses e outros concorrentes, qualidade do ônibus made in Brasil!

Por Alcides Freire

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Transporte público será o único meio de chegar ao Rock in Rio, diz prefeitura

Ao anunciar o esquema de segurança para o Rock in Rio, na manhã desta terça-feira (6), a prefeitura assegurou que a única maneira de se chegar à Cidade do Rock nos dias do evento será via ônibus. "Não existe nenhum meio de chegar lá a não ser de ônibus", frisou o secretário de turismo Antônio Pedro Viegas de Mello.

Vias dos bairros Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá serão fechadas e vão sofrer alterações. Roberta Medina, responsável pela organização do evento e filha do produtor Roberto Medina, afirmou que, diferente do ocorrido no Rock in Rio de 2001, não haverá bolsões de estacionamento em lugares próximos à Cidade do Rock. "Não adianta ir de carro até um lugar próximo e depois pegar um ônibus. Vai ser difícil de encontrar vaga e será necessário pegar um ônibus de qualquer forma", afirma Roberta. O mesmo vale para táxis e ônibus fretados, que terão o mesmo tratamento dado a veículos particulares.

Segurança
O interior da Cidade do Rock vai contar com equipes de gestão de público, gestão patrimonial e grupos responsáveis por fazer intervenções com objetivo de evitar distúrbios. Haverá sete torres de observação, 32 câmeras de vigilância, incluindo uma câmera de visão térmica para vigiar a lagoa, que contará com o apoio da Marinha.

No entorno do festival, a Polícia Militar fará a segurança com 590 policiais e 135 viaturas. A Polícia Civil também estará presente com um posto avançado. O Esquadrão Antibombas fará uma varredura prévia do local. A delegacia de atendimento ao turista estará presente com reforço instalado no Rio Centro, que fica em frente à Cidade do Rock. De acordo com o chefe de operações da Polícia Civil, Fernando Veloso, não será permitida A entrada de pessoas armadas no entorno do evento, nem mesmo aquelas que possuem porte de arma. As armas ficarão sob custódia da Polícia Civil até o final do evento.

A Guarda Municipal vai atuar impedindo a venda de produtos por ambulantes no entorno do evento. Também não será permitido o aluguel de garagens nas áreas próximas ao bloqueio. A ideia é desestimular o uso do transporte particular.

Defesa Civil
Todos os brinquedos do evento vão passar por vistoria, incluindo Montanha-Russa, Tirolesa, Cabum e Roda Gigante. A Defesa Civil também estará em contato com embaixadas e consulados em caso de problemas envolvendo turistas estrangeiros.

Saúde
A Secretaria de Saúde solicita que o público portador de plano de saúde carregue consigo um documento. Se houver necessidade de remoção, a pessoa será encaminhada direto para o hospital que o plano tiver convênio ou para um hospital da rede pública, caso a pessoa não possua plano. Toda a rede de saúde do município vai estar a disposição.

A Cidade do Rock contará com cinco postos médicos, incluindo dois leitos de UTI, 100 maqueiros e 15 ambulâncias. De acordo com Roberta, ocorrências de insolação, desidratação e excesso de álcool foram registradas nos eventos passados. Por isso, ela recomenda o uso de roupas leves, de calçados confortáveis e de protetor solar, além de beber água com frequência.



Fonte: Jornal do Brasil


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