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Grande Recife reforça frota de ônibus as praias do litoral norte

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Grande Recife Consórcio de Transporte incluiu a linha 906 – Igarassu/Paulista na programação especial de veículos no fim de semana para as praias do litoral norte do Estado. Além desta novidade o esquema especial de transporte que acontecerá sábado e domingo (03 e 04/09), contará com mais três linhas.

Para o sábado (03), a linha 968-Ilha de Itamaracá/Igarassu irá operar com dois ônibus extras, realizando 14 viagens a mais que em sábados comuns. Ao todo, serão oito veículos e 72 viagens.

Já para o domingo (04), dia de maior demanda para as praias, as linhas 946-Igarassu (BR-101), 905 – Igarassu/Paulista e 968-Ilha de Itamaracá/Igarassu, juntas, totalizarão sete ônibus a mais que realizarão 66 atendimentos extras.

Além disso, a linha 964-Igarassu/Macaxeira, que opera com quatro veículos e faz 29 viagens nos domingos normais, terá uma substituição de todos os ônibus que realizam o transporte, passando de alongados para articulados, que são maiores e transportam até 120 pessoas.

No total, a programação especial, que envolve quatro linhas, somará 40 ônibus que realizarão 370 viagens, um acréscimo de nove coletivos e 80 viagens. Para outras informações sobre o itinerário das linhas, o usuário pode ligar para a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou acessar site
www.granderecife.pe.gov.br.


Fonte: CGRT


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São Paulo tem dia de caos com pane no Metrô e recorde de congestionamento

A capital paulista entrentou um dia de caos no transporte nesta sexta-feira (2). Uma pane no Metrô suspendeu a circulação dos trens da linha 3-Vermelha no começo da tarde desta sexta-feira. Às 19h, os motoristas que voltavam para casa enfrentaram o maior engarrafamento do ano, com 220 km de congestionamento. 
Por volta das 20h, porém, o índice já tinha caído, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Dos 868 km monitorados, 119 km tinha lentidão. A zona sul era a mais congestionada da cidade, com 53 km de lentidão. A zona central da capital vinha em seguida, com 23 km, seguida pela zona norte, com 14 km de São Paulo.
Veja a situação do trânsito agora

O último recorde tinha sido no dia 4 de março, véspera de Carnaval. A CET registrou, às 18h30, congestionamento de 214 km. Apesar dos altos índices de lentidão, o número ainda está abaixo do recorde da história, de 293 km registrados às 19h do dia 10 de junho de 2009.
Metrô
Um problema na estação Sé do Metrô de São Paulo suspendeu a circulação dos trens da linha 3-Vermelha no início da tarde desta sexta-feira (2). Segundo a empresa que administra a linha, a situação começou a ser normalizada às 13h20.

A assessoria do Metrô informou que houve uma falha elétrica em um trem que estava na estação da Sé. A composição ficou parada e alterou o funcionamento de todos os trens da linha 3-Vermelha, nos dois sentidos (Corinthians/Itaquera e Palmeiras/Barra Funda). Segundo as testemunhas, porém, fogo teria saído de um dos trens na Sé e os passageiros teriam quebrado as portas de emergência para sair do local.
O Metrô negou ainda que tenha havido uma explosão em um trem. Usuários de redes sociais, como Twitter e Facebook, que estavam no Metrô no momento da falha elétrica na Estação Sé, relataram ter ouvido um barulho semelhante a uma explosão. (Foto: Paulo Liebert/AE)
 
Fonte: R7.com

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Curitiba: Urbs testa câmeras de vigilância em ônibus, estações e terminais

A Urbs está iniciando testes para implantação de câmeras em estações tubo, terminais e ônibus do transporte coletivo. As câmeras serão instaladas ainda neste mês nos terminais Cabral e Capão da Imbuia, nas estações tubo Rodoferroviária e Central e em quatro ônibus biarticulados.

 A instalação das câmeras de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) está prevista em projetos piloto apresentados pelas empresas Conexão Total e J. Oliveira. Empresas interessadas podem apresentar projetos para avaliação da Urbs, o que deve ser feito de acordo com norma disponível na página inicial do site da Urbs (
www.urbs.curitiba.pr.gov.br). Os projetos apresentados à Urbs são publicados na Internet.

A avaliação da Urbs para definir a melhor tecnologia é feita no prazo de 60 dias a partir da instalação dos equipamentos. A implantação de câmeras de monitoramento faz parte de um amplo projeto de melhoria do transporte coletivo de Curitiba o que inclui o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) que permitirá a gestão integrada de trânsito e transporte. A instalação de câmeras vai representar mais segurança para usuários e operadores do transporte coletivo.

A Rede Integrada de Transporte de Curitiba transporta, por dia, 2,3 milhões passageiros. A Rede tem 355 linhas, frota operante de 1.915 ônibus, 31 terminais urbanos e 364 estações tubo.

Informações da Prefeitura de Curitiba

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Em Cuiabá, VLT e BRT provocam discussão em audiência pública

Num debate que durou, pelo menos, cinco horas, as opiniões sobre a melhor alternativa de transporte público - VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou BRT (ônibus articulado)- para Cuiabá e Várzea Grande, no contexto da Copa do Mundo de 2014, foram divididas, em uma audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa.

Representantes de associações de moradores, entidades de classe, ONGs, setores político, empresarial e dos transportes públicos, se reuniram no Plenário do Legislativo.

"É uma oportunidade de mostrar à população as vantagens e as opções existentes no mercado", disse o presidente da AL, José Riva (PP), autor da proposta e que convidou especialistas nos modais VLT  e BRT para o debate.

Citando estudos, Riva reafirmou sua luta pela implantação do "melhor sistema para a Capital". Para o parlamentar, o VLT é infinitamente mais ágil, moderno, seguro e tem custo de R$ 696 milhões, sem contar com as vantagens no consumo de energia, operacionalidade e obras civis. “Se houver determinação, o Governo vai conseguir implantar o VLT”, disse.

Isa Sousa
Fonte: Midia News

O presidente fez ressalva, no entanto, que é preciso transparência e diálogo com a sociedade para se fazer uma escolha bem feita.

O presidente da Agecopa, Eder Moraes, reafirmou, em entrevista coletiva, num dos intervalos da audiência, a viabilidade do VLT, lembrando que essa é a proposta do governador Silval Barbosa.

O executivo lembrou que a própria presidente Dilma Rousseff já sinalizou positivamente para esse modal, autorizando o governador a agilizar todos os trâmites necessários, no âmbito dos ministérios, para viabilizar o sistema, com vistas à Copa de 2014.

Líderes comunitários e representantes de entidades, em debate durante a audiência, se dividiram entre o BRT e o VLT, porém revelaram pontos em comum: defendem que o modal seja implantado com agilidade e transparência, com o fim de evitar a prática de corrupção, na aplicação dos recursos públicos.

Os que defendem o BRT afirmam que é preciso cuidado com o VLT, que pode ser caro, enquanto o Estado tem também outras prioridades como Saúde e Educação.
Aqueles que defenderam o VLT pontuaram que é preciso "pensar além", já que o modal é moderno, ágil e não precisará de manutenção de sete em sete anos como o BRT.

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VLT de Fortaleza recebe licença ambiental para iniciar construção

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) concedeu na manhã desta sexta-feira (2) licença prévia para projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Fortaleza. A obra é uma das previstas para a Copa do Mundo de 2014 e será executada pelo Governo do Estado. Na reunião para votação do parecer técnico sobre a obra elaborado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), 24 dos 35 conselheiros do Coema estiveram presentes, 17 votaram a favor do projeto, um contra e seis se abstiveram.

Com o Coema considerando o projeto do VLT ambientalmente viável, a Secretaria de Infra-estrutura do Estado (Seinfra) solicitará a licença de instalação e visitará comunidade por comunidade para apresentar o projeto. Entre as recomendações dadas com a licença prévia, a Semace sugeriu que as obras do VLT tenham um programa detalhado de comunicação para minimizar as dúvidas da população afetada e que as comunidades tenham liberdade para escolher se serão indenizadas ou reassentadas.

Representantes do Movimento de Luta dos Moradores do Trilho em Defesa da Moradia acompanharam a reunião nesta manhã e questionaram a aprovação da licença prévia. A Semace diz que acompanhará todo o processo e que os parâmetros sociambientais ainda serão levados em consideração na aprovação das outras licenças.

Governo apresenta plano para as famílias
No plano encaminhado para o Coema e aprovado nesta manhã junto ao relatório técnico da Semace, o Governo do Estado propõe, para adequar as famílias que terão suas moradias comprometidas com as obras do VLT, a entrega de uma moradia e uma indenização em dinheiro.

De acordo com a Seinfra, pelo projeto, as famílias que terão suas moradias totalmente utilizadas ou com uso do terreno que descaracterize o bem para moradia e avaliadas em até R$ 40 mil, receberão um apartamento de 52 metros quadrados totalmente quitado, além do valor da indenização.

Para as famílias que vão receber valores de desapropriação acima de R$ 40 mil, a secretaria informa que o apartamento será entregue mediante compromisso dos moradores de pagar prestações ao Programa Minha Casa Minha Vida, que variam de R$ 50 a R$ 100 de acordo com a renda. As moradias serão construídas em terrenos na zona sul da Capital, próximo ao conjunto José Walter, com licença de instalação.

Informações do G1.com.br

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Terminal Cidade de Florianópolis passa a receber novas linhas

No próximo sábado (03), o transporte coletivo de Florianópolis passará por alterações. Haverá a transferência de 15 linhas intermunicipais (seis da empresa Santa Teresinha e nove da empresa Biguaçu) do TICEN (Terminal de Integração Central) para o Terminal Cidade de Florianópolis.
Além disso, todas as linhas executivas das empresas Canasvieiras, Insular, Estrela, Emflotur e Transol também serão realocadas (ponto de partida e chegada) para o Terminal Cidade de Florianópolis.
 
“Além de melhor atender à população, o comércio local também recebe mais segurança pela movimentação no espaço hoje ocioso”, explica o Vice Prefeito e Secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes.
 
O motivo das mudanças é reorganizar o terminal central, que hoje não oferece mais segurança para os usuários pela quantidade de linhas intermunicipais. Muitos ônibus param fora da plataforma, oferecendo risco aos usuários.
 
Linhas Executivas
Empresa Canasvieiras: Canasvieiras Via Jurerê, Costa do Moçambique,Ingleses/Santinho, Jurerê, Brava e Rio Vermelho.
Empresa Insular: Caieira da Barra do Sul, Campeche, Corredor Sudoeste,Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha.
Empresa Transol: Barra da Lagoa, Córrego Grande via Gama D´Eça, João Paulo, Lagoa da Conceição, Parque São Jorge, Santa Mônica, Joaquina eCórrego Grande Via Mauro Ramos.
Empresa Emflotur: Jardim Atlântico.
Empresa Estrela: Abraão, Bom Abrigo e Campinas VIP.
 
Linhas intermunicipais
Empresa Santa Teresinha: Flor de Nápolis, Sertão do Maruim, Santana, São Pedro de Alcântara, Univali e Univali Expressa.
Empresa Biguaçu: Bom Viver, Bom Viver Expressa, Dona Adélia, Dona Adélia Expressa, Jardim Janaína, Jardim Janaína Via Expressa, José Nitro, José Nitro Expressa e Jardim das Acácias.


Fonte: ASCOM/PMF
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