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Trabalhadores do transporte alternativo de Salvador fazem paralisação

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Rodoviários dos Sistema de Transporte Complementar de Salvador paralisam as atividades nesta terça-feira (30). A categoria esteve reunida desde às 4 horas da madrugada em frente a garagem de onde saem os 290 micro-ônibus deste sistema, em Castelo Branco, impedindo a saída dos veículos.
De acordo com Josuel Pimentel, encarregado de transporte da Transalvador, a manifestação atrapalhou o fluxo na cidade, já que o transporte urbano regular não é suficiente para atender a demanda da população.

Reivindicação - O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Transporte Alternativo de Salvador (Sindalternativo), Marivaldo Vasconcelos, afirma que o acordo homologado na justiça em abril não está sendo cumprido e os motoristas trabalham com sobrecarga, sem receber horas extras, sem carteira assinada e não têm folgas aos domingos.

Não existe uma única empresa responsável pelo ônibus alternativos. Cada veículo tem um proprietário que tem a permissão da prefeitura para operar. Individualmente cada permissionário contrata seu motorista e cobrador.

O vice-presidente do sindicato permissionários, Franklin Trindade, nega as acusações apresentadas pelos trabalhadores. Segundo ele, a carteira assinada dos 1,2 mil funcionários que trabalham no sistema alternativo de tranporte é uma exigência da prefeitura para fornecer a permissão dos veículos.
Trindade afirma ainda que só vai negociar quando souber com quem deve tratar, uma vez que, segundo ele, motoristas e cobradores possuem dois sindicatos diferentes (o Sindalternativo e o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Especial Complementar) e ambos alegam ser representantes da categoria. Além disso, Trindade pede que os manifestantes cumpram a lei e liberem 30% dos ônibus para o funcionamento.

O sistema de transporte alternativo faz roteiros em bairros periféricos como Cajazeiras, Subúrbio, Cabula, Vale dos Lagos, Boa Vista, Itapuã, Base Naval, Vista Alegre, Mirante de Periperi, Sussuarana, Castelo Branco e Boca da Mata.

Fonte: A Tarde

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Campo Grande conta com 25 novos ônibus nas ruas

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo (Assetur) e a Prefeitura fizeram nesta manhã (30) a entrega de 25 ônibus, todos adaptados, que passarão a compor a frota em Campo Grande. Hoje, 545 veículos atendem aos usuários, sendo 85% destes adaptados para pessoas com deficiência. Durante solenidade realizada na nova Central de Atendimento ao Cliente da Assetur, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) deu posse a sete agentes de trânsito que passaram por todas as etapas do concurso público.

O prefeito Nelson Trad Filho, acompanhado do diretor-presidente da Assetur, João Rezende e do diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Júnior, conferiu as novas instalações. No local também funciona o serviço de atendimento ao passe do estudante.

Foto: Denilson Secreta
Durante a solenidade, Rudel lembrou que atualmente 70 mil estudantes fazem o uso do passe gratuito. “É um número expressivo. Campo Grande se destaca nesta ação, em que viabiliza o transporte para o aluno ir à escola. A partir deste ano, milhares de estudantes passarão a fazer o cadastro do passe por meio da internet. Terão mais agilidade no cadastro. Trazer o atendimento a estes usuários para esta Central, localizada na região central, é sem dúvida um ganho para a população”.

Mobilidade
Existem atualmente em Campo Grande 420 mil veículos circulando pelas ruas. O número corresponde aos dados do Departamento do Transporte e Trânsito (Detran), atualizado nessa segunda-feira (29-08). Para garantir a fluidez no trânsito e agilidade tanto para pedestres e motoristas, seja de automóveis ou motocicletas, a Prefeitura investe em ações de prevenção e de organização do trânsito.

Com a frota sendo gradativamente substituída por veículos com ar condicionado, câmeras de segurança e outros equipamentos modernos, o usuário tem a garantia de um serviço de qualidade.


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Mobilidade Urbana no Recife vai na contramão

Agamenom Magalhães, em vez de Corredor de ônibus, governo vai construir mais 04 viadutos
Que os terminais integrados de ônibus vai melhorar o sistema de transporte público na Região Metropolitana do Recife, isso não há dúvidas, porém só os terminais em si não resolverá o problema do transporte coletivo na cidade, pois do que vai adiantar um belo terminal, com boa estrutura, se em seu acesso não ter corredores de ônibus, O Blog Meu Transporte toma por base o terminal integrado Tancredo Neves, prestes a ser inaugurado, porém é fato que não será tão atraente devido a trafegabilidade, situado na Mascarenhas de Moraes e proximidades com a avenida Recife, este terminal entrará em operação com duas vias bem movimentadas e que na qual não tem corredores e nem faixas exclusivas para ônibus, ou seja, para se locomover de um determinado bairro para este terminal, o passageiro vai enfrentar os mesmos engarrafamentos que hoje passa, só que agora será de certa forma pior, pois se antes ele enfrentará os engarrafamentos pegando um só ônibus para o centro, agora ele vai enfrentar os mesmos engarrafamentos somados com a baldeação (integração com metrô ou outro ônibus), e pra piorar a situação, não existe projeto de corredores nestas duas vias, está realmente faltando planejamento ao governo do estado de Pernambuco, pois ultimamente o que estamos vendo é comissões e mais comissões de mobilidade, porém quem delega estas comissões não sabe nem o que é andar de ônibus, ou seja, delegam em números e não na realidade dos usuários.
E Para demonstrar a falta de prioridade, o tão sonhado corredor de ônibus da AV. Agamenom Magalhães foi adiado, porém o governo do estado resolveu que em vez de se construir um grande corredor, vai construir 04 viadutos como forma de aumentar a mobilidade e diminuir os engarrafamentos, uma moda cidade de São Paulo dos anos 90, na qual fará com que mais carros entrem em circulação, ou seja, uma medida totalmente contra o que dizem os especialistas e urbanistas.

Vale salientar que estamos prestes a atingir a marca de 1 Milhão de carros na Região Metropolitana, e o caos no trânsito não é mais amanhã, é agora, e se nada for feito de fato para melhorar o sistema de transporte público, iremos contar 10 mil novos carros por mês na cidade do Recife, em vez dos 5 mil que entram por mês hoje.
O que estamos vendo é uma falta de coragem para resolver o problema do transporte público que vai além das fantasias BRT’s, temos vias que hoje poderiam desde já ter faixas exclusivas para ônibus, como por exemplo a Av. Domingos Ferreira que tem 06 faixas em um único sentido e nenhuma exclusiva para ônibus, a Mascarenhas de Moraes que tem 04 faixas por sentido e nenhuma para os ônibus, fora outras vias como a promessa do corredor da Av. Norte que ficou também para trás, Av. Recife, Abdias de Carvalho entre outras, enfim falta coragem e planejamento a cidade do Recife e o Blog Meu Transporte estará nesta luta, denunciando as fantasias vias mangues e criações de mais e mais viadutos, que não resolverão o problema da mobilidade na Região Metropolitana, temos que pensar como o senhor Henrique Penhalosa, que transformou a cidade de Bogotá.
Blog Meu Transporte

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Curitiba: Linha Verde Norte contará com sete trincheiras

Se para o sul a Linha Verde não conta com o número suficiente de viadutos, na parte norte a rodovia contará um viaduto inteiramente reformado e mais duas trincheiras para facilitar a travessia da via. No primeiro da Linha Verde Norte, que tem a extensão de 2,3 quilômetros, o viaduto da Avenida Afonso Camargo será duplicado e ganhará um miniterminal de ônibus,
interligando a linha Leste-Oeste com o novo trecho de ônibus entre o Atuba e o
Pinheirinho.
Sobre o viaduto haverá uma estação-tubo, que terá uma escada de acesso a uma estação-tubo, que será construída embaixo do viaduto, na Afonso Camargo. Além disso, nesta primeira parte da obra serão construídas duas novas trincheiras: nas ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães. No entanto, o projeto final da Linha Verde prevê um total de sete trincheiras, três binários e nove novas estações. "A própria topografia da parte norte da cidade exige um número maior de trincheiras", completa Rosângela.
Mais pistas
Assim como foi feito na parte sul, a Linha Verde Norte contará com duas vias para canaletas exclusivas para o transporte coletivo, seis pistas para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido) e ciclovia.
As vias rápidas terão cerca de 11 metros de largura, o que permitirá a passagem de três carros. Na canaleta serão quase 9 metros de largura, para a passagem do futuro Ligeirão, em direção ao Atuba. Nas vias lentas, as faixas terão sete metros de largura, com espaço para estacionamento. Ao lado haverá ciclovias e calçadas feitas em blocos de concretos intertravados (paver).





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TCE mira contratos do transporte de Diadema

O Tribunal de Contas do Estado investigará os contratos da Prefeitura de Diadema com a Locar Útil - Locações e Serviços e com a Transportadora Turística Benfica. Os acordos, firmados por meio de licitações públicas pela administração do prefeito, Mário Reali (PT), foram questionados por empresas derrotadas nos certames.

Segundo a corte, é procedimento padrão da entidade averiguar acordos dos poderes públicos. E que, constatada irregularidade, abrirá processo para apontar e multar responsáveis pelo contrato, que poderá ser cancelado.

A licitação para contratação da Locar Útil gerou polêmica porque a empresa pertence a Jacques Orlandino, um dos sócios da Transkomby Serviços. Em 2009, o Diário flagrou veículos da Transkomby em passeios turísticos pelo Zoo Safári de São Paulo durante horário em que deveriam prestar serviços à Prefeitura de Diadema.

Criada em agosto de 2009, a Locar Útil tinha como razão social Transkomby Locadora de Veículos, empresa distinta mas pertencente à família que gere a Transkomby Serviços. A Locar Útil tinha como proprietários Joni Orlandino e Nancy Orlandino. Nancy aparecia como representante no contrato firmado com a administração na gestão do ex-prefeito e deputado federal José de Filippi Júnior (PT).

Após encerramento da licitação, em junho, o governo informou que nenhuma das sete participantes do pregão apresentou impugnação ao resultado. A Locar Útil receberá R$ 6,180 milhões por 12 meses de vigência do acordo e terá de fornecer 113 veículos, que prestarão serviços para diversas áreas, como transporte de crianças com necessidades especiais.

Já o contrato com a Benfica foi questionado por participantes do certame. A concorrência para terceirização do transporte público - aprovada sob protestos na Câmara - também terminou em junho. A Viação Umuarama, no Paraná, e a Rodoviária Metropolitana, de Pernambuco, pediram cancelamento do resultado, mas a Comissão de Licitações da Prefeitura rejeitou os recursos.

A Benfica, que tem sede em São Caetano, ofereceu R$ 15,8 milhões para operar 40% das linhas de ônibus municipais - o restante está sob concessão da Viação Imigrantes. Trabalhará diretamente para cerca de 35 mil passageiros por dia. A contrato é válido por 15 anos, prorrogáveis por mais cinco. A viação terá de herdar dívida de R$ 110 milhões da ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema).

O Paço, à época, garantiu que seguiu procedimentos da lei de licitações e deu amplo espaço para recursos. A Benfica começa a operar em novembro.




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Manaus: Passageiros esperam ônibus nas paradas mas ficam a ver navios

Apesar do evento organizado pela Prefeitura de Manaus para a apresentação dos primeiros 350 ônibus da nova frota do transporte coletivo, o cidadão, o eleitor e o contribuinte, enfim, os usuários do sistema, dizem que não estão conseguindo ver esses ônibus nas ruas ou nas suas linhas, como foi anunciado pela prefeitura da capital, e o tempo de espera nas paradas é cada vez maior.

Nesta segunda-feira (29), em dois terminais de ônibus da capital, os repórteres Samara Souza e Charles Fernandes foram conferir a espera dos usuários pelo que não vinha e ouviram as reclamações de muita gente. No terminal 1 (T1), na Constantino Néry, a cozinheira Antônia Souza, que geralmente espera o ônibus 407 por uma hora, hoje, já estava no ponto a a 40 minutos. A manicura Rilsa Soares, também já esperava o 407 a uma hora. Todos os passageiros disseram que ainda nãotiveram oportunbidade de ‘pegar’ os ônibus novos.

No ponto das linhas 125, 540 e 541, dona Maria Oliveira  também disse que desconhecia a entrada dos ônibus novos na linha. “É uma hora na estação esperando o ônibus para ir para o Centro, sem passar nenhum”. Ônibus, segundo dona Maria, “só sucata!”.

No terminal 3 (T-3), Cidade Nova, Zona Norte, a movimentação da passageiros foi grande, pela manhã, mas, ônibus , que é bom, ... A estudante Rebeca Medeiros, que mora no Monte das Oliveiras, Zona Norte, já estava há meia hora esperando, e também não viu nenhum ônibus novo. Segundo ela, no Monte das Oliveira, os moradores até evitam sair de casa por causa da falta de ônibus.

O diretor da SMTU, Marcos Cavalcante, pede que os passageiros denunciem, por meio dos telefones 118, 3625- 2115/3625-2116.


Fonte: CBN

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