Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

BRT é solução barata para a Copa

sábado, 27 de agosto de 2011

Enquanto Curitiba espera o sim do Ministério das Cidades para o financiamento de seu projeto do metrô, a maior parte das cidades brasileiras tenta implementar o transporte já existente na capital paranaense: as canaletas do expresso – conhecidas formalmente pela sigla BRT (Bus Rapid Transit). Aliás, o sistema é visto como a principal – e, talvez, única – chance para melhorar a mobilidade urbana das cidades em razão da escassez de tempo até a Copa do Mundo de 2014 e pelo fato de os financiamentos federais não suportarem as ideias mais caras. Esse foi o tema, ontem, em São Paulo, na abertura do 25.º Seminário Nacional da Associação Nacional das Empre­­sas de Transporte Urbano (NTU), que termina hoje.

A proximidade de dois mega- eventos esportivos (Copa e Olim­píadas) é vista como o momento certo para o Brasil voltar a investir em mobilidade urbana. “É preciso traduzir esses investimentos em benefícios para a população”, afirma Otávio Cunha, presidente-executivo da NTU. O próprio ministro das Cidades, Mário Negromonte, admite que os investimentos designados pelo governo federal são a chance para evitar o “caos nas cidades”. “O BRT é a solução prática e barata, que vai reverter em qualidade”, diz.
Negromonte afirma que o desafio das cidades-sede do Mundial é fazer com que o transporte coletivo ofereça agilidade e conforto de tal maneira que a população deixe de usar o carro. “Precisamos mudar a cultura de que ônibus é coisa de pobre”, diz.

Protagonistas

Há consenso no seminário de que a falta de investimento do governo federal, aliada à falta de interesse político nas esferas estaduais e municipais, tornou a mobilidade um dos principais desafios brasileiros. No entanto, a legislação brasileira permite convênios entre o poder público e a iniciativa privada por meio das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Se o governo federal deixar de financiar projetos, os convênios são uma possibilidade, a exemplo do que estão tentando fazer em Goiânia (com a implantação do BRT Anhanguera) e em São Paulo (na Linha 4 do metrô).

“Para a PPP se tornar viável, há necessidade de equilíbrio na divisão de responsabilidades”, afirma Kléber Luiz Zanchim, sócio da Souza Araújo Butzer Zanchim Advogados. Já o diretor da Sistran Engenharia, Gabriel Feriancic, fala que os modelos de gestão permitidos pela lei são flexíveis. “O ente privado tende a operar o transporte, mas isso não é obrigatório. É preciso sempre pensar se a concessão será vantajosa para o poder público”, argumenta.
Ambos defendem que essas parcerias dependem do protagonismo da iniciativa privada. “Deve haver essa iniciativa, inclusive na apresentação de projetos e modelos de negócios”, diz Feriancic.

Entrevista
Otávio Cunha, presidente-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano
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Por que os BRTs são a melhor opção para a Copa?

Trata-se de um sistema que se justifica pelo tempo e pelo seu valor. É um investimento mais barato, com grande capacidade de transporte. No caso de demandas muito superiores a 40 mil passageiros por hora, há necessidade de um veículo sobre trilho. O metrô é o único modal com capacidade acima do BRT, porque os monotrilhos e o VLT não têm capacidade maior do que o ônibus. Por esse motivo, o BRT se justifica: baixo custo de investimento e o tempo rápido para implementar.

Há tempo para as cidades implantarem o BRT até o Mundial?

Há tempo para fazer, mas os projetos, as licitações e as desapropriações precisam ser superados. No PAC da Copa, o governo estabeleceu prazos para apresentar o projeto-executivo: até dezembro deste ano. E o prazo para conclusão das obras está em dezembro de 2013. Se os governos municipais têm interesse em garantir esse recurso, terão de assumir esse compromisso com o governo federal.

Pode-se dizer que o sistema BRT funcionou na África do Sul?

Na África, não só funcionou como conseguiram executar nesse mesmo período que temos. Foi o que sobrou de legado para as cidades. O projeto do BRT é brasileiro. Existem mais de 80 cidades do mundo com o sistema funcionando maravilhosamente bem.

Mas Curitiba pretende ir no sentido contrário, desmontando o BRT para montar o seu metrô no mesmo trajeto. Qual sua opinião sobre isso?

Acho que a decisão não é correta. Até intempestiva. Curitiba implantou o primeiro sistema de BRT do mundo, mas não fizeram melhorias ao longo do tempo. Agora, estão atrás de recursos do PAC para revitalizar. O metrô no mesmo sentido não parece a melhor opção. Isso não quer dizer que Curitiba não precise do metrô. O problema é concorrer com o sistema já existente, quando eles deveriam ser integrados.



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SMS-Denúncia do Metrô de São Paulo já tem 26 mil torpedos no ano

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Por meio do serviço SMS-Denúncia, o Centro de Controle de Segurança do Metrô recebeu, de 26 de janeiro a 22 de agosto deste ano, 26.503 mensagens de celular. Por dia, em média, chegam 125 torpedos. Segundo o Metrô, em fevereiro o serviço registrou 2.914 mensagens. Já em julho, foram 4.865, um aumento de 66%. O tipo de denúncia varia, mas algumas delas se repetem com maior frequência: 16% dos SMS referem-se a comércio irregular, 13% relatam presença de pedintes, 10% informam comportamento inadequado nas estações e trens (como pés no banco, bagunça e exagero no namoro), e 7% reclamam do volume alto em aparelhos sonoros.


Informações do Metrô SP

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No Recife, Novas mudanças de tráfego na Avenida Agamenon Magalhães alteram itinerários de nove linhas

Devido às novas mudanças no tráfego que serão realizadas na Avenida Gov. Agamenon Magalhães no próximo sábado (27), o Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar o itinerário de nove linhas no sentido Centro/Boa Viagem. As mudanças acontecerão após o fechamento do acesso entre o canteiro central e a pista local da via localizado em frente à Toyolex e a reabertura do acesso situado em frente ao Hospital da Restauração. Estas alterações serão promovidas pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para melhorias no fluxo de veículos.

Após o fechamento da agulha localizada em frente à concessionária Toyolex, sete linhas provenientes da Rua Dom Bosco (veja lista abaixo) passarão a ter acesso à pista local apenas após o restaurante Spettus. Assim, os ônibus deixarão de atender às paradas localizadas na pista local em frente à Praça do Derby, para atender aos pontos de embarque/desembarque situados no canteiro central, em frente à praça e ao Bradesco.

Já as linhas 977-Paulista (Conde da Boa Vista) e 987-Rio Doce (Príncipe), que também acessavam a via local da Avenida Governador Agamenon em frente à Toyolex, passarão a entrar na via pela agulha localizada em frente ao Hospital da Restauração, anterior àquela que será fechada. Desta forma, as linhas citadas deixam de atender à parada localizada do canteiro central em frente ao hospital para atender ao ponto de embarque/desembarque que fica na calçada do HR.

Os usuários das linhas envolvidas na operação serão avisados das alterações através de cartazes afixados nas paradas e da equipe de divulgação, que estará no local a partir de amanhã. Quem quiser saber mais informações pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.

Detalhamento das linhas que participarão da mudança de itinerário:

1) Linhas que passam a usar o acesso localizado após o restaurante Spettus:

351-Curado II

352-Curado II (Bacurau)

361-Curado IV - R.14

362-Curado IV (Bacurau)

363-Curado IV - Av. 01

421-Torrões

431-Cidade Universitária

2) Linhas que passa a utilizar o acesso localizado em frente ao Hospital da Restauração:

977-Paulista (Conde da Boa Vista)

987-Rio Doce (Príncipe)




Fonte: CGRT

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Linhas de ônibus serão alteradas em Goiânia e Aparecida de Goiânia

A partir do próximo sábado (27), a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) fará alterações em 12 linhas de ônibus devido às obras que estão sendo realizadas em vias públicas e parques de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Passageiros devem ficar atentos às mudanças detalhadas pela companhia.

Goiânia
Por causa das obras no Parque Mutirama, a linha 193 (Alto da Glória - Centro - Via Flamboyant) terá o trajeto alterado no cruzamento com a Avenida Contorno e Independência. Os passageiros deverão seguir para o ponto entre a Avenida Paranaíba e Rua 68.

Já as linhas 013 (Terminal Recanto do Bosque/Centro - Eixo Norte) e 042 (Terminal Padre Pelágio - Finsocial - Centro) mudam no sentido Terminal Padre Pelágio-Centro. Em função da revitalização da Praça Balneário Meia Ponte, as linhas mudam itinerário de forma definitiva.
Com as realizações das obras no Parque das Flores, no Setor Campinas, as linhas 166 (Vila João Vaz - Centro) e 178 (Jardim Curitiba - Praça A) trocam de sentido itinerário por 30 dias.

Aparecida de GoiâniaDurante o próximo sábado (27) e domingo (28) a Avenida São Paulo será interditada para obras da companhia de Saneamento de Goiás (Saneago). Por isso, será modificado o trajeto das seguintes linhas: 06 (Terminal Veiga Jardim - Centro – Eixo 90), 07 (Vila Brasília – Centro – Rodoviária), 010 (Terminal Veiga Jardim – Campinas - Eixo Mutirão), 011 (Terminal Vila Brasília – Terminal Praça A via T-2), 650 (Circular Sul- via BR- 153), 651 (Circular Sul- via Veiga Jardim) e 020 (Terminal Garavelo – Terminal Praça da Bíblia / via Terminal Isidória).



Fonte: G1.com.br


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Prazo final para entrega dos projetos de Mobilidade Urbana é ampliado

A divulgação da seleção de propostas para o PAC da Mobilidade, que ocorreria hoje, foi adiada para 30 de setembro. Conforme antecipou a Agência Estado, a previsão era que fosse publicada no Diário Oficial desta sexta-feira uma portaria prolongando o prazo para 26 de setembro. Segundo Luíza Gomide, diretora do Departamento de Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, foi definida uma nova data - 30 de setembro - e a formalização deve ser feita no Diário Oficial da próxima segunda-feira.
A menos de três anos para a Copa, projetos de mobilidade que já estavam definidos para algumas cidades sede correm o risco de serem substituídos por outros, que custam bem mais caro e que não ficariam prontos para o Mundial de 2014. Fontes disseram à Agência Estado que há uma jogada para mudar o meio de transporte em algumas cidades, a exemplo de Salvador, onde os corredores rápidos de ônibus (BRT) seriam substituídos pelo metrô.
 
A ideia, segundo fontes, é pressionar o governo federal a incluir na lista de prioridades da Copa - a chamada matriz de responsabilidade - o metrô de Salvador, que deverá ser contemplado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, em substituição ao uso do BRT. Com o metrô, o BRT cairia por terra por ter trechos coincidentes com o do metrô. As obras da matriz de responsabilidade têm condições especiais de financiamento.

Nos bastidores, o Executivo diz que não vai aceitar alterações ou inclusões de novos empreendimentos na lista de prioridades para os jogos de 2014, principalmente se implicar aumento de despesas. A equipe de Dilma está ciente de que se permitir qualquer alteração terá que aceitar pleitos de outros Estados. Em Cuiabá, por exemplo, há pressão para mudar o BRT por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).


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Novos ônibus e Linha Expressa em Palmas

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Palmas (Seturb), fará na próxima terça, 30, a entrega de 21 novos ônibus e anunciará a criação da Linha Expressa e de 122 novos horários para o sistema. A solenidade vai começar às 8 horas, no Paço Municipal. Do local a nova frota sairá em carreata pelas principais avenidas da Capital, com destino a Taquaralto.

Ao todo, segundo o Seturb, serão 26 novos ônibus, sendo que 20 são da Empresa Miracema, quatro da Empresa Via Capi e um da Empresa Palmas. Entretanto, conforme explicou José Antônio Júnior, Toninho, presidente do Seturb, os veículos da Via Capi serão inclusos ao sistema até o dia 15 de setembro. Os investimentos na nova frota passam de R$ 7 milhões e todos os ônibus são adaptados para a acessibilidade.

A aquisição dos 26 novos ônibus faz parte do acordo firmado entre Seturb e o Conselho Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade, no dia 11 de julho, como condicionante para a aprovação do novo valor da tarifa do transporte, que passa a valer em outubro. Paralelo a isso, também, o Conselho exigiu que o Seturb criasse 122 novos horários, possibilitando o fim da superlotação nos horários de pico.

Linha Expressa

O Seturb também vai colocar em funcionamento, já a partir de quarta, 31, a chamada Linha Expressa, com ônibus passando a cada dez minutos de manhã, a cada vinte minutos de noite e com paradas programadas apenas para as Estações. Esse formato vai permitir maior rapidez para quem está a caminho do trabalho ou de volta para casa.

Atualmente, o número de passageiros atendidos diariamente pelo sistema é de aproximadamente 70 mil pessoas. Por mês, essa quantia chega a cerca de um 1,4 milhão de pessoas. (Com informações Ascop)


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