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Começam as obras do aeromóvel em Porto Alegre

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tiveram início nesta segunda-feira as obras para construção do aeromóvel que vai ligar a Estação Aeroporto da Trensurb ao terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, numa cerimônia que reuniu autoridades e imprensa e mostrou todo o projeto. A via elevada deve estar concluída até dezembro. A Trensurb quer iniciar os testes operacionais com os dois veículos já em janeiro e o funcionamento do serviço no primeiro trimestre de 2012.

A etapa da via elevada compreende a execução das obras civis da estrutura de 998 metros, incluindo as fundações, pilares e vigas do sistema, com investimento previsto de R$ 7,2 milhões. O custo total é de quase R$ 30 milhões. De todas as fases previstas em edital, um terço já foi executada. O ministro das Cidades, Mario Negromonte, destacou o ineditismo do empreendimento. “Trata-se de tecnologia brasileira e gaúcha que pretendemos levar para outras capitais e países”, disse ele.

“Os primeiros estudos foram realizados na década de 1960. O maior desafio do projeto era provar-se viável técnica e economicamente. Trata-se do menor custo energético comparado com outros meios, três vezes menor que o trem e cinco vezes mais econômico que o automóvel”, assinalou o empresário Oskar Koester, diretor da Aeromóvel Brasil e idealizador do equipamento.


Os dois veículos do sistema, um de 150 lugares e outro de 300, ao custo de R$ 2,8 milhões, devem desembarcar no Rio Grande do Sul em novembro. A última etapa do projeto é a execução das duas estações de embarque e desembarque do aeromóvel. Estima-se a conclusão dessa fase para cinco meses a partir da assinatura do contrato. O valor para ambas as estações é de R$ 2,4 milhões.

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Governo de SP planeja quase 200 km de Metrô até o fim da década

O governo de São Paulo pretende aumentar para 195 km a extensão da malha metroviária até o fim da década. O projeto foi apresentado na tarde desta segunda-feira (15) pelo governador Geraldo Alckmin e faz parte do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015.

O PPA prevê para o período R$ 118 bilhões de investimentos – sendo R$ 85 bilhões do governo e R$ 33 bilhões de estatais e Parcerias Público-Privadas (PPPs). Desse total, R$ 45 bilhões serão usados no transporte metro-ferroviário – sendo R$ 30 bilhões do governo e R$ 15 bilhões de PPPs.

“Além dos 70 km atuais, vamos entregar mais 30 km de Metrô até 2014 e deixaremos um canteiro de obras de 95 km”, disse Alckmin, durante entrevista no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na Zona Sul de São Paulo.

Os 95 km restantes, no entanto, ficarão a cargo da próxima gestão. Além do aumento da malha metroviária, outro objetivo do governo é modernizar as composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Emanuel Fernandes, se o PPA recebesse nome, seria intitulado PPA da mobilidade. “Melhoria no transporte é melhoria na qualidade de vida do cidadão.”

A construção dos trechos Leste e Norte do Rodoanel Mário Covas, duplicação da Rodovia dos Tamoios, modernização da malha rodoviária, a criação do túnel ligando Santos ao Guarujá, no litoral, e investimento nos aeroportos são alguns projetos que o PPA abrange.


Fonte: G1.com.br

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No Recife, Agamenon Magalhães terá corredor de ônibus no canteiro central

A Avenida Agamenon Magalhães não terá mais o monotrilho (espécie de metrô que circula preso a um elevado) como sistema de transporte. Durante debate na Rádio JC/CBN, na tarde desta segunda-feira (15), o secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral, revelou que o modal está descartado para a principal via do Recife, considerada o pulmão viário da capital e por onde trafegam 100 mil veículos diariamente, a uma velocidade de 4,5 km/h.  A promessa de construção de quatro viadutos na avenida, anunciada na semana passada pelo governador Eduardo Campos, é uma intervenção que por si só já inviabiliza o projeto porque o monotrilho é um sistema que opera elevado, a uma altura de aproximadamente nove metros. Sendo assim, é impossível tê-lo ao mesmo tempo em que existem viadutos.

Segundo Danilo Cabral, a Agamenon Magalhães também não deverá ter o elevado de BRT (Bus Rapid Transit) proposto no primeiro projeto do Corredor Norte-Sul, desenvolvido pelo urbanista Jaime Lerner, criador do modelo que há mais de 30 anos dá fama ao transporte público de Curitiba (PR). Pela proposta, o elevado teria seis quilômetros e ficaria sobre o canal da via. Danilo Cabral também revelou que, ao viabilizar os quatro viadutos na Agamenon, o governo poderá implantar um corredor de transporte nas margens do canteiro central da via porque terá eliminado os pontos de conflito.

Postado por Roberta Soares
JC Online

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Em São Paulo, Inauguração de estações do Metrô deve diminuir movimento na Sé

A inauguração das estações Luz e República da Linha 4-Amarela do Metrô deve fazer com que o número de pessoas que passam pela Sé caia em até 20%. A abertura das estações, que farão baldeação com as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, respectivamente, está prevista para acontecer em setembro.

A mesma redução deve ser notada nas estações Paraíso e Ana Rosa, que permitem baldeação entre as linhas Azul e 2-Verde. Já na Consolação, que liga as linhas Verde e Amarela, o movimento pode cair 33%, segundo o Metrô. A quantidade de passageiros da Linha 4, por outro lado, deve subir quase quatro vezes - de 190 mil pessoas por dia para cerca de 700 mil.

"A sobrecarga no Metrô de hoje se origina na falta de outras linhas. A abertura de novos trechos, como a Linha Amarela, vai reduzindo a concentração de pessoas nos ramais já existentes, principalmente onde há baldeação, pois as pessoas encontram outros caminhos para seus trajetos", avalia o professor de Engenharia Creso de Franco Peixoto, da Fundação Educacional Inaciana (FEI).


Fonte: G1.com.br

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Detro multa empresa por suspender linhas de ônibus sem autorização

Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) fizeram nesta segunda-feira uma operação que multou a empresa Expresso Mangaratiba por suspender, sem autorização, três trajetos entre Mangaratiba e Duque de Caxias. Cinco veículos da companhia também foram recolhidos devido a alterações nas características (instalação de roletas em ônibus rodoviários) e má conservação.

Na operação, deflagrada devido ao grande número de reclamações dos usuários, os fiscais constataram que a Expresso Mangaratiba havia deixado de operar os trajetos Mangaratiba-Duque de Caxias via Campo Grande, via Nova Iguaçu e via Estrada do Campinho. Os ônibus circulavam apenas no trajeto entre Mangaratiba e Itaguaí. Além de ser intimada a retomar os trajetos abandonados, a empresa terá que pagar multa de R$ 1.786,82 por cada carro.



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Mudanças no trânsito de Curitiba visa mais segurança e fluidez no Bacacheri

O trânsito vai ganhar mais segurança e fluidez no entorno do cruzamento das avenidas Nossa Senhora da Luz e Erasto Gaertner, no Bacacheri, com alterações que serão feitas pela Diretran - a diretoria de Trânsito da Urbs - a partir desta terça-feira (16).

As mudanças vão acontecer na primeira quadra da Nossa Senhora da Luz no trecho entre Nicarágua e Erasto Gaertner e incluem proibição de conversão à esquerda da Nossa Senhora da Luz para a Erasto Gaertner; abertura de 18 vagas de estacionamento; implantação de Estacionamento Regulamentado (EstaR), relocação de duas vagas de táxi; implantação de semáforo a ser acionado apenas pelos bombeiros; e criação de acesso à Munhoz da Rocha em trecho segregado.

A nova sinalização começará a ser implantada às 9h e agentes de trânsito vão orientar motoristas e pedestres. A programação poderá ser alterada em caso de chuva, uma vez que pintura da sinalização só pode ser feita em asfalto totalmente seco.

Com a mudança, quem saía da Nicarágua para a Nossa Senhora da Luz para entrar na Erasto Gaertner agora deverá seguir em frente pela Nicarágua, contornar o Corpo de Bombeiros e chegar com segurança, duas quadras à frente, à Munhoz da Rocha. Placas, sinalização no asfalto e o chamado gelo baiano vão orientar o motorista e segregar o início da faixa de acesso à Munhoz da Rocha. Placas indicando o novo acesso também serão afixadas na Nicarágua, antes da Nossa Senhora da Luz; e na Coronel Amazonas Marcondes, antes da Munhoz da Rocha.

A sinalização será refeita nesta primeira quadra da Nossa Senhora da Luz onde até aqui é proibido o estacionamento à direita no sentido Bacacheri-Cabral. Com a mudança, haverá estacionamento dos dois lados da pista em toda a quadra, o que significará um total de 32 vagas de EstaR, aí incluídas vagas de carga e descarga, exclusiva para idoso e 15 minutos livre com pisca alerta ligado.

A melhoria do trânsito com a proibição de conversão à esquerda, como é o caso deste trecho da Nossa Senhora da Luz, deve-se ao fato de que os motoristas deixam de fazer manobra com trânsito em sentido contrário, evitando uma situação de risco e  congestionamentos provocados pela formação da fila de carros que precisam esperar que o motorista da frente consiga fazer a conversão.

Esta é a sétima conversão à esquerda que passou a ser proibida neste ano. De janeiroaté agora passou a ser proibido fazer a conversão da rua Fernando Moreira para a Brigadeiro Franco, no Centro; da Júlia da Costa para a Mário Tourinho, no Seminário; e da Padre Germano Mayer para as ruas Professor Brandão, XV de Novembro, Marechal Deodoro e Fernando Amaro.
Serviço

A partir desta terça-feira (16) o motorista que está na rua Nicarágua e quer chegar à Erasto Gaertner, deve seguir em frente e contornar o Corpo de Bombeiros entrando na Munhoz da Rocha que, mais à frente, passa a se chamar Erasto Gaertner.

O motorista que estiver nesta quadra da Nossa Senhora da Luz só poderá seguir em frente, atravessando a Erasto Gaertner, sem fazer conversões.

Fonte: URBS

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