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Dilma exige responsabilidade nos projetos de mobilidade urbana, apenas Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba estão dentro do prazo

sábado, 13 de agosto de 2011

O Palácio do Planalto mandou avisar: está acesa a luz amarela do PAC da Copa,  quanto aos prazos de entrega das obras de mobilidade urbana,  consideradas como herança benigna do maior evento do futebol mundial. Alguns projetos estão tecnicamente condenados por problemas de orçamento básico.

Mais técnica que política, a presidente Dilma Rousseff quer todas as obras previstas dentro de um cronograma de metas o mais rápido possível. Dos 55 projetos apresentados para captação do dinheiro do Fundo de Garantia, via Caixa Econômica Federal, apenas 38 foram contratados. O governo federal tem R$ 7,8 bilhões para financiar as obras, mas alguns projetos estão sendo reprovados. Mesmo os projetos contratados podem ter sua abrangência reduzida dramaticamente, caso a obra não seja entregue até dezembro de 2013.

O motivo para a rejeição de mais de 31% das propostas é a falta de competência técnica das prefeituras e governos estaduais que compõem as 12 sedes da Copa-2014, na elaboração correta das propostas e plano executivo das obras.

Em entrevistas, a presidente vem usando a chamada vacina contra o descrédito da população, afirmando que “todas obras serão entregues no prazo previsto”. Mas nos bastidores de Brasília, nove  pessoas estão dobrando o horário para estudar as planilhas na Secretaria de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades.  A chefe do grupo, Luiza Gomide, tem deixado de almoçar para cumprir a meta de consolidação dos dados.

“Acho que os projetos foram feitos com alguns problemas na origem: falta de análise para licenciamento do Ibama; falta de análise de custos  sobre desapropriações  e reassentamentos urbanos. É um problema de cultura, mesmo. Nós estamos aprendendo com tudo isso, mas a presidente quer datas e responsabilidade na execução das obras. Vamos atende-la”, explicou a diretora executiva da Secretaria de Mobilidade Urbana, órgão que existe desde 2003.

Dois casos merecem destaque especial e devem cair na malha fina do Planalto: Cuiabá e Salvador. A primeira sede apresentou projeto de corredor expresso de ônibus a um custo de R$ 323 milhões, com financiamento de 95% por parte da Caixa Econômica Federal (FGTS).  Agora, surgiu um projeto de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) com preço muito mais alto o tempo para finalizar as obras é curto.

Na avaliação do ministro do Esporte, Orlando Silva, nenhum projeto que tenha custo alterado será beneficiado pelo PAC da Copa. “ Esses governos municipais e estaduais deverão procurar outras fontes de financiamento. O governo quer a data limite de 31 de dezembro de 2011 para liberar o dinheiro de mobilidade urbana da Copa. As obras que puderem ser entregues até dezembro de 2013 ficarão no pacote. Quem não puder, ficará de fora do PAC”, explicou Orlando Silva.

Luiza Gomide conhece esses projetos de cor:  “Salvador e Cuiabá estão mudando os projetos. Nada temos contra o transporte VLT mas duas perguntas precisam de respostas  imediatamente: esses projetos podem ser entregues no prazo? Qual a maneira mais apropriada de fecharmos essa planilha de reponsabilidade sobre a obra toda? Estamos refazendo essas perguntas nessa consolidação de dados, pedida pelo Planalto”, comentou a diretora executiva, Luiza  Gomide.
Quatro sedes sem projetos

Brasília iniciou a formatação de dois projetos de mobilidade urbana a um custo R$ 364 milhões com 95% de financiamento pela CEF.  Um dos projetos tentaria montar a estrutura para operação do VLT em seis quilômetros de extensão com quatro estações. O segundo projeto iria melhorar o acesso ao aeroporto pela rodovia DF 047. Nada disso foi aprovado até agora. Manaus também apresentou dois projetos de monotrilho a um custo de R$1,3 bilhão para 20 Kms de extensão, 9 estações e 10 trens.  A CEF bancaria 42%, mas nada foi contratado até o momento porque o projeto não cumpre todo o protocolo de viabilidade ambiental e social.

Natal  parece ser o caso mais emblemático de incapacidade técnica para formatar um projeto de grande magnitude. O estádio é o mais atrasado de todas as sedes. As obras de mobilidade urbana foram desenhadas em 3 projetos para melhoria das vias públicas e construção de viadutos.  Tudo a um custo de R$ 441 milhões, com financiamento de 85% por parte da CEF. Nenhum projeto atende as exigências básicas do  Ministério das Cidades.

Recife aparece com 5 projetos  para a construção de um corredor de ônibus, melhorias urbanas, viadutos e metrô.  Custo de R$ 880 milhões  com 76% de financiamento federal. Nada foi contratado até agora.

Fortaleza montou sete projetos entre VLT e corredores de ônibus (BRT). O custo total chega a R$ 562 milhões, com financiamento federal de 72%. Apenas 2 projetos estão contratados mas o quadro de execução também é crítico.

Na opinião da diretora executiva da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, o governo vai mudar sua atitude a partir do programa que beneficiará cidades com mais de 700 mil habitantes. “Para evitar problemas de orçamentos tecnicamente comprometidos como no PAC da Copa  por falta de inclusão de vários itens como impacto ambiental e reassentamento urbano, exigiremos isso com antecedência”, explicou Luiza Gomide.

O programa de aceleração de crescimento para as 25 cidades com mais de 700 mil habitantes vai liberar R$ 18 bilhões para obras de transportes urbanos, nos próximos meses. “Nós vamos financiar o desenho do projeto. O prefeito terá de cuidar de seu plano diretor e seguir o protocolo a partir de suas necessidades estratégicas. Alguns projetos do PAC da Copa estão com contas abaixo do necessário. Agora, a soma não bate”, concluiu Gomide.

Por Raul Rodrigues
Portal Uol Notícias

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Baixada Santista ganha 60 ônibus novos para o sistema de Transporte Metropolitano

O governador Geraldo Alckmin entregou, ontem, mais 60 veículos para o sistema de Transporte Metropolitano da Baixada Santista, completando um total de 201 novos ônibus que foram entregues entre janeiro e agosto deste ano. O sistema é gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP). Os veículos substituirão parte da frota das empresas Piracicabana e Breda.


Do total de 201 carros, as empresas permissionárias que atuam na Região Metropolitana da Baixada Santista já entregaram, nos últimos meses, 141 ônibus zero-quilômetro. A nova frota inclui micro-ônibus e ônibus rodoviários para operação de linhas seletivas e ônibus urbanos, para circular nas linhas comuns. O investimento total das empresas na aquisição dos 201 veículos é de R$ 66,4 milhões.




Segundo o governo paulista, 73% do sistema será composto por ônibus totalmente acessíveis às pessoas com deficiência, que contarão com elevador para cadeira de rodas e espaço reservado no interior. Também há uma área especial para pessoas com deficiência visual e seus cães-guia. Os bancos reservados aos passageiros especiais serão diferenciados pela cor amarela. Uma das novidades, segundo o governo, é o maior conforto para todos os passageiros.

Os bancos terão assentos e encosto estofados, os vidros serão climatizados de forma que a temperatura ambiente poderá ser regulada, além de diminuírem o volume de ruídos. Outro item são os ventiladores de teto.



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Salvador: Setps pode ter parceiro internacional para implantar BRT

Ao tomar conhecimento da oferta feita pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) à Prefeitura, no sentido de financiar os R$600 milhões necessários à implantação do projeto de mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo 2014, a União Internacional de Transporte Público (UITP) enviou mensagem à entidade colocando-se à disposição para intermediar a prospecção de parceiros dispostos a co-patrocinar a viabilização do sistema no prazo e nos moldes pactuados com o governo federal. A informação foi repassada ao Setps através da diretora da UITP para a América Latina, Eleonora Pazos.

Orçado em aproximadamente R$ 600 milhões e concebido pela Prefeitura Municipal de Salvador com o apoio do Setps, o projeto tem como características principais a criação de uma rede integrada de transporte com a utilização de diversos modais interligando toda a
cidade e a região metropolitana de Salvador, a priorização da conclusão do metrô até Pirajá, a modernização dos trens do subúrbio e a implantação de corredores de Bus Rapid Transit (o BRT) nas principais vias, inclusive na Avenida Paralela.

A representante da UITP para a América Latina esteve na capital baiana, na semana passada, a convite da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), para participar do Workshop Internacional sobre Mobilidade Urbana e Cidadania em Salvador. Em contato com representantes da prefeitura e do Setps, ela conheceu o projeto da Rede Integrada de Transporte com uso do BRT, analisando-o como uma solução viável e sustentável para uma cidade com as características de Salvador.

No comunicado enviado ao Setps, a diretora da UITP informa que são grandes as possibilidade de o Setps atrair parceiros internacionais interessados em investir na infraestrutura e operação do novo sistema através de consórcios. “Seguramente, há empresas internacionais, tanto de operação como de infraestrutura, que têm sempre interesse em participar na América Latina, e necessitam sempre de parceiros locais”, pontua Eleonora. O Setps aguarda resposta da prefeitura ao ofício enviado ontem (11) com a proposta de assumir a implantação do sistema.





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Transporte Público do Recife poderá ter licitação de linhas

O Governador Eduardo Campos anunciou a criação de uma Comissão Especial de Licitação que irá trabalhar na preparação do processo licitatório do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana. Formado por técnicos da secretaria das Cidades, do Grande Recife Consórcio de Transporte e da Procuradoria Geral do Estado, o grupo irá participar da elaboração do Projeto de Lei que regulará as concessões do serviço público de transporte de passageiros na RMR, levando em consideração os estudos técnicos de viabilidade, rota de origem e destino, demanda, etc. O Grupo terá quatro meses para montar o edital de licitação do Sistema.

SOBRE O SISTEMA: O Sistema de Transporte Público de Passageiro da Região Metropolitana é composto por 385 linhas de ônibus operadas por 2.900 veículos que transportam em média 1.8 milhão de passageiros por dia útil em 26.000 viagens ofertadas. Atualmente, o serviço é prestado por 18(dezoito) empresas operadoras, sendo uma concessionária do STPP/RMR.

O sistema é divido em dois tipos de serviços, sendo o Sistema Complementar formado por linhas com um par de origem/destino e o Sistema Estrutural Integrado – SEI por uma rede de linhas integradas que permite ao usuário realizar diferentes pares de origem e destino com o pagamento de uma tarifa por sentido. Faz parte do SEI, 13 terminais integrados que estão sob gestão e operação do Consórcio, além de 80 miniterminais que servem de infraestrutura nos pontos iniciais das linhas do Sistema Complementar.


Fonte: Governo de Pernambuco

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Alckmin anuncia túnel imerso e sistema VLT entre Santos e Guarujá

Em evento realizado em Santos na quinta-feira, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou o projeto de construção de um túnel imerso que ligará as cidades de Santos e Guarujá. A licitação será concluída em janeiro de 2012, quando começarão os trabalhos técnicos. A previsão é de que a obra seja contratada no início de 2013 e concluída apenas em 2016. Os custos totais serão de R$ 1,3 bilhão.

"Quando falamos de R$ 1,3 bilhão, falamos não apenas do túnel, mas também das desapropriações, das compensações ambientais e das obras diárias que serão feitas no Guarujá e em Santos", afirmou Alckmin, que também garantiu a chegada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região graças à chamada "ligação seca" proporcionada pelo túnel.

"A expectativa é que o VLT chegue em 2014 na região. A obra mais aguardada é essa ligação seca entre Guarujá e Santos. Foi feito um trabalho técnico sobre isso para decidirmos o projeto que atendesse à maioria dos trabalhadores que vão a pé, de carro, de bicicleta, ônibus e até VLT, no futuro. Decidimos fazer isso por meio de um canal e com o modelo de um túnel", declarou o governador.

O túnel terá cerca de 900 m de extensão e respeitará uma profundidade mínima de 21 m, conforme compatibilidade do projeto de aprofundamento do canal do Porto. A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) vai iniciar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento, com investimentos previstos, nessa etapa, entre R$ 3 milhões e R$ 39 milhões.

Atualmente, a forma mais rápida de ir de Santos para o Guarujá é por meio da balsa do Ferry Boat, localizada na Ponta da Praia de Santos. Os preços do transporte variam de R$ 4,40 (motocicletas) a R$ 363 (carros fortes). Os automóveis comuns gastam R$ 8,80 cada vez que utilizam do recurso, e Alckmin promete que os preços serão os mesmos para o túnel que será construído, com a diferença de que os pedestres não terão que gastar nada. Atualmente, uma pessoa a pé gasta R$ 2,10 para utilizar a barquinha que liga as duas cidades.

"As pessoas pagarão no veículo o mesmo valor que pagam hoje na balsa, com a mesma tarifa. Só que os passageiros, hoje, pagam, mas no túnel o passageiro a pé e de bicicleta não vai pagar", disse o governador. Como o projeto só tem previsão inicial de desfecho no primeiro semestre de 2016, o Governo do Estado de São Paulo garante que fará investimentos de melhoria na balsa atual, que transporta cerca de 30 mil veículos por dia.

"Vamos investir na balsa mais R$ 80 milhões em reformas modernas, atracadouros. Mas isso não acontece em 24 horas, e vamos manter um serviço de qualidade para realizar tudo isso. O que precisar, o governo vai fazer, como estamos fazendo no caso do VLT", finalizou.


Fonte: Terra

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Mudança nas passagens causam transtorno no transporte coletivo de Sorocaba

Se alguém achava que a superlotação dos ônibus e o alto preço das tarifas eram motivos suficientes para comprometer o ânimo dos usuários do transporte coletivo de Sorocaba, eis que surge um fator extra: filas de até 2 horas para conseguir trocar as atuais passagens de ônibus, que deixarão de existir em 15 de setembro, pelo novo modelo.

Com a mudança, o bilhetes de papel deixarão de existir e os atuais cartões mudarão de cara. A troca, no entanto, está sendo feita somente em bilheterias dos terminais Santo Antônio e São Paulo. Em aglomerações gigantes que estão se formando principalmente nos finais de tarde, centenas de usuários se aglomeram, seja para pegar os novos cartões ou, no caso daqueles que já efetuaram a troca, para recarregá-los com créditos.
Chegando à metade da filha e já ultrapassando uma hora de espera, a  doméstica Fátima Paes de Almeida, 27 anos, se mostrava irritada nesta quinta-feira (11). “Daqui meia hora a creche fechará e tenho que buscar minha filha”, dizia desesperada.
Apesar do bilhete unitário continuar a existir no novo modelo, funcionários da Urbes estão convencendo os passageiros a retirar o Cartão Cidadão, que pode ser carregado com créditos. Para conseguir o cartão, no entanto, é preciso responder a um cadastro, o que aumenta o tempo de atendimento. A fila não anda e os nervos ficam à flor da pele.

“Vou fazer logo esse cadastro para não ter de enfrentar essa fila de novo”, diz a doméstica Edite Ramos dos Santos, 53.
Outra reclamação dos passageiros é sobre a dificuldade em encontrar postos autorizados nos bairros que vendam os cartões unitários, o que tem levado mais pessoas às bilheterias dos terminais. “Onde moro, no Paineiras, havia quatro postos de revenda e hoje apenas um”, conta a autônoma Maria José Batista, 53.

Problemas técnicos/Em nota, a Urbes afirma que em razão da transição entre o bilhete de papel e o novo cartão unitário estão havendo problemas técnico-operacionais que em breve estarão solucionados.

A empresa pública afirma que para tentar agilizar o atendimento nos terminais está aumentando o número de atendentes nas bilheterias e providenciando equipamentos para emissão de créditos em postos autorizados que estão espalhados pela cidade.

Média mensalAtualmente são transportados  4,6 milhões de passageiros em Sorocaba.

Cartão cidadãoA Urbes está conseguindo gerar cerca de 550 unidades diárias do modelo mais procurado da nova passagem.

CadastramentoPara retirar qualquer modelo de cartão é necessário ir a um dos terminais e fornecer: nome, data de nascimento e número de RG.

R$ 0,42era quanto custava o passe social em 1994
 

Fonte: Rede Bom Dia


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