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BRT em Salvador terá três vias: Cajazeiras, Calçada e Pituba

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O presidente da Comissão do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), Alberto Valença, durante coletiva de imprensa que divulgou detalhes do sistema de modais integrados a ser implantado na Região Metropolitana de Salvador, anunciou as três primeiras vias do BRT (ônibus modernos em vias exclusivas) que serão construídas na capital baiana.

Orçados em R$ 800 milhões, os corredores passarão por diversos bairros de áreas nobres e carentes da cidade. O primeiro será na Avenida 29 de Março, via a ser construída para ligar a BR-324 (na altura de Águas Claras) até a Paralela (Bairro da Paz). Este primeiro canal integrará os bairros de Cajazeiras, Fazenda Grande e Castelo Branco.

A segunda via partirá da Estação Ferroviária da Calçada, na Cidade Baixa, até a futura estação de metrô do Retiro. Já a terceira intervenção ligará o Acesso Norte (Iguatemi) até o bairro da Pituba. 


Informações: Bahia Notícias

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Em teste, TV nos ônibus de Curitiba é aprovada por passageiros

Passageiros do sistema Expresso estão tendo uma surpresa ao entrar em alguns ônibus: a existência de uma televisão a bordo. A novidade, em fase de teste desde a semana passada, está em cinco ônibus e tem recebido aprovação imediata. 
 “É bem interessante. Você já chega no trabalho sabendo várias coisas, notícias, previsão do tempo e até câmbio”, afirma a bancária Dolores Pilz que usa diariamente ônibus  na linha Boqueirão. “É uma iniciativa boa mesmo”, aprova.

No mesmo ônibus, Maria Alcina Weber também aplaude a iniciativa. Morando em Curitiba há 44 anos, ela diz que a TV é mais um ponto de melhoria do sistema. “Em Curitiba não compensa andar de carro. Nosso transporte é bom e agora teremos até TV”, comemora.


Os equipamentos, que usam diferentes tecnologias, são parte de projetos piloto que estão sendo avaliados pela Urbs. Eles vão ficar nos ônibus durante 60 dias e, a partir da definição da tecnologia a ser adotada, a Urbs vai lançar edital de licitação para implantação da chamada mídia embarcada no sistema de transporte de Curitiba.

Os projetos que estão sendo testados foram desenvolvidos pelas empresas Exatta, Midiaplan e Elemídia. A partir da semana que vem também as empresas BusTV e Grupo Digital estarão envolvidas nos projetos. O conteúdo, nesta fase de teste, é de utilidade pública, notícias e mensagens educativas de respeito às leis de trânsito e preservação ambiental.

A partir da implantação definitiva, a TV nos ônibus será mais um meio para – além de informações e utilidade pública – veiculação de publicidade, criando uma nova fonte de recursos com impacto positivo sobre a tarifa.

A fisioterapeuta paulista Patrícia Quirino, que está morando em Curitiba há poucos meses e já conhece o sistema no metrô paulista, não tem dúvida de que os curitibanos vão aprovar a idéia. “É bem interessante. O transporte aqui em Curitiba é mesmo bom e agora com TV a bordo vai ficar mais agradável ainda”, afirma.

“Acho que só vai faltar a pipoca”, brinca o estudante Lucas Vinícius de Melo Moreira, que mora em Fazenda Rio Grande. “É muito bom, a gente vai se distraindo, vendo notícias, fica sabendo mais coisas. Está aprovado mesmo”, afirma.

O também estudante Felipe Luiz Fidélis tirou o fone de ouvido para conversar com a reportagem, mas diz que não pretende fazê-lo por conta da TV a bordo. “Aí é que é bacana, vou continuar a ouvir minha música e ainda fico me informando na TV, porque é tudo imagem e legenda, sem áudio. Acho que a ídéia é essa, passar informação sem fazer barulho”, afirma.

Igor Basso e Mariana Josinski, que nesta quarta-feira se dirigiam ao Boqueirão, mostraram-se surpresos com a TV. “É mais um meio de informação e distração que a gente vai ter dentro do ônibus”, afirmou Igor. “É interessante, a gente pode ter várias informações, dá até para economizar jornal”, brincou Mariana.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

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Em Brasília, Linha Executivo Aeroporto tem novos horários

Começou a valer este mês a nova tabela de horários da Linha Executiva 113, que liga o Aeroporto Internacional de Brasília aos Setores Hoteleiros Norte e Sul. O intervalo de saída entre os ônibus foi adaptado de acordo com a demanda percebida nos primeiros meses de uso do transporte, sem aumentar o tempo de espera do passageiro. A lista pode ser acessada no site http://www.tcb.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=12618.

Outra novidade é que os ônibus da linha já estão equipados com o validador de cartões. O sistema facilita a cobrança das passagens dos brasilienses. O valor continua a ser R$ 8.

A integração dos transportes de Brasília para facilitar o acesso aos pontos de entrada e saída da cidade ficou ainda mais completa com o lançamento linha 108.8. Em continuidade ao Executivo-Aeroporto, os novos ônibus farão a ligação entre o centro de Brasília, a Rodoviária Interestadual e a W3 Sul. Ligado ao Metrô, o transporte será isento de custo de passagem e possibilitará também o deslocamento das pessoas originadas de Ceilândia, Samambaia e Taguatinga.


Fonte: TCB

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São Paulo: Autorização para táxis usarem corredores de ônibus será revista pela Secretaria dos Transportes

A Secretaria dos Transportes criou uma comissão de estudos para reavaliar o impacto da utilização dos corredores exclusivos de ônibus por táxis. A permissão para que os táxis utilizem os corredores pode não ser renovado.

A autorização para táxis usarem corredores exclusivos de ônibus foi determinada pela primeira vez em agosto de 2005 e, desde então, sua renovação tem sido feita sistematicamente. A autorização mais recente vence no dia 30 de setembro.

A secretaria informou que, como o plano de mobilidade urbana prioriza o transporte público e um dos objetivos é aumentar a velocidade dos ônibus nos corredores, é necessário que se faça uma avaliação mais profunda da circulação de táxis nesses corredores.

A comissão que vai avaliar a autorização é composta por integrantes do Departamento do Sistema Viário, da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), do Departamento de Transportes Públicos e da SPTrans. Ela terá o prazo de 40 dias a partir da publicação de portaria no Diário Oficial (6 de julho) para elaborar relatório sobre o impacto do uso dos corredores pelos táxis.


Fonte: R7.com

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Plano para ônibus interestaduais prevê tarifa menor e renovação de frota

O novo modelo para a concessão das ligações interestaduais de ônibus, um setor que fatura R$ 4 bilhões por ano e funciona sob regime de autorização especial desde 2008, será apresentado hoje pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com 1.967 linhas e redução das tarifas em 51 dos 60 lotes em que elas foram divididas. Haverá metas de desempenho na prestação do serviço, todos os bilhetes terão código de barras, rastreadores eletrônicos controlarão a pontualidade dos ônibus e a idade máxima da frota será de dez anos. A redistribuição das linhas provocará um enxugamento no número de transportadoras - hoje são 253 - e trará ganhos de escala para quem permanecer no mercado.

"Vamos exigir a renovação da frota de ônibus, criar instrumentos de controle operacional dos serviços e melhorar o atendimento aos passageiros", disse o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo. O plano de outorgas ficará em consulta pública até 12 de setembro. A licitação deverá ocorrer no início de 2012, atendendo às exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público Federal (MPF), que reclamam da falta de regulação sobre o setor.

Hoje o país tem 2.412 linhas interestaduais com trajeto superior a 75 quilômetros. Com base em um estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), houve uma redução para 1.967 linhas. Elas foram divididas em 60 lotes, menos de metade dos 125 que haviam sido definidos no primeiro plano de outorgas, divulgado em março de 2009 e suspenso por iniciativa de Figueiredo, ao assumir a chefia da agência, para uma revisão completa dos estudos que iam balizar a licitação.

Rotas privilegiadas, como aquelas entre grandes capitais, serão licitadas em pacotes que incluirão ligações entre municípios menores, para manter uma espécie de subsídio cruzado. Os lotes foram divididos em 18 grupos, em um mapa que busca privilegiar operações integradas e ganhos de escala, segundo a ANTT. Esse redesenho aumentará a concorrência em linhas como a Rio-São Paulo, que passará a contar com cinco empresas em vez de quatro, e levará o serviço de ônibus interestaduais a 34 municípios desatendidos atualmente, como Garopaba (SC) e Nova Serrana (MG). Cada transportadora não poderá arrematar mais do que um lote por grupo, mas está autorizada a formar consórcios. Ou seja, as empresas poderão se juntar para dividir entre si as linhas de um mesmo lote, respeitando certos critérios.

Apenas quatro ligações funcionarão com cinco empresas competindo entre si, o número máximo de operadoras: Rio-São Paulo (via Duque de Caxias e via São Caetano do Sul), São Paulo-Curitiba e São Paulo-Belo Horizonte. Outras cinco terão quatro concorrentes: São Paulo-Vitória da Conquista (via Medina), São Paulo-Florianópolis (via Santos), Brasília-Goiânia, Brasília-São Paulo (via Ribeirão Preto) e Rio-Belo Horizonte.

"O filé mignon foi dividido em partes iguais", diz Sônia Haddad, superintendente de serviços terrestres da ANTT, referindo-se à distribuição das linhas pelos 18 grupos. Em um cálculo que tomou por base o atendimento da demanda nos períodos mais pesados do ano, a agência exigirá das empresas uma frota operacional de 6.152 ônibus, com 639 veículos de reserva. Como parte da frota será usada em viagens fretadas, principalmente durante a baixa temporada, o novo modelo prevê um redutor de 0,8% das tarifas. A área técnica encontrou esse percentual como forma de capturar parcialmente as receitas das empresas com fretamento, publicidade e transporte de encomendas - revertendo-as em benefício dos passageiros.

Despesas com pessoal e combustíveis também são considerados. A tarifa média cobrada hoje é de R$ 0,122 por quilômetro. Cerca de 85% dos passageiros serão beneficiados com queda das tarifas, que chegarão a R$ 0,096 no lote mais barato. Nove dos 60 lotes, localizados principalmente nas regiões Sul e Sudeste, terão aumento. No máximo, a tarifa alcançará R$ 0,126 por quilômetro, mas ainda poderá diminuir, dependendo dos deságios na licitação.

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), que se dizia preocupada com as novas regras, preferiu não dar entrevista. Um dos pontos criticados pela entidade no primeiro modelo era o fato de que a ANTT considerava um intervalo de apenas uma hora entre o desembarque de passageiros e um novo embarque para fazer outra viagem, inflando artificialmente o tempo em que os ônibus ficam rodando na estrada. A Abrati pedia três horas. No fim, um período de duas horas foi adotado.

Ao longo dos novos contratos, que valerão por 15 anos (não renováveis), as empresas ficarão submetidas a metas de desempenho e qualidade hoje inexistentes. Para ajudar no controle, rastreadores eletrônicos instalados nos ônibus vão informar a pontualidade e a regularidade do serviço. Além da exigência de que nenhum veículo tenha mais de dez anos, a média de idade da frota de cada empresa deverá permanecer sempre em cinco anos. "É a nossa chance de modernizar o sistema de transporte rodoviário interestadual de passageiros", acredita Figueiredo.

Antecipando-se às críticas sobre a concentração do setor, a agência lembra que o mercado é dominado por poucas operadoras. Cerca de 50% da demanda é atendida por 25 empresas. Muitas fazem apenas uma ligação interestadual, dedicando-se sobretudo a atividades urbanas ou semiurbanas. A tendência, com as mudanças do novo modelo, é que as transportadoras aprofundem sua atuação em nichos mais específicos. "Isso criará condições para profissionalizar a gestão das empresas, de forma a garantir sustentabilidade econômica e financeira aos operadores."

O plano de outorgas será apresentado em quatro audiências públicas presenciais: Fortaleza (17 de agosto), Porto Alegre (19 de agosto), São Paulo (23 de agosto) e Brasília (1º de setembro).

Fonte: Valor Econômico

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Metrô de Salvador: Manifestantes protestam contra as obras paradas há 12 anos

Centenas de pessoas protestaram nesta quinta-feira em Salvador, contra a demora na construção do metrô. A obra está parada há 12 anos. Mesmo assim, o governo lançou um projeto bilionário para uma nova linha, que promete inaugurar até a Copa do Mundo.

O projeto faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e é uma parceria pública privada. Deve consumir R$ 2,4 bilhões e inclui também construção e ampliação de avenidas que vão escoar o movimento do metrô.




Fonte: Jornal da Band


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