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Som no transporte coletivo, ou desliga, ou desce

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Dizem que cada um tem seu gosto musical, no entanto, no transporte coletivo de Cascavel tem passageiro que resolve compartilhar seu som com os demais. O ônibus inteiro precisa conviver com “popozudas” e “vidas lokas”, músicas que não agradam todo tipo de ouvido. 

A situação chegou a tal ponto que o vereador Airton Camargo, resolveu interferir e quer acabar com a festa nos ônibus. Entra em discussão e votação hoje (2) um projeto de lei que quer proibir o uso de aparelhos sonoros nos veículos do transporte coletivo. “Muitas pessoas que moram nos bairros e utilizam o transporte coletivo entraram em contato comentando que se incomodam com a situação. Mulheres casadas, moças que estudam, ficam constrangidas com letras que falam palavrões, além do desconforto da música alta”, explica o vereador. Os principais vilões são os celulares potentes e caixinhas de som portáteis, com entrada para cartão de memória que comportam centenas de músicas. 

No geral, os passageiros aprovam a iniciativa. Liliane Marins Faustino usa o transporte coletivo diariamente e comenta que ouvir música alta no ônibus virou moda. “Principalmente em grupos de jovens que estão indo ou voltando da escola. E são aquelas músicas... funk, rap, muitas vezes as letras são constrangedoras, para mim a proibição está mais que aprovada”, comenta a passageira. Ela conta que já chegou a pedir para os jovens abaixarem o som, mas o pedido só fez com que eles aumentassem ainda mais o volume.


Informações da Gazeta do Paraná

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Motoristas acatam proposta do Sindiônibus e greve é suspensa

Motoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza acataram, na tarde desta terça-feira, 2, a proposta de reajuste salarial apresentada na manhã de hoje pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Com isso, a ameaça de greve da categoria está suspensa.

Segundo o assessor político do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), Valdir Pereira, o Sindiônibus ofereceu reajuste de 8%, vale refeição de R$ 7 e cesta básica de R$ 60. Após assembleia nesta tarde, a categoria resolveu entrar em acordo com os empresários e aceitaram a proposta.

Nas últimas rodadas de negociação, o Sintro havia pedido aumento de 9,9% no salário-base, além de cesta básica no valor de R$ 65 e vale-alimentação de R$ 7. Antes, a reivindicação era por reajuste de 23%, enquanto o Sindiônibus oferecia aumento de 6,3%.

Atualmente, os motoristas de ônibus de Fortaleza recebem o salário base de R$ 1.133, enquanto os cobradores têm como salário R$ 689.


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Em Goiânia, Novos ônibus do Eixo Anhanguera serão azuis

Após uma consulta popular realizada pelo instituto de pesquisas Epom-Pesquisa entre os passageiros que utilizam os ônibus da linha Eixo Anhaguera, em Goiânia, o modelo de pintura dos novos veículos da Metrobus Tranporte Coletivo S/A devem ter a cor azul. Mais de 39% dos 22.640 entrevistados escolheram a cor celeste.

Para justificar a escolha, as pessoas argumentaram que ‘o azul é a cor preferida’ e também ‘mais chamativa, bonita, simples e combina com a Metrobus’. Já outros usuários disseram que ‘suja menos’ e ‘lembra o metrô, que é muito chique’, dizem.

Baseado na bandeira de Goiás com as cores verde, azul e amarelo, o segundo modelo mais escolhido foi a opção três com 36,8% dos votos. Em último lugar ficou a proposta que planejava homenagear os índios Carajás com a cor prata e detalhes ligado aos nativos. Segundo o presidente da Metrobus Carlos Maranhão, alguns veículos comprados devem entrar em circulação até o final deste mês.

Adriano Zago
Do G1 GO

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Fortaleza: Sindiônibus apresenta nova proposta ao Sintro

Nova proposta apresentada pelo Sindiônibus na manhã desta terça-feira (2) pode evitar a greve de ônibus. O Sindicato dos empresários apresentou proposta com reajuste salaral de 8%, além do aumento do vale-refeição para R$ 7,00 por dia e da cesta báscia para R$ 60,00 por mês.
A proposta ainda vai ser analisada pelo Sintro em assembleia realizada ainda nesta terça-feira, às 16h.


Informações do Diário do Nordeste

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Metrô do Recife vai receber 15 novos trens

Que ir ao trabalho de metrô no Recife deixou de ser confortável não é mais novidade pra ninguém, o metrô do Recife hoje nas horas de pico enfrenta uma superlotação de assustar, são trabalhadores e estudantes que tem que enfrentar este sacrifício todos os dias pela manhã para poderem chegar a seus destinos, e o que mais impressiona, é que chega a momentos que não cabe mais ninguém literalmente, e é nessa hora que em algumas estações começa o chamado empurra-empurra, onde já é normal vermos passageiros batendo boca e até se agredindo.
A situação é mais dramática na estação do Barro, pois está estação está integrada ao maior terminal de passageiros em atividade hoje, fazendo com que a demanda de passageiros seja assustadora, e quando acontece um atraso, não é possível nem chegar à plataforma de embarque de tantos passageiros que desembarcam nesta estação, muitos desses passageiros, vem de comunidades que tem ônibus para o centro, mais a falta de integração e o engarrafamento fez com que a demanda de passageiros aumentasse consideravelmente nos últimos anos.
Segundo o METROREC, o metrô hoje é dividido em duas linhas (Linha Centro: 25,50 km, Linha Sul: 14 km e Linha DIESEL: 33 km) na qual hoje são transportados cerca de 250 mil passageiros por dia, porém a projeção é transportar até 400 mil quando as estações da linha sul começar a receber passageiros dos terminais integrados em construção, entre eles estão o Terminal Tancredo Neves, Cajueiro Seco, Prazeres e Largo da Paz, com estes terminais prontos, espera-se um aumento considerável de usuários.

Novos trens
Segundo o METROREC, a licitação para aquisição de novos 15 trens já foi concluída e já estão sendo fabricados. A previsão para o recebimento total destes trens é de 02 anos, que serão fornecidos gradativamente à medida que forem sendo fabricados individualmente. Com estes novos trens, espera-se melhorar o conforto dos usuários.

Horários
Linha Centro e Sul: 05h às 23h, de domingo a domingo. Intervalos: Linha Centro: Pico: 05 minutos no trecho de Recife à Coqueiral e 10 minutos nos trechos de Coqueiral à Camaragibe e de Coqueiral a Jaboatão. Vale: 07 minutos no trecho de Recife à Coqueiral e 15 minutos nos trechos de Coqueiral à Camaragibe e de Coqueiral a Jaboatão.
Linha Sul: Pico e Vale: 15 minutos.

Acentos preferenciais
O METROREC informa que os assentos preferenciais existem e são devidamente identificados. O problema é a falta de educação por parte de alguns usuários em respeitar a lei. O pequeno nº de pessoas especiais transportadas também não justificaria reservar um vagão exclusivo a estas pessoas. A segurança do metrô tem feito um trabalho  sistemático na fiscalização e conscientização dos usuários no tocante ao cumprimento da lei pertinente ao uso assentos preferenciais.


Informações METROREC
Fonte: Blog Meu Transporte


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Salvador: Governo federal prefere uso de BRT na Paralela

O governo do estado vai ter que rever os seus planos de construir um metrô na avenida Paralela até a Copa do Mundo de 2014. É que o ministro das Cidades, Mário Negromonte,  afirmou que a orientação da presidente Dilma Rousseff é de não mudar o planejamento de transporte das cidades-sede da Copa do Mundo.

“A orientação da presidente (Dilma Rousseff) é de que a Matriz de Responsabilidade não seja alterada. Já existe a proposta aprovada para Salvador que é o BRT”, afirmou Negromonte.

No ano passado, em Matriz de Responsabilidade assinada com o governo federal, Salvador previu a construção de um corredor estruturante de BRT (Transporte de ônibus rápido, pela sigla em inglês), com extensão de 19 quilômetros, ligando o aeroporto ao Acesso Norte.

No dia 21 de  junho, porém, depois de analisar projetos apresentados por sete empresas, o governo do estado anunciou que abriria licitação para construir um transporte sobre trilhos ligando os dois pontos, combinado com linhas de BRT em vias alimentadoras, transversais à Paralela. A ideia é apresentar o projeto ao governo federal e conseguir verbas da Caixa Econômica.

“Até agora não recebemos proposta nenhuma do Governo do Estado da Bahia. Existe a demora e, inclusive, estamos inquietos com esse atraso”, afirmou Negromonte. “Se o governo pretende modificar, precisa acelerar a apresentação da proposta e convencer os técnicos do grupo gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que o sistema vai atender realmente a demanda. Mas os fatores preço e prazo são os mais importantes porque devem estar dentro dos limites”, disse.

Surpresa
O secretário estadual do Planejamento, Zézeu Ribeiro, não quis comentar o assunto. O secretário municipal da Casa Civil, João Leão, disse  que vai se reunir com o ministro esta semana. “Na próxima terça-feira (amanhã), estarei em Brasília, com o ministro Mário Negromonte e com o presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Francisco Colombo”, disse. “Vamos sentar pra conversar e saber qual a opinião do ministro sobre o assunto”, completou.

Acordo
O projeto acordado entre prefeitura, governo do estado e governo federal em janeiro do ano passado prevê 27 estações e quatro terminais nos 19 quilômetros. O investimento seria de R$ 567,7 milhões, sendo R$ 541,8  milhões financiados pela Caixa, através do PAC da Copa, como aparece no site do Ministério dos Esportes. O novo projeto de sistema misto apresentado em junho deste ano tem previsão de custo de R$ 3 bilhões e a promessa de conclusão em dezembro de 2013.

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Fonte: Correio 24 Horas

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