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Metrô de SP compra 26 trens de empresa espanhola

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Metrô de São Paulo comprou 26 trens, compostos de seis carros cada um, da companhia espanhola CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) por um valor de R$ 615.103.680,10. Os novos trens irão operar na Linha 5-Lilás, que funciona atualmente entre Capão Redondo e Largo Treze, em Santo Amaro.
De acordo com comunicado divulgado nesta terça-feira (19) pelo Metrô, o primeiro desses trens será entregue em 2013 e os demais serão fornecidos progressivamente dentro de um período de 40 meses.
Ainda segundo a nota do Metrô, a fabricante espanhola CAF, que possui fábrica no município paulista de Hortolândia, venceu uma concorrência internacional regida por normas do Banco Mundial- BIRD, que financiará o investimento.
O Metrô de São Paulo foi inaugurado em 1974, possui 60 estações e uma extensão de mais de 65 km de vias, além de ser um dos mais modernos do continente americano.


Fonte: R7.com

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No Recife, Sem Fiscalização da CTTU, corredor de ônibus da Av. Sul é invadido por carros particulares

Já não basta a falta de corredores de ônibus na cidade, agora os usuários de ônibus estão sendo prejudicados com a grande invasão de carros particulares no corredor de ônibus da Avenida Sul, não é preciso ficar muito tempo na avenida para avistar carros e mais carros no corredor destinado apenas para os ônibus.
No mês passado a prefeitura do Recife autorizou a circulação de taxis nos corredores de ônibus, desde que estivessem com passageiros, a prefeitura se baseou na cidade de São Paulo que permite que taxistas nos corredores, porém na cidade de São Paulo, a SPTrans e a prefeitura de São Paulo já estudam proibir a circulação dos taxis nos corredores visto que o número de taxis nos corredores é grande, além de muitos não cumprirem o regulamento que é de circular com passageiros, caso este visto várias vezes aqui no Recife.
A prefeitura disse que é uma decisão que está sendo estudada nestes 03 meses, e que haveria fiscalização neste poucos corredores para evitar que taxistas circulassem sem passageiros, porém o Blog Meu Transporte esteve nesta Quarta-Feira pela manhã e não avistou fiscalização nenhuma por parte da CTTU.
Motoristas de ônibus dizem que nunca viram um carro sequer da CTTU para multar carros particulares e taxis sem passageiros, eles relatam que existem muitos abusos, para um deles, no fim da tarde, existe mais carros do que ônibus para fugir dos engarrafamentos da Rua Imperial.

Informações do Blog Meu Transporte

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São Paulo: Corredor Brooklin-Diadema completa 1 ano com estado "sofrível", Faixa destinada aos ônibus é constatemente invadida por carros

Foto: Lalo de Almeida
O corredor de ônibus Brooklin-Diadema, ligação do shopping Morumbi ao ABC paulista, já havia entrado para a história de São Paulo pela demora de mais de duas décadas para ser construído.
Agora, prestes a completar um ano de funcionamento, com trajetos municipais e intermunicipais, já virou um símbolo de como não deve funcionar uma faixa exclusiva de ônibus: ruim tanto para quem anda de transporte coletivo como de automóvel.
A construção custou R$ 28,5 milhões. Na época, fazia mais de três anos que a capital não recebia uma nova pista exclusiva de ônibus -a última, do Expresso Tiradentes, ex-Fura-Fila, tinha sido inaugurada em 2007.


Fonte: Folha.com

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São Paulo usará biodiesel de cana nos ônibus

A Amyris Brasil fornecerá biodiesel de cana-de-açúcar para 160 ônibus urbanos que rodam em São Paulo, a partir de agosto, até o final de 2012. O combustível será misturado em proporção 10%-90% com diesel vendido pela Petrobras, com 5% de biodiesel e taxa de enxofre de 50 ppm (S50).

A utilização do biodiesel de cana é estudada pela empresa em parceria com a montadora Mercedes-Bens, Petrobras Distribuidora, SPTrans e a Viação Santa Brígida. Análise realizada pelas empresas mostrou que a mistura pode reduzir a opacidade da fumaça em 40%, melhorando o desempenho do motor e reduzindo emissões.
A empresa pretende ampliar os acordos de fornecimento de diesel de cana para frota de ônibus paulistana no próximo ano, com vendas de até US$ 12 milhões anuais.



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Em Florianópolis, Será preciso realizar profundas mudanças para implantar o sistema BRT

Se quiser implantar o sistema BRT, como prometeu, prefeitura de Florianópolis terá que realizar profundas mudanças

Você trocaria o conforto do seu carro por um ônibus que não fique parado nos engarrafamentos, chegue na hora certa, tenha prioridade nos semáforos e seja integrado com carros, bicicletas e táxis? Se a resposta for sim, há bons motivos para ficar atento às discussões do sistema BRT (Bus Rapid Transit).

Curitiba foi pioneira ao implantar o sistema, em 1979. Depois, o modelo se espalhou pelo mundo. Com a Copa do Mundo 2014, o BRT voltou à tona. Nove das 12 cidades-sede têm projetos para implementá-lo. O modelo coloca o ônibus como prioridade no trânsito. Uma das ideias são os corredores exclusivos, que garantem o escoamento rápido pois não há congestionamentos.

Na Grande Florianópolis, há dois projetos sendo discutidos atualmente. Um deles é tocado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (SDR), que assinou, em maio, um contrato de R$ 6,44 milhões para fazer o estudo de viabilidade econômica e ambiental de um transporte de superfície. Há opção de ser usado o BRT (ônibus) ou o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um tipo de trem ou metrô.

O outro projeto é da prefeitura da Capital, que quer o BRT. A promessa é que a licitação de estudo de viabilidade esteja na rua em setembro para projetar a linha Centro-Universidade Federal de SC (UFSC).

O Diário Catarinense conversou com o professor do Departamento de Automação da UFSC e especialista em Sistemas Inteligentes de Transportes, Werner Kraus Junior, e se debruçou sobre o Manual de BRT: Guia de Planejamento, lançado pelo Ministério das Cidades, para desvendar a tecnologia. Confira nesta página as principais características do sistema e a comparação com a atual situação do transporte público da Capital.

(Por Mauricio Frighetto, DC, 19/07/2011)


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BRT ou VLT, Em Cuiabá, Sistema de transporte segue indefinido

Pela primeira vez, o governador Silval Barbosa (PMDB) admitiu a possibilidade de rever o sistema intermodal de transporte público, que deve ser implementado em Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014.

O argumento do peemedebista é de que está havendo muitos questionamentos por parte do Governo Federal sobre a mudança do projeto, que previa a instalação do sistema Bus Rapid Transporte (BRT), em vez do sistema de Veículo Leve sobre Trilho (VTL).

O governador garantiu, entretanto, que o problema não diz respeito à falta de recursos, mas a problemas de entendimento do Governo Federal, que libera o recurso, sobre a mudança no projeto.

"Não temos dificuldades em recursos. Nós temos um projeto, que é o BRT. Numa discussão, nós avaliamos a possibilidade de um outro sistema mais moderno e que contemple melhor a cidade. E estamos fazendo todos os levantamentos para isso. Mas, o Governo Federal está colocando alguma dificuldade na mudança dessa matriz de responsabilidade. Foi colocado para o Governo e teremos uma resposta amanhã sobre isso", esclareceu o governador.


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