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No Rio, Projeto original do metrô na Gávea é defendido por moradores

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Representantes de pelo menos oito associações de moradores das zonas Sul e Oeste do Rio se reuniram neste domingo (10) na Praça Santos Dumont, na Gávea, Zona Sul, para divulgar o movimento que pede a manutenção do projeto original do metrô no bairro. O grupo, que já vem se reunindo há seis meses e discutindo o assunto pela internet busca uma solução para o transporte público, segundo eles, para um projeto que atendesse toda a cidade.
De acordo com a presidente da Associação de Moradores da Gávea, Maria Amélia Crespo, o movimento “O metrô que o Rio precisa” defende a construção da estação da Gávea em dois níveis, para que seja possível fazer uma ligação com a Linha 1 e ter uma linha independente que ligue o bairro à futura estação Uruguai, na Tijuca, na Zona Norte, seguindo direto pelo Centro.
“Não queremos que a Gávea seja uma mera continuação das linhas 1 e 4 (Barra da Tijuca), porque isso não vai significar uma opção de transporte, mas sim, a falta dela. O metrô, do jeito que o governo quer, vai ficar inviável. Vai sair da Barra e quando chegar à Gávea ou Ipanema, já vai estar superlotado. Ninguém vai conseguir entrar”, lamentou Maria Amélia.


Segundo a representante do movimento, pelo projeto atual, a Linha 1, já saturada, se ligaria à Linha 4 a partir da estação General Osório, em Ipanema, e a estação da Gávea seria apenas mais uma estação de passagem. Ou então, a ligação entre Leblon e São Conrado seria feita por ônibus do sistema BRT, sem passar pela Gávea.
“Não podemos aceitar a mudança no projeto porque desta forma, o metrô só vai atender o período das Olimpíadas. O transporte público não pode ser apenas um projeto olímpico, ele tem de contemplar toda a cidade e por um período muito maior”, disse o representante da Associação de Moradores de Botafogo, Licínio Rogério.

Reivindicações
Entre as reivindicações do grupo estão também: a extensão da Linha 4 do Jardim Oceânico à Alvorada, na Barra da Tijuca; um trajeto da Linha 4 independente, com baldeação para a Linha 1; a construção do trajeto Gávea-Carioca, seguindo pelo Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras; e a futura ligação da Gávea com a estação Uruguai.
“É importante frisar que, em qualquer lugar do mundo, o metrô é um transporte que, para atender bem à população, precisa de capilaridade, tem de ter baldeações”, destacou Maria Amélia, acrescentando que os encontros públicos serão realizados nos fins de semana em outros bairros da Zona Sul para conscientizar os moradores da necessidade de se defender o projeto original do metrô.
Neste primeiro encontro público, o grupo começou a recolher assinaturas para um abaixo-assinado que será enviado ao governo do estado com as reivindicações dos moradores. O evento contou que a presença de representantes das associações de Botafogo, Barra da Tijuca, Gávea, Ipanema, Copacabana, Jardim Botânico, Leblon e Urca e de parlamentares, que apoiam o projeto do grupo.



Fonte: G1.com.br


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Nova versão do Google Maps avisa a hora de descer do ônibus

A Google deve agradar em cheio quem utiliza transporte público. O aplicativo de mapas da empresa (Google Maps), se já era capaz de exibir quais ônibus ou trens o internauta teria de pegar para chegar ao seu destino, resolveu deixar as coisas ainda mais fáceis: passará a avisá-lo sobre o momento de descer do veículo.

A função será importante para usuários que precisam, por exemplo, descer do ônibus em determinado ponto para pegar outro. O aplicativo acompanhará o itinerário do passageiro e, quando chegar a hora, exibirá um alerta no smartphone para que ele saia da condução. Como o vídeo explicativo destaca, o programa funciona normalmente em segundo plano, portanto, mesmo que o navegador ou um game esteja aberto, a notificação aparecerá.

O Transit Navigation – nome dado ao recurso – já pode ser usado no Brasil. Ele possui as informações de transporte público de cinco cidades: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Quem quiser aproveitá-lo, deve ter em mente que ele ainda está em estágio de testes, portanto, erros podem acontecer.

Download de mapas
Outro recurso útil que a nova versão traz é a possibilidade de armazenar mapas na memória do aparelho. Dessa forma, o usuário poderá baixá-los em casa, aproveitando sua conexão Wi-fi, e economizar no consumo de dados de seu plano 3G. Mantendo o GPS ligado, as instruções para seguir seu caminho continuarão acessíveis.

Naturalmente, o Google Maps 5.7 só roda em dispositivos móveis (tablets e smartphones). Por enquanto, é compatível apenas com Android 2.1 ou superior - seu download já está disponível na loja virtual - mas não deverá demorar muito para chegar ao iPhone e à linha BlackBerry.

Fonte: DIG NOW

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Terminal de ônibus do Jardim Casa Branca é inaugurado em Embu

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, inauguraram neste domingo (10), o terminal de ônibus do Jardim Casa Branca, em Embu. O investimento do fundo nas obras foi de quase R$ 2 milhões
Além da reforma e ampliação do terminal de ônibus, o Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento) investiu na reforma da praça secundária do Jardim Casa Branca e na pavimentação da rua Constantinopla.

A entrega do terminal Casa Branca, que abrigará três linhas metropolitanas da região, beneficiará em torno de 20 mil usuários por dia.

As três linhas metropolitanas, gerenciadas pela EMTU/SP, que atenderão o novo terminal, com uma frota de 42 ônibus, são as seguintes:

- Linha 090 (Embu/ Jardim Santa Tereza - Pinheiros) que opera com 18 ônibus com a frequência de um veículo a cada 5 minutos;

- Linha 459 (Embu/ Jardim Santa Tereza – Itaim Bibi) operada por seis ônibus a uma frequência de um coletivo a cada 20 minutos;

- Linha 272 (Embu/ Casa Branca – Pinheiros) operada com 18 ônibus com a partida de um veículo a cada 5 minutos também.

Na ocasião, Alckmin também anunciou a liberação de recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) no valor R$ 4.104.970,12 para a construção do Centro de Eventos do Parque Rizzo; e outros R$ 4 milhões - relativos ao ano passado - para a revitalização do Centro Histórico. Além disso, o governador liberou recursos do Dersa para recompor as ruas danificadas com as obras do rodoanel sul. 

 


Fonte: R7.com

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Curitiba: Horário dos ônibus pelo Site, confira:

A URBS Curitiba fornece aos usuários de ônibus da Região Metropolitana de Curitiba os horários e itinerários das linhas que compõem o sistema de transporte, para isso o usuário basta clicar no link a seguir, Fazer Consulta Aqui, isso faz com que os usuários possam se programar quanto a sua saída de casa e também do trabalho por exemplo, para os usuários do sistema isso é de fundamental importância, pois sair de casa sem saber o intervalo dos coletivos faz com que muitas pessoas fiquem esperando muito em paradas de ônibus muitas vezes sem boas estruturas, vale lembrar que devido ao fluxo do trânsito, esses horários muitas vezes não podem ser cumpridos rigorosamente, este serviço também é ofertado em outras cidades do Brasil.

Informação: Blog Meu Transporte

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Prefeitura de São Paulo não vai atingir meta de ciclovias para 2012

A Prefeitura de São Paulo estabeleceu como meta entregar aos paulistanos 100 km de novas ciclovias até 2012, mas essa marca não deve ser atingida neste prazo.
Isso porque, até agora, apenas 18,5 km de faixas destinadas às bicicletas estão prontos e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), documento que estabelece metas que serão perseguidas pelo governo em sua proposta orçamentária, prevê que a administração municipal faça 31 km de novas ciclovias em 2012, totalizando apenas 49,5 km – menos da metade do prometido. 
Foto: Márcio Fernandes
Na conta para atingir a meta, a prefeitura ainda contabiliza 2,5 km da Ciclofaixa de Lazer, que liga os parques Ibirapuera e Villa-Lobos. Esse via, no entanto, só abre aos domingos e está em teste nos feriados nacionais. Mesmo somando tudo, a prefeitura só chega a 52 km de faixa exclusiva para bicicletas.

Até agora foram entregues 13 km da Estrada Parque, que fica nas subprefeituras da Penha/ Ermelino Matarazzo e São Miguel, na zona leste; 3 km, na região da Capela do Socorro, e 2,5 km, na Vila Mariana, ambas na zona sul da capital paulista. O prefeito Gilberto Kassab fica no cargo só até o final de 2012, não podendo se reeleger para cumprir a promessa de 100 km de ciclovias.

A reportagem do solicitou à SMT (Secretaria Municipal de Transportes) um posicionamento sobre o assunto, mas não obteve retorno. A população pode acompanhar o cumprimento das metas pelo site Agenda 2012, criado para monitorar as ações realizadas e programadas pela prefeitura. 


Fonte: R7.com

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Cortes no transporte público prejudicam passageiros na Califórnia

Apesar de as ruas de Los Angeles estarem rotineiramente congestionadas com carros buzinando na parte da manhã, há também um grupo de pessoas quase invisível – os milhões de usuários do transporte público, na maioria pobres – que depende dos ônibus da cidade.
Mas o futuro desse sistema não está claro. Enquanto as autoridades locais empurram o transporte público como o caminho para um futuro mais sustentável, a Autoridade de Transporte Metropolitano do Condado de Los Angeles anunciou que irá cortar dezenas de linhas de ônibus e encurtar percursos para economizar dinheiro que diz que seria melhor gasto em outro lugar.
Assim, a linha 305, que vai de Watts, no sudeste da cidade, a Westwood, no noroeste, será em breve substituída por um sistema centralizado que as autoridades dizem ser mais eficiente, com trens e outras rotas de ônibus.
Essa é a única rota direta que liga os bairros mais empobrecidos da cidade a regiões mais ricas, onde legiões de porteiros, babás e empregadas domésticas trabalham diariamente. Para as dezenas de pessoas que usam o ônibus todas as manhãs, a perspectiva pode parecer assustadora.
"Alterar as linhas significa que eu nunca sei quantas horas levarei de um lugar para outro", disse Guadalupe Lopez, que usa a mesma rota há mais de uma década para chegar ao seu trabalho como faxineira. "Pode chegar ao ponto em que não vale a pena, pois vai levar muito tempo. Mas ninguém onde moro vai me pagar para limpar casas".


Supervisão

Durante anos, o governo federal supervisionou o sistema de trânsito, seguindo um processo de direitos civis dizendo que a autoridade de transporte não tinha feito o suficiente para manter suas tarifas baixas ou impedir a superlotação. Mas essa supervisão expirou em 2006, e um grupo de defesa, o Sindicato dos Usuários de Ônibus, entrou com uma ação que desencadeou uma investigação.
As autoridades de trânsito dizem que estão tentando usar novas linhas ferroviárias para transformar o sistema desconexo da região em uma grade de transporte – um objetivo dificultado pelo fato de que Los Angeles não foi construída com precisão geométrica e que a área de serviço se espalha por cerca de 4 mil km².
Mas o Sindicato dos Usuários de Ônibus reclama que o órgão responsável pelo trânsito continua a tratar as linhas de ônibus como um "sistema separado e desigual". "As pessoas vão pagar mais por menos serviço", disse Esperanza Martinez, uma organizadora do sindicato. "Em nome da eficiência, eles retrocederão para onde estávamos anos atrás”.

Por Jennifer Medina - Ultimo Segundo

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