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Primeiros novos ônibus chegam a Manaus em julho, onde 850 serão comuns, 166 biarticulados e 78 serão microônibus

terça-feira, 21 de junho de 2011

Até outubro, o sistema de transporte coletivo de Manaus terá a frota de ônibus elevada de 1.100 para 1.600 ônibus. As informações foram divulgadas na manhã de hoje, pelo deputado estadual Orlando Cidade (PTN), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Conforme o parlamentar, as primeiras unidades dos novos veículos chegam à capital amazonense no próximo mês.

“Na segunda quinzena de julho a cidade vai receber os primeiros 169 novos ônibus, que serão entregues pela empresa Ciferal”, disse o deputado, ao acrescentar que as informações lhes foram passadas pelo titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marco Cavalcante.

Além dos ônibus a serem entregues durante o mês de julho, outras fabricantes também se apressam para entregar o restante da frota. “A Marcopolo e a Neobus, ambas no Rio Grande do Sul, também já estão produzindo as unidades, assim como a Volvo, que está com a produção dos chassis dos ônibus biarticulados em andamento. Já a as carrocerias dos veículos estão sendo industrializadas pela empresa Caio, em Botucatu, São Paulo”, pontuou Cidade.

O deputado destacou ainda que do total de ônibus licitados, 850 serão comuns, 166 biarticulados e 78 serão microônibus.

Estrutura
Segundo a SMTU, os novos ônibus comuns e biarticulados que passarão a circular pela cidade de Manaus terão plataforma para cadeirantes e 20% dos assentos dos veículos serão destinados para idosos e portadores de necessidades especiais. Já os 78 microônibus serão destinados exclusivamente para transportar passageiros com enfermidades, como câncer, assim como os que precisam fazer hemodiálise.





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Em Vitória da Conquista, Passagem de ônibus vai custar R$ 2,10

No próximo sábado (25) a passagem de ônibus em Vitória da Conquista passará de R$ 1,90 para R$ 2,10, ou seja, um reajuste de 10,5%. O aumento foi votado ontem em uma reunião do Conselho Municipal de Transporte.
Dos 16 conselheiros com poder de voto, 14 optaram pela proposta de R$ 2,10 enquanto que apenas dois votaram pelo aumento para R$ 2,30.
Ônibus novos – Em nota, a prefeitura de Vitória da Conquista descartou a compra de novos ônibus pelas atuais empresas, ressaltando, porém que “nos próximos dias, aproximadamente 15 ônibus seminovos irão reforçar a frota de ônibus que atua na cidade”.



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Goiânia poderá ter Metrô de superfície e energias renováveis

A criação do metrô de superfície de Goiânia, a extensão do Eixo-Anhanguera e a ampliação e distribuição de energia elétrica e renovável foram os principais assuntos discutidos na manhã desta segunda-feira (20/06), na Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), dando continuidade ao Cronograma de Reuniões Setoriais para o PPA 2012-2015. O encontro reuniu representantes das Secretarias da Região Metropolitana de Goiânia; de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro); de Cidades; de Infraestrutura (Seinfra), além da Celg, Agetop, Metrobus, Emater e Goiasgás.A Secretaria de Região Metropolitana e a Seinfra discutiram a implantação das ações do tema Corredores de Transporte. Nesta primeira reunião foram debatidas a implantação do metro de superfície de Goiânia e outras ações sobre veículo leve sobre trilhos (VLT), além da extensão do Eixo-Anhanguera.Quanto ao tema Garantia de Energia os órgãos presentes debateram a produção, ampliação e distribuição de energia elétrica e de fontes alternativas como: produção de energia do lixo, biodigestores e energia solar a todos os municípios goianos. Ficou determinado também que a Seinfra agendará reunião com os órgãos envolvidos na questão da energia com a Seagro, Celg, Emater e Goiasgás.De acordo com a superintendente da Central de Planejamento da Segplan, Lara Garcia Borges, “as reuniões são fundamentais para a integração de todos os órgãos do Estado para a discussão e elaboração dos programas e ações multissetoriais do Plano de Governo Marconi Perillo.”

Fonte: Governo de Goiás

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Cuiabá e Várzea Grande terão sistema de transporte VLT e não mais BRT

O governador Silval Barbosa e o presidente da Agecopa Eder de Moraes anunciam oficialmente até a próxima sexta (24) a decisão pelo modelo de transporte Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande, visando à Copa do Mundo de 2014.
    O blog apurou que ambos bateram o martelo nesse sentido, mas só farão o anúncio em entrevista coletiva. Eder até cancelou a viagem que faria nesta segunda (20) à África do Sul, quando descobriu que na pauta junto com o ministro dos Transportes Orlando Silva estava prevista visita a um modelo BRT. Convocado de última hora, o diretor de Assuntos Estratégicos Yuri Bastos Jorge foi quem viajou em seu lugar.
     A opção pelo VLT surgiu depois dos projetos sobre o modal Bus Rapid Transit (BRT) estarem prontos, conforme revelou este blog na semana passada, inclusive com as imagens projetadas dos terminais  - confira aqui. Algumas lideranças passaram a defender a implantação do VLT, como Silval, Eder e o presidente da Assembleia, deputado José Riva. Eles reforçaram a proposta após conhecerem, em comitiva, o modelo em funcionamento na Europa.
Modal VLT, que será implantado em Cuiabá e Várzea Grande   
Dos dois modelos de transporte coletivo, o VLT ficará mais caro. Deve superar a R$ 1 bilhão. Será viabilizado por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Os investimentos flutuam em torno de 30 a 50 US$ milhões por km. Uma das maiores preocupações do Estado é quanto às desapropriações de áreas para construção do corredor do VLT. Os estudos preliminares foram concluídos e estão em poder do governador. Se fosse o BRT, previsto para cumprir um itinerário de 22 km, com 4 grandes terminais e outros menores, sairia por aproximadamente R$ 400 milhões.
     Empresários que hoje exploram as linhas do transporte municipal se uniram em lobby junto ao Palácio Paiaguás, na esperança, em vão, de convencer o governador a optar pelo BRT. Devem se sentir frustrados. Eles alegam que, com o VLT, além de elevar o valor das obras, terá maior dificuldade de integrar com os bairros.
     Assim como o BRT, o VLT reduz o tempo de viagem e tem grande capacidade de transporte dos veículos, com utilização de pistas exclusivas de trilho, preferência nos cruzamentos, pagamento da passagem fora do veículo, antes do embarque, estações exclusivas com embarque no mesmo nível dos veículos e portas largas que permitem maior fluxo de passageiros. A capacidade máxima de transporte de um VLT está em torno de 25 mil passageiros/ hora.
    Suas principais limitações são a inviabilidade de ultrapassagem e a necessidade de maior intervalo entre os comboios. O impacto ambiental é mínimo. O VLT possui tração elétrica, tanto em termos de emissões quanto em ruído. Devido à complexidade e limitações de inclinação de rampas, sua implantação para entrar em funcionamenot exige um tempo maior.


Fonte: RD News

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São Paulo terá faixas para ciclistas durante a semana

O secretário municipal dos Transportes, Marcelo Branco, afirmou em entrevista à rádio CBN hoje que será implantada uma "ciclorota" em São Paulo. A ideia é que até o final do mês de julho seja feito um sistema de indicação de rota preferencial para os ciclistas.

Inicialmente, serão contemplados bairros próximos de onde já existe a Ciclofaixa de Lazer. A rota viária indicará onde os carros e as bicicletas deverão trafegar e funcionará diariamente. Inicialmente, haverá 15 quilômetros do novo tipo de via, que ligará o Parque do Cordeiro, na Avenida Vicente Rao, o Parque Severo Gomes, próximo à Avenida Santo Amaro, e a Avenida Luís Carlos Berrini.

O objetivo do projeto é indicar uma rota mais segura para os ciclistas e sinalizar a via para os motoristas. Branco falou ainda sobre as ciclovias que estão sendo planejadas na zona leste, em Moema e na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Elas também funcionariam durante a semana. Espera-se que sejam implantados entre 80 e 100 km de ciclovias, ciclorotas e ciclofaixas até o final do próximo ano, segundo Branco.


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Mudanças no transporte coletivo de Foz do Iguaçu começam na quarta-feira

Na próxima quarta (22) passa a funcionar a primeira etapa de melhorias no sistema de Transporte Coletivo de Foz do Iguaçu. Na coletiva realizada ontem (20) o superintendente do Instituto de Transporte e Trânsito de Foz – Foztrans, Edson Stumpf explanou sobre as mudanças.
“Basicamente promoveu-se a fusão entre linhas de ônibus, eliminando algumas sobreposições, transformado-as em um único itinerário. A medida permite um aumento de oferta de ônibus em determinadas linhas. O benefício para a população é a maior oferta de viagens nos horários de pico”, explicou Stumpf.
De acordo com o chefe de divisão de Transporte Coletivo, Jair Antonio Trevisan Miller, com a junção das duas regiões Norte e Sul, não haverá mais ônibus circulando vazio, como acontecia quando as linhas estavam sobrepostas. E, sim terá mais frequência, beneficiando o usuário. Bem como terá economia para o sistema, pois haverá menos ônibus rodando. Desta forma podemos atender outra região que esteja deficitária.      
Trevisan disse que na região Sul, o jardim Polônia, Tropical e Sohab, que atualmente não têm atendimento no período noturno e aos domingos, com essa alteração, passam a ser atendidos. A região Sul é a maior beneficiada com mais viagens nos períodos da manhã e da tarde. “Por exemplo, atualmente a linha que tem cinco viagens, com a implantação do novo sistema, passará a ter nove viagens na região do Jardim das Flores”, comparou.
Na próxima semana os técnicos estarão avaliando o funcionamento das linhas. Havendo necessidade serão colocados ônibus extras, principalmente na região Norte.
Para o representante do Consórcio Sorriso, Juliano Ribeiro, o maior ganho do sistema foi o aumento na oferta de ônibus e a readequação das linhas e a nova composição do mapa viário. “Sem dúvida nenhuma, a frequência vai aumentar, melhorando a média horária, diminuindo o tempo de viagem. Desde o deslocamento da residência até o ponto e o destino. Consequentemente deverá ocorrer uma redução do tempo de espera nos pontos”, destacou.
Divulgação – desde a semana passada foram disponibilizados para a população material informativo de divulgação da mudança do sistema de transporte coletivo. Com cartazes, folhetos, panfletos nos terminais e ônibus com a tabela de horário da linha 101, 102 e 103, juntamente com o itinerário, bem como veiculação na TV. No site do foztrans, os usuários podem navegar pela internet no itinerário dessas linhas, através do Google map.
Mais informações no fone 3521-9600 e e-mail: foztrans@pmfi.pr.gov.br.

Novo Sistema – na Linha Norte/Sul que corresponde às Linhas: 15 – (Conjunto C Norte) e a 125 – (Porto Meira Ponte). Serão substituídas pela Linha 101, nominada de (Vila C Norte – Sohab);
As Linhas 20 – (Conjunto C Sul) e a linha 130 – (Profilurbi II Ponte). Serão substituídas pela Linha 102, chamada de (Vila C Sul- Profilurb;
As Linhas 30 – (Porto Belo) e a Linha 110 – (Jardim das Flores Ponte). Serão substituídas pela Linha 103 – (Porto Belo - Jardim das Flores);
A Linha 5 – (Jardim Itaipu), será substituída pela Linha 107 – (Jardim Itaipu).

As demais linhas do sistema permanecem inalteradas. Para visualizar o mapa com itinerários e horários clique neste link:
www.foztrans.pr.gov.br

Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu

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