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Consórcio Integração obtém contrato para monotrilho em São Paulo

sábado, 4 de junho de 2011

O Consórcio Integração, liderado pela malaia Scomi Engineering, venceu contrato para construir um sistema de monotrilho em São Paulo, informou a companhia nesta sexta-feira.
O contrato é avaliado em 862 milhões de dólares e a construção envolve um sistema de monotrilho de 18 quilômetros. Além da Scomi, o consórcio é formado por Andrade Gutierrez, CR Almeida e Montagens e Projetos Especiais.

Segundo a Scomi, a construção começará no próximo mês e deve levar 42 meses para ser completada.

O monotrilho é parte da futura linha 17 Ouro do Metrô de São Paulo, que terá 18 estações ligando as regiões do Jabaquara ao Morumbi.

Procurada, a secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo não pôde comentar o assunto de imediato.

O projeto faz parte dos planos de mobilidade da cidade de São Paulo para a Copa de 2014 e deverá interligar o aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária da capital paulista.



Fonte: Reuters Brasil


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Bogotá se torna referência para São Paulo na criação de ciclovias

Até sexta-feira, São Paulo será a sede de um encontro entre prefeitos de 40 cidades, que irão debater e trocar experiências sobre políticas adotadas para redução de poluentes e de incentivo à adoção de um sistema de transporte com matriz energética limpa.

Entre as iniciativas que serão apresentadas na C40 está a Cicloruta de Bogotá, capital da Colômbia. Iniciada em 1996, a ciclovia da capital colombiana tem 313 quilômetros de extensão – outros 120 estão em construção – e é utilizada por 83 mil pessoas.

Na comparação com São Paulo, que hoje tem 35,7 quilômetros de ciclovias, sem contar os 45 quilômetros de ciclofaixas que só funcionam aos domingos, a capital colombiana tem 10 vezes mais quilômetros de faixas para ciclistas.

A meta do prefeito de Bogotá, Samuel Moreno Rojas, é chegar a 500 quilômetros de ciclovias até o final do ano. Já o plano de metas do prefeito Gilberto Kassab prevê que São Paulo terá, até 2012, 100 quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas.

Entre as raras medidas efetivamente adotadas nos últimos anos, a Prefeitura de São Paulo irá apresentar a experiência do uso de 10 ônibus movidos a etanol na frota municipal. O combustível mais limpo reduz em até 90% a emissão de dióxido de carbono.


Fonte: eBand

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Mobilidade urbana em debate em Salvador

O transporte público visto como um complexo sistema anatômico, com seus mitos, síndromes, desafios e especificidades. Foi sob essa ótica que o vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Cláudio Senna, iniciou sua palestra Transporte de Massa em Salvador, realizada na tarde de ontem, na Associação Comercial da Bahia.

Em tempos em que BRT, VLT, metrô e outras alternativas de transporte são temas latentes nas discussões dos soteropolitanos, o ex-secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, para discutir as possibilidades de um transporte de massa eficiente na capital.

Convidado pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), o palestrante debateu o tema com Clímaco Dias, professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e Jonas Dantas dos Santos, presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia.

O encontro foi aberto ao público e reuniu, além de especialistas em trânsito e transporte, autoridades estaduais e municipais do setor, representantes do movimento Mobilidade Salvador e alunos da Escola Municipal Maria Constança.

“O debate sobre transporte na nossa cidade tem sido muito apaixonado e idealizado, e isso não é muito bom. Em Salvador, muitas vezes, o debate não é discutido e esclarecido junto à população, e esse foi o objetivo ao promover este evento”, salientou Miguel Kertzman, na abertura do debate.

Cláudio Senna, que foi um dos responsáveis pela implantação do sistema de metrô e trens em São Paulo e ainda ex-diretor de Operações do Metrô do Rio de Janeiro, expôs as suas colocações sobre problemas e soluções de um transporte público eficiente em grandes capitais.

O palestrante comparou o sistema de transporte público à anatomia do corpo humano começando pelos mitos relacionados ao assunto, passando pelos principais problemas e apresentando, ao final da explanação, possíveis soluções para as dificuldades relacionadas à mobilidade urbana.

“Depois da dispersão das cidades, que em Salvador aconteceu depois dos anos 50, não é fácil encontrar um sistema de transporte público para o problema da mobilidade”, defendeu.

Para Senna, metrô, trens, VLT e BRT de massa são soluções possíveis, mas que carecem de muito projeto e alto custo de implantação, sem apresentar resultados práticos. Sua aposta para Salvador, no entanto, é um sistema BRT Premium que, já amadurecido, possua veículos diferentes para atender diversas classes de serviço e que seria uma solução para macro eventos, como a Copa do Mundo de 2014, grande preocupação atual dos soteropolitanos.

“VLT, para mim é coisa de rico, mas um sistema BRT premium não é uma solução troncal, possuindo espaço disciplinado, como em um aeroporto, não disputando com o viário”, explicou Cláudio Senna.





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No DF, Governo pretende licitar 1200 ônibus novos

O GDF vai abrir licitação para substituir 1.200 ônibus, sendo que 300 para circular na linha verde, que faz a ligação entre Taguatinga, Ceilândia, Guará e Águas Claras ao Plano Piloto.

A medida será publicada no Diário Oficial na segunda-feira (6). De acordo com o secretário, a substituição da frota será feita de forma gradual porque as empresas de transporte público terão que se adequar a um novo modelo de ônibus.

Atualmente, cerca de 4 mil ônibus circulam no Distrito Federal. Desse total, a Secretaria de Transportes estima que 45% têm mais de sete anos de uso, o tempo máximo permitido por lei. Segundo o secretário, 75% da frota do DF roda de forma ilegal porque não tem concessão ou está com a concessão vencida.
O secretário de Transportes afirmou que, nos próximos 60 dias, será publicado edital de licitação para a instalação de GPS nos ônibus. De acordo com Vazquez, com o sistema, os usuários do sistema de transporte público vão ter informações precisas sobre as linhas e horários. 



Fonte: G1 DF


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Prefeito de Copenhagen Sugere que São Paulo invista mais em ciclovias

“Andei de bicicleta ontem em São Paulo e fiquei com medo”, disse hoje o prefeito de Copenhagen, capital da Dinamarca, Frank Jensen. O prefeito veio a São Paulo para participar do encontro da C40, que reúne das maiores cidades do mundo, e aproveitou para se deslocar pela capital paulista por meio de uma bicicleta, como diz fazer todos os dias em sua cidade.
“Sugiro que São Paulo invista mais em ciclovias”, disse Jensen. Atualmente existem 30 quilômetros de ciclofaixas de lazer em São Paulo, que funcionam todo domingo, das 7h às 14h e outros 35,7 quilômetros de ciclovias distribuídos entre a Avenida Faria Lima, a Avenida Sumaré, a Radial Leste, a Marginal do Rio Pinheiros e a via da Adutora Rio Claro, no bairro de São Mateus.
O prefeito de Copenhaguen fez a sugestão em uma palestra da reunião sobre como investimentos em medidas sustentáveis podem trazer bons resultados para o orçamento das cidades. A cidade de Copenhague tem a missão de tornar zero em emissão até 2025, sendo que nos últimos dez anos conseguiu reduzir sua pegada de carbono em 20%.
A maneira que conseguiu esta redução foi investindo pesado em reciclagem e em um sistema de tratamento de lixo (veja o infográfico) que transforma resíduos em energia. “Resíduo não é problema é um recurso de energia”, disse.

Ontem, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton disse em outra apresentação na C40  que transformar o metano proveniente de aterros sanitários em fonte de energia é a nova mina de ouro. Clinton havia feito a mesma afirmação durante conferência no Fórum Mundial de Sustentabilidade em Manaus, em março.
Os aterros São João e Bandeirantes, em São Paulo, geram energia para abastecer uma cidade de 600 mil habitantes.
Outra forma de reduzir os gastos do orçamento encontrados por Copenhagen foi ampliar as ciclovias. De acordo com Jensen, em Copenhagen, metade dos cidadãos vai ao trabalho ou a escola de bicicleta. “Com isto reduzimos investimentos em transporte público”, disse.

Mesmo com a redução de usuários de transporte, por causa das bicicletas, a cidade investiu 4 bilhões de dólares no metrô. “Este projeto vai gerar 25 mil novos empregos, sabemos que as soluções verdes geram empregos e acabamos de passar por uma crise. A cidade pode ganhar com isto”, disse.



Fonte: Ultimo Segundo

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Transporte coletivo de Caruaru vai estender atendimento para o São João


A Destra informa que para atender melhor aos usuários de transporte coletivo durante os festejos do Maior e Melhor São João do Mundo, foi montada uma operação especial juntamente com as empresas de ônibus de Caruaru. Do dia seis ao dia oito e de 14 a 16 de junho, haverá ônibus em circulação até as 23h 30min. Já nos dias nove, 13, 15, 20, 21 e 27 o sistema de transporte público funcionará até às 2h.

Nos dias cinco, 19, 22, 26 e 29 os ônibus circularão até as 3h da manhã. As empresas se prontificaram em colocar ônibus para circular 24h no dia quatro; de dez a 12; 17 e 18; de 23 a 25 e no dia 28. Os fiscais da Autarquia de Trânsito e Transportes irão ficar atentos para que os horários sejam cumpridos.



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