Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Goiânia sofre pela falta de Metrô

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Que o problema do trânsito em Goiânia não é simples, todos sabem. Esperar e continuar a difundir visões, somente, sem uma aplicabilidade prática não é a atitude mais aconselhável. O futuro é intervir drasticamente, mudar o perfil da cidade e transformá-la no que o diretor técnico do Detran, Horácio Mello, chama de cidade global. “O metrô já era para ter sido construído”, coloca. 

A alternativa seria interessante, na visão dele, para convencer os motoristas a deixarem os carros em casa e se sujeitarem ao transporte público. O atual modelo está aquém da necessidade e da disponibilidade solicitada pela população goianiense. O preço con­siderado alto do Sit Pass (R$ 2,50), os atrasos, o número reduzido e a incerteza quanto aos horários, tudo desanima e favorece a aquisição de automóveis e meios de transporte próprios.

Horários
O metrô é um pouco diferente. A padronização de horários e a consequente obediência deles seriam capazes de agir em favor da diminuição de motos e automóveis nas ruas. O processo de implantação é demorado, o custo é caro, mas para Horácio é o único existente capaz de garantir uma tranquilidade em longo prazo, caso contrário Goiânia vai continuar a enfrentar problemas, que tendem a aumentar a gravidade com o passar do tempo. 

Fora isso, ele sinaliza que a ausência de uma ação imediata eleva ainda mais o valor a ser gasto na obra, já que o uso do solo na capital carece a cada dia. “Sou técnico e tenho a obrigação de defender o que é mais viável, nem que para isso tenha de buscar por parcerias público-privadas”, diz. Lembrando que Prefeitura e Governo do Estado estudam formas de se implantar um metrô de superfície na capital.


Fonte: O Hoje

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Tarifa de ônibus em Sorocaba vai custar R$ 2,95

Os usuários de transporte público de Sorocaba terão que colocar a mão no bolso. Isso porque a partir do dia 11 a tarifa de ônibus terá um reajuste de 5,17%. Com este aumento, a tarifa social passará de R$ 2,65 para R$ 2,85. O vale-transporte, de R$ 2,69 para R$ 2,95 e a tarifa estudante, de R$ 1,45 para R$1,50.
A URBES - Trânsito e Transporte - afirma que o reajuste será feito em razão do reajuste da planilha de custos operacionais do transporte coletivo urbano, com base no aumento salarial e de benefícios concedidos à respectiva categoria profissional e, ainda, a reposição da variação de preços de insumos básicos que compõe a mencionada planilha, o poder público se obriga a reajustar a tarifa do transporte coletivo em Sorocaba.


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Ribeirão Preto terá paralisação de motoristas de ônibus nesta sexta

Motoristas do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto devem fazer nesta sexta-feira (3) uma manifestação no Centro da cidade, em repúdio à proposta de reajuste salarial de 6,3% feito pela Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo).
Os ônibus vão permanecer parados a partir das 8h, nas principais ruas do quadrilátero central, o que deve causar congestionamento.
A retaliação aos patrões foi decida nesta quinta-feira (2) em assembleia com a participação de ao menos 300 motoristas.
O vice-presidente do sindicato dos trabalhadores, Alcides Lopes de Souza Filho, afirma que a paralisação tem o objetivo de forçar as concessionárias a elevar o aumento de salário e melhorar outros benefícios. "A nossa reivindicação era elevar o valor da PLR (Participação nos Lucros e Resultados de R$ 200 para um salário do motorista. Outro pedido era pagamento integral do convênio médico", diz.
O salário dos motoristas hoje é de R$ 1.202,39. Ribeirão mantém três concessionárias - Turb, Rápido D´Oeste e Transcorp -, que transportam por dia em média 60 mil usuários.

Outro lado
O presidente da Transurb, Roque Felício, disse nesta quinta-feira (2) que os donos das três concessionárias (Rápido D´Oeste, Turb e Transcorp) estão abertos a retomar a negociação com os trabalhadores.
"Mas é preciso uma negociação coerente e responsável, não apenas pedir reajuste por achismo."
Felício afirmou que as empresas trabalham com planilha justa e não lucram o bastante para atender todas as reivindicações da categoria. O presidente da associação descartou elevar a participação nos lucros ou fornecer plano de saúde integral.
"Se não chegarmos a um consenso, eles podem recorrer à Justiça. Não fugimos da negociação."
Sobre o impasse que envolve motoristas e patrões, a Transerp afirmou que acompanha todo o processo e aguarda um consenso entre as partes envolvidas. Entretanto, não informou se vai enviar agentes de trânsito ao local da manifestação.


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São Paulo testará faixa para carro com ao menos 2 pessoas

A Prefeitura de São Paulo prepara duas mudanças nas ruas da cidade. A primeira delas deve começar nas próximas semanas e se refere à implementação de uma faixa exclusiva para carros que trafeguem com mais de uma pessoa a bordo. O objetivo dessa medida, segundo a prefeitura, é priorizar o transporte coletivo. A outra mudança, ainda sem previsão de data para entrar em vigor, é a utilização das ciclofaixas durante os dias de semana, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como um meio de transporte. Hoje, o uso das ciclofaixas é restrito a domingos e feriados, como uma opção de lazer.

O anúncio preliminar foi feito hoje pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, durante a Cúpula C40, reunião de prefeitos de metrópoles de vários países para debate das mudanças climáticas. Segundo Kassab, a faixa exclusiva para carros com mais de um passageiro já está em estudo pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e um projeto piloto deve ser implementado nas próximas semanas.

Já o projeto de extensão das ciclofaixas também está em estudo, mas sem previsão de data para entrar em vigor. O prefeito adiantou que ele será implementado como teste, um dia por mês, nas ciclofaixas já existentes. "Essa é uma ideia minha que deixa os diretores da CET de cabelo em pé", contou Kassab. "Vamos avaliar a implementação da ciclovia permanente na cidade de São Paulo. É um legado que quero deixar para as próximas gestões."

São Paulo tem hoje 45 quilômetros de ciclofaixas que interligam os Parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, através de uma faixa exclusiva sinalizada nas ruas para uso das bicicletas.


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Em Jundiaí, Usuários do SITU vão ganhar mais horários de ônibus nos domingos

Depois de estudos técnicos relizados pela Secretaria de Transportes, e com informações obtidas pelo sistema de monitoramento da frota (GPS), começam a ser disponibilizados a partir do dia 5 de junho mais ônibus para 20 linhas que atendem a população aos domingos e feriados.

A melhoria vai garantir mais horários e carros em circulação neste dia da semana, reduzindo os intervalos entre um ônibus e outro em cerca de 50% em algumas linhas, para mais conforto aos usuários do SITU.

Outra inovação que também começa a ser implantada em brave é a inclusão de mais 15 ônibus na frota circulante durante a semana nos horários de pico. Essa melhoria vai garantir mais assentos para os usuários nos momentos de maior demanda do transporte coletivo, tanto no período da manhã quanto no final de tarde.Veja, a seguir, quais são as linhas que receberão mais carros no próximo domingo (5):
Linha 555/556 – Roseira,Spiandorello
Linha 956 – Colônia / Cecap – via Maxi
Linha 940 – Eloy Chaves / Hortolândia – Via Maxi
Linha 968 – Cecap / Rami / 9 de Julho
Linha 504 – Santa Gertrudes
Linha 507 – Jardim do Lago

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Trabalhadores da CPTM decidem suspender greve

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Os funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) suspenderam a greve e retornarão ao trabalho ainda na noite desta quinta-feira. A decisão foi tomada após audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de São Paulo. Segundo informações do sindicato dos ferroviários, todas as composições voltarão a operar por volta das 20h30.

Os sindicalistas haviam decidido manter a greve em assembleia realizada na tarde de hoje, mas mudaram de opinião. Horas antes, o juiz Davi Furtado Meirelles, do TRT, propôs que a paralisação fosse suspensa e mantido o estado de greve, com a continuidade das negociações.
Os ferroviários marcaram uma nova assembleia para o dia 10 de junho. Os sindicatos esperam que a CPTM formule uma nova proposta para atender às reivindicações dos trabalhadores. Caso a empresa não ofereça uma proposta melhor, os empregados voltarão a cruzar os braços no próximo dia 15.
Os funcionários da CPTM pedem 5% de aumento real salarial e quase 8% de correção sobre a inflação apurada em São Paulo pelo IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor, apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Solicitam também aumento no valor do vale-refeição, no tempo de licença-maternidade e mudanças no plano de careira. Em contrapartida, a companhia oferece 3,7% de reajuste nos salários.

Este foi o segundo dia de paralisação dos ferroviários. No entanto, as linhas 10 Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) e 7 Rubi (Francisco Morato-Luz) só aderiram na madrugada de hoje. A greve atingiu as 89 estações de trem da região metropolitana de São Paulo e cerca de 2,45 milhões de passageiros. O valor da multa por cada dia sem serviço subiu de R$ 100 mil para R$ 200 mil após audiência realizada pela manhã.

Metrô - Os metroviários também decidiram, em assembleia realizada nesta quinta-feira, que não entrarão em greve. A categoria, que também cobrava melhorias salariais, aceitou o aumento de 8% oferecido pela companhia.

Fonte:  Diário do Grande ABC

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