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Rodoviários entram em acordo e cancelam greve de ônibus em Salvador

terça-feira, 24 de maio de 2011

A greve dos rodoviários de Salvador, prevista para esta terça-feira (24), foi cancelada depois da categoria entrar em acordo com o Sindicato Patronal, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (23), segundo informações do Sindicato dos Rodoviários.

De acordo com Ivan Batista, administrador do sindicato da categoria, o acordo foi mediado por representantes da Delegacia Regional do Trabalho (DRT ) e terminou por volta das 15h. Ainda segundo o sindicalista, ficou acordado 8% de reajuste salarial para toda a categoria, 10% no ticket alimentação e direito a folgas nos sábados e domingos. Hoje, os rodoviários têm direito a folgas durante a semana e em dois domingos no mês. Segundo Ivan Batista, nesta terça-feira, os ônibus circulam normalmente em toda Bahia.

Inicialmente, o pedido de aumento da categoria era de 18%. Na última rodada de negociações, foi oferecido um aumento de 3,72% para os que trabalham em ônibus urbanos e 4,2% para os que atuam nos intermunicipais. Hoje, um motorista de ônibus urbano recebe R$ 1.264 e o cobrador R$ 740. O reajuste fechado nesta segunda-feira será aplicado nestes valores.

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Fonte: G1 Bahia

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Greve de ônibus em São Luís já virou caso de Justiça

O desembargador José Evandro de Souza, do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), determinou, nesta segunda-feira (23), o bloqueio, em 24 horas, de R$ 50 mil em conta bancária do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão. O bloqueio é decorrente do descumprimento da decisão liminar concedida na última sexta-feira (20). Na liminar, o desembargador José Evandro havia determinado ao sindicato dos rodoviários, que, em caso de greve, prevista para hoje (23), fosse mantida a circulação de, no mínimo, 80% da frota de ônibus no município.

Para o desembargador, a falta de cumprimento da liminar, confirmada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, nesta data, por meio do Ofício nº 0681/2011-GS, e também pelos periódicos que circulam em São Luís, caracterizou o crime de desobediência e o fato gerador da multa estabelecida.

No despacho, o desembargador José Evandro também determinou a expedição de ofício ao superintendente da Polícia Federal no Estado do Maranhão para que, mediante procedimento próprio, apure a ocorrência de crime de desobediência, com remessa à Justiça Federal, a quem compete instruir e julgar a ação penal correspondente.
O desembargador lembrou que a paralisação prejudica uma população de um milhão de habitantes que, precisando ou não utilizar o serviço público (concedido) de transporte, sofre, direta ou indiretamente, os reflexos da greve.

No despacho, o desembargador José Evandro, determinou, ainda, que seja dada ciência da decisão ao sindicato dos rodoviários, à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, que deverá enviar ao processo relatórios periódicos do andamento da greve, e ao Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão.

Liminar
Na liminar concedida na última sexta-feira (20), o desembargador José Evandro de Souza, determinou ao sindicato dos rodoviários que, em caso de greve, fosse mantida a circulação de, no mínimo, 80 % da frota de ônibus no município, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil. A decisão ocorreu na Ação Cautelar Inominada, com pedido de liminar, ajuizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís-SET.

Ao deferir a liminar, o desembargador José Evandro ressaltou que o direito de greve é assegurado constitucionalmente aos trabalhadores, constituindo-se em legítimo meio de pressão social e econômica, a fim de forçar o empregador a atender determinadas reivindicações. “Entretanto, referido direito há de ser exercido dentro de certos limites, traçados pelo legislador infraconstitucional, que estabeleceu, através da Lei nº 7783/89, as balizas para o exercício do direito”.

O desembargador disse que, sendo o transporte coletivo de inegável interesse público, o exercício de greve dos rodoviários carece da observância aos limites da razoabilidade e proporcionalidade, de modo a preservar, na maior medida possível, os interesses de toda uma coletividade. “É a prevalência do interesse coletivo sobre o particular, por assim dizer”, destacou.

Para ele, como a paralisação do transporte coletivo causa transtornos de grande monta para toda a coletividade, é indispensável a fixação de um percentual mínimo de circulação da frota para o atendimento das necessidades inadiáveis da população de São Luís. O desembargador registrou na decisão que a fixação de 80% levou em consideração as constantes reclamações do serviço de transporte público de São Luís que, mesmo funcionando em sua plenitude (100%), já insuficiente e deficitário, não suprindo as necessidades da população.

O desembargador proibiu o sindicato dos rodoviários de realizar as medidas alternativas de protesto como a “operação tartaruga (que torna mais lento o tráfego) e a “operação piquete”(barricadas nas portas das garagens para impedir a saída de veículos), sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

Segundo a ação, a greve dos rodoviários decorre do não atendimento das reivindicações constantes no Termo Aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2012, isto é, reajuste salarial de 16%, adicional de horas extras de 100%, com proibição de compensação, ticket alimentação de R$ 450 e plano de saúde médico e odontológico para o empregado e dois dependentes.
Fonte: (Ascom/TRT-MA)

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Rio de janeiro: Investimento em transportes não vai beneficiar todas as regiões, dizem especialistas

Garantir um transporte público de qualidade e eficiente será um dos grandes desafios do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016. Apesar disso, especialistas chamam atenção para o risco de as obras para os jogos não beneficiarem a população de todas as regiões da cidade e apontam para a necessidade de integração dos meios de transporte - trens, metrô, ônibus.

Integração
Para aumentar os deslocamentos, a prefeitura e o governo do Rio se comprometeram a construir - em tempo para a Olimpíada de 2016 -  BRTs (corredores expressos de ônibus) e a linha 4 do metrô - que liga a zona sul à Barra da Tijuca (zona oeste) - , que já havia sido prometida para os Jogos Pan-Americanos de 2007, mas não ficou pronta.

Até a Olimpíada, o Rio será cortado por quatro BRTs, sendo um na Avenida Brasil, que ligará o centro à zona oeste. Em obras, a TransOeste deve ter a etapa Barra-Madureira inaugurada em 2012.

Já o trecho Barra-Santa Cruz da TransCarioca está atrasado, mas a prefeitura quer entregar a obra até a Copa. A TransOlímpica está prevista também para 2014. Já o BRT da Avenida Brasil não tem cronograma definido, mas a ideia é que esteja pronto até 2016.

O sistema BRT, segundo estimativas da prefeitura, transportará 900 mil pessoas por dia e tornará as viagens mais rápidas. O trajeto Penha-Barra, por exemplo, poderá ser reduzido em até 49 minutos. De acordo com a prefeitura, o trajeto que é feito atualmente em 1h36 levaria 47 minutos.

Para Regis Fichtner, secretário-chefe de Estado da Casa Civil e membro do Comitê de Coordenação da Rio 2016, o Rio de Janeiro já está trabalhando para que a população desfrute de meios de transporte de melhor qualidade e mais rapidez.

- O objetivo é que a população passe a usar um transporte de alto rendimento. O metrô, os trens suburbanos, barcas e os BRTs (Bus Rapid Services, ônibus de serviços rápidos, em tradução livre) – que são as faixas exclusivas para transporte por ônibus também farão parte do legado. Vamos criar um anel viário de alta performance na Região Metropolitana. Há ainda uma complementaridade nas ações do Estado e da Prefeitura, como o metrô da Barra que vai chegar ao Jardim Oceânico e se conectará com o BRT, que é uma obra da Prefeitura.

Os trens, que são muito criticados pelos usuários, costumam ter as tarifas reajustadas sem que a concessionária realize melhorias no sistema. O governo do Estado e a Supervia dizem que vão investir mais de R$ 2 bilhões nos próximos anos para modernizar o sistema ferroviário. Até março de 2011, havia 38 composições refrigeradas e a promessa é de ter 235 até 2020. 


Fonte: R7.com

O arquiteto Flávio Ferreira, especialista em espaços urbanos, diz que a zona norte, cuja população leva até 2h30 para se deslocar até a zona oeste, não será beneficiada com transportes após o término dos jogos de 2016.

Ferreira usa, como exemplo, o projeto do corredor T5 (via expressa de ônibus que ligará parte da zona norte à Barra da Tijuca). Segundo ele, a obra não será suficiente para melhorar as condições do sistema de transporte da região.

- No caso do Rio de Janeiro, os sistemas de transporte sugeridos para a Olimpíada 2016 não trarão benefícios à área mais pobre da cidade, a zona norte. Apenas o centro, a zona sul e a Barra sairão beneficiadas no quesito transporte. 
Para Fernando Arbache, professor de Logística da FGV (Fundação Getulio Vargas), é necessária a criação de transportes que se conectem, aumentando a possibilidade de a população deixar o automóvel em casa e usar os serviços públicos. Entretanto, ele alerta: “é preciso que as autoridades aumentem a qualidade dos serviços de massa”.

- A qualidade do transporte público passa por diversas etapas, como, por exemplo, precisão no tempo de deslocamento, qualidade de atendimento, frequência, qualidade do transporte, etc. O BRT [Bus Rapid Transit - corredor de ônibus] é uma solução paliativa, pois há outras possibilidades mais efetivas, como o metrô e o ferry boat [em áreas costeiras], que, em conjunto com o BRT, solucionariam o problema de transporte urbano.
Até a Olimpíada de 2016, o setor de transportes públicos no Estado do Rio de Janeiro receberá R$ 30 bilhões para desenvolvimento e implantação de modais que conectem todo o sistema, segundo o secretário estadual de transportes, Julio Lopes.

Apesar de ser uma quantia razoável, o secretário ressaltou que o sistema de transporte do Rio recebe um grande contingente de outros municípios. A região metropolitana tem mais de 11 milhões de habitantes, que realizam 19 milhões de viagens por dia, segundo a secretaria.
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DFTrans quer implantar 03 corredores exclusivos para ônibus do transporte público

Viagens mais rápidas, maior segurança, trânsito organizado, maior visibilidade e mobilidade. Estes são os  benefícios obtidos com os corredores exclusivos para ônibus do transporte público. No Distrito Federal, três projetos dessa natureza já estão previstos e o primeiro deve ficar pronto em dois anos, segundo planejamento do governo.
O primeiro prevê uma via que ligará as cidades do Gama e Santa Maria  a Taguatinga e Ceilândia. A proposta passa por análise no Tribunal de Contas do DF.   O segundo sairá de Ceilândia passará por Taguatinga e Estrada Parque Taguatinga (EPTG) até o Eixo Monumental. O  outro ligaria Planaltina e Sobradinho à Rodoviária do Plano Piloto. Para estes, o governo trabalha com prazo de  execução de três anos e meio. A construção das vias exclusivas serão viabilizadas por recursos do  PAC da Mobilidade. Os projetos já foram apresentados ao Governo Federal.  
A criação dos corredores foi um dos temas do fórum Transporte Público de Qualidade é a Solução, promovido pelo Jornal de Brasília, com apoio do Governo do Distrito Federal.  O DFTrans, autarquia responsável pelo sistema de transporte do DF, manifestou que medidas desse nível são fundamentais para minimizar a grave situação.


Fonte: Jornal de Brasília

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Em Natal, Prefeita adota medida emergencial para diminuir efeitos da greve de ônibus

Durante coletiva concedida à imprensa na tarde desta segunda-feira (23), a Secretária de mobilidade urbana Ana Elizabeth Thé e o Procurador geral do município, divulgaram decreto a ser publicado nesta terça-feira (24) no Diário Oficial, o qual autoriza em caráter emergencial que os serviços de táxi, opcional, transporte escolar, e de fretamento funcionem como substitutos das linhas de ônibus que estão paralisadas em função da greve que começou no início na manhã de ontem. A tarifa a ser cobrada será no valor de R$ 2,20

De acordo com a secretária de mobilidade urbana, Ana Elizabeth, os veículos deveram passar por um cadastramento na Semob, os quais receberão um selo indicando o itinerário que deverão seguir. A secretaria informou também que não poderá ser cobrado valor superior da tarifa praticada por trecho de origem e destino. O número de veículos a ser cadastrado ainda não foi divulgado pela Semob.

Ainda segundo a secretária, após fiscalização foi constatado que os motoristas de Ônibus estão descumprindo o percentual mínimo de veículos que deveria ser de 30% da frota total. O que se verificou, segundo a secretária, foi o número inferior a 20%. O descumprimento da lei de greve fez com que a prefeitura pedisse na justiça a determinação para que o percentual mínimo de veículos seja oferecido à população.

Quando aos estudantes, a secretária disse que não há como oferecer o serviço de meia passagem em função da situação que é emergencial e que nesse período os estudantes terão que pagar o valor total da tarifa, uma vez que os proprietários dos veículos cadastrados não terão como utilizar o sistema de bilhetagem eletrônica.

Negado

O Tribunal Regional do Trabalho negou a solicitação do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Seturn) de aumento da frota de ônibus durante a greve dos rodoviários. Segundo o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, os empresários pediram aumento para 60%. Porém, o Desembargador José do Rego Júnior entenderia que os rodoviários deveriam cumprir a lei de greve e manter 30% da frota em circulação.


Fonte: Diário de Natal

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Campo Grande pode ganhar cinco novos terminais de ônibus

Campo Grande pode ganhar cinco novos terminais de ônibus, caso seja aprovada a proposta de Mobilidade Urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), apresentada pelo prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), juntamente com o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade, na última sexta-feira (20), em Brasília.




Os recursos para o projeto apresentado pela prefeitura da Capital chegam a R$ 280 milhões. Entre os projetos apresentados esté a construção de cinco novos terminais de ônibus para Campo Grande. Em entrevista nesta segunda-feira (23), Rudel Trindade se mostrou confiante com a possibilidade de melhorar o transporte coletivo e confidenciou que o Ministério das Cidades não apresentou muitos questionamentos.

Caso seja aprovado o projeto da Capital, após nova reunião agendada para daqui um mês, a Capital terá quatro novos terminais nos seguintes locais: Avenida Cafezais com a Gury Marques, chamado Terminal Cafezais, Terminal Tiradentes, no cruzamento da Euller de Azevedo com a Tamandaré, Terminal Tiradentes, na saída para Três Lagoas, Terminal Parati, no cruzamento da Rua da Divisão com a Orange.

Segundo Rudel, o Terminal Morenão deve ser reconstruído, pois “está saturado e não suporta mais o total de usuários”. Com a nova proposta, o Terminal será instalado mais próximo a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no entroncamento da Via Morena com a Costa e Silva. Além da construção dos cinco novos terminais, ainda está previsto a reforma dos sete existentes hoje na Capital.
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