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Metrô do Cariri vence prêmio nacional de sustentabilidade

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Metrô do Cariri, projeto do Governo do Estado do Ceará, foi o vencedor do Prêmio GreenBest 2011, na categoria Transporte, pela votação popular. O prêmio, criado pela empresa Greenvana, na categoria na qual o modelo cearense foi vencedor, reconhece iniciativas de transporte urbano consideradas limpas, que contribuem para a preservação do meio ambiente. O anúncio dos ganhadores foi feito nesta terça-feira (17). A votação popular foi realizada online no site www.greenbest.com.br.

Na eleição do Júri Popular, o VLT do Cariri venceu dois modelos de ônibus movidos a hidrogênio, um do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e outro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP). Já pela votação da Academia GreenBest, o vencedor foi o modelo do Rio.

O Prêmio GreenBest 2011 é um reconhecimento ao projeto do Governo do Ceará que requalificou o transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. Executado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado, o VLT do Cariri foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2009. O serviço de transporte liga as duas principais cidades da Região Sul do Estado, Juazeiro do Norte e Crato, ao longo de 13,6 quilômetros.

O sistema é operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. O VLT do Cariri foi implantado para aproveitar ao máximo a malha ferroviária então existente, o que implicou na redução do número de dormentes usados. O transporte também usa biosiesel, combustível ecologicamente mais correto, e apresenta índices baixos de poluição sonora.

Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

O gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, Antonio Chalita de Figueiredo, diz que o Metrô do Cariri trouxe melhorias significativas à qualidade de vida da população da Região. "Os usuários ganharam um sistema seguro, limpo e confortável dando a oportunidade de melhorar o direito de ir e vir. A implantação das estações trouxe uma melhora significativa da região em que ela se encontra, criando praças e acessos urbanizados que hoje é utilizado pela população lindeira", diz.


Fonte: Governo do Ceará

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Em São Paulo, Terminal de ônibus na região de Pinheiros, fica para 2012

A fachada da estação Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, inaugurada anteontem, é moderna, toda envidraçada e faz parte da chamada "linha futurista" do Metrô, que inclui escadas rolantes inteligentes e trens sem condutor.
Mas o passageiro que sai da mais nova estação da linha amarela se depara com um cenário de abandono.
Bem em frente a ela, as obras do terminal de ônibus previsto pela prefeitura estão paradas desde o ano passado e só devem ser entregues na metade do ano que vem.
A vista para quem chega inclui quatro caçambas cheias de lixo e entulho, vergalhões e estruturas metálicas sobre o concreto rústico, tudo cercado por tapumes.
"Desde novembro não se bate um prego aí" diz Diego Ramos, 28, dono de uma banca de jornal.
Em vez de operários trabalhando, há um vigia solitário para impedir que alguém invada o canteiro de obras.
Lalo de Almeida/Folhapress
Obra do terminal de ônibus ao lado da estação Pinheiros do Metrô, na zona oeste de São Paulo
Obra do terminal de ônibus ao lado da estação Pinheiros do Metrô, na zona oeste de São Paulo
reportagem entrou no espaço à procura de engenheiros. Um funcionário que trabalhava num dos escritórios improvisados em casas de madeira não quis falar.
A estação Pinheiros foi inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ao lado dele, estava o prefeito Gilberto Kassab, responsável pela construção do terminal. Ele não comentou a paralisação dos trabalhos.
A prefeitura informou que a segunda fase da construção está em fase de licitação.
A obra faz parte do programa de revitalização do largo da Batata, que também está parada e cuja entrega já foi adiada várias vezes.

ESTACIONAMENTO
Iniciada em 2007, a revitalização custará cerca de R$ 100 milhões. Em janeiro de 2009, Kassab vistoriou as obras no largo e disse que a entrega ocorreria em 2010.
Além do terminal para 26 linhas de ônibus, haverá um estacionamento com 450 vagas para os usuários.
Enquanto uma passarela que ligará a estação Pinheiros à linha 9 da CPTM não fica pronta, passageiros do metrô que desembarcam ali são obrigados a andar pela rua Capri e contornar todo o canteiro de obras, até chegar à porta da estação de trem.
"A estação nova é uma maravilha, o ruim é dar a volta para chegar ao trem. Ainda mais com este frio", disse o motorista Gledson de Araújo, 31, que mora no Capão Redondo e trabalha na Vila Mariana (zona sul). O Metrô disse que a obra parada não impede o fluxo de passageiros.

OUTRO LADO
A prefeitura disse ontem que a primeira etapa da construção do terminal de ônibus ao lado do metrô já acabou.
Segundo a Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana), a segunda etapa será iniciada no fim da licitação, em andamento, do programa de revitalização do largo da Batata, que inclui o terminal.


Fonte: Folha.com

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Rodoviários anunciam greve por tempo indeterminado em São Luís

Os ônibus do transporte coletivo da capital maranhense não sairão da garagem na próxima segunda-feira (23). A greve no sistema foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA), que pede reajuste salarial da categoria.
Segundo o presidente do STTREMA, Dorival Sousa da Silva, a entidade decidiu pela paralisação em assembleia realizada no dia 12. Ficou acertado também que a suspensão das operações será por tempo indeterminado, até que haja acordo com os empresários do sistema de transporte.
Os rodoviários pedem reajuste salarial de 16% e de 30% no tíquete-alimentação. Por outro lado, os empresários ofereceram apenas 2% no salário e manutenção do tíquete.


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Metrô de Teresina vai parar três dias para vistoria do CREA

Após uma audiência convocada pelo Ministério Público Estadual (MPE) através do promotor Fernando Santos, a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) suspenderá a partir desta sexta-feira, dia 20, os serviços do Metrô. Até o domingo, cerca de 12 mil passageiros diários que passam pelo metrô não poderão utilizar o transporte que passará por uma vistoria dos engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

O metrô só terá seu funcionamento retomado, após a emissão de um laudo técnico atestando que o metrô pode funcionar. O MP quer garantias de que o metrô não coloque em risco a vida dos passageiros. Para o Fernando Santos, além da segurança é preciso garantir a confiança dos teresinenses nos serviços do metrô. "A confiança da população está comprometida. Mesmo que haja garantias de pleno funcionamento as pessoas ficarão com medo de usá-lo", pontuou.

O primeiro acidente nas linhas férreas do Metrô ocorreu dia 14 de abril, na ponte do Bairro Ilhota, na zona Sul da capital. O segundo caso ocorreu dia 25 de abril, de acordo com a CMTP. O terceiro aconteceu no dia 16 de maio. Os dois primeiros descarrilamentos, de acordo com a CMTP, foram provocados por causa da chuva que atingiu a região em abril. Desta vez, a suspeita é a de que tenha ocorrido vandalismo ou sabotagem. Um Boletim de Ocorrência foi registrado no 8º Distrito Policial da capital.

Segundo Antônio Sobral, diretor administrativo do Metrô de Teresina, em 21 anos de funcionamento não foi registrado nenhuma ocorrência grave com vítimas fatais, por exemplo. Mas que a medida servirá para legitimar o trabalho de fiscalização que a Companhia vem realizando. Ele ressaltou que na linha férrea do Metrô da capital existem dois pontos críticos: nas curvas horizontais e nos trechos de aparelhos de mudanças.
"Concordamos que seja feito essa vistoria externa. Mas vale lembrar que temos trabalhado constantemente para garantir a integridade das pessoas que utilizam diariamente os serviços do Metrô", destacou Sobral.

Segundo o promotor Fernando Santos, a medida em comum acordo com a direção da Companhia, tem caráter preventivo, especialmente como forma de evitar ações mais graves, como o ingresso de representações judiciais. Nesta terça-feira, dia 17, a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, informou que ingressou com uma representação na Procuradoria Geral de Justiça, solicitando a abertura de processo administrativo e suspensão do serviço.

Polícia investiga sabotagem no último descarrilamento do metrô
O diretor administrativo do Metrô, Antônio Sobral, informou durante audiência no Ministério Público que a Polícia investiga para identificar dois homens suspeitos de fazer a sabotagem no metrô. A suposta sabotagem teria sido a causa do terceiro descarrilamento.
Segundo testemunhas já ouvidas pela Polícia do 8ª Distrito Policial, responsável pela investigação do caso, dois homens foram vistos no último domingo, dia 15, serrando os cadeados que mantém as linhas férreas seguras.


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Motoristas de ônibus de Natal ameaçam greve

Os motoristas e cobradores de ônibus de Natal ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado. A decisão poderá sair nas assembleias gerais que serão realizadas hoje, às 9h e às 17h, com os trabalhadores da categoria. As negociações  entre  o Sindicato dos Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN) e o sindicato patronal Seturn, iniciadas em abril, se esgotaram na manhã de hoje sem que houvesse, de acordo com o presidente do Sintro/RN Nastagnan Batista, avanço na pauta de  negociação apresentada pelos trabalhadores.

Os rodoviários reivindicam reajuste de 13,98% no salário-base. Atualmente as remunerações praticadas são de R$ 1.192,00 para motorista, por jornada diária de trabalho de 7h20min, e de R$ 715,00 para cobradores. A contrapartida apresentada pelos donos de empresa, de 6,30% referente ao IPC, ressalta o sindicalista “não representa ganho real, apenas a reposição da inflação no período”.

“Todos os encaminhamentos sairão da assembleia amanhã (hoje). Se haverá paralisação a partir desta quinta-feira é algo que a categoria vai deliberar ainda. Mas que pode ocorrer”, disse o presidente do Sintro.

Além, do aumento salarial, a categoria busca a unificação do vale-alimentação para R$ 300,00 – equivalente a R$ 10,00 por dia. Os valores são diferenciados por função, sendo de R$140,00, para motoristas, e de R$ 94,00 para cobradores de ônibus, o que dá por dia um benefício de R$ 3,10 para alimentação. A  implantação do plano de saúde, cesta básica, o retorno do quinquênio – abono de 5% uma aumento de 5% e a supressão da clausula de dupla função. Hoje, dos 7 mil trabalhadores, o Sindicato estima que 20% agrega as funções de motorista e cobrador.  A TRIBUNA DO NORTE tentou durante toda tarde de ontem contato via celular com o diretor de comunicação Augusto Maranhão, que não atendeu, nem retornou as ligações.
Fonte: Tribuna do Norte
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No Rio, Tempo de baldeação do Bilhete Único é criticado pela população

Apesar da economia, a incorporação dos trens da Supervia ao sistema Bilhete Único Carioca (BUC) não é comemorada por todos. Usuários do cartão temem não conseguir fazer a baldeação entre trem e ônibus no prazo máximo de duas horas. Desde domingo, quando o sistema foi ampliado, quem usa o benefício recebe desconto ao viajar nos dois meios de transporte.
Os usuários economizam até R$ 1,60 por viagem. Somadas, as passagens de trens e ônibus sem ar-condicionado custam R$ 5,30. Com o BUC, o passageiro gasta R$ 3,70 nas duas modalidades, mas é preciso fazer os dois embarques na Cidade do Rio.

O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, não descarta a hipótese de prorrogar o prazo. Ele embarcou ontem — primeiro dia útil do sistema —, em um trem na Central para testar. “Estudamos caso a caso. O bilhete abrange a grande maioria das pessoas. Excepcionalidades serão tratadas no seu devido tempo”, comentou Sansão, que, sem informar prazos, disse que o BUC incorporará barcas e metrô.

A estudante Marília Câmara, 18 anos, vê o BUC com desconfiança. Ela mora em Santa Cruz, na Zona Oeste, estuda em Botafogo e conta que a viagem de sua casa até a Central do Brasil costuma exceder as duas horas: “Demora, no mínimo, uma hora e meia. Vou comprar o cartão, mas tenho dúvidas se vai dar certo”, disse.

O eletricista Delemir Soares de Aguiar, 62 anos, morador de Campo Grande, também na Zona Oeste, aprovou. Com o cartão, ele deixa de gastar diariamente R$ 3,20. A economia por ano chega a R$ 768.

Espera menor na estação

Um novo sistema adquirido pela SuperVia prevê a redução pela metade do intervalo entre trens e aumento da segurança. Segundo a concessionária, haverá trens a cada três minutos. O ramal Deodoro será o primeiro.
As obras começam em junho, e a previsão é que entre em funcionamento em novembro de 2012. Até julho de 2013, todos os ramais estarão equipados: o de Japeri, em janeiro de 2012; Santa Cruz, em março de 2013; Saracuruna, maio de 2013; e Belford Roxo, em julho de 2013. “Objetivo é transportar 1 milhão de passageiros em 2015”, explicou João Gouveia, diretor de operações.

Fonte: O Dia Online

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