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Paralisação do transporte público em Uberlândia continua

terça-feira, 26 de abril de 2011

A audiência pública realizada no Ministério Público do Trabalho no início da tarde desta terça-feira (26) entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberlândia e Região (Sindttrans) e o Sindicato Patronal terminou sem um acordo e a paralisação parcial dos trabalhadores do transporte coletivo continua por tempo indeterminado.
A alegação do Sindicato Patronal é que o Sindttrans não apresentou as propostas referentes a reajuste salarial e benefícios, aos trabalhadores, o que foi confirmado pelo presidente Célio Moreira.
O advogado Ricardo Franco dos Santos, representando o Sindicato Patronal, disse que a proposta do Ministério Público foi apresentada na última reunião realizada no dia . Célio Moreira disse que espera uma proposta melhor.

Fonte: Correio de Uberlândia


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Em São Paulo, Governador entrega novos trens da CPTM

Foto: Blog Diário da CPTM
O governador Geraldo Alckmin e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, entregaram mais três novos trens para a operação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), nesta terça-feira, 26. O evento foi realizado na estação Brás, e incluiu uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO), um dos mais modernos das ferrovias brasileiras.

As novas composições fazem parte de um total de 105 trens adquiridos pela CPTM recentemente. Com essas três unidades, o número de novos trens entregues chega a 50, todos equipados com tecnologia de ponta como ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays). Inicialmente, os três novos trens entrarão em operação na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), mas poderão circular em todas as linhas da CPTM, de acordo com a necessidade operacional.

As seis linhas da CPTM também passam por um processo de revitalização, com aquisição de trens, modernização de estações e da infraestrutura, com implantação de sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente.

Modernidade nos trilhos paulistas
Fabricados pela CAF, os três novos trens, com oito carros cada, possuem design arrojado na parte externa, que traz a nova comunicação visual da CPTM, com predominância de vermelho, além das cores cinza e branco. A parte interna também tem layout moderno e funcional.

As composições são equipadas com sistema de monitoramento por câmeras no interior dos carros, além de câmeras externas no primeiro e último carros que mostram a movimentação na plataforma da estação. Os trens são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Fonte: Governo de São Paulo



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Rio terá um automóvel para cada dois habitantes, diz estudo

Se não forem adotadas medidas práticas e imediatas no sistema viário do Rio, a cidade deverá bater recordes de engarrafamentos durante as Olimpíadas de 2016. A frota atual de 1,8 milhão de automóveis ultrapassará os 3 milhões até 2020, o que representará um carro para cada dois moradores. O resultado será o aumento dos congestionamentos, que praticamente vão durar o dia todo, atingindo um número maior de ruas e avenidas.

A previsão consta de um estudo do Programa de Engenharia de Transportes da Coordenadoria de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). A equipe coordenada pelo professor Paulo Cezar Ribeiro projetou o número de veículos baseado no crescimento verificado nos dez últimos anos. Em 2001, a frota na cidade era 1,3 milhão de automóveis, 500 mil carros a menos do que atualmente.

“Os congestionamentos serão mais extensos, começando antes e terminando depois, e vão abranger um maior número de ruas. Isso é inevitável”, afirmou Ribeiro, que alertou para a falta de planejamento de longo prazo, em períodos que vão além dos mandatos dos governantes.

Ele lembrou que muito do que existe no Rio em avenidas expressas, túneis e elevados foi projetado ou construído há mais de 40 anos, ainda na época de Carlos Lacerda, que governou o antigo estado da Guanabara de 1960 a 1965.

“Esta é uma das grandes constatações. O Lacerda chamou um planejador estrangeiro, o [arquiteto grego Constantino] Doxiádis, que fez uma análise muito boa da cidade, com projeções para 20 e 30 anos”, lembrou o professor da Coppe. Ele frisou existir iniciativa semelhante, o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), entregue em 2005, e atualizado recentemente, mas que precisa ser implementado. “Caso contrário, vamos chegar a uma situação em que a mobilidade na cidade vai ficar muito reduzida. Daqui a dez anos vai ser muito tarde.”

Ribeiro alertou que, se não forem executados melhoramentos viários agora, a situação chegará a um nível crítico em um futuro próximo. “Se a frota continuar aumentando com a taxa dos últimos dez anos, vão se agravar ainda mais os congestionamentos. Os governantes vão ter que investir em transporte público de qualidade, como metrô, trem e BRT [ônibus em corredores expressos], mas melhorar também o sistema viário, porque as pessoas vão continuar a andar em transporte particular.”

Segundo o estudo da Coppe, nos últimos anos a frota de carros dos municípios do Rio e de Niterói cresceu em média 28%. Em outras cidades, o aumento foi ainda maior, chegando a 38% em Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e 43% em Campos dos Goytacazes, no norte do estado.

Para o professor da Coppe, o Rio já está próximo de índices de carros por habitantes verificados na Europa, de 500 automóveis por mil habitantes, mas ainda longe dos Estados Unidos, de 900 por mil.

No Brasil, segundo números do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), circulam 64 milhões de veículos, o que dá uma taxa de 315 veículos por mil habitantes. Em 2020, segundo os cálculos da Coppe, haverá um aumento aproximado de 50%, chegando a 95 milhões de veículos em todo o país.



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Em Campinas, Superlotação prejudica passageiros do transporte intermunicipal

Os usuários do transporte coletivo feito por microônibus que integram a transporte intermunicipal na região de Campinas sofrem com o desconforto e com o perigo.
Os microônibus, também chamados de peruas, passam lotados pelos pontos. A reportagem da EPTV viajou em alguns desses veículos, um deles na rodovia que liga Campinas a Monte Mor. A capacidade máxima no veículo é de 20 pessoas sentadas, mas muitos passageiros viajam em pé.
Em outra linha, que trafega pela Rodovia Anhanguera, a reportagem da EPTV percebe logo a grande quantidade de usuários sem ter onde sentar.São pelo menos 25 pessoas em pé. Sem saber que estava sendo filmado, o cobrador admite que o problema é comum no transporte intermunicipal.
Para a maioria dos passageiros que dependem do transporte intermunicipal, a solução seria disponibilizar mais linhas.


Apesar desse quadro, a Empresa Municipal de Transporte Metropolitano (EMTU), responsável pela regulamentação do transporte, garante que faz a fiscalização e que, no último ano, 170 multas foram aplicadas a operadores de microônibus por excesso de passageiros.

Fonte: EPTV

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Em Cuiabá, Governador vai a Europa conhecer o sistema de Veículo Leve sobre Trilho (VLT), modo de transporte coletivo de Portugal e da Inglaterra

O governador Silval Barbosa (PMDB), o novo presidente da Agecopa, Eder Moraes, e os deputados estaduais José Riva (PP) e Sérgio Ricardo (PR) viajam nesta quinta-feira para a Europa. Eles irão conhecer o sistema de Veículo Leve sobre Trilho (VLT), modo de transporte coletivo de Portugal e da Inglaterra.

A intenção é, a partir dessa experiência, escolher qual será o modelo adotado em Cuiabá e Várzea Grande para receber a Copa do Mundo de 2014. A comitiva fará uma viagem rápida: partem na quinta e voltam na segunda-feira. Nesse período, como se trata de uma viagem internacional, o vice-governador Chico Daltro (PP) assume o comando do governo pela segunda vez este ano.

Embora afirme que a questão da modalidade de transporte coletivo a ser adotada não esteja decidida, Eder Moraes assume que prefere o VLT em detrimento do BRT (Bus Rapid Transport), espécie de corredor para ônibus.

A Agecopa já tem o estudo de viabilidade e projeto do BRT e o então diretor-presidente, Yênes Magalhães, vinha defendendo o projeto. No entanto, ele afirmou que a Agecopa apenas seguiu determinação do governo, já que o modelo havia sido escolhido. No começo deste ano o presidente da Assembleia, deputado José Riva, deu início à discussão defendendo o VLT. Todos os deputados fizeram pressão pela troca do modelo a ser adotado.

Ontem, durante a posse de Eder Moraes, Riva lamentou que o estudo do VLT não tenha sido feito antes e disse defender o modelo desde 2007. O presidente da Assembleia ainda agradeceu ao governador Silval Barbosa pela abertura da discussão do tema.

Um dos argumentos é de que o VLT demandaria menos área para a construção, o que diminuiria o número de desapropriações, principalmente na Prainha, a serem feitas. Além disso, a sobrevida do VLT é de 30 anos, enquanto o do BRT é de sete.

Com a tendência do VLT ser o escolhido como novo modelo de transporte a ser adotado em Cuiabá e Várzea Grandes, Eder Moraes afirmou que dentro de 20 a 30 dias a questão estará definida. (ARF)


Fonte: Diário de Cuiabá

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Em Blumenau, Primeiro dia útil do corredor de ônibus da Martin Luther, em Blumenau foi tranquilo

O primeiro dia útil de funcionamento do corredor de ônibus da Avenida Martin Luther, Bairro Victor Konder, em Blumenau, começou tranquilo. O teste inicial foi domingo. O tráfego, normalmente intenso no início da manhã, não sofreu alterações por causa do espaço exclusivo do transporte coletivo. Agentes da Guarda de Trânsito estarão no início da via e nas transversais para orientar os motoristas sobre a novidade.

Semana passada, a Secretaria de Serviços Urbanos terminou de implantar as sinalizações vertical e horizontal. Por se tratar de um processo novo, os motoristas terão até 24 de maio para se adaptar sem a preocupação com multas. Após esta data, começa a fiscalização. O desrespeito é uma infração leve, que custa R$ 53,20 e três pontos na carteira de habilitação.

A implantação dos corredores faz parte do eixo dois do Projeto Blumenau 2050 e está sendo feito de modo gradativo. O primeiro a entrar em funcionamento foi o da Rua 7 de Setembro, dia 16 de janeiro.

O segundo será o da Avenida Martin Luther. As ruas Engenheiro Paul Werner, São Paulo, 2 de Setembro e a Avenida Beira-Rio também ganharão faixas exclusivas para ônibus. O custo é de R$ 4,6 milhões, recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

FIQUE ATENTO - O trecho do corredor tem faixas de orientação com tachões de separação, placas verticais e pintura na pista
- Até 24 de maio, quem invadir o corredor não será multado. Depois desta data, a multa é de R$ 53,20, mais três pontos na carteira de habilitação do motorista
- Para acessar ruas à direita, fique na pista ao lado do corredor e faça a conversão na área destinada para isso (linha pontilhada). Caso haja ônibus no corredor, pare na pista com a seta ligada e aguarde o veículo passar para convergir
- Nas áreas quadriculadas é proibido parar

Fonte: Jornal de Santa Catarina


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