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Integração do transporte coletivo de Ipatinga acontece a partir do dia 29

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A partir do dia 29 de abril, o transporte coletivo de Ipatinga será integrado. A Prefeitura de Ipatinga e a Autotrans, empresa concessionária do serviço no município, já deram início a divulgação. Nos últimos dias representantes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) estiveram reunidos com lideranças comunitárias, empresários, Polícia Militar, Conselho de Trânsito e também os vereadores para apresentar o projeto.
Para o prefeito de Ipatinga, Robson Gomes a população tem muito a ganhar com esta mudança. “O sistema integrado permite uma economia considerável para quem usa o transporte público. Por exemplo, se a pessoa vem do Taúbas e quer ir ao Bom Retiro e não tem uma linha direta. Hoje, ele tem que pagar duas tarifas. Com o sistema, ele poderá integrar em qualquer ponto da cidade pagando apenas uma tarifa”, explica. Além disso, Robson destaca outro benefício. “Se o cidadão mora no São Francisco e quer ir à região central do Bethânia ele fará o percurso de ida e volta e pagará também uma tarifa”, informa.
A população vai perceber de imediato os benefícios que o novo sistema trará para todos. A programação funcionará em todos os bairros e deve passar por ajustes de acordo com a necessidade de cada localidade. O estudo que orientou e definiu as mudanças foi realizado com base em um diagnóstico do atual sistema de transporte.
O sistema de transporte público está sendo reestruturado para melhor atender à população. O projeto a ser implantando prevê o sistema de integração que vai possibilitar aos usuários maior mobilidade para chegar ao destino pagando apenas uma tarifa. A mudança vai tornar o transporte coletivo ainda mais eficiente. De acordo com a Sesuma, para este sistema o usuário deve usar a bilhetagem eletrônica. Todas as informações de novos itinerários serão disponibilizados em sites e panfletos da administração Municipal e empresa concessionária do serviço.
O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Rodrigo Resende lembrou que o projeto de reestruturação do transporte também vai redimensionar as linhas aumentando a oferta de horários aos usuários. “Vamos redimensionar as linhas e horários. Juntamente com a comunidade e o Legislativo foi feito um levantamento para atender a necessidade da cidade”, frisa. Outras informações pelo 3823-9190 ou pelos sites: ipatinga.mg.gov.br e autotrans.com.br. A partir desta quarta-feira (20) haverá tendas em pontos estratégicos para informar a comunidade: Bom Jardim (Praça Central), Bethânia (em frente ao Bretas), Canaãzinho (Praça Central ), Cariru (em frente ao Hospital), Centro (Praça 1º de Maio) .


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Em Cascável, Tarifa de ônibus vai custar R$ 2,40

O valor da passagem do transporte coletivo urbano de Cascavel passará de R$ 2,20 para R$ 2,40 a partir do dia 29 de abril, uma diferença de 9,1%. O reajuste foi publicado nesta quarta-feira (20) no Diário Eletrônico do Município, sob o Decreto 9.885/2011.
 “O aumento é necessário para reposição de valores dos insumos que compõem a planilha de preços do transporte coletivo, que sofreu aumento, nos últimos dois anos, na ordem de 10,41%”, disse o presidente da Cettrans, Jorge Lange.
O último aumento na tarifa em Cascavel foi em novembro de 2008 e, desde então, a Companhia já registrou dois aumentos nos salários dos funcionários do transporte coletivo, além de enfrentar reajustes em insumos como pneus, combustíveis, lubrificantes e o valor dos novos ônibus, sem repassar os valores à população.

Fonte: CGN




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Em São Paulo, Domingos de Morais ganha faixa só para ônibus

Começa a funcionar na próxima segunda-feira uma faixa exclusiva de ônibus na rua Domingos de Morais, na Vila Mariana (zona sul de SP), durante o horário de pico. O corredor estará disponível no sentido centro, do lado direito da via, e terá 750 metros de comprimento --entre as ruas Santa Cruz e Doutor Afonso Celso.
Carros de passeio e motos não poderão invadir a faixa de segunda a sexta, das 6h às 9h e das 17h às 20h. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o objetivo da medida é dar "maior fluidez ao transporte coletivo e ao tráfego local".
O espaço para o corredor foi aberto com obras de alargamento da pista, que diminuíram o canteiro central. As obras no sentido bairro da rua Domingos de Morais ainda não foram concluídas.


Fonte: Agora São Paulo

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No Recife, Fortes chuvas deixam a cidade parada mais uma vez

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Aconteceu o que muitos não queriam, mais um dia de chuva na cidade deixou a cidade totalmente parada, no fim da manhã ficou impossível se locomover pelas ruas da cidade, por onde se trafegava, havia grandes engarrafamentos devido as fortes chuvas as ruas e avenidas totalmentes alagadas, Motoristas e Passageiros de ônibus ficaram mais de 4 horas parados em engarrafamentos.

De acordo com o Instituto de Meteorologia de Pernambuco (Inmet), o acumulado do mês de abril já chega a 439,9 mm. A marca já está acima do esperado para todo o mês, que é 325,7 mm. A tendência é que continue chovendo na cidade até o próximo domingo, com temperaturas oscilando entre 23º e 30º ao longo da semana.

Os alagamentos e engarrafamentos em diversos pontos da cidade deixaram a cidade caótica - às 15h desta quarta, havia mais de 60 quilômetros de congestionamento, o que é alto para a cidade, no horário. Pela manhã, chegar ao trabalho foi uma missão impossível. Alguns pais deixaram de levar os filhos para a aula.


Fonte: Meu Transporte

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Prefeitura de Belo Horizonte começa a implantar novas ciclovias na cidade

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, inicia as obras do Pedala BH, programa de incentivo ao uso da bicicleta que irá implantar seis novas ciclovias na cidade em 2011. No sábado, 16/4, foi lançada uma campanha publicitária com informações sobre os trechos de ciclovias que serão implantadas neste ano. A campanha Novas Ciclovias em BH será veiculada em TVs, rádios e jornais locais. Confira o vídeo da campanha no final do texto.

PEDALA BH

O programa PEDALA BH tem como objetivo promover o uso da bicicleta na Capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. Para isso, o programa propõe ações que abrangem, desde a definição e implantação de rotas cicloviárias e estacionamentos para bicicletas, até campanhas de educação e de
segurança no trânsito.

Como veículo de transporte, os usuários poderão, por exemplo, utilizar a bicicleta em seu primeiro deslocamento até uma estação de integração, onde poderão deixá-la com segurança em um bicicletário, utilizando, em seguida, o ônibus ou o metrô para completar a sua viagem.

Em Belo Horizonte existem atualmente 22 km de ciclovias, localizadas nas avenidas Tereza Cristina, dos Andradas, Saramenha, Deputado Álvaro Camargo, Vilarinho e na Orla da Lagoa da Pampulha. A população ciclista conta também com paraciclos e bicicletários localizados na Savassi, na Rua Pernambuco; na regional Pampulha, em frente ao Parque Guanabara; na Região Hospitalar, próximo ao Restaurante Popular; e nas estações BHBUS.

A rede cicloviária já planejada para Belo Horizonte é de cerca de 365 km e, para maior comodidade dos ciclistas, serão instalados mais paraciclos e bicicletários para o estacionamento de bicicletas em vários locais da cidade. Para o ano de 2011, está prevista a implantação de mais seis rotas cicloviárias: Rota Savassi, Rota Avenida Américo Vespúcio (entre avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz), Rota Nordeste (ligação da ciclovia da Avenida Saramenha à Estação São Gabriel pela Avenida Risoleta Neves), Rota Norte (ligação da ciclovia da Avenida Vilarinho à futura Estação Pampulha), Rota Leste (liga a Região Leste à rota da Savassi pela Avenida dos Andradas) e Rota Estação Barreiro. A implantação das ciclovias na Avenida Américo Vespúcio e na Avenida Risoleta Neves já começou.

Clique para ampliar
CICLOVIA SAVASSI

Na quinta-feira, dia 14/4, teve início a implantação da Ciclovia Savassi, que começa na Rua Professor Moraes, no cruzamento com a Rua Antônio de Albuquerque, segue pela Avenida Bernardo Monteiro, Avenida Carandaí, Rua Piauí e Avenida do Contorno, quando irá se conectar com a Ciclovia Andradas, próximo ao Centro de Especialidades Médicas. A pista exclusiva para ciclistas na Savassi terá 2,4m de largura, está sendo recapeada e será segregada da pista de automóveis por separador. Ela terá mão dupla e será pintada de vermelho nas interseções.

Foi realizada reunião com a comunidade no dia 12/4, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, para apresentação do projeto da Ciclovia Savassi e dos impactos da obra nas vias. Compareceram representantes da CDL, lojistas, moradores e associações de ciclistas. A BHTRANS distribuiu folhetos informativos na região.

ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

Para a construção dos 2,8 km da ciclovia serão realizadas algumas intervenções na Rua Professor Moraes, Avenida Bernardo Monteiro e Rua Piauí, atendendo solicitação da comunidade.

Faixas de tecido serão afixadas para orientação aos condutores. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTRANS e PMMG) irão monitorar o trânsito na região.

Confira as alterações:

Rua Professor Moraes
- A área de Carga e Descarga, entre as ruas Antônio de Albuquerque e Tomé de Souza, passará para a Rua Tomé de Souza, entre as ruas Professor Moraes e Rio Grande do Norte.
- A área reservada para Veículos Credenciados, entre as ruas Tomé de Souza e dos Inconfidentes, irá passar para o lado direito da Rua Professor Moraes.
- A área reservada para Motocicletas, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Cláudio Manoel, irá passar para o lado direito da Rua Professor Moraes.
- A área de estacionamento de 10 minutos com pisca-alerta, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Cláudio Manoel, passará para a Rua Cláudio Manoel, entre as ruas Professor Moraes e Rio Grande do Norte.
- A área de Carga e Descarga, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Cláudio Manoel, irá para o lado direito da Rua Professor Moraes.
- Os usuários do estacionamento Rotativo poderão usar as vagas disponíveis nas ruas transversais.

Avenida Bernardo Monteiro
- o estacionamento, no sentido Avenida Brasil/ Avenida Afonso Pena, deixará de ser 45° e passará a ser paralelo.

Rua Piauí
- As faixas de rolamento e de estacionamento, atualmente bastante largas, irão ficar um pouco mais estreitas para criar espaço para a ciclovia.


A BHTRANS reconhece os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte para a cidade e para os cidadãos. Além de desafogar o trânsito, a bicicleta não polui, promove a melhoria da saúde de quem pedala, é um veículo de baixo custo de aquisição e de manutenção, é silencioso e flexível em seus deslocamentos.

Fonte: BHTrans


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Licitação do Trem Bala Brasileiro não está agradando aos grupos chineses

As empresas chinesas hesitam em participar da licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV), o trem-bala brasileiro, porque as condições estabelecidas pelo governo são muito "duras" e alguns trechos da obra apresentam dificuldades para sua execução, afirmou o vice-ministro do Comércio da China, Wang Chao, responsável pelo relacionamento com Brasil.

Na visita que realizou ao País na semana passada, a presidente Dilma Rousseff ressaltou a importância que o Brasil atribui à participação dos chineses na concorrência e o tema entrou no comunicado conjunto assinado por ela e seu anfitrião, o presidente chinês Hu Jintao.

O tema foi tratado em uma frase, segundo a qual a "parte brasileira acolhe positivamente o interesse de empresas chinesas em participar do processo de licitação referente ao trem de alta velocidade brasileiro".

Na interpretação de um diplomata que participou da negociação do texto, isso significa que a porta para a presença chinesa na disputa não foi totalmente fechada. Mas isso exigirá a persuasão das empresas do país ou a mudança em algumas das regras estabelecidas.

"A China quer conhecer melhor as condições do lado brasileiro", observou Wang em entrevista por escrito concedida na segunda-feira, dia em que a presidente brasileira chegou a Pequim para sua primeira visita oficial à China. Nela o vice-ministro também falou da necessidade de compreensão do processo pelo qual a escolha do vencedor será realizada.

A licitação para escolha do vencedor estava marcada para novembro e foi adiada por ausência de interessados - só os coreanos manifestaram disposição de apresentar proposta. A data para realização do leilão já mudou duas vezes e agora está marcada para julho.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



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