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Começa a fiscalização no corredor de ônibus da Av. Conselheiro Nébias em Santos

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A partir desta segunda-feira (11), os veículos que estiverem estacionados no corredor de ônibus da Av. Conselheiro Nébias, das 17h às 20h, no sentido Centro/praia, estarão passíveis de multa de R$ 85,13 e remoção. Em período anterior à implantação da faixa, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) distribuiu 20 mil folhetos alertando a população e os motoristas sobre os benefícios da nova medida e a proibição de estacionamento.

Nesta primeira semana, o desrespeito ao corredor de ônibus por parte de motoristas foi mínimo. A média diária de veículos estacionados na avenida às 17h, entre as ruas Borges e Minas Gerais, foi de apenas 10, sendo retirados imediatamente após a orientação do operador de tráfego. Embora o corredor seja preferencial, e não exclusivo à circulação dos coletivos, observou-se que grande parte dos motoristas evitou trafegar neste espaço, dando prioridade ao transporte de massa.

Melhorias – A ativação da faixa de ônibus na Av. Conselheiro Nébias garantiu aos passageiros viagens mais curtas, com redução de até 23% no tempo de percurso dos ônibus, no trecho de abrangência. Isso porque os coletivos conseguem circular em uma faixa sem a interferência de veículos estacionados e atingindo, com isso, velocidade média maior.  -  Secom Santos


Fonte: TV Tribuna

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Em Goiânia, Motorista e Empresas entram em acordo e greve de ônibus está descartada

Motoristas e representantes das empresas do transporte coletivo chegaram a um acordo em relação à proposta de reajuste salarial para os trabalhadores. As negociações foram intermediadas pelo Ministério Público do Trabalho, e homologadas no órgão. A proposta aprovada prevê reajuste de 8% para os salários dos motoristas.

A remuneração atual é de R$ 1126,25 mensais, e a partir da mudança passará a ser R$ 1212,35. O ticket alimentação teve aumento de 15,57%, com isto os trabalhadores passam a receber por este benefício R$ 245, ao invés dos R$ 212 que recebiam antes. O reajuste será aplicado de forma retroativa com data base no dia primeiro de março deste ano.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes (Sindtransporte), Alberto Magno, ficou satisfeito com o saldo final das negociações. “A categoria ficou contente. Foi uma Assembleia grande no domingo, com a aprovação quase total, apenas cinco votos contra. Não era o que a gente esperava, mas também ficou de bom tamanho. As duas partes cederam e chegaram a um equilíbrio”, avaliou Alberto.

O presidente do Sindtransporte garantiu que não há mais risco de greve a partir de agora. “O Ministério Público do Trabalho nos chamou, fez uma segunda mediação, conseguimos eliminar alguns detalhes da outra proposta que a categoria não aceitava, e a proposta foi aceita”, complementou.

Negociações tranqüilas
Segundo o procurador do trabalho, José Marcos da Cunha, o acordo este ano entre empresas e motoristas foi bem mais tranqüilo do que ano passado. “Depois de algumas discussões, e cada uma das quais apresentou suas razões, nós fizemos uma proposta para evitar a greve, porque parece que há um temor de uma greve. As demais cláusulas da convenção coletiva iam ser mantidas para essa próxima convenção. Realmente o clima esse ano está muito favorável a um acordo”, comentou.

Para Alberto Magno, a maior conquista dos motoristas na proposta aceita foi a manutenção do anuênio em 3%. “A questão dos intervalos está no Ministério Público, e foi dado um prazo de 120 dias para a solução desse problema. Essa discussão continua fora da convenção e teremos que achar uma solução até o final dos 120 dias, tanto o Sinditransporte, quanto o Setransp, tem que achar uma solução que atenda as exigências do Ministério do Trabalho e do próprio Ministério Público”, avaliou.


Fonte: Portal 730

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No Rio, Corredor de ônibus na Barata Ribeiro vai diminuir pela metade tempo de viagem na avenida

No primeiro dia útil do BRS (Bus Rapid Systen, sistema de ônibus rápido) nas ruas Barata Ribeiro e Raul Pompéia, a expectativa da Prefeitura é reduzir em 50% o tempo de viagem de usuários de ônibus de Copacabana. O corredor exclusivo para os veículos começou a ser testado no fim de semana e os aumomóveis infratores começarão a ser multados no dia 18.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, até o final do semestre o sistema será ampliado para os bairros de Ipanema, Leblon e Centro. “O grande teste será hoje, mas estamos bastante otimistas. A principal contribuição do BRS é a redução do tempo de viagem para os passageiros, que representam 85% das pessoas que circulam diariamente por Copacabana”, disse Sansão, que elogiou o respeito dos motoristas às normas de circulação na via.
Mas a mudança não ocorre só no trânsito. A exemplo do que já acontece na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, as 67 linhas que circulam na Barata Ribeiro e Raul Pompéia foram divididas em três grupos (BRS 1, BRS 2 e BRS 3), assim como os pontos de parada. Cada ônibus só pode parar no ponto de seu respectivo grupo.

Para ajudar a população a entender melhor o novo esquema, a prefeitura colocou agentes de trânsito em todas as paradas. Durante todo o fim de semana, os colaboradores distribuíram panfletos explicativos aos moradores, mas, mesmo assim, muitas pessoas se mostraram confusas com o sistema.

“Os ônibus vão demorar mais tempo a passar, temos que ficar procurando o ponto certo. Eu moro aqui, qualquer coisa vou andando. Mas quem não mora vai ter dificuldade de entender”, acredita o aposentado José Barbosa, 65 anos. Sua esposa, a também aposentada Maria Alice Barbosa, 67, pondera. “Acho que está bem organizado e o trânsito vai melhorar. Temos que confiar na Prefeitura”, disse.

Só poderão circular nas duas faixas da direita ônibus e táxis com passageiros. Táxis adaptados para portadores de necessidades especiais e veículos de transporte escolar poderão efetuar embarque e desembarque de alunos no lado direito da via.

Mais faixas:

Como adiantou a coluna “Informe do DIA”, até o final do semestre, o trânsito no município vai mudar de maneira radical na região centrla da cidade. Além de Copacabana, nos próximos três meses o Centro e mais dois bairros da Zona Sul serão contempladas com faixas exclusivas para ônibus.

CENTRO
Av.Presidente Vargas
Av. Rio Branco
Rua Primeiro de Março

IPANEMA
Rua Visconde de Pirajá
Rua Prudente de Moraes

LEBLON
Av. Ataulfo de Paiva
Av. General San Martin



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Metrô de São Paulo já é o mais lotado em todo o mundo

O metrô de São Paulo já registra a maior concentração de pessoas em um único sistema de transporte no mundo, segundo a própria companhia. No ano passado, o sistema transportou 11,5 milhões de passageiros a cada quilômetro de linha, número 15% maior do que em 2008, quando 10 milhões de pessoas foram levadas por quilômetro.

No mesmo ano de 2008, o metrô de Moscou, na Rússia, teve 8,6 milhões de usuários para cada quilômetro; o de Xangai, na China, levou 7 milhões, segundo dados da Comunidade de Metrôs (Comet), organização que reúne os 12 maiores sistemas do mundo. As informações são do Jornal da Tarde.

No ano passado, 2,56 milhões de pessoas passaram pelas catracas do metrô a cada dia útil, número 6.8% maior do que o registrado em 2009. Levando em conta as baldeações, os passageiros somam 3,5 milhões de viagens por dia, segundo um levantamento que está no "Relatório da Administração de 2010", divulgado com o balanço patrimonial da empresa.

Avaliação dos passageiros

Ao mesmo tempo em que o número de passageiros aumentou, a satisfação deles diminuiu. Na pesquisa "O Metrô segundo seu usuário: uma avaliação do serviço", feita no ano passado, 60% dos entrevistados classificaram o meio de transporte como "muito bom" e "bom". Em 2009, as notas positivas eram 67% do total. Segundo o Metrô, os resultados podem ser creditados à "crescente demanda de usuários que aumenta a complexidade de operação do serviço e o uso do sistema".

Governo cancela ligação rápida com Congonhas

O governo do Estado engavetou a ligação mais curta entre o aeroporto de Congonhas e a rede de metrô, que seria construída em 2015. Pelo novo projeto, segundo a Folha de S.Paulo,os passageiros terão de percorrer o dobro da distância e fazer a conexão no Jabaquara, a terceira estação mais utilizada, atrás de Sé e Luz.

A proposta inicial previa dois ramais saindo de Congonhas: um com 3,7 km, em direção à estação São Judas; o outro, com cerca de 7 km, com destino ao terminal Jabaquara. Somente o mais longo está previsto no estudo de impacto ambiental e nas três concorrências abertas até agora. Segundo o Metrô, a exclusão do ramal mais curto ocorreu porque o aeroporto está em processo de tombamento pelo Conpresp (órgão municipal do patrimônio histórico), o que criou dificuldades ao plano.


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Em Goiânia, Eixo Anhanguera vai receber R$ 120 milhões em investimentos

A partir deste ano vão ser investidos R$ 120 milhões na melhoria e extensão do Eixo Anhanguera. A garantia foi dada pelo presidente da Metrobus, Carlos Maranhão. As obras vão facilitar a circulação dos ônibus no Eixo e nos terminais e dar mais conforto aos usuários. A maior parte dos recursos vai ser usada na compra de 90  novos ônibus articulados. Para integrar este projeto, toma posse como diretor administrativo da Metrobus na segunda-feira, às 10 horas, Hugo Dourado de Campos. A solenidade vai ser no auditório da empresa, na Vila Regina, em Goiânia. Hugo é funcionário de carreira da Saneago, contabilista e ex-professor da Universidade Estadual de Goiás. 


Fonte: Goiás Agora

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Transporte alternativo serão proibidos de circular entre Abreu e Lima e Igarassu

A partir do dia 18 deste mês, a norma que impede que o transporte alternativo entre nos municípios de Abreu e Lima e Igarassu vai ser cumprida com rigor. Até lá, os motoristas de kombis e vans que seguem para outras cidades vão ser informados sobre as consequências do descumprimento da Lei Estadual 14.017, que proibe o transporte intermunicipal não regulamentado. A multa pode chegar em até R$ 3.400, além de retenção veículo. Antes dessa data, entretanto, o Grande Recife Consórcio de Transporte em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarão realizando uma fiscalização educativa na BR-101 Norte, nos trechos que liga os dois municípios.
Policiais e representantes do consórcio estiveram, ontem pela manhã, no quilômetro 48 da rodovia. A equipe de fiscalização é formada por 17 policiais rodoviários federais, seis agentes do BPTran e dez fiscais de trânsito do município de Abreu e Lima. Além da ação de caráter informativo, os agentes estão fazendo uma verificação de segurança para encontrar possíveis irregularidades. “Esse tipo de transporte muitas vezes não oferece condições mínimas. Faltam cintos de segurança, extintores de incêndio e outros fatores que colocam em risco a vida dos passageiros”, contou o inspetor da PRF Carlos André.
Os horários e pontos de fiscalização vão ser alternados para captar um maior número de condutores. O inspetor alertou ainda sobre os riscos para a população dos automóveis e motoristas sem identificação para o transporte. A regulamentação deve ser feita no município correspondente a placa do veículo. Segundo o assistente de Transporte do Consórcio Metropolitano, Gustavo Fink, que está na coordenação da operação, o Grande Recife vai verificar as devidas demandas para em seguida, determinar a diminuição dos intervalos dos ônibus e aumentar a frota da linha Igarassu-Paulista.
“Alguns motoristas saem de Itamaracá e seguem até as proximidades do Hospital Miguel Arraes. Apenas os coletivos têm autorização para realizar esse trajeto”, afirmou. Populares nas paradas de ônibus informaram que não gostam da ideia, e que os coletivos têm constantes atrasos e superlotação. “Va­mos perder a maneira mais rápida e confortável de ir ao nosso destino. E eu não acredito na melhora do serviço público de transporte em tão pouco tempo”, afirmou o aposentado José Alves de Lima, 72.


Fonte: Folha PE

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