Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

São Paulo: Metrô vai continuar lotado, admite secretário de Transportes Metropolitanos

sábado, 26 de março de 2011

O plano de expansão do Metrô até 2015 não irá reduzir a superlotação dentro dos vagões. A afirmação foi feita ontem pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A declaração foi dada durante a inauguração da estação Carapicuíba, da Linha 8 – Diamante da CPTM . Fernandes disse, ainda, que com a entrada de mais passageiros no sistema, em decorrência da abertura de novas estações, deve aumentar ainda mais os problemas de lotação no metrô paulistano.

Segundo ele, a redução do número de passageiros por metro quadrado, que na Linha Vermelha já chega a 10,9, só será minimizada com a redução dos grandes deslocamentos, principalmente das viagens de bairros no extremo das zonas leste e sul para o centro, e da instalação do novo sistema de sinalização dos trens, que permitirá uma redução no intervalo entre as composições.

Na segunda-feira, o Metrô divulgou que a decisão de estender o horário de funcionamento das estações Tamanduateí e Vila Prudente, Linha 2 – Verde, que passaram a funcionar das 40h40 às 21h, irá aumentar em 100 mil o número de passageiros no trecho.

Hoje, de acordo com dados da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Metrô e CPTM transportam, juntos, 5,5 milhões de passageiros por dia. Com a conclusão da expansão da Linha 4 - Amarela e da Linha 5 - Lilás, a previsão do governo é de que esse número chegue a 10 milhões de pessoas diariamente.


Fonte: eBand

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Metrô de Salvador só vai ser inaugurado no fim de 2012

O secretário da Casa Civil da prefeitura de Salvador, João Leão (PP), anunciou nesta quinta-feira (24) um novo prazo para a finalização das obras do metrô na cidade. Um ano e meio é o tempo esperado para a conclusão do trecho que vai até Pirajá. A nova estimativa foi anunciada após reunião com o general do Exército, Rosalvo Leitão de Almeida, que coordena o trabalho de reavaliação dos custos do metrô. A previsão é a de que seja necessário algo em torno de R$ 546 milhões para a conclusão das duas primeiras etapas. O titular garantiu que não haverá paralisação das obras, mesmo que as contas do prefeito João Henrique, em 2009, não sejam aprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).


Informações do jornal A Tarde

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Porto Alegre: Pegar ônibus vira teste de paciência na zona Sul da Capital

Por mês, cerca de 7,6 milhões de passageiros são transportados pelos 462, ônibus que atendem à zona Sul de Porto Alegre. O total representa cerca de um terço da demanda da cidade. Todos os dias, quem precisa do serviço convive com veículos lotados e longas esperas nas paradas.

Morador do bairro Lami, o auxiliar de mecânico Marcos Carvalho relatou as dificuldades. "Depois das 16h é muito complicado pegar ônibus. No final de semana o tempo de espera é insuportável", disse. A pedagoga Jocelaine Rocha confirmou os transtornos. "Eventualmente, preciso ir para Restinga a partir das 17h. O ônibus está sempre muito lotado. Em outros horários, observo o sofrimento das pessoas apertadas dentro do coletivo", afirmou.

Para tentar diminuir os transtornos, a Prefeitura de Porto Alegre vai acabar com a cobrança de segunda tarifa a partir de junho. Conforme a diretora de transportes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Maria da Graça Silveira, linhas alimentadoras, como as já existentes no bairro Vila Nova, estão em estudo. "O usuário poderá se deslocar com mais rapidez e maior número de opções dentro do bairro", explicou.

Nos horários de pico, pela manhã e no final da tarde, o índice de ocupação dos ônibus que atendem à zona Sul ultrapassa 90%. Maria da Graça aponta o crescimento econômico da região como responsável. "Esta área da cidade tem observado um crescimento expressivo da frota de automóveis, enquanto o número de opções de vias permanece o mesmo. Além disso, algumas das viagens chegam a ultrapassar uma hora, pela longa extensão das linhas. O trânsito intenso impede que os ônibus consigam manter o espaçamento adequado. Muitos veículos conseguem fazer apenas uma viagem no horário de pico", observou a diretora.

Por enquanto, o aumento da frota está descartado. Segundo a diretora de transportes da EPTC, nas linhas que atendem os extremos são colocados mais ônibus articulados, que têm o dobro da capacidade. "A frota é responsável por 45% do preço da tarifa. Colocar mais ônibus nas ruas só seria possível com o crescimento do número de passageiros, o que não ocorre atualmente", disse.

De acordo com o último censo do IBGE, a zona Sul de Porto Alegre concentra alguns dos bairros com maior crescimento demográfico da cidade. Entre eles, o Nonoai e a Restinga - este, o maior da região. Conforme a Secretaria Municipal do Planejamento (SPM), a expansão da região se confirma com a construção de mais de 500 condomínios e a aprovação de 35 loteamentos nos últimos dez anos.

Fonte: Marcos Koboldt / Correio do Povo

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Cidade de Porto Alegre gasta 24% do previsto em ciclovias

O orçamento da prefeitura de Porto Alegre prevê o gasto de R$ 540 mil com a construção de ciclovias e ciclofaixas em 2011, o equivalente a 24% do previsto no plano plurianual do município. Um vereador da cidade pediu providências para que a prefeitura amplie os recursos, depois que os ciclistas do grupo Massa Crítica foram atropelados no dia 25 de fevereiro.

Segundo o vereador Beto Moesch (PP), o plano plurianual prevê R$ 2,2 milhões em 2011 para a implantação do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), mas o orçamento anual da prefeitura garantiu apenas R$ 540 mil. No ano passado, o gasto também ficou abaixo do previsto: foram destinados R$ 1,31 milhão para a execução do plano, mas a previsão inicial era de R$ 2,1 milhões. No ano de 2009, quando o plano diretor cicloviário foi aprovado, não houve investimentos em ciclovias.

“O plano cicloviário foi fruto de um longo debate e tem que ser respeitado. Não dá para dizer que a prefeitura não está fazendo nada, mas é muito pouco”, critica o vereador, que enviou um pedido de providências para que a prefeitura complemente o orçamento deste ano.

Aprovado em maio de 2009, o plano começou a ser efetivamente implantado no ano passado, mas em ritmo lento. O documento indicou 274 ruas e avenidas que poderiam receber ciclovias ou ciclofaixas, num total de 495 quilômetros. Até o momento, porém, Porto Alegre conta com menos de seis quilômetros de ciclovias.

“Estamos trabalhando para que essa quilometragem cresça. Até a Copa de 2014, a meta é chegarmos a cerca de 50 quilômetros de ciclovias”, explica o gerente de projetos de mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Flávio Tomelero.

O plano cicloviário apontou como prioridades a criação de ciclovias nas avenidas Sertório e Ipiranga e no bairro Restinga, no extremo sul da cidade. Atualmente, estão sendo construídos os 4,6 km da ciclovia na Restinga. O projeto da avenida Ipiranga, que será construído como contrapartida de uma rede de supermercados, está previsto para este ano. Serão 9,4 quilômetros. Já a ciclovia da avenida Sertório deve ficar para o ano que vem.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, admite que os recursos destinados ao plano cicloviário ainda são reduzidos. “Estamos tentando encaminhar um pedido de complementação de verbas”, afirma. As contrapartidas de empreendimentos seriam uma alternativa à falta de recursos.



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No Rio, Passageiros e promotor protestam contra suspensão de linha nas Barcas de madrugada

Tomada conjuntamente pelo governo do estado e pela concessionária Barcas, a decisão de suspender a circulação de embarcações da linha Praça XV-Niterói, nos horários entre 24h e 5h da madrugada, causou protestos. A medida vai afetar os passageiros a partir do dia 26 de abril.
Para o diretor regional da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor, promotor Rodrigo Terra, a suspensão resultará na ausência de continuidade da prestação do serviço, pré-requisito legal quando se trata de transporte público.
— O Poder Público tem que garantir a travessia (enter as duas cidades). Em tese, o MP pode investigar essa alteração no contrato — disse Rodrigo Terra, que criticou também o fato de o governo do estado ter anunciado que também vai isentar a concessionária Barcas do pagamento de ICMS.
— Ora, o cálculo da tarifa da passagem foi feito levando-se em consideração o custo da empresa com ICMS. Então, agora, a tarifa tem que ser menor — diz Terra.
O governo do estado informou que a concessionária vai investir a economia (R$ 3 milhões por ano) em melhorias para os passageiros.



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Metrô superlotado incomoda passageiros em Belo Horizonte

Desde o início das obras de duplicação da Avenida Pedro I, na semana passada, o metrô de Belo Horizonte passou a transportar 2,6 mil pessoas a mais, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Tentando fugir dos congestionamentos provocados pelas obras, moradores das regiões Norte, Venda Nova e até da Pampulha têm buscado essa outra alternativa de transporte público.
Quem depende do transporte para chegar ao trabalho reclama da superlotação. Na Estação Vilarinho, há uma semana, monitores orientam a entrada e saída do trem usando megafones. Segundo a CBTU, o metrô opera com 21 trens nos horários de pico, sendo que quatro ficam na manutenção preventiva. No ano passado, a companhia abriu licitação para a compra de mais 10 trens que integrariam a Linha 1, que compreende 19 estações entre os terminais Vilarinho e Eldorado. No entanto, o processo pode demorar até um ano e meio e ainda serão necessárias reformas na linha.


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