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BRT de Salvador: Às pressas, projeto pode ser um fiasco

sábado, 26 de março de 2011

A revista Exame que circula nesta quinzena traz à tona um tema bastante discutido no segmento político-administrativo-empresarial baiano nos últimos tempos: a implantação do sistema de ônibus expresso, o BRT, como saída para desafogar o trânsito na capital.
A revista aponta esta opção de transporte público como eficiente em algumas das principais capitais do mundo, mas também apresenta situações em que sua implantação foi um fiasco. É o caso da capital do Chile, Santiago, na qual o BRT foi escolhido como modal com vistas a solucionar, às pressas, o serviço de ônibus caótico, com mais de mil operadores que não se entendiam. Sem concluir o plano de gestão das linhas, o governo decidiu realizar o projeto, e o resultado foi um desastre.
Até hoje os corredores se confundem com o trânsito das ruas, faltam ônibus e as estações são inadequadas. É o exemplo dos terminais subterrâneos, nos quais os passageiros respiram a fumaça dos ônibus. O insucesso do projeto, previsto para ser implantado em 10 das 12 cidades-sede da Copa de 2014, rendeu até uma paródia do vídeo de divulgação da Transantiago (ver acima), empresa responsável pela implantação do BRT na cidade. Com prazo de entrega de menos de três anos – no qual também se estuda a implantação do VLT, espécie de bonde moderno –, a situação em Salvador e nas demais capitais é, no mínimo, preocupante.



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GDF assumirá controle da Fácil e do sistema de bilhetagem em até 90 dias

O Governador Agnelo Queiroz assinou um decreto às 16h30 desta sexta-feira (25/3), no Palácio do Buriti, determinando que a gestão da Fácil e do sistema de bilhetagem automático volte às mãos do Governo do Distrito Federal.

O decreto será publicado no Diário Oficial do GDF na próxima segunda-feira. O GDF estuda a Fácil há três meses e resolveu reassumir o controle da empresa como um primeiro passo para uma modificação completa no sistema de transporte público. Atualmente, o governo paga mas não sabe como o dinheiro é usado. Agora terá o controle dos gastos envolvidos.

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) deverá assumir integralmente o serviço prestado pela Fácil em um prazo de 90 dias. Para isso, solicitará à empresa uma transferência amigável e de curto prazo. Em caso de os empresários não aceitarem ou desrespeitarem o prazo proposto, o GDF pode assumir o controle da empresa baseando-se no artigo 80 da Lei das licitações (Lei 8666/93).

O DFTrans vai terceirizar a parte operacional da Fácil, destinando os cargos de gerência para servidores públicos concursados. Segundo o Secretário de Transportes do GDF, José Walter Vazquez Filho, a mudança da administração da Fácil e do sistema de bilhetagem pode ser feita até mesmo em menos de 90 dias. "A Fácil é uma empresa com um sistema inteligente e bem montado, mas está nas mãos erradas", afirmou.

O secretário disse ainda que a partir de agora o governo poderá ter uma noção de como funciona o transporte público no Distrito Federal. A ideia é que as linhas mais rentáveis (como o Grande Circular) banquem as mais caras e que licitações sejam abertas para novas linhas, quando necessário.


Fonte: Correio Braziliense

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Detro retira 36 ônibus de circulação depois de operação no Grande Rio

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) concentrou as ações da Opéração 'Legal tem que ser legal', na manhã desta sexta-feira, nos terminais rodoviários da Região Metropolitana, a fim de checar as condições dos ônibus da frota regular intermunicipal que circulam entre as cidades desta área do estado. A operação, que aconteceu entre 6h e 10h, resultou em 36 ônibus tirados de circulação e 52 infrações aplicadas em nove terminais.

Diferente da fiscalização realizada no início desta semana, quando o mau estado de conservação foi a principal causa para a apreensão dos ônibus, na operação de hoje, a maior parte dos flagrantes foi referente à alteração das características dos veículos, que é quando estes não atendem as especificações exigidas e registradas no Detro.

A empresa com maior número de ônibus recolhidos foi a Fagundes, com um total de seis, seguida pela Rio Ita e Mauá, ambas com cinco veículos mandados para as garagens.
– A cada dia se tem maior certeza de como é fundamental a presença da fiscalização nas ruas como forma de minimizar os transtornos e perigos que envolvem o dia a dia da população que utiliza o transporte público. Não podemos admitir que ônibus sem condições estejam em atividade em nossas vias e, por isso, além da vistoria regulamentar, criamos a Legal tem que ser legal para checar com maior regularidade a frota intermunicipal. Temos mais de oito mil veículos nos trajetos sob nossa responsabilidade e não vamos admitir descuidos por parte das empresas, pois estes, por menores que sejam, podem implicar na perda de vidas – afirma Rogério Onofre, presidente do Detro.

Entre as irregularidades encontradas pela fiscalização nesta manhã estavam extintores sem carga, parabrisas trincados, ausência de equipamento de segurança como triângulos, pneus lisos, irregularidade em documentação do Detro e do Detran, além da já citada alteração de características.

Tiveram veículos recolhidos as empresas Expresso Mangaratiba (3), Expresso São Francisco (1), Teresópolis (1), Rio Ita (5), Mauá (5), Galo Branco (1), ABC (1), Rio Minho (1), 1001 (2), Fagundes (6), Expresso Rio de Janeiro (1), Trans1000 (3), União (1), Reginas (2), Rei (1), Jurema (1) e Nossa Senhora do Amparo (1). A Tinguá teve um ônibus infracionado.

As apreensões aconteceram nos terminais Américo Fontenelle (Central), Mariano Procópio (Praça Mauá), Misericórdia (Praça XV), Menezes Cortes e Campo Grande, no Rio; no João Goulart, em Niterói; no de Alcântara, em São Gonçalo e no de Nova Iguaçu. 



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Sem ônibus, moradores de Camaragibe têm que andar 2 km até a estação de metrô

A falta de transporte ainda é um problema que os moradores de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, precisam enfrentar. Na comunidade do Alto Santo Antônio, eles precisam subir e descer ladeira a pé. O percurso é de 2 km até a estação de metrô, pois não há linhas de ônibus que levem a população para a estação.

Para a dona de casa Mônica Santana, sair de casa é uma luta. “Se tivesse um ônibus para me levar, seria melhor”, afirma. Como depende de uma cadeira de rodas para se locomover, ela precisa da ajuda do marido, o servente Sérgio José de Santana, para chegar à estação do metrô. “Demoro de 20 minutos a meia hora para chegar porque a cidade é cheia de buracos, então tem essa dificuldade”, conta Sérgio José.

O caminho também é difícil para quem pode andar sozinho. “Eu descanso umas três ou quatro vezes até chegar”, diz a dona de casa Eliete Silva de Santana.

O problema seria resolvido se existisse uma linha que ligasse o bairro à estação de metrô. No Alto de Santo Antônio, existe o transporte da prefeitura, feito em Kombis que levam até o centro de Camaragibe. Mas quem precisa trabalhar no Recife ou em outro lugar da Região Metropolitana precisa pagar duas passagens, a da Kombi e a do metrô.

O que os moradores querem é uma linha que faça a integração. “O povo precisa e espera uma oportunidade da Grande Recife Consórcio de Transporte para atender essa população”, afirma o aposentado Rafael Santana.

Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte afirmou que não é possível que os ônibus levem os moradores do Alto Santo Antônio até a estação de metrô por causa da falta de espaço entre o piso e os trilhos no principal acesso à comunidade. Para encontrar uma solução que agrade a todos, o Grande Recife marcou uma reunião com lideranças comunitárias para a próxima terça-feira (29).




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Rio: Transporte alternativo está suspenso em São Gonçalo

Foto: Julio Diniz
A novela da repressão ao transporte alternativo irregular em São Gonçalo ganhou mais um capítulo, essa semana. No último dia 22, o desembargador Guaraci de Campos Vianna, da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), cassou uma liminar que liberava a circulação de vans da Cooperativa Pacheco Sacramento na cidade. A Procuradoria Geral do Município informou que não vai se pronunciar sobre o caso até que a decisão do magistrado seja oficializada e publicada no Diário Oficial do Estado.

A decisão do desembargador Guaraci de Campos Vianna suspendeu o veredicto dado pelo juiz André Nicolitt, que impedia a aplicação da Lei Municipal 310/2010, que determinou o fim do transporte alternativo em São Gonçalo ao exntinguir a Lei 34/2005, que autorizava este tipo de serviço na cidade.

Extinção - A novela para o fim das vans em São Gonçalo começou em 2009, com a promulgação da Lei 218/2009, que determinava que a concessão do serviço de transporte coletivo na cidade fosse explorado apenas por empresas, através de ônibus e microônibus, e que estes tenham definidos pontos de embarque e desembarque, o que não é estabelecido para topiqueiros.

Pesquisa - De acordo com estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o transporte alternativo já pode ser encontrado em cerca de 60% das 5.566 cidades brasileiras. A Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (ANTU) afirma que as vans fazem uma concorrência ‘predatória’ aos ônibus.



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Em São Paulo, Estação Pinheiros do Metrô será inaugurada até maio

sexta-feira, 25 de março de 2011

O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, informou nesta quinta-feira, 24, que a expectativa do governo estadual é de que até maio seja inaugurada a Estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela do Metrô. De acordo com o secretário, a partir da abertura da nova estação, será possível, até junho, fazer a integração da Linha 4-Amarela com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) por meio da Estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda.
Em 2007, um acidente durante as obras na Estação Pinheiros abriu uma cratera de 80 metros de diâmetro e deixou sete mortos. "Vamos inaugurar a Estação Butantã na segunda-feira e a nossa ideia é em até 45 dias inaugurar a Estação Pinheiros, mas sem integração ainda", explicou o secretário, após cerimônia de entrega da nova Estação Carapicuíba da Linha 8-Diamante. "É meu compromisso, até junho, fazer a integração com a CPTM."
Ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o secretário antecipou que, em junho, o horário de funcionamento da Linha 4-Amarela será modificado. De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, o horário, que hoje é das 8h às 15h, será ampliado e os trens circularão das 4h40 às 24h, de segunda a sexta-feira. As estações só devem operar nos fins de semana no segundo semestre, quando serão inauguradas as Estações Luz e República da Linha 4-Amarela.


Fonte: Estadão

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