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Congelamento de verbas pode piorar serviços do Metrô de São Paulo

sexta-feira, 4 de março de 2011

O bloqueio de R$ 519 milhões destinados à Secretaria de Transportes Metropolitanos pode afetar desempenho do Metrô e dos trens paulistas, afirma o deputado Zico Prado (PT), vice-presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa (Alesp). O congelamento de verbas anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), no valor de R$ 1,78 bilhão, deve atingir principalmente as áreas de habitação e transporte. Juntas, as duas pastas respondem por 72% das verbas paralisadas.

“A população vai pagar caro para andar numa verdadeira 'sardinha em lata'”, compara o parlamentar. Dentro do corte na área de transportes metropolitanos, o Metrô perdeu R$ 303 milhões; na CPTM, responsável pelos trens, R$ 196 milhões e, na EMTU, R$ 20 milhões. A Companhia do Metropolitano nega que o contingenciamento atinja projetos do Metrô.

Segundo o deputado, o Metrô do México tem 200 quilômetros, 131 a mais que o de São Paulo, com a mesma idade. “Nosso Metrô está atrasado muitos anos”, avalia Prado. Prova disso, exemplifica, são as dezenas de falhas registradas em 2010 e a superlotação do sistema.

O congelamento das verbas vai significar “atraso no desenvolvimento do Metrô e desaceleração das obras”, avalia o deputado.

Em encontro sobre mobilidade realizado na terça-feira (1º), moradores da Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista,  criticaram a adoção de monotrilho na região, em vez de Metrô. A principal preocupação dos populares é com a segurança e a qualidade dos serviços.  O monotrilho é constituído por um único trilho, em oposição às ferrovias tradicionais que possuem dois carris paralelos. O modal é considerado uma opção mais econômica, mas atende menor número de passageiros.

Estranhamento

Zico Prado estranha que o governador proponha congelamento de investimentos em áreas que atendam especialmente a população mais carente do estado. Ele analisa que a gestão de Alckmin começa sem definições importantes para a política de desenvolvimento do estado. “Não dá para esperar muita coisa da gestão tucana. Não há clareza sobre a política de governo dele”, dispara.
O próprio contingenciamento de recursos é considerado incoerente pelo parlamentar, porque acontece depois de uma gestão dos próprios tucanos. “Parece que ele está assumindo um governo que foi de oposição e que tem desconfiança”, avalia Prado. “Ele pode e deve rever contratos, mas sem que isso atinja a população.”
De acordo com o assessor da presidência do Metrô, Marcos Kassab, o bloqueio de verbas não vai afetar projetos de expansão. “Nada vai ser paralisado.



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Metrô de Sobral: Cid assina ordem de serviço nesta sexta-feira

O governador Cid Gomes assina nesta sexta-feira, 4, às 19 horas, a ordem de serviço para a execução das obras civis de implantação do projeto metroferroviário da cidade de Sobral, na Região Norte do Estado. O Metrô de Sobral terá cerca de 12 quilômetros de extensão dentro do perímetro urbano do município e será operado com veículos leves sobre trilhos (VLTs). A solenidade será na praça entre o bairro Sinhá Saboia e Cohab I.

A construção do Metrô de Sobral será executada pela empresa Engexata Engenharia Ltda, vencedora da concorrência pública. O valor do investimento é R$ 38,7 milhões. A empresa tem 18 meses para execução das obras civis, a partir da data de assinatura da ordem de serviço. O sistema a ser implantado terá dois ramais.

O primeiro tem extensão de 6,4 quilômetros e já funciona para o transporte de cargas. O trecho será remodelado para a utilização também para o transporte de passageiros. Serão construídas seis estações: Sinhá Saboia-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré.

O segundo ramal tem extensão de 5,7 quilômetros que serão construídos ligando o Polo Industrial da Grendene, localizado à margem da avenida onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, ao bairro Cohab III, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. Serão construídas cinco estações: Grendene, Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III.

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Rio Grande do Sul: Várias cidades da região dão o exemplo com suas ciclovias

São Leopoldo - Com o atropelamento do grupo de ciclistas na capital, na última sexta, muito se falou na situação das ciclovias na região que, de modo geral, são exemplos de investimentos. Em São Leopoldo, além das duas ciclovias já existentes – nas Avenidas Mauá e Imperatriz – há projetos de mais três, conforme o assessor de Mobilidade Urbana do Município, Jiovane Veiga Pinto. Capela de Santana também projeta a sua ciclovia – está à espera da verba – e Esteio pretende criar mais que uma. Já em Sapucaia do Sul, quem precisa transitar de bicicleta pela Estrada do Horto pode contar com a ciclovia que foi inaugurada em 1999.

Conforme o diretor de Fiscalização de Trânsito de São Leopoldo, Humberto Rodrigues, a fiscalização de trânsito incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte. "O ciclista deve utilizar a via como um veículo, respeitando as regras de trânsito, entre elas trafegar pelo lado direito da via, respeitar a sinalização, não andar na contramão e nem no meio dos carros’’, ressaltou Rodrigues, lembrando que em relação aos carros, a preferência é sempre da bicicleta, pois esta é de menor porte.

Meio de transporte

O guarda municipal Antoninho Anderle circula pelas ruas diariamente e concorda que a bicicleta deve ser reconhecida como um meio de transporte, mas também que os ciclistas utilizem, sempre que possível, as ciclovias da cidade – nas Avenidas Mauá e Imperatriz.

"O ideal seria todas as ruas contarem com ciclovias, porém muitas delas são estreitas, o que dificultaria a obra. Mesmo assim, pedimos para que o ciclista, não contando com a opção da ciclovia, use a via pública e não as calçadas, pois os pedestres reclamam quando o passeio público é utilizado pelos mesmos’’, explica Anderle.

Sapiranga
A terra das bicicletas


Segundo a assessoria da prefeitura, a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Sapiranga está tratando dos últimos detalhes do projeto que prevê a ampliação dos oito quilômetros de ciclovia existente na Avenida 20 de Setembro. A via para bicicletas se tornou imprescindível para a cidade que conta com aproximadamente 40 mil veículos deste tipo. O fluxo é intenso principalmente no início da manhã e final de tarde, nas proximidades das indústrias. Além de Sapiranga, Novo Hamburgo, Rolante, Igrejinha e Três Coroas também possuem muitos ciclistas e já se preocupam em ter ciclovias seguras.

CAMPO BOM
18 km de ciclovias


Em 1977, Campo Bom se tornou a primeira cidade da América Latina a ter uma ciclovia. Atualmente, são 18 quilômetros divididos em oito trechos, sendo um na área central e outros sete nos bairros. Entretanto, a extensão poderá chegar ao dobro por causa do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, concluído no ano passado e que traça diretrizes de mobilidade para a cidade. Desde 2009, a ciclovia vem recebendo uma série de investimentos. Além da iluminação que está quase concluída, foram plantadas cerca de mil mudas de árvores em seu trecho e o anel central foi totalmente revitalizado.

Mais três previstas para São Leopoldo

São Leopoldo conta hoje com duas ciclovias, uma na Avenida Mauá, entre as estações de trem Unisinos e São Leopoldo, criada em 2000, e outra situada em toda a extensão da Avenida Imperatriz, nos dois sentidos da via, criada em 1998. Para as próximas três já há definições. "Temos definida a extensão da ciclovia da Avenida Mauá até a nova linha do trem, em Novo Hamburgo. A entrega da obra certamente será em dezembro, data prevista para a conclusão das obras do trem. Nossa intenção ainda é fazer uma ciclovia que ligue a Avenida Unisinos com a estação Unisinos e outra que ligue a ciclovia do Horto Florestal com a Avenida João Corrêa, porém, são investimentos altos e ainda estamos planejando.’’

Como manter

Conforme Jiovane Veiga Pinto, as manutenções das ciclovias ocorrem com frequência. "Na Avenida Imperatriz a manutenção é diária, pois temos constantes casos de vândalos que quebram as placas e carros que invadem a via e acabam quebrando os tachões responsáveis por limitar o espaço. Outros reparos, como pintura e sinalização, ocorrem periodicamente, e também são feitos na ciclovia da Avenida Mauá’’, confirmou o assessor, incentivando o uso das ciclovias.

Motoristas apoiam os investimentos

Para o metroviário Henrique Braga Maciel, 52, o ideal seria construir mais ciclovias. "Os ciclistas deveriam utilizar sempre a ciclovia para trafegar e não a via pública, pois acaba ficando perigoso para o ciclista e para o motorista que já precisa de muita atenção no trânsito. Outra questão que me chama a atenção é que os ciclistas andam na contramão por uma questão de segurança, mas é justamente o contrário. Esses dias quase atropelei um ciclista, pois ele vinha em via pública, à noite e sem sinalização’’, revelou Maciel.

O motorista Luiz Carlos Alves de Oliveira também pensa que o trânsito é perigoso para os ciclistas. "Eles têm o mesmo direito que nós, motoristas. Na verdade, acho que é muito perigoso para eles trafegarem em via pública, pois a maior parte dos motoristas não os respeita, por isso defendo o uso e investimento nas ciclovias’’, disse o motorista.

Ciclistas garantem que se sentem mais seguros

Aqueles que dependem da bicicleta como meio de transporte gostariam que as cidades tivessem mais ciclovias. O catador Carlos Henrique da Silva Flores, 53, de São Leopoldo, diz que teria mais segurança se pudesse transitar somente na ciclovia. Ele, que precisa passar por ruas sem o espaço próprio para os ciclistas, conta que sofre com a falta de paciência dos motoristas no trânsito. "Tenho que dividir a via com os carros, isso é fato. Porém, muitos não respeitam’’, ressaltou Flores. O operador de máquinas, Joceli de Melo, 41 anos, garante que, sempre que pode, procura andar pela ciclovia. "Moro no bairro Rio dos Sinos e sofro com esse trânsito caótico. Ninguém respeita. Por isso quando chego no Centro uso somente a ciclovia para trafegar, pois é muito mais seguro’’, revela Melo.  * Colaborou Denise Morato



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Linhas de ônibus que terão reforço para os dias de folia em Vitória

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) preparou uma programação especial para os usuários do sistema de transporte coletivo municipal.
As linhas que circulam nas proximidades dos eventos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) terão viagens extras durante o dia e vão atender às praias.
Ao todo, serão 62 viagens a mais neste sábado (05) e, 69, neste domingo (06), na segunda-feira (07) e na terça-feira (08).
Entre este sábado (05) e terça-feira (08), as linhas 071, 072, 163, 121, e 241 também terão seus horários reforçados e estendidos entre 22h15 e 23h30.
Na segunda (07) e na terça-feira (08), as demais linhas funcionarão com a programação de domingo/feriado.
Na quarta-feira (09), o sistema operará pelo quadro de horários de sábado, com exceção das linhas 010, 074, 112, 121, 122, 124, 161, 171, 173, 203, 211, 310, 331, 332 e 333, que funcionarão com programação de dia útil.

Veja as linhas que terão reforço no Carnaval

031 - São Benedito/Curva da Jurema
073N - Maruípe/Jucutuqüara - via Beira-Mar
073S - Maruípe/Bairro da Penha - via Beira-Mar
074 - São Cristóvão/Circular - via Bairro da Penha
103 - Caratoíra/Curva da Jurema
111 - Tubarão/Rodoviária
201 - Praia de Santa Helena/Bela Vista
211 - Santo André/Jardim Camburi
212 - Mário Cyprestes/Aeroporto via Beira Mar
213 - Grande Vitória/Mata da Praia
331 - Ilha das Caieiras/Curva da Jurema

Fonte: Prefeitura de Vitória

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Metrô de SP é o maior alvo de críticas em encontro sobre mobilidade urbana

 O seminário sobre mobilidade realizado pela Rede Nossa São Paulo na manhã desta terça-feira (1º) pretendia ser uma discussão sobre soluções inovadoras sobre transporte público sustentável. Em poucos minutos a proposta inicial deu lugar à discussão de velhos problemas atribuídos ao transporte público sobre trilhos na capital paulista e Região Metropolitana de São Paulo. No estado, as linhas de metrô são responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo (metrô) e as de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

As críticas giraram em torno da falta de planejamento e de capacidade de realização do poder público estadual em relação a melhorias e expansão de linhas de metrô e trem. “A gente não tem uma malha ferroviária, tem uma rede para transportar café para Santos”, provoca Marcos Kiyoto, arquiteto especialista em transportes de alta capacidade.

Ele lembra o planejamento da linha 4 do metrô (Amarela) que estava prevista inicialmente para ter a primeira fase entregue em 2008 e a segunda em 2010. Mas, de acordo com o novo Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes, deve começar a funcionar em 2014. Até maio de 2010 somente duas estações foram inauguradas e até março de 2011 funcionam em tempo parcial.

“Os planos mudam mais rápido do que a linha é construída”, brinca Kiyoto. “Há descontinuidade. Faltam prioridades”, critica. O especialista avalia que o metrô cresce em um “ritmo lento”. Em média, o serviço em São Paulo aumenta 2,6 km por ano, número muito abaixo do crescimento necessário, aponta. “A cidade tem 69 km de metrô. Estamos absurdamente abaixo da cidade do México com 200 km”, compara.

Kiyoto chama atenção para a importância de estruturar as linhas do metrô com mais intersecções. Alongar as linhas não resolve o problema de sobrecarga porque não há nós para desembarque.

Manuel Xavier, presidente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), aproveitou a presença, na mesa debatedora do encontro, de executivos do metrô e da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos. Ele questionou a dificuldade do estado em planejar e executar obras, apesar de dispor das melhores informações e de excelente corpo técnico.  “O planejamento estadual é ineficiente. Entre planejamento e construção serão 12 anos para a finalização de uma etapa da linha 4”, indica. 

Segundo ele, a obra estourou prazos e orçamento. “A promessa de custo fechado, chamado de turn key, resultou num custo maior. O estado vai colocar mais R$ 500 milhões”, adverte.

Ailton Brasiliense  Pires, assessor de planejamento  da CPTM e presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), criticou a falta de política de uso do solo na capital paulista. “Deixaram as coisas acontecerem de acordo com os interesses da construção civil. Agora alguém tem de pagar pelo problema”, destaca.

Ele pleiteia um plano de adensamento para a região metropolitana a fim de planejar habitações de acordo com a oferta de transportes de alta capacidade. “A linha Leste-Oeste, que parte da estação Corinthians Itaquera, sai com 60 mil. Ao chegar no Brás tem 80 mil”, descreve.  “Dez pessoas por metro quadrado, como no metrô, seria bom se eu pudesse escolher as outras nove”, ironiza.

Para ele, “há muitos prefeitos e governadores, mas poucos estadistas”. O que justificaria a descontinuidade de ações e mudanças constantes de planos. Mas o pior, segundo Pires, é a ideia de que transporte público é uma questão de mercado. “Lucro máximo tem a ver com investimento mínimo”, destaca. “O metrô deveria ser um projeto de cidadania”, dispara.

Defesa

Epaminondas Duarte Junior, assistente da diretoria de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos, representante do metrô no encontro, defendeu as ações da empresa. “Planejamento é planejar sempre. A cidade muda, por isso a necessidade de sempre estar planejando”, indicou. “O metrô faz isso muito bem”, rebateu.

O representante do metrô explicou que a população que mora na periferia cresceu, mas a densidade de emprego continua preponderante no centro da capital paulista. Fato que leva grande contingente, continuamente, a uma mesma área da cidade. Duarte também justificou problemas no metrô devido à troca de sinalização de todo o sistema. “A sinalização é da década de 1960”, informa. “Teremos o que há de mais moderno em termos de sinalização”, aponta.

Na mesma linha, o assessor da presidência do metrô, Marcos Kassab, garantiu que a única falha da empresa é “fazer muito planejamento, mas informar pouco sobre o que faz”. O representante do secretário Estadual de Transportes Metropolitanos afirmou que o sistema sobre trilhos não cresce por falta de recursos. Para melhorar a situação, ele sugere corte nos impostos de implantação de transporte público.

Monotrilho

A expansão do metrô por monotrilho, defendida pelo governo do estado em pelo menos duas linhas de metrô causou uma série de críticas de parte da mesa debatedora e da plateia.

Para Kiyoto, a alternativa não é boa para a capital paulista por ter capacidade média de transporte de passageiros, quando a cidade precisa de alternativas de alta capacidade. “O monotrilho sobrecarrega o transporte, não cria rede”.

Xavier da Fenametro disse estranhar o fato do monotrilho estar em desuso no mundo, mas estar listado para importantes obras de transporte coletivo no estado de São Paulo.

Moradores da Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista, uma das regiões que deve receber o modal de transporte,  questionaram a segurança e a viabilidade do modal. “Não atende a demanda da população”, esclarece Vieira, liderança da região.

Na defesa do projeto, Duarte avalia que o monotrilho terá a mesma qualidade de serviços do metrô, mantendo a confiabilidade e regularidade. Ele garante que um monotrilho poderá transportar 40 mil pessoas por sentido por hora. Kassab ponderou que seriam 48 mil pessoas.

Autoridade metropolitana

A ideia de uma autoridade metropolitana, uma espécie de prefeito da região metropolitana de São Paulo, foi bem aceita pelos especialistas presentes no encontro sobre mobilidade. Entretanto, é preciso que a entidade funcione e não seja apenas figurativa, ressaltou Xavier, presidente da Fenametro.

Kassab identifica que não há mais limites entre municípios. “Não há barreiras visuais entre municípios”, menciona. “Metrópole funciona como unidade”, pressupõe o assessor da Presidência do metrô.

Pires da ANTP defende uma autoridade que realize o planejamento integrado dos 39 municípios que compõem a região. A Região Metropolitana de São Paulo concentra 10% da população brasileira e 50% do estado.



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VLT chega em abril no município de Arapiraca

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - o primeiro metrô de superfície de Arapiraca- vai desembarcar na cidade no próximo mês de abril.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (2) pelo gerente de Contratos da empresa Bom Sinal, Francisco Sávio Araújo, durante encontro mantido com o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) no Centro Administrativo Municipal.
O diretor da empresa Bom Sinal, que é representante de indústria multinacional especializada na fabricação do VLT, revelou que a previsão de chegada do primeiro vagão está prevista para o fim do mês de abril.
A cidade vai operar o sistema nos trilhos da linha ferroviária que corta toda a cidade. O metrô de superfície de Arapiraca terá um percurso de cerca de oito quilômetros e será movido a óleo diesel, com velocidade máxima até 80 km/h.

Francisco Sávio adiantou que o VLT de Arapiraca tem o mesmo padrão de qualidade do que está sendo implantado na cidade do Recife.

Os vagões serão dotados de ar-condicionado e com capacidade para acomodar 360 passageiros sentados. A prefeitura já assegurou recursos para aquisição dos três vagões e nesta quinta-feira (3) o prefeito Luciano Barbosa vai assinar decreto para o lançamento do projeto e da licitação para a implantação das três estações iniciais.

A ideia do projeto é criar estações passando pelos bairros João Paulo II, Primavera, área central, Eldorado, Brasiliana e campus da Ufal.

Com a chegada do primeiro vagão, a empresa realizará os primeiros testes de sinalização, uso de rampas, curvas, etc.
No contrato ainda está previsto treinamento de uso e direção com a equipe de engenheiros da empresa, durante o funcionamento do metrô pelo prazo de 15 meses, como garantia prevista no documento.

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