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Metrô-SP obtém licença para novas estações da Linha 4

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Metrô de São Paulo obteve a licença ambiental para operar as novas estações Butantã e Pinheiros da linha 4-amarela e tentará entregar a primeira no mês que vem.
Inaugurada em maio de 2010, a linha 4 funciona hoje apenas entre as estações Paulista e Faria Lima. O recebimento da autorização da Cetesb (companhia ambiental do Estado) --requisito para iniciar a atividade- foi comunicado ontem ao mercado pelo Metrô.
Oficialmente, a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) mantém a metade do ano como prazo para abrir as duas próximas estações. Mas a Folha apurou que a empresa tentará antecipar as entregas.
A meta extraoficial é inaugurar a estação Butantã no mês que vem. Até abril, a Pinheiros --polêmica pela abertura da cratera em 2007.
Em seguida, fazer a integração dela com a estação Pinheiros da CPTM. Até junho, o funcionamento para horários de pico deve ser ampliado.
As estações Luz e República serão concluídas só no segundo semestre. Os novos prazos com que técnicos do Metrô trabalham não são divulgados oficialmente para que não sejam tratados como promessas.
A linha 4, a primeira em São Paulo operada pela iniciativa privada (pelo grupo Via Quatro), acumula atrasos. Ela, que consta dos planos do Metrô há quatro décadas, foi prometida nos anos 90.
O contrato das obras foi firmado só no último mandato de Alckmin, para ser concluída até 2008. Em seguida, sua primeira fase foi empurrada para 2009 e 2010.
Quando for entregue, terá 12,8 km e seis estações.
A segunda fase, prometida agora para até 2014, prevê mais cinco pontos de parada.

Fonte: Folha.com
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No Rio, Radares monitoram todo o corredor de ônibus em Copacabana, CONFIRA: Como funcionará o corredor único

Rio - Começa a funcionar, hoje, às 6h, o corredor exclusivo de ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Este é o primeiro de 22 corredores que serão implantados até 2014. Os motoristas devem ficar atentos. Em todos os 17 cruzamentos da via haverá radares para multar quem insistir em trafegar na área destinada aos coletivos, transporte escolar e táxis adaptados a portadores de necessidades especiais. Quem for flagrado comete infração leve, perde três pontos na carteira e terá que desembolsar R$ 53,20 de multa. Um efetivo de 70 guardas municipais e agentes da CET-Rio estará espalhado pela via para coibir irregularidades.

>>CONFIRA: Como funcionará o corredor único

Já os passageiros devem prestar atenção à parte da frente do ônibus, perto do limpador de para-brisa. É lá que estará adesivo com a sigla BRS (ônibus de transporte rápido, na tradução para o português) e um número — 1, 2 ou 3 — correspondente aos pontos da Nossa Senhora de Copacabana em que o veículo vai parar. Das 65 linhas que vão passar pela via, 21 tiveram o número referente ao itinerário alterado. O corredor de Copacabana terá duas de suas quatro faixas dedicadas ao transporte público. As linhas de ônibus do bairro serão divididas em três grupos, com 15 pontos de parada distribuídos pela avenida, priorizando o acesso ao metrô e a pontos de interesse.

BARATA RIBEIRO

Em março, o sistema será expandido para as ruas Barata Ribeiro e Raul Pompeia, no mesmo molde.
Com a redução da rota feita pelos ônibus no bairro, haverá o aumento da velocidade do fluxo. Na prática, isso significa que um veículo passará de 13 km/h nos horários de pico para 24 km/h. A expectativa é de que o passageiro possa cruzar Copacabana em um tempo até 40% menor.

A partir de hoje, começam a ser distribuídos 2 milhões de folhetos informativos bilíngues em Copacabana e em grandes terminais de onde partem as linhas para o bairro.


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Rio de Janeiro: Passageiros do metrô poderão sugerir a cor do interior dos novos trens


A partir desta segunda-feira, dia 21/2, os passageiros do Metrô Rio vão poder sugerir, em votação pela internet, a cor predominante no interior dos 19 novos trens (114 carros), que estão sendo fabricados na China. Para votar em uma das três opções oferecidas, os clientes deverão acessar o blog da concessionária http://blog.metrorio.com.br/,  de segunda-feira, 21/2, a sexta-feira, 25/2.
 As novas composições terão bancos longitudinais, aumentando o espaço de circulação dentro dos carros, e alças que servirão de apoio, além das barras horizontais e verticais. Também será possível circular entre um carro e outro. Todos terão sistema de ar-condicionado 33% mais potente, dimensionado para suportar a incidência direta de sol e calor, já que a maior parte da linha é na superfície.
A concessionária está investindo R$ 320 milhões na compra dos novos trens, que vão circular na Linha 2. Com o aumento de 63% da frota, a concessionária também vai padronizar os trens das Linhas 1 e 2: todos os 49 trens terão seis carros. 



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Em Porto Alegre, Transporte coletivo é pensado de modo errado por gestores

Carros demais, estrutura viária de menos. A mobilidade urbana é a questão que se apresenta como o principal problema para o futuro das médias e grandes cidades brasileiras.
Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), o Rio Grande do Sul fechou o ano de 2010 com uma frota de 4,7 milhões de veículos. O número representa um crescimento de 6,6% em relação ao ano anterior. Levando-se em consideração os novos emplacamentos, transferências e baixas, 794 veículos entram em circulação por dia no Estado, sendo que, destes, 93 só em Porto Alegre.
Diante desse cenário, que só tende a ganhar dimensões nos próximos anos, e com a impossibilidade, física e financeira, da realização de grandes obras viárias, cresce a importância dos sistemas de transporte alternativo, como as ciclovias, e de transporte coletivo nas metrópoles.
No final do mês de novembro do ano passado, Porto Alegre sediou um seminário sobre mobilidade urbana e inclusão social, promovido pela prefeitura e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). No evento, o superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Bicalho, apontou os caminhos para que o atual sistema de mobilidade das grandes cidades, que ele classificou como falido, possa melhorar.
Conforme ele, as políticas públicas têm de ser feitas prioritariamente focando o transporte coletivo. Bicalho enfatizou o fato de, hoje, ser mais vantajoso usar o meio de transporte individual, pois ele é mais rápido, mais confortável e mais barato. O fato é esse: ninguém vai deixar seu carro ou sua moto em casa para utilizar o transporte coletivo se o uso deste não incorrer em vantagens em relação ao daqueles.
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, estavam no evento e acompanharam a apresentação de Bicalho. A recente decisão por aumentar o preço da passagem dos ônibus da Capital em 10,2% mostra que a aula dada pelo superintendente da ANTP não foi aprendida.
Se considerarmos o consumo médio de um carro popular de 1 litro de gasolina a cada 11 quilômetros rodados, e o valor do litro do combustível em R$ 2,55, vemos que a pessoa que faz um trajeto de 22 quilômetros de ida e volta a algum local, gasta, se utilizar o carro, R$ 5,10. Já se for utilizar o ônibus, gasta R$ 5,40. Somente em distâncias superiores a 11 quilômetros por trajeto o uso do ônibus seria financeiramente compensatório. Isso se considerarmos somente carros, pois, no caso de motos, um veículo de 125 cilindradas roda cerca de 35 quilômetros por litro de gasolina.
A declaração do presidente do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu), Jaires da Silva Maciel, após a aprovação do reajuste nas passagens, de que “ninguém gosta de aumento, mas todo mundo gosta de ônibus novos”, é sintomática de como o tema é visto de forma distorcida por quem atua nos órgãos responsáveis pela área. No carro a pessoa tem mais conforto, mais independência, mais agilidade e gasta menos do que se usasse o transporte coletivo.
A conclusão é mais do que óbvia: não se pode cobrar das pessoas que elas deixem seus veículos em casa e utilizem os ônibus enquanto o transporte coletivo não for mais vantajoso do que o individual. Transporte público coletivo tem de ser barato e de qualidade. Se não for assim, não funciona como modo de diminuir o contingente de veículos nas ruas.


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Impasse no aumento da passagem de ônibus de Fortaleza

A prefeita Luizianne Lins é quem vai decidir o novo valor da passagem de ônibus. Nesta sexta-feira (18), mais uma vez, empresários e representantes da prefeitura não chegaram a um acordo.
O representante do gabinete da prefeitura foi claro. O reajuste proposto pelas empresas de ônibus não vai ser aceito.
A proposta do Sindiônibus é aumentar a passagem de R$ 1,80 para R$2,20. O reajuste de 22% foi calculado com base no acúmulo da inflação dos últimos 6 anos, quando a tarifa ficou congelada.
A justificativa também não convenceu a Etufor, que encaminhou o estudo para a prefeita.
Como não houve acordo, o reajuste será decidido pela prefeita Luizianne Lins.
Até terça-feira  (22) ela deve anunciar o novo valor da passagem de ônibus em Fortaleza. Certamente mais baixo que o proposto pelas empresas.


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No Rio, Começa a funcionar corredor para ônibus, em Copacabana

Começou a funcionar, às 7h da manhã deste sábado, o corredor exclusivo para ônibus na Av. Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul da cidade. Desde cedo, 70 guardas municipais e agentes da CET-Rio estão na via, orientando motoristas e passageiros. À partir de agora, duas das quatro faixas da via serão exclusivas para o transporte público. O sistema está em fase de implantação e a previsão é que só à partir da segunda-feira, 28 de fevereiro, carros que trafeguem pela pista da esquerda sejam multados.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, o corredor visa diminuir o tempo de deslocamento da Av. Nossa Senhora de Copacabana em 40%:
- Estamos apenas em fase de ajustes. O momento é de educar a população e tirar as dúvidas. Só depois, então, começamos a fiscalizar. No início vai ser um pouco complicado, porque vamos ter que mudar o comportamento das pessoas. Mas estaremos também reorganizando o trânsito de Copacabana - disse.
Ainda segundo o secretário, o principal beneficiado nessa alteração é o passageiro de ônibus. Das 65 linhas que vão passar pela via, 21 tiveram o número referente ao itinerário alterado. As linhas de ônibus do bairro serão divididas em três grupos, com 15 pontos de parada distribuídos pela avenida. Todos os ônibus que passam no local receberam a sigla BRS e um número correspondente aos pontos da via nos quais eles vão parar na via.


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