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Corredor de ônibus da Caxangá no Recife é um exemplo de mobilidade urbana

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011


Quem mora na Zona Oeste do Recife, como Várzea, Cordeiro, Ilha do Retiro, Madalena, Prado, Engenho do Meio, Torrões e Várzea, além de linhas vindas de Camaragibe, convive com um exemplo raro de transporte coletivo na cidade, pois é, estamos falando do corredor exclusivo de ônibus da av. Caxangá, uma grande exemplo de mobilidade urbana na Região Metropolitana.

A avenida Caxangá é considerada a avenida em linha reta mais longa do Brasil, com seu percurso reto de aproximadamente 6,2 km.

Depois de ter sido criado o corredor exclusivo de ônibus pelo centro da avenida, foi aumentada sua capacidade e hoje faz parte do projeto do Corredor Leste-Oeste do Recife.

Pelo corredor de ônibus hoje, é possível chegar mais rápido num mesmo espaço de tempo do que um automóvel, o corredor além de possuir suas faixas exclusivas, possibilita o ultrapassem entre os ônibus nas estações.

Por isso a avenida Caxangá é considerada como uma das poucas vias da Região Metropolitana que é possível ter as chamadas linhas expressas (linhas com paradas no centro e nos terminais integrados), como é o exemplo da linha Caxangá(conde boa vista).

O Consórcio Grande Recife de Transportes informou que por este corredor, são transportados cerca de 180 mil pessoas todos os dias em 32 linhas de ônibus, da qual o numero de viagens perdidas nos engarrafamentos são mínimas, pois o ônibus circula separado dos carros.
História
A avenida Caxangá teve sua construção iniciada em 1833, tendo o engenheiro francês Louis Léger Vauthier, em 1843, em um relatório, enumerado as vantagens de estradas no Recife.

Em 1845 foi concluída a construção da Ponte pênsil da Caxangá (a primeira desse tipo no Brasil), que abria caminho para o interior de Pernambuco.

Foi calçada no tempo do Estado Novo, na administração do prefeito Novaes Filho, ampliada durante a administração de Pelópidas da Silveira e alargada em 1966.
A Avenida Caxangá tem início na Praça João Alfredo, onde se encontra o Sobrado da Madalena, do antigo engenho da Madalena, que deu origem e nome ao bairro.
Em seguida, atravessa os bairros do Zumbi, Cordeiro, Iputinga, terminando no bairro do Caxangá, na Ponte da Caxangá (Ponte Marechal Castello Branco), sobre o Rio Capibaribe.

Atualmente, com as edificações e a arborização, além do trânsito intenso ao longo do dia, já não é mais possível visualizar os extremos. Porém, até os anos 1970, estando o observador no centro da ponte da Caxangá, podia ver perfeitamente o Sobrado da Madalena, distante 6 km.
No bairro da Iputinga, atravessa por baixo a BR-101, Viaduto da Caxangá, que corta a cidade no sentido norte-sul.
Linhas que passam pelo corredor da Caxangá:
437
Caxangá (Conde da Boa Vista)
040
CDU / Boa Viagem / Caxangá
202
Barro / Macaxeira (Várzea)
302
Curado II / Caxangá
303
Curado II / Caxangá (BR-232)
330
Casa Amarela / CDU
412
San Martin (Largo da Paz)
415
Sítio dos Pintos
416
Roda de Fogo
421
Torrões
422
Mosenhor Fabrício
423
Engenho do Meio
425
Barbalho (Detran)
427
Mosenhor Fabrício (Bacurau)
431
Cidade Universitária
432
CDU (Várzea)
433
Brasilit
435
CDU (Várzea) (Bacurau)
440
CDU / Caxangá / Boa Viagem
442
Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445
Tabatinga
446
UR-07
448
Jardim Petrópolis
450
Camaragibe (Conde da Boa Vista)
456
Parque Capibaribe
457
São Lourenço (Bacurau)
459
Loteamento Santos Cosme e Damião
460
Camaragibe (Príncipe)
462
Loteamento Santos Cosme e Damião (Bacurau)
469
Camaragibe/CDU
480
Camaragibe / Derby
481
Timbi / Derby
920
Rio Doce / CDU
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Tarifa do metrô de SP deve aumentar ainda neste mês

O preço da passagem do metrô de São Paulo deve subir ainda em fevereiro, de acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado. Atualmente, a passagem custa R$ 2,65. O valor não deve chegar até os R$ 3, preço da passagem de ônibus na cidade.

O valor exato da passagem ainda não foi definido, nem a data do aumento.

De acordo com a secretaria, o aumento será usado para cobrir os gastos com operação e manutenção do metrô da cidade e acontece todos os anos.

Em janeiro este ano, a tarifa do ônibus subiu de R$ 2,70 para R$ 3 --aumento de 11%. Para efeito de comparação, a inflação em 2010 na cidade foi de 5,83%, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Uma série de protestos aconteceram na cidade contra o novo valor da passagem. A Câmara Municipal de São Paulo marcou para o dia 12 de fevereiro uma audiência pública sobre o assunto.

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No Rio de Janeiro, 14% dos ônibus tem ar-condicionado

Cozinhar dentro do transporte coletivo não é novidade para boa parte dos cariocas que viajam de ônibus. Cerca de 86% da frota de ônibus da cidade não tem ar condicionado, segundo dado publicado pelo jornal O Globo.

A Associação de Passageiros do Rio informou ao jornal que, no verão, recebe em média 50 reclamações relacionadas ao calor por dia.

"Os usuários acham que reclamar não vai dar em nada, por isso considero 50 reclamações por dia um número baixo", disse Antônio Gilson, presidente do órgão.

Em nota, a Fetranspor afirmou que cabe à Secretaria Municipal de Transportes estabelecer os critérios para a circulação de ônibus na cidade, como o uso do Bilhete Único Carioca (BUC).

Alexandre Sansão, secretário da pasta, disse em nota que a maioria da frota não é refrigerada porque as empresas da cidade não "são subsidiadas, ou seja, não recebem complemento no valor da passagem". Ele afirma que, no futuro, os ônibus que usam o BUC podem vir a ter ar condicionado, mas não deu prazos para isso.

Teste Enquanto isso, a agonia prossegue. Em teste feito pelo jornal, a temperatura no interior de um coletivo chegou a 45°C, em um dia cuja máxima foi de 34°C. Nos modelos com ar condicionado, a medição marcou 28°C.

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Governo Federal prorroga prazo para financiamentos de obras de mobilidade urbana para a Copa

O Ministério das Cidades prorrogou o prazo para a contratação de financiamentos para realizar as obras de mobilidade urbana nas cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Segundo instrução assinada pelo ministro das Cidades, Mário Negromonte, e publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (4), as cidades-sede terão até o dia 30 de setembro de 2011 para buscar financiamento junto ao Governo Federal para custear os projetos selecionados no âmbito do programa Pró-Transporte, com recursos do Orçamento de 2010.

A medida vale também para programas apoiados pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2.

Em julho do ano passado o Ministério já havia alterado a data limite de 2 de julho para 31 de dezembro de 2010.
Fonte: PINIweb

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Metrô SP: Quem recarregar bilhete único antes paga tarifa antiga

Quem recarregar o bilhete único até a data do reajuste anda de metrô com o preço antigo até os créditos acabarem. Retardar um pouco mais o aumento é possível graças a um entendimento entre Metrô e Prefeitura, baseado no Código de Defesa do Consumidor, que garante ao passageiro usar o serviço já comprado, mesmo se após a compra houve reajuste da tarifa. O passageiro deve colocar créditos no bilhete único o quanto antes - ou assim que a nova tarifa do metrô for confirmada. O aumento será idêntico para Metrô e CPTM. O valor da tarifa integrada com os ônibus municipais, que é de R$ 4,29, também vai subir. O bilhete único pode ser recarregado com até R$ 100 a cada recarga.

Fonte: Estadão

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BHTRANS promove audiência pública das estações Pampulha e São José

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas do Município de Belo Horizonte e da BHTRANS, promove nesta terça-feira, 8/2, às 10h, Audiência Pública para discussão dos empreendimentos para concessão (construção, implantação e outros serviços) das estações de integração de transporte coletivo Pampulha e Vila São José.

A reunião pública acontece na sede da BHTRANS, Avenida Eng. Carlos Goulart, 900, bairro Buritis, quando a população pode conhecer e discutir os projetos e os objetivos de cada estação.

ESTAÇÃO PAMPULHA
A Estação Pampulha é um equipamento de infraestrutura que compreende a área operacional da estação de integração de ônibus e os empreendimentos associados. Localiza-se na interseção das avenidas Portugal e Dom Pedro I, Região da Pampulha,  e possui área total bruta de aproximadamente 64 mil m²,  sendo  12 mil m ² de Área Bruta Locável - ABL para um empreendimento a ser construído em  dois níveis, com previsão de 582 vagas de estaciona mento para veículos.

No setor operacional para integração de ônibus, também em dois níveis, a previsão de movimentação é de 11 mil passageiros no horário de pico (manhã e tarde), atendendo os bairros Jardim Atlântico, Jardim Leblon, Copacabana, Kátia, Xangrilá, Céu Azul, entre outros, pertencentes à Regional Pampulha. A estação será o ponto e conexão desses bairros com o Sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus), estruturado pelas avenidas Pedro I e Antônio Carlos. 

O BRT é um sistema de transporte por ônibus eficiente, de alta capacidade e qualidade, operando de forma semelhante ao metrô, capaz de atender os usuários com rapidez e conforto. Para que possa receber o BRT, a Avenida Pedro I será alargada e a interseção com a Avenida Portugal será reformulada e adequada geometricamente.

ESTAÇÃO VILA SÃO JOSÉ
A Estação de Integração Vila São José será implantada na Avenida Tancredo Neves, entre as ruas Flor Branca e Leopoldo Campos Nunes, com 6.447 m² de área. Assim como a Estação Pampulha, a Estação Vila São José será um importante equipamento de infraestrutura para operação do Sistema BRT.
A estação irá abranger os serviços de transporte coletivo da Região Noroeste e Pampulha, atendendo diversos bairros como o Alipio de Melo, Pindorama, Castelo, Itatiaia, Saramenha, Glória, Manacás, Confisco, Coqueiros, entre outros. Estima-se que a estação possa ter uma movimentação de 5.500 passageiros/hora pico.

A avenida Pedro II, que irá receber um tratamento para priorização da operação do transporte coletivo para implantação do Sistema BRT, será o principal eixo de ligação à Estação Vila São José.

Fonte: BHTrans

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