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Prefeitura de São José dos Campos estuda criar corredor exclusivo para ônibus

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Para tentar resolver o problema, a prefeitura estuda implantar, ainda esse ano, corredores exclusivos para o transporte publico.

Os ônibus coletivos de São José dos Campos transportam por dia 250 mil pessoas. São 86 linhas e 392 carros, 100 a mais que em 2008, quando foi feita uma licitação para o transporte público. De lá pra cá o preço da passagem foi reajustado duas vezes. Nas ruas, o aumento não foi bem recebido. "Eu acho um absurdo", conta uma moradora.

Passageiros acham que pagam caro para muita espera nos pontos. "40 minutos no ponto, já", declara uma passageira. Reclamam ainda de ônibus cheios nos horários de pico. E da falta deles à noite. No fim de semana, a situação piora.

A principal reclamação de quem anda de ônibus é a falta de integração entre as linhas. Hoje, apenas 45% delas são integradas. A prefeitura prometeu 10 estações de conexão, espalhadas pelos bairros. Apenas uma foi feita e ela não foi aprovada pelos moradores.

A estação fica no Campos de São José, na região leste. "Pra mim, não foi bom", conta uma moradora. Duas linhas principais ligam o bairro ao centro.

Algumas pessoas não conseguem usar a integração por causa do tempo gasto dentro do ônibus e a espera na estação. O secretário de transportes, Anderson Ferreira, disse que a integração total das linhas será feita ainda esse ano. "A nossa expectativa é: a empresa nova começa a operar em 7 de fevereiro, e que a gente consiga em 60 dias concluir todos os estudos, programar todas as linhas pra que a gente inicie a integração total na cidade", explicou o secretário.

O especialista Emanuel Dos Santos diz que só a integração não vai resolver o problema da locomoção na cidade. Para ele, será preciso planejar um transporte de massa. "Transportar muitas pessoas, num tempo menor, e em longas distâncias. É necessário ter vias exclusivas em um sistema de controle semafórico, com preferência sempre para o transporte coletivo".

"O plano para transporte de massa precisa de um investimento maior, para longo prazo. O plano de corredores a gente começa a fazer testes em 2011, na região leste e zona sul", garantiu o secretário.

Sobre a reclamação de ônibus lotados, demora e falta de linhas, o secretário informou que a prefeitura vai investir em novos horários e itinerários. E que iniciou uma pesquisa pra levantar os principais destinos dos passageiros.

Fonte: VNews

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População reclama das mudanças no Transporte Coletivo de Foz do Iguaçu

No último sábado, pela manhã, a Redação do Clickfoz foi até o Terminal de Transporte Urbano – TTU – ouvir a opinião das pessoas sobre a recente mudança realizada no sistema de transporte. Nenhuma pessoa disse ter se sentido beneficiada pelos serviços após a adaptação. A maior parte das reclamações está relacionada à mudança das rotas. A impressão que se tem é de que a população ainda está perdida. Ficamos aproximadamente duas horas dentro do TTU acompanhando o fluxo de pessoas que chegava e saía. Neste curto período tornou-se comum ver o transeunte descer do ônibus e perguntar para o cobrador o próximo ônibus que deveria embarcar para seguir o itinerário.
“Nossa! Sujeira! Está todo mundo perdido, não sabe o ônibus que deve pegar” declarou Elza, moradora de Foz do Iguaçu há 12 anos. Segundo ela, esta é a pior situação que o Transporte Coletivo de Foz já esteve. Elza sugere que os itinerários voltem ao modelo antigo, pois agora o tempo de espera no ponto de ônibus é maior.

 “Tem que melhorar né?! Porque como estava nos primeiros dias era horrível. Eu vim do Morumbi e tive que esperar quase uma hora e meia. Ainda não consegui pegar o ônibus que passava na Av. Mario Filho. O ponto tinha sido mudado de lugar, eu tive que caminhar para outro ponto”, denunciou Anita, moradora de Foz do Iguaçu há mais de 30 anos.
 
Além de acompanhar o ritmo no TTU, embarcamos em um ônibus para a Vila Portes, e seguimos conversando com as pessoas abordo.
 
“Está difícil porque demora muito pra vir o ônibus, quando vem está muito cheio. No bairro que eu moro demora mais de uma hora pro ônibus passar. Eu moro no Morumbi III”, reclamou Dani Maria Cruz.

De volta ao TTU conversamos com Tatiana que disse estar completamente perdida, mesmo depois de 15 dias da mudança nas rotas, ela ainda não sabe qual ônibus pegar para voltar pra casa. “Eu não gostei nada desta mudança. Eu trabalho duas vezes por semana na Vila A e fiquei um monte lá esperando. Eu moro no Jd Patriarca e até agora eu não sei qual ônibus eu tenho que pegar pra voltar pra casa. O “Jd. Das Flores” passa reto de onde eu moro, antes era este que eu pegava, agora estão dizendo que é o “Jd. Cataratas”, mas eu esperei, esperei e não vi ele passar. Agora eu vou esperar de novo, pra ver qual vai ser. Eu queria que voltasse tudo como era antes”, afirma.

Dentro do ônibus encontramos um rapaz com deficiência visual, segundo ele a mudança o prejudicou, porque além de não conseguir ler com facilidade, os horários mudaram e aparentemente a frota de carros foi reduzida. “Mudou bastante, agora parece que diminui os ônibus. Pra mim piorou muito, ainda mais que eu tenho deficiência visual, antes pra mim era mais fácil. Agora eu estou perdido”.

Fonte: Click Foz

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Recife: Biblioteca na Estação Central do Metrô será reinaugurada nesta terça

Está em um dos princípios do Instituto Brasil Leitor (IBL) a meta de expandir o uso e a familiaridade com os livros, jornais, revistas e computadores, disseminando o ato da leitura em espaços pouco convencionais ou periféricos da sociedade. Sob este viés, será reinaugurada nesta terça-feira, às 9h, na Estação Central do Recife, a biblioteca Leitura nos Trilhos, iniciativa do IBL em parceria com o Metrô do Recife e o Ministério da Cultura (MINC).
A biblioteca volta a funcionar de segunda a sexta, das 9h às 19h, e pretende aumentar seu número de leitores-sócios, que atualmente totalizam cerca de cinco mil. “É de extrema importância a reabertura desse espaço, tanto pela educação que é propiciada quanto pelo lazer dos nossos clientes”, afirma Marcelo Nóbrega, um dos idealizadores do projeto.
O espaço, localizado nas dependências físicas do metrô, no bairro de São José, encontra-se desativado há cerca de 10 meses. No local, um aviso que data de março do ano passado comunica aos usuários que a biblioteca estaria desativada por tempo indeterminado. O local teve suas portas fechadas devido à parceria interrompida com a empresa patrocinadora, a administradora de cartões Cielo. “A empresa resolveu investir mais na área de esportes e ficamos carentes de patrocínios para tocar com o projeto”, afirma Nóbrega.
Situação que incomodou certos passageiros, como a dona de casa Helena Rúbia, de 55 anos, professora aposentada do estado. “Durante anos de ditadura, vi que ser estudante era sinônimo de reivindicação, de luta pelos seus direitos. Os jovens de hoje em dia estão muito perdidos, sem instrução nenhuma, espero que com essa opção eles passem a ter mais contato com a leitura”, observa.
Esta é a segunda ação do projeto Brasil Leitor em Pernambuco, que já ultrapassa, em todo o Brasil, cerca de 65.451 associados, com unidades implantadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Piracicaba. A primeira ação foi inaugurada no ano passado: o Leitura Integrada, no Terminal Pelópidas Silveira, que beneficia a população de Paulista com as leituras itinerantes.
O acervo do Leitura nos Trilhos conta com cerca de 3.600 títulos de gêneros como literatura brasileira, best-sellers internacionais, infanto-juvenil, artes e filosofia, incluindo exemplares em braille, o que corrobora com a proposta de inclusão social do projeto.
Na ocasião de abertura, estarão presentes o diretor-geral do Instituto Brasil Leitor, William Nacked, o chefe de gabinete da CBTU, Diogo Campos (representando o superintendente regional) e o articulador externo e ouvidor da CBTU/Metrorec, Marcelo Nóbrega, responsável pela parceria entre a empresa e o IBL.
Para se tornar um usuário da biblioteca, são necessárias as originais e cópias da identidade, CPF e comprovante de residência atual e uma foto 3x4. Tanto os empréstimos quanto o cadastro podem ser feitos no local, gratuitamente.

Fonte: Diário de Pernambuco

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CTTU promove ação educativa de volta às aulas em escolas do Recife

Após o período de férias escolares, os estudantes de diversos colégios do Recife retornam às aulas nesta semana para o início de mais um ano letivo. Entre os dias 1º e 11 de fevereiro, a Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), fará um monitoramento especial em pontos estratégicos da capital pernambucana.

A ação educativa de “Volta às Aulas” estará presente nas proximidades de 11 escolas com grande fluxo de alunos e veículos, garantindo uma melhor circulação do trânsito e a segurança dos pedestres.

Um efetivo de 30 agentes da Companhia irá atuar na atividade de fiscalização do trânsito durante a entrada dos alunos nos horários de 6h30 às 8h e das 12h às 13h, assegurando a fluidez do tráfego e o respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na Zona Sul da Cidade, serão monitoradas as vias próximas aos colégios Santa Maria, Boa Viagem, Atual e Motivo. Já na Zona Norte, a fiscalização atuará nas ruas adjacentes aos colégios Damas, São Luiz e Agnes. A operação será realizada, ainda, na área central do Recife, especialmente nas imediações dos colégios Saber Viver, Salesiano, Nossa Senhora do Carmo e GGE.

Os pais ou responsáveis que forem deixar os estudantes nos colégios devem obedecer à sinalização, não obstruindo a via com estacionamento em fila dupla ou parada em local proibido.

As infrações para estacionamento ou parada irregular são classificadas de leve, média e grave, e a multa varia de R$53,20 a R$ 127,69, com 3 a 5 pontos na Carteira de Habilitação.

Faixas de pedestres
A Prefeitura iniciou neste mês de janeiro a manutenção na pintura de mais de 200 faixas de pedestres no entorno de colégios do Recife. Estão recebendo o serviço de reforço faixas em todas as regiões da Cidade, próximas às unidades de educação com grande número de estudantes ou de fluxo de veículos nas vias adjacentes. Até o final do mês, a ação, que é orçada em aproximadamente R$ 76 mil, estará concluída.

Transporte escolar
O serviço é regulamentado pela CTTU e Detran. Por isso, os pais devem estar atentos ao contratar o transporte para levar seus filhos ao colégio. Quem presta a atividade de forma legal possui selos dos dois órgãos no parabrisa do veículo.

A punição para os condutores flagrados fazendo o transporte irregular é a apreensão do veículo e a aplicação de uma multa de R$ 2.883,33.

Dispositivos de segurança
Durante os dias da atividade, a Prefeitura também irá reforçar a utilização dos dispositivos de segurança por parte das crianças menores de dez anos de idade no interior dos automóveis, obedecendo a resolução do CONTRAN que entrou em vigor no último mês de setembro de 2010.

A equipe da Gerência de Educação para o Trânsito da CTTU vai distribuir panfletos informativos sobre a campanha nas coordenações pedagógicas dos colégios, para que o assunto seja trabalhado com os pais e alunos dentro das unidades.

Aqueles diretores que quiserem a participação do órgão municipal durante as conversas sobre o tema do uso de cadeirinhas, bebê conforto, acento de elevação e o cinto de segurança, podem entrar em contato e agendar uma palestra que irá abordar a questão da condução correta e segura para os menores.

As escolas públicas ou privadas interessadas devem enviar um email ou ligar para o número 3355 5316 e formalizar o pedido.      

Fonte: pe360graus.com

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Tarifa de ônibus sobe para R$ 2,75 hoje em Taboão da Serra

Andar de táxis no município também ficou mais caro. Os valores agora são os mesmos cobrados na capital paulista. A bandeirada, paga logo ao adentrar ao veículo, teve o seu valor reajustado em 18% passando de R$ 3,50 para R$ 4,10. A bandeira 2, cobrada durante as madrugadas e aos domingos e feriados, custa 30% mais que chamada bandeira 2 também foi reajustada.
O Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Pinheiro, destaca que o aumento é necessário devido às altas nos insumos (Óleo Diesel, Pneus entre outros) para manutenção dos ônibus da empresa Fervima, que pertence a Viação Pirajussara, e opera o sistema público de transporte.
“Esses reajustes são necessários à medida que os insumos aumentam. Numa pesquisa na Grande São Paulo, nós continuamos com uma das menores tarifas”, diz Pinheiro.
Sobre o segundo aumento no período inferior a um ano, o secretário diz que “Nós [população] já ganhamos uma quantidade de tempo porque o aumento está sendo discutido desde dezembro”, conclui.


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kombis regularizadas circulam junto àquelas que estão irregulares em Paulista-PE

Quem vive em Paulista depende das kombis para conseguir se locomover em boa parte da cidade. O problema é que muitos desses veículos que circulam na cidade não são regulamentados. A Prefeitura diz que, para resolver a situação, depende de uma decisão da Justiça.

O impasse começou em 2009, quando o Ministério Público recomendou que a Prefeitura de Paulista adaptasse o transporte alternativo às leis de trânsito. Apenas as kombis de placa vermelha têm permissão para realizar o transporte remunerado dos passageiros, pois delas podem ser cobrados todos os impostos. Já as kombis de placas cinzentas são particulares. Além das irregularidades, na situação em que elas se encontram, o município perde em arrecadação.

Mesmo sem regulamentação, as kombis de placa cinza continuam a rodar pelas ruas de Paulista. Ao todo, são 300 delas, o que corresponde à metade da frota de transportes alternativos da cidade. Elas são usadas pela maioria da população, que, diante da necessidade diária, não escolhe placa.

Em janeiro do ano passado, a Prefeitura expediu uma portaria que proíbia a atividade das kombis de placas cinza. Houve protesto e, dias depois, o Sindicato dos Kombeiros de Pernambuco (Sindkombi) conseguiu uma liminar na Justiça, que suspendeu os efeitos da portaria da Prefeitura e os kombeiros de placa cinza trabalham do lado dos de placa vermelha até hoje porque o processo não foi julgado. 

“Disseram que iam mexer e liberar algumas placas vermelhas, mas até agora ninguém fala mais nada”, diz o kombeiro Valmir Soares.

O secretário de transportes de Paulista, Sérgio Pinho Alves (foto 3), afirma que aguarda a decisão da Justiça para agir.

“Até que a gente tenha um novo posicionamento da Justiça a respeito dessa medida liminar, a gente realmente está impedido de tomar as devidas providências porque decisão judicial se cumpre, não se contesta. Com relação ao sistema de transporte como um todo, evidentemente que a gente mantém a nossa fiscalização, apura e combate as irregularidades e aplica multa quando houverem infrações”, explica o secretário.

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça informou que o processo está na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Paulista e que aguarda um parecer do Ministério Público para que a juíza Ana Carolina Fernandes Paiva possa dar a sentença final. 



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