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Salvador dá a largada para a construção do BRT como forma de melhorar o transporte na cidade

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O governo liberou os R$ 547 milhões para as obras da primeira etapa do sistema de Bus Rapid Transport (BRT). A primeira linha ligará o Aeroporto ao Acesso Norte e deve ser concluída em um ano e nove meses, antes da Copa das Confederações. O projeto pronto da malha viária deve ser concluído em março e a abertura da licitação está marcada para abril. Os recursos vieram de um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.

Nesta primeira fase, corredores exclusivos para ônibus irão interligar o Centro Histórico ao novo centro comercial de Salvador (Iguatemi e adjacências), conectando aeroporto, rodoviária, terminal da Lapa e a estação de metrô, na BR-324.

Curitiba é a grande referência nacional quando se fala em BRT. Fora do país, em Santiago, no Chile, a adoção do sistema BRT é cercada de polêmicas. A imprensa acusa o governo de falta de planejamento e má execução das obras. Plataformas superlotadas, atrasos e acidentes são comuns.

Apesar da referência curitibana, o melhor exemplo de sucesso do sistema vem de Bogotá, na Colômbia. Lá, o sistema cobre 25% de todo o transporte público de uma cidade com mais de sete milhões de habitantes. O TransMilênio foi criado em 2001 e atualmente cobre 84 km da capital colombiana com mais 30 sendo construídos. A meta é que chegue aos 400 km de malha viária.

Apesar de amplo e bastante usado, o sistema não acabou com os "trancones", como são chamados os engarrafamentos na cidade. Para reduzir o número de veículos particulares na cidade, a governo taxou o combustível em 25% e reverte o que ganha na melhoria do transporte público.

O BRT baiano cobrirá o maior gargalo de trânsito de Salvador. Cerca de 40 mil veículos passam pela região do Iguatemi e Rótula do Abacaxi diariamente, segundo dados da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia. Em palestra na 14ª Etransport, no Rio de Janeiro, em novembro de 2010, o ex-prefeito de Bogotá deu a receita para melhorar o trânsito: "fazer sistema de rodízio de carros, diminuir o número de estacionamentos de rua, cobrar pedágios"


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Passageiro reprova transporte público na Região Sudeste

Pouco mais de 45% dos passageiros que utilizam o transporte público na Região Sudeste do Brasil consideram os serviços oferecidos ruins ou muito ruins. A avaliação é a pior de todo o país. O dado faz parte de uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Especialistas em trânsito acreditam que a alta demanda da população concentrada em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo é um dos principais motivos para o desempenho abaixo da média.

O levantamento sobre mobilidade urbana faz parte de uma série de sete pesquisas que integram o Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips). Segundo o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, os dados servirão como instrumento para a construção de políticas públicas.

Para chegar aos indicadores, o Ipea entrevistou 2.770 pessoas em todos os estados do país. A Região Sudeste foi a que apresentou o maior percentual de usuários do transporte público, alcançando 50,7%. No Nordeste, por exemplo, o índice é de apenas 37,5%. “Isso é resultado de uma composição de fatores. Aqui estão as maiores cidades, consequentemente, a demanda se concentra em territórios onde as pessoas precisam percorrer mais distâncias, sem possuir carros”, aponta o mestre em Transporte e doutor em Demografia pela UFMG David Magalhães.

Apesar da crescente importância do transporte público, a quantidade de ônibus em circulação em Minas Gerais aumentou menos, de 2000 a 2010, que a quantidade de veículos particulares. Isso reflete uma tendência nacional, que é ainda mais notável na Região Sudeste do país.

A pesquisa aponta que em Minas hoje existe um ônibus para cada 351 habitantes, sendo que em 2000 era um para 549. Isso representa um aumento na oferta de coletivos superior a 36%. Já levando em consideração os registros de carros, a proporção atual é de um automóvel para cada 8,7 habitantes, enquanto há dez anos era de 5,1, crescimento maior que 70%. “O transporte coletivo cresceu bem menos que a aquisição de veículos. A população se mostra interessada em usar o transporte público, mas opta pelo transporte individual pela falta de qualidade”, aponta Márcio Pochmann.

Os três fatores que mais pesam para as pessoas na hora de escolher como se deslocar são a rapidez da chegada até o destino, os custos da viagem e a comodidade do transporte. Para melhorar esses quesitos, as maiores cidades do Sudeste apostam no crescimento das operações por integração, combinando viagens de ônibus e metrô. “Investimentos em metrô, veículos leves sobre trilhos e trem, que integram e comportam mais pessoas, são mais rápidos e poluem menos, podem ser soluções diante da impossibilidade de se reduzir a concentração populacional das metrópoles”, opina o presidente do Ipea.


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Governo do Ceará promete inaugurar metrô ainda este ano

 Foram 12 anos de espera, mas finalmente o Metrô de Fortaleza (Metrofor) já apresenta os primeiros sinais de que começará a operar até o final de 2011. Aomenos foi o que garantiu o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB).

“A obra nunca teve um ritmo tão acelerado como agora. "Nesse momento, há três mil pessoas trabalhando em duas frentes. Até o final deste ano vamos inaugurar a linha Sul do metrô, que liga o município de Maracanaú ao Centro de Fortaleza.”

O trecho da linha Sul tem 24 quilômetros, sendo 18 quilômetros na superfície, 3,8 quilômetros subterrâneos e 2,2 quilômetros em elevado. A Linha ligará a Estação Vila das Flores, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, até a Estação João Felipe, no centro da capital cearense.

Testes
Os testes com o trem em movimento devem começar até o fim de março, mas os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) que vão operar na Linha Sul estão passando por testes estáticos no Centro de Manutenção, em Pacatuba, região Metropolitana.

Segundo a assessoria do Metrofor, durante os testes estão sendo avaliados todos os sistemas, tais como de ar-condicionado, elétricos, de iluminação, de fechamento e abertura de portas.

Os dois equipamentos que estão no Centro de Manutenção fazem parte de um conjunto de 20 trens. No final serão 10 composições com 80 metros, cada uma capaz de transportar até 900 passageiros.

O valor investido pelo estado na compra dos trens foi de R$ 240 milhões. A projeção é que em 2014 aproximadamente 675 mil passageiros sejam atendidos.


Fonte: Da Agência Engetelka

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Ciclovias implantadas em Londres dobram uso de bicicleta na capital

Uma pesquisa feita pelo Conselho de Transporte de Londres, na Inglaterra, mostrou que os 40 km quilômetros de ciclovias implantados por toda a cidade, em meados de 2010, já estão dando resultado. Segundo o documento, o número de viagens feitas de bike na capital aumentou 70% desde então.
Em algumas regiões o aumentou passou dos 100% durante o horário de pico, diz a pesquisa. Uma enquete feita com os moradores das regiões onde as ciclovias foram construidas revelou um aumento de 34% de novos ciclistas apenas um mês após a inauguração das pistas.
Além disso, um em cada dez ciclistas disse ter aumentado o número de viagens de bike, três em cada dez compraram equipamentos de ciclismo e três quartos dos ciclistas se sentem mais seguros para transitar de bicicleta pela capital inglesa.
Segundo o diretor do Conselho de Transporte, Kulveer Ranger, os resultados reforçam o objetivo da prefeitura em aumentar o uso de bicicletas como meio de transporte. "Esta pesquisa mostra que as pessoas acreditam na importância das ciclovias, isso as torna mais seguras e permite um caminho direto até o centro de Londres”, ressalta Ranger.
Para manter a onda de bikes que vem invadindo as ruas da cidade, a prefeitura pretende investir £116 milhões entre os anos de 2010 e 2011 na infraestrutura ciclística local, em treinamento, promoção e educação.
Até o momento, já foram implantados 40 km de ciclovias, 94 pontos de parada, 46 junções de faixas, 39 espelhos de segurança, além de 2.372 vagas de estacionamento para bikes e 1.362 horas de aulas de ciclismo.
Os planos para o futuro da capital são ainda mais ambiciosos. A prefeitura pretende aumentar em 400% o número de ciclistas na cidade até 2025, em comparação aos índices de 2000, ou seja, 1 milhão de viagens por dia.
A ação faz parte de um projeto batizado de “Revolução das bicicletas” e que visa transformar Londres na capital mundial dos ciclistas. Outras ações, como a implantação de um sistema municipal de aluguel de bicicletas, unidades policiais especiais para ciclistas e 66 mil vagas de estacionamento para bikes, também estão planejadas e devem estar prontas até 2012.


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Metrô de Teresina terá mais duas estações

Começam em fevereiro as obras de construção de mais duas estações do Metrô de Teresina e na primeira quinzena de março entrarão em operação mais três trens, que vão elevar para 45 mil o número de passageiros transportados diariamente.
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (26), pelo presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), Marcos Silva, adiantando que está sendo viabilizado a ampliação da linha do metrô até o bairro Tancredo Neves, na zona Sudeste, beneficiando mais, cerca de, 3 mil famílias.
Segundo o presidente, também estão sendo elaborados os projetos que vão levar o trem aos bairros Saci, Promorar, Bela Vista e Lourival Parente. O governador Wilson Martins vai levar esses projetos à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no Rio de Janeiro, que deverá viabilizar os recursos para as obras junto ao Ministério das Cidades. A CBTU é o órgão do Governo Federal responsável pelos projetos de metrôs em todo o país.
As novas estações do metrô serão construídas nos bairros São João, na zona Leste, e Piçarra, na zona Sul, num investimento total de 920 mil, recursos de uma emenda parlamentar do deputado Alberto Silva, já falecido.
Com apena
um trem em funcionamento, de 6 horas às 20 horas, o metrô de Teresina chega a transportar 15 mil pessoas por dia e a passagem custa apenas R$ 0,50. “O preço vai continuar o mesmo com a entrada em operação dos novos trens, que são mais modernos, mais rápidos e econômicos”, acrescenta Marcos Silva.
Para ampliação da linha até o conjunto Tancredo Neves, nas imediações do Terminal Rodoviário Lucídio Portella, Marcos Silva garante que, por se tratar de uma área plana, as obras custarão pouco, já que não haverá necessidade de concretagem. “Vamos apresentar o projeto ao governador Wilson Martins”, concluiu.

Fonte: CCOM

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Londrina terá novas ciclovias até o mês de abril

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) anunciou nesta quarta-feira (26) a aquisição de verba para a viabilização de 9 km de ciclovias na cidade. A medida faz parte do Plano Diretor Cicloviário e vai contemplar o centro-sul, em regiões próximas ao Lago Igapó I. O recurso para a execução da obra é de R$ 1.061.000 provenientes do Ministério do Turismo. O prazo de execução é até abril deste ano.
Cristiane Biazzono Dutra, gerente de trânsito do IPPUL, explicou que a obra será licitada em duas etapas. A primeira, que representa 40% do valor total, será para a construção de 3,3 km de ciclovias consideradas em áreas de lazer. "A ideia é trabalhar em cima do nosso maior cartão postal da cidade. Teremos ciclovias entre a barragem e o Zerão, em trechos das avenidas Amintas de Barros e Higienópolis, Almeida Garret e Harry Prochet", conta.
Os outros 60% do recurso são referentes a 6 km ao longo da avenida Saul Elkind. "Essa obra atenderia diretamente os ciclistas trabalhadores". Segundo informações do Ippul, cerca de 6% dos londrinenses vão da casa para o trabalho de bicicleta, outros 25% vão a pé e 38% fazem o percurso de ônibus.
Pesquisa realizada pelo Ippul em 2006 apontou que os entrevistados usam a bicicleta como transporte entre a residência e o trabalho, percorrem distâncias entre 2 e 10 km, em viagens de até meia hora. "Os entrevistadas justificaram dizendo que o meio de transporte é extremamente barato, mais acessível para aquisição e de fácil manutenção, além de não ser poluente e saudável, o que justifica a implantação de novos espaços".
De acordo com a gerente de trânsito, a execução da obra deve ocorrer até abril deste ano. " É um esforço grande trazer recursos para a cidade, já que nem todas são contempladas em programas federais como este. Caso não apareçam interessados novamente vamos perder a verba", contou.
"Estamos fazendo um apelo, pois na última concorrência que foi aberta no ano passado não tivemos a apresentação de nenhuma empresa", lamentou.
Cristiane acredita que os setores da construção civil e pavimentação tenham se preocupado mais com outras obras e aproveitado o momento de aquecimento da atividade, deixando de lado o campo de ampliação da infraestrutura da cidade. "O valor do recurso é considerável, é preciso atrair a atenção das construtoras".


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